Conexões pedagógicas entre atenção hospitalar e atenção básica: proposta de itinerário formativo para trabalhadores(as) - residentes no Seridó potiguar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Helena de Araújo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57574
Resumo: O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB) da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Caicó/RN e Currais Novos/RN, visa oportunizar uma formação de profissionais de diferentes áreas da saúde baseada em práticas reflexivas, críticas, humanísticas e éticas com responsabilidade social no Sistema Único de Saúde (SUS). As Redes de Atenção à Saúde dos municípios de Caicó/RN e de Currais Novos/RN são os cenários de prática para os(as) trabalhadores(as)-residentes do PRMAB. Em Caicó/RN, um dos equipamentos que faz parte do processo de ensinoaprendizagem pelo trabalho é o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes (HETFF), o qual está posto como rodízio para os(as) trabalhadores(as)-residentes do segundo ano do PRMAB. Este trabalho tem como objetivo produzir uma proposta de itinerário formativo para os trabalhadores(as)-residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica no Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes como cenário de prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória que se vale da pesquisa documental como referencial teórico metodológico. A análise dos documentos foi influenciada pelo lugar social ocupado pela pesquisadora como preceptora e egressa do PRMAB. Por isso, utilizamos como ferramentas de coleta de dados o diário de campo desta pesquisadora, com anotações datadas de 11 de março de 2022 a julho de 2022, bem como a avaliação do rodízio na unidade hospitalar contida nos relatórios de atividades dos residentes que passaram pelo serviço nos anos de 2021 e 2022. Tal proposta é materializada em um guia orientador, o qual dispõe de informações sobre a unidade hospitalar, o PRMAB e o rodízio no HETFF, propondo os objetivos de aprendizagem, as possíveis atividades a serem desenvolvidas (com sugestões de roteiro), o cronograma padrão e a elaboração de um produto final do rodízio. Com isso, esperamos contribuir tanto na qualificação do processo de ensino-aprendizado de trabalhadores(as)residentes que atuam no HETFF como segmento da Atenção Básica, quanto na melhoria da Atenção à Saúde no município de Caicó/RN.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57574O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB) da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Caicó/RN e Currais Novos/RN, visa oportunizar uma formação de profissionais de diferentes áreas da saúde baseada em práticas reflexivas, críticas, humanísticas e éticas com responsabilidade social no Sistema Único de Saúde (SUS). As Redes de Atenção à Saúde dos municípios de Caicó/RN e de Currais Novos/RN são os cenários de prática para os(as) trabalhadores(as)-residentes do PRMAB. Em Caicó/RN, um dos equipamentos que faz parte do processo de ensinoaprendizagem pelo trabalho é o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes (HETFF), o qual está posto como rodízio para os(as) trabalhadores(as)-residentes do segundo ano do PRMAB. Este trabalho tem como objetivo produzir uma proposta de itinerário formativo para os trabalhadores(as)-residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica no Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes como cenário de prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória que se vale da pesquisa documental como referencial teórico metodológico. A análise dos documentos foi influenciada pelo lugar social ocupado pela pesquisadora como preceptora e egressa do PRMAB. Por isso, utilizamos como ferramentas de coleta de dados o diário de campo desta pesquisadora, com anotações datadas de 11 de março de 2022 a julho de 2022, bem como a avaliação do rodízio na unidade hospitalar contida nos relatórios de atividades dos residentes que passaram pelo serviço nos anos de 2021 e 2022. Tal proposta é materializada em um guia orientador, o qual dispõe de informações sobre a unidade hospitalar, o PRMAB e o rodízio no HETFF, propondo os objetivos de aprendizagem, as possíveis atividades a serem desenvolvidas (com sugestões de roteiro), o cronograma padrão e a elaboração de um produto final do rodízio. Com isso, esperamos contribuir tanto na qualificação do processo de ensino-aprendizado de trabalhadores(as)residentes que atuam no HETFF como segmento da Atenção Básica, quanto na melhoria da Atenção à Saúde no município de Caicó/RN.The Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB) of the Escola Multicampi de Ciências Médicas of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN) in partnership with the Municipal Health Departments of Caicó/RN and Currais Novos/RN, aims to provide training for professionals from different health areas based on reflective, critical, humanistic and ethical practices with social responsibility in the Sistema Único de Saúde (SUS). The Health Care Networks of the municipalities of Caicó/RN and Currais Novos/RN are the practice settings for PRMAB workers-residents. In Caicó/RN, one of the facilities that is part of the teaching-learning process through work is the Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes (HETFF), which is placed as a rotation for the workersresidents of the second year of PRMAB. This study aims to produce a proposal for an educational itinerary for workers/residents of the Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica at the Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes as a practice scenario. This is a qualitative, exploratory research that uses documentary research as a methodological theoretical framework. The analysis of the documents was influenced by the social place occupied by the researcher as a preceptor and graduate of PRMAB. Therefore, we used as data collection tools the researcher's field diary, with notes dated from March 11, 2022 to July 2022, as well as the evaluation of the rotation in the hospital unit contained in the activity reports of the residents who passed through the service in the years 2021 and 2022. This proposal is materialized in a guide, which provides information about the hospital unit, the PRMAB and the rotation at HETFF, proposing the learning objectives, the possible activities to be developed (with script suggestions), the standard schedule and the elaboration of a final product of the rotation. With this, we hope to contribute both to the qualification of the teaching-learning process of workers-residents who work in the HETFF as a segment of Primary Care, and to the improvement of Health Care in the municipality of Caicó/RN.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEResidência multiprofissionalResidência multiprofissionalAtenção hospitalarConexões pedagógicas entre atenção hospitalar e atenção básica: proposta de itinerário formativo para trabalhadores(as) - residentes no Seridó potiguarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConexoespedagogicasentre_Santos_2023.pdfapplication/pdf6978707https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57574/1/Conexoespedagogicasentre_Santos_2023.pdffb66af44b69ff35e0596b54c66a9941dMD51123456789/575742024-02-08 17:46:41.181oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57574Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-02-08T20:46:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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