A vivência do trabalho em professoras de escolas privadas durante a pandemia do COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nüssle, Flora Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41540
Resumo: Em 2020 o novo coronavírus trouxe uma dinâmica completamente nova para os profissionais de todas as áreas, como o professor de escola privada. Esta ocupação conta com uma força de trabalho majoritariamente feminina, chegando a ocupar 82% dos cargos de no Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo desta dissertação é analisar as vivências do trabalho em professoras de escolas privadas durante a pandemia do COVID-19. A pesquisa se embasa teoricamente na perspectiva Histórico-Cultural de Vygotsky e conta com a participação de 12 professoras que lecionam no ensino fundamental de escolas privadas da cidade de Natal/RN. A metodologia escolhida foi a aplicação de uma entrevista em profundidade realizada de forma online através da plataforma do Google Meet. Esta foi dividida em quatro eixos, sendo eles: dados socioeconômicos, história de vida no trabalho, contexto do trabalho e dramas no trabalho. Os dados coletados foram categorizados com ajuda da plataforma QDA Miner e para analisálos foram realizada as três etapas do Núcleo de Significação. Na primeira etapa, a partir da leitura flutuante das entrevistas foram elencados 58 pré-indicadores que posteriormente foram aglutinados em 19 indicadores e, por fim, esses indicadores formaram cinco núcleos de significação. Os núcleos são: as significações produzidas pelas mulheres sobre o trabalho de professora; as dificuldades do dia a dia da professora; as consequências da chegada pandemia; os agravamentos gerados pela pandemia; e os enfrentamentos diante dos desafios. Diante desses achados nós compreendemos que a pandemia atuou como catalisadora das dificuldades de trabalho já existentes no cotidiano das professoras de escolas privadas. E que as distintas formas que elas vivenciam essas dificuldades, bem como as enfrentam é consequência de um sistema social e histórico implicado pelo capitalismo neoliberal, pelos processos de precarização, terceirização, bem como pela formação da escola e da divisão sexual do trabalho.
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Desse modo, o objetivo desta dissertação é analisar as vivências do trabalho em professoras de escolas privadas durante a pandemia do COVID-19. A pesquisa se embasa teoricamente na perspectiva Histórico-Cultural de Vygotsky e conta com a participação de 12 professoras que lecionam no ensino fundamental de escolas privadas da cidade de Natal/RN. A metodologia escolhida foi a aplicação de uma entrevista em profundidade realizada de forma online através da plataforma do Google Meet. Esta foi dividida em quatro eixos, sendo eles: dados socioeconômicos, história de vida no trabalho, contexto do trabalho e dramas no trabalho. Os dados coletados foram categorizados com ajuda da plataforma QDA Miner e para analisálos foram realizada as três etapas do Núcleo de Significação. Na primeira etapa, a partir da leitura flutuante das entrevistas foram elencados 58 pré-indicadores que posteriormente foram aglutinados em 19 indicadores e, por fim, esses indicadores formaram cinco núcleos de significação. Os núcleos são: as significações produzidas pelas mulheres sobre o trabalho de professora; as dificuldades do dia a dia da professora; as consequências da chegada pandemia; os agravamentos gerados pela pandemia; e os enfrentamentos diante dos desafios. Diante desses achados nós compreendemos que a pandemia atuou como catalisadora das dificuldades de trabalho já existentes no cotidiano das professoras de escolas privadas. E que as distintas formas que elas vivenciam essas dificuldades, bem como as enfrentam é consequência de um sistema social e histórico implicado pelo capitalismo neoliberal, pelos processos de precarização, terceirização, bem como pela formação da escola e da divisão sexual do trabalho.In 2020 the new coronavirus brought about a completely new dynamic for professionals in all areas, such as the private school teacher. This occupation has a mostly female workforce, occupying up to 82% of the positions in elementary education. Thus, the objective of this dissertation is to analyze how female private school teachers experience their work during the covid-19 pandemic. The research is theoretically based on Vygotsky's Cultural-Historical perspective and counts on the participation of 12 female teachers who teach elementary school in private schools in the city of Natal/RN. The methodology chosen was the application of an in-depth interview conducted online through the Google Meet platform. This was divided into four axes, namely: socioeconomic data, work life history, work context, and dramas at work. The data collected were categorized with the help of the QDA Miner platform and to analyze them, the three stages of the Nuclei of Meaning were performed. In the first stage, from the floating reading of the interviews 58 pre-indicators were listed, which were later agglutinated into 19 indicators and, finally, these indicators formed five nuclei of meaning. The cores are: the meanings produced by women about the work as a teacher; the difficulties of the daily life of a teacher; the consequences of the pandemic arrival; the aggravations generated by the pandemic; and the challenges faced. In view of these findings, we understand that the pandemic acted as a catalyst for the difficulties of work that already existed in the daily lives of private school teachers. And that the different ways they experience these difficulties, as well as face them, is a consequence of a social and historical system implied by neoliberal capitalism, by the processes of precarization, outsourcing, as well as by the formation of the school and the sexual division of labor.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilEnsino remotoEscola privadaPandemiaProfessorasVivênciaTrabalhoA vivência do trabalho em professoras de escolas privadas durante a pandemia do COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALVivenciatrabalhoprofessoras_Nussle_2021.pdfapplication/pdf1326909https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41540/1/Vivenciatrabalhoprofessoras_Nussle_2021.pdf7a56a8ce7397d64d34158ff5d48bb539MD51123456789/415402022-05-02 12:54:56.753oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/41540Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:54:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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