A influência da gestão de infraestrutura para a qualidade acadêmica: um estudo avaliativo no CCSA/UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Filho, Francisco
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54758
Resumo: Essa dissertação avalia a influência da gestão da infraestrutura para a qualidade dos serviços de educação, ofertados pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2003a2023. A avaliação realizada descreve os principais serviços educacionais ofertados pelo CCSA e seus indicadores de qualidade acadêmica; apresenta a infraestrutura do Centro e sua estrutura de governança; identifica as práticas de gestão adotadas na área da infraestrutura; verifica as contribuições das práticas de gestão da infraestrutura para a qualidade acadêmica dos cursos de graduação; e diagnostica as barreiras enfrentadas pela gestão da infraestrutura para a qualidade dos cursos de graduação. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa cujos dados foram coletados adotando-se técnica de pesquisa documental e entrevista e, foram analisados por meio da análise de conteúdo. A partir dessa pesquisa, pondera-se que a qualidade acadêmica dos cursos de graduação do CCSA, expressa pelas avaliações do MEC, apresenta fortes indícios de que tem sido influenciada positivamente pela gestão da infraestrutura do CCSA que realizou um conjunto expressivo de práticas voltadas para garantir boas condições de espaços e equipamentos, mesmo diante de barreiras, como as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelas instituições públicas de ensino superior do país. No entanto, observou-se a existência de cursos com avaliações de qualidade distintas, mesmo utilizando-se da mesma infraestrutura, revelando que outros indicadores têm influenciado mais ou menos na qualidade dos cursos de graduação investigados. Por fim, apresentam-se recomendações para minimizar as barreiras encontradas com vistas a contribuir para a melhoria da gestão da infraestrutura e para a qualidade acadêmica dos cursos de graduação do CCSA.
id UFRN_78159007278b2435a3c0374a7f1764fc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54758
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lopes Filho, Franciscohttp://lattes.cnpq.br/9451364933481439Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silvahttps://orcid.org/0000-0003-4884-8599http://lattes.cnpq.br/5716461725901505Monteiro, Doraliza Auxiliadora AbranchesBrandão, Pâmela de Medeiros2023-09-08T23:40:46Z2023-09-08T23:40:46Z2023-06-14LOPES FILHO, Francisco. A influência da gestão de infraestrutura para a qualidade acadêmica: um estudo avaliativo no CCSA/UFRN. Orientador: Pâmela de Medeiros Brandão. 2023. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54758Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEducação superiorAvaliação institucionalQualidade acadêmicaGestão da infraestruturaA influência da gestão de infraestrutura para a qualidade acadêmica: um estudo avaliativo no CCSA/UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEssa dissertação avalia a influência da gestão da infraestrutura para a qualidade dos serviços de educação, ofertados pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2003a2023. A avaliação realizada descreve os principais serviços educacionais ofertados pelo CCSA e seus indicadores de qualidade acadêmica; apresenta a infraestrutura do Centro e sua estrutura de governança; identifica as práticas de gestão adotadas na área da infraestrutura; verifica as contribuições das práticas de gestão da infraestrutura para a qualidade acadêmica dos cursos de graduação; e diagnostica as barreiras enfrentadas pela gestão da infraestrutura para a qualidade dos cursos de graduação. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa cujos dados foram coletados adotando-se técnica de pesquisa documental e entrevista e, foram analisados por meio da análise de conteúdo. A partir dessa pesquisa, pondera-se que a qualidade acadêmica dos cursos de graduação do CCSA, expressa pelas avaliações do MEC, apresenta fortes indícios de que tem sido influenciada positivamente pela gestão da infraestrutura do CCSA que realizou um conjunto expressivo de práticas voltadas para garantir boas condições de espaços e equipamentos, mesmo diante de barreiras, como as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelas instituições públicas de ensino superior do país. No entanto, observou-se a existência de cursos com avaliações de qualidade distintas, mesmo utilizando-se da mesma infraestrutura, revelando que outros indicadores têm influenciado mais ou menos na qualidade dos cursos de graduação investigados. Por fim, apresentam-se recomendações para minimizar as barreiras encontradas com vistas a contribuir para a melhoria da gestão da infraestrutura e para a qualidade acadêmica dos cursos de graduação do CCSA.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInfluenciagestaoinfraestrutura_LopesFilho_2023.pdfapplication/pdf1164783https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54758/1/Influenciagestaoinfraestrutura_LopesFilho_2023.pdf0f0420106ce788a9691b14f0eb05851bMD51123456789/547582023-09-08 20:41:31.273oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54758Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-08T23:41:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da gestão de infraestrutura para a qualidade acadêmica: um estudo avaliativo no CCSA/UFRN
title A influência da gestão de infraestrutura para a qualidade acadêmica: um estudo avaliativo no CCSA/UFRN
spellingShingle A influência da gestão de infraestrutura para a qualidade acadêmica: um estudo avaliativo no CCSA/UFRN
Lopes Filho, Francisco
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Educação superior
Avaliação institucional
Qualidade acadêmica
Gestão da infraestrutura
title_short A influência da gestão de infraestrutura para a qualidade acadêmica: um estudo avaliativo no CCSA/UFRN
title_full A influência da gestão de infraestrutura para a qualidade acadêmica: um estudo avaliativo no CCSA/UFRN
title_fullStr A influência da gestão de infraestrutura para a qualidade acadêmica: um estudo avaliativo no CCSA/UFRN
title_full_unstemmed A influência da gestão de infraestrutura para a qualidade acadêmica: um estudo avaliativo no CCSA/UFRN
title_sort A influência da gestão de infraestrutura para a qualidade acadêmica: um estudo avaliativo no CCSA/UFRN
author Lopes Filho, Francisco
author_facet Lopes Filho, Francisco
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9451364933481439
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4884-8599
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5716461725901505
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes Filho, Francisco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brandão, Pâmela de Medeiros
contributor_str_mv Brandão, Pâmela de Medeiros
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Educação superior
Avaliação institucional
Qualidade acadêmica
Gestão da infraestrutura
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Avaliação institucional
Qualidade acadêmica
Gestão da infraestrutura
description Essa dissertação avalia a influência da gestão da infraestrutura para a qualidade dos serviços de educação, ofertados pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2003a2023. A avaliação realizada descreve os principais serviços educacionais ofertados pelo CCSA e seus indicadores de qualidade acadêmica; apresenta a infraestrutura do Centro e sua estrutura de governança; identifica as práticas de gestão adotadas na área da infraestrutura; verifica as contribuições das práticas de gestão da infraestrutura para a qualidade acadêmica dos cursos de graduação; e diagnostica as barreiras enfrentadas pela gestão da infraestrutura para a qualidade dos cursos de graduação. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa cujos dados foram coletados adotando-se técnica de pesquisa documental e entrevista e, foram analisados por meio da análise de conteúdo. A partir dessa pesquisa, pondera-se que a qualidade acadêmica dos cursos de graduação do CCSA, expressa pelas avaliações do MEC, apresenta fortes indícios de que tem sido influenciada positivamente pela gestão da infraestrutura do CCSA que realizou um conjunto expressivo de práticas voltadas para garantir boas condições de espaços e equipamentos, mesmo diante de barreiras, como as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelas instituições públicas de ensino superior do país. No entanto, observou-se a existência de cursos com avaliações de qualidade distintas, mesmo utilizando-se da mesma infraestrutura, revelando que outros indicadores têm influenciado mais ou menos na qualidade dos cursos de graduação investigados. Por fim, apresentam-se recomendações para minimizar as barreiras encontradas com vistas a contribuir para a melhoria da gestão da infraestrutura e para a qualidade acadêmica dos cursos de graduação do CCSA.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-08T23:40:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-08T23:40:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES FILHO, Francisco. A influência da gestão de infraestrutura para a qualidade acadêmica: um estudo avaliativo no CCSA/UFRN. Orientador: Pâmela de Medeiros Brandão. 2023. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54758
identifier_str_mv LOPES FILHO, Francisco. A influência da gestão de infraestrutura para a qualidade acadêmica: um estudo avaliativo no CCSA/UFRN. Orientador: Pâmela de Medeiros Brandão. 2023. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54758/1/Influenciagestaoinfraestrutura_LopesFilho_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f0420106ce788a9691b14f0eb05851b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117821343203328