Dor, sofrimento e educação: a filigrana das experiências na ginástica rítmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23959
Resumo: Nessa tese, afirma-se que há educação nas experiências de dor e sofrimento, por se configurarem como contingências de um corpo estesiológico. Porém, é preciso que se assinale um olhar para a pessoa e suas sensações, promovendo a intensificação do conhecimento de si e provocando transformações empáticas. O imbricamento mundo/ser pressupõe a experiência estesiológica, permite pensar nas experiências de dor e sofrimento como tais e formular reflexões voltadas para uma educação que compreenda essas condições. Nas experiências vividas na Ginástica Rítmica (GR), esse estudo encontra seu locus investigativo. Para tanto, apresenta os seguintes objetivos: investigar experiências de dor e sofrimento na GR, a partir da descrição e interpretação do vivido; compreender os limiares entre as experiências de dor e sofrimento na GR; refletir sobre as experiências de dor e sofrimento como enigma do corpo e; estabelecer relações entre as experiências de dor e sofrimento e a Educação. Essa pesquisa amplia as possibilidades de pensar a educação que não nega as sensações como foco e repensa o lugar da dor e do sofrimento de modo a relativizá-las em favor dos limites individuais das sensações e das relações empáticas. A fenomenologia de Merleau-Ponty traz o método e a ancoragem teórica definindo a trajetória da escrita metaforizada pelo processo artesanal e artístico de elaboração de uma filigrana. A tese se estrutura em quatro capítulos: no Capítulo 1, intitulado “CONTORNOS”, a GR é situada em sua ligação com a historicidade da Educação Física e dos Esportes, as vinculações entre a história cultural da dor e a disciplina e o corpo estesiológico como campo. No Capítulo 2, denominado “FIOS”, fazemos a descrição das experiências de forma a entremear a autobiografia, relatos de ex-ginastas da Seleção Brasileira de Conjuntos de GR e narrativas constantes na obra Escola de Campeãs. O Capítulo 3, de nome “TESSITURA – Filamentos de interpretação”, refere-se às interpretações da GR que remetem a dor dos corpos ginásticos rasgados pelas lesões, ao sofrimento gerado pelo enquadramento aos modelos de corpos e gestos e às situações vividas que também são percebidas como um limiar entre dores e sofrimentos apontado pelas ex-ginastas. O quarto e último capítulo é intitulado “CORES – Educação como enigma”, as interpretações, nesse momento da tese, a partir dos campos de sentido emergidos, tomam a forma de reflexões sobre a educação. Por fim, considera-se que as sensações do corpo, incluídas nas experiências de dor e sofrimento são potências transformadoras e se configuram como consequentes contingências existenciais encarnadas em um mundo real, recheado de contrastes, prazeres, desprazeres, gozos e desgraças. Não é possível negar as sensações do corpo porque fazer isso significa negar a pessoa. Ao contrário, é preciso educar quem sente para sentir, pois uma educação centrada na estesiologia só pode ser enigma, pois jamais poderá precisar o que pode o corpo.
id UFRN_78401b0e5c780f79906a3f646814a61a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23959
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cavalcanti, Loreta Melo Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/7535092698615697http://lattes.cnpq.br/5255588024266396Rinaldi, Ieda Parra Barbosahttp://lattes.cnpq.br/8875226890794702Caminha, Iraquitan de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0554271319840687Melo, José Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/9283008377235258Mendes, Maria Isabel Brandao de Souzahttp://lattes.cnpq.br/6831555305550834Viana, Raimundo Nonato Assunçãohttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824Medeiros, Rosie Marie Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/47398204204088722017-09-21T13:03:22Z2017-09-21T13:03:22Z2017-04-27CAVALCANTI, Loreta Melo Bezerra. Dor, sofrimento e educação: a filigrana das experiências na ginástica rítmica. 2017. 287f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23959Nessa tese, afirma-se que há educação nas experiências de dor e sofrimento, por se configurarem como contingências de um corpo estesiológico. Porém, é preciso que se assinale um olhar para a pessoa e suas sensações, promovendo a intensificação do conhecimento de si e provocando transformações empáticas. O imbricamento mundo/ser pressupõe a experiência estesiológica, permite pensar nas experiências de dor e sofrimento como tais e formular reflexões voltadas para uma educação que compreenda essas condições. Nas experiências vividas na Ginástica Rítmica (GR), esse estudo encontra seu locus investigativo. Para tanto, apresenta os seguintes objetivos: investigar experiências de dor e sofrimento na GR, a partir da descrição e interpretação do vivido; compreender os limiares entre as experiências de dor e sofrimento na GR; refletir sobre as experiências de dor e sofrimento como enigma do corpo e; estabelecer relações entre as experiências de dor e sofrimento e a Educação. Essa pesquisa amplia as possibilidades de pensar a educação que não nega as sensações como foco e repensa o lugar da dor e do sofrimento de modo a relativizá-las em favor dos limites individuais das sensações e das relações empáticas. A fenomenologia de Merleau-Ponty traz o método e a ancoragem teórica definindo a trajetória da escrita metaforizada pelo processo artesanal e artístico de elaboração de uma filigrana. A tese se estrutura em quatro capítulos: no Capítulo 1, intitulado “CONTORNOS”, a GR é situada em sua ligação com a historicidade da Educação Física e dos Esportes, as vinculações entre a história cultural da dor e a disciplina e o corpo estesiológico como campo. No Capítulo 2, denominado “FIOS”, fazemos a descrição das experiências de forma a entremear a autobiografia, relatos de ex-ginastas da Seleção Brasileira de Conjuntos de GR e narrativas constantes na obra Escola de Campeãs. O Capítulo 3, de nome “TESSITURA – Filamentos de interpretação”, refere-se às interpretações da GR que remetem a dor dos corpos ginásticos rasgados pelas lesões, ao sofrimento gerado pelo enquadramento aos modelos de corpos e gestos e às situações vividas que também são percebidas como um limiar entre dores e sofrimentos apontado pelas ex-ginastas. O quarto e último capítulo é intitulado “CORES – Educação como enigma”, as interpretações, nesse momento da tese, a partir dos campos de sentido emergidos, tomam a forma de reflexões sobre a educação. Por fim, considera-se que as sensações do corpo, incluídas nas experiências de dor e sofrimento são potências transformadoras e se configuram como consequentes contingências existenciais encarnadas em um mundo real, recheado de contrastes, prazeres, desprazeres, gozos e desgraças. Não é possível negar as sensações do corpo porque fazer isso significa negar a pessoa. Ao contrário, é preciso educar quem sente para sentir, pois uma educação centrada na estesiologia só pode ser enigma, pois jamais poderá precisar o que pode o corpo.In this thesis, it is affirmed that there is education in the experiences of pain and suffering, because they are configured as contingencies of an aesthesiological body. However, it is necessary to point a glance to the person and his sensations, promoting the intensification of self-knowledge and provoking empathic transformations. The overlapping world/to be presupposes the aesthesiologic experience, it allows us to think on the experiences of pain and suffering as such and to formulate reflections directed towards an education that understands these conditions. In the experiences of Rhythmic Gymnastics (RG), this study finds its research locus. To do so, it has the following objectives: to investigate experiences of pain and suffering in RG, based on the description and interpretation of the experience; to understand the thresholds between the experiences of pain and suffering in the RG; to reflect on the experiences of pain and suffering as the enigma of the body and; to establish relationships between the experiences of pain and suffering and Education. This research expands the possibilities of thinking on education that does not deny sensations as focus and rethinks the place of pain and suffering in order to relativize them in favor of individual limits of feelings and empathic relationships. Merleau-Ponty's phenomenology brings the method and the theoretical anchorage defining the trajectory of metaphorized writing by the artisanal and artistic process of elaborating a filigree. The thesis is structured in four chapters: in Chapter 1, entitled “CONTOURS”, the RG is situated in its connection with the historicity of Physical Education and Sports, the linkages between the cultural history of pain and the discipline and the aesthesiological body as a field of experiences. In Chapter 2, called “WIRES”, we describe the experiences in order to interweave the autobiography, reports of ex-gymnasts of the Brazilian Team of RG and constant narratives in the book School of Champions. Chapter 3, entitled “TESSITURA – Filaments of interpretation”, refers to the interpretations of RG that refer to the pain of gymnastic bodies torn by the lesions, the suffering generated by the adaptation to the models of bodies and gestures and the lived situations that are also perceived as a threshold between pain and suffering pointed by the former gymnasts. The fourth and final chapter is entitled “COLORS – Education as a puzzle”, the interpretations, at this point in the thesis, from the fields of emerged senses, take the form of reflections about education. Finally, it is considered that the sensations of the body, included in the experiences of pain and suffering, are transforming powers and are configured as consequential existential contingencies embodied in a real world, full of contrasts, pleasures, displeasures, joys and misfortunes. It is not possible do deny the sensations of the body because to do this means denying the person. On the contrary, it is necessary to educate who feels to feel, because an education centered in the aesthesiology can only be enigma, because it will never be able to specify what the body can.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoDorSofrimentoEstesiaGinástica rítmicaDor, sofrimento e educação: a filigrana das experiências na ginástica rítmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDorSofrimentoEducação_Cavalcanti_2017.pdfDorSofrimentoEducação_Cavalcanti_2017.pdfapplication/pdf3767485https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23959/1/DorSofrimentoEduca%c3%a7%c3%a3o_Cavalcanti_2017.pdf9e11355529dc067a4b191e5991fd9e67MD51TEXTLoretaMeloBezerraCavalcanti_TESE.pdf.txtLoretaMeloBezerraCavalcanti_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain665012https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23959/4/LoretaMeloBezerraCavalcanti_TESE.pdf.txt0a8fd2f246fc3eb10fa08554912908dcMD54DorSofrimentoEducação_Cavalcanti_2017.pdf.txtDorSofrimentoEducação_Cavalcanti_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain664962https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23959/6/DorSofrimentoEduca%c3%a7%c3%a3o_Cavalcanti_2017.pdf.txt7236081feafb4de273eb5e7bd25dfd09MD56THUMBNAILLoretaMeloBezerraCavalcanti_TESE.pdf.jpgLoretaMeloBezerraCavalcanti_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2362https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23959/5/LoretaMeloBezerraCavalcanti_TESE.pdf.jpg499bc4950e538d7657a69e2111ba05c1MD55DorSofrimentoEducação_Cavalcanti_2017.pdf.jpgDorSofrimentoEducação_Cavalcanti_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23959/7/DorSofrimentoEduca%c3%a7%c3%a3o_Cavalcanti_2017.pdf.jpg8423254b2cfcf4531f9b60d032404839MD57123456789/239592019-06-16 02:21:03.338oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23959Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:21:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dor, sofrimento e educação: a filigrana das experiências na ginástica rítmica
title Dor, sofrimento e educação: a filigrana das experiências na ginástica rítmica
spellingShingle Dor, sofrimento e educação: a filigrana das experiências na ginástica rítmica
Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação
Dor
Sofrimento
Estesia
Ginástica rítmica
title_short Dor, sofrimento e educação: a filigrana das experiências na ginástica rítmica
title_full Dor, sofrimento e educação: a filigrana das experiências na ginástica rítmica
title_fullStr Dor, sofrimento e educação: a filigrana das experiências na ginástica rítmica
title_full_unstemmed Dor, sofrimento e educação: a filigrana das experiências na ginástica rítmica
title_sort Dor, sofrimento e educação: a filigrana das experiências na ginástica rítmica
author Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra
author_facet Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7535092698615697
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5255588024266396
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rinaldi, Ieda Parra Barbosa
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8875226890794702
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Caminha, Iraquitan de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0554271319840687
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Melo, José Pereira de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9283008377235258
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Mendes, Maria Isabel Brandao de Souza
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6831555305550834
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Viana, Raimundo Nonato Assunção
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2070306377562824
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
dc.contributor.referees6Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação
Dor
Sofrimento
Estesia
Ginástica rítmica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Dor
Sofrimento
Estesia
Ginástica rítmica
description Nessa tese, afirma-se que há educação nas experiências de dor e sofrimento, por se configurarem como contingências de um corpo estesiológico. Porém, é preciso que se assinale um olhar para a pessoa e suas sensações, promovendo a intensificação do conhecimento de si e provocando transformações empáticas. O imbricamento mundo/ser pressupõe a experiência estesiológica, permite pensar nas experiências de dor e sofrimento como tais e formular reflexões voltadas para uma educação que compreenda essas condições. Nas experiências vividas na Ginástica Rítmica (GR), esse estudo encontra seu locus investigativo. Para tanto, apresenta os seguintes objetivos: investigar experiências de dor e sofrimento na GR, a partir da descrição e interpretação do vivido; compreender os limiares entre as experiências de dor e sofrimento na GR; refletir sobre as experiências de dor e sofrimento como enigma do corpo e; estabelecer relações entre as experiências de dor e sofrimento e a Educação. Essa pesquisa amplia as possibilidades de pensar a educação que não nega as sensações como foco e repensa o lugar da dor e do sofrimento de modo a relativizá-las em favor dos limites individuais das sensações e das relações empáticas. A fenomenologia de Merleau-Ponty traz o método e a ancoragem teórica definindo a trajetória da escrita metaforizada pelo processo artesanal e artístico de elaboração de uma filigrana. A tese se estrutura em quatro capítulos: no Capítulo 1, intitulado “CONTORNOS”, a GR é situada em sua ligação com a historicidade da Educação Física e dos Esportes, as vinculações entre a história cultural da dor e a disciplina e o corpo estesiológico como campo. No Capítulo 2, denominado “FIOS”, fazemos a descrição das experiências de forma a entremear a autobiografia, relatos de ex-ginastas da Seleção Brasileira de Conjuntos de GR e narrativas constantes na obra Escola de Campeãs. O Capítulo 3, de nome “TESSITURA – Filamentos de interpretação”, refere-se às interpretações da GR que remetem a dor dos corpos ginásticos rasgados pelas lesões, ao sofrimento gerado pelo enquadramento aos modelos de corpos e gestos e às situações vividas que também são percebidas como um limiar entre dores e sofrimentos apontado pelas ex-ginastas. O quarto e último capítulo é intitulado “CORES – Educação como enigma”, as interpretações, nesse momento da tese, a partir dos campos de sentido emergidos, tomam a forma de reflexões sobre a educação. Por fim, considera-se que as sensações do corpo, incluídas nas experiências de dor e sofrimento são potências transformadoras e se configuram como consequentes contingências existenciais encarnadas em um mundo real, recheado de contrastes, prazeres, desprazeres, gozos e desgraças. Não é possível negar as sensações do corpo porque fazer isso significa negar a pessoa. Ao contrário, é preciso educar quem sente para sentir, pois uma educação centrada na estesiologia só pode ser enigma, pois jamais poderá precisar o que pode o corpo.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-21T13:03:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-21T13:03:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTI, Loreta Melo Bezerra. Dor, sofrimento e educação: a filigrana das experiências na ginástica rítmica. 2017. 287f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23959
identifier_str_mv CAVALCANTI, Loreta Melo Bezerra. Dor, sofrimento e educação: a filigrana das experiências na ginástica rítmica. 2017. 287f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23959/1/DorSofrimentoEduca%c3%a7%c3%a3o_Cavalcanti_2017.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23959/4/LoretaMeloBezerraCavalcanti_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23959/6/DorSofrimentoEduca%c3%a7%c3%a3o_Cavalcanti_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23959/5/LoretaMeloBezerraCavalcanti_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23959/7/DorSofrimentoEduca%c3%a7%c3%a3o_Cavalcanti_2017.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e11355529dc067a4b191e5991fd9e67
0a8fd2f246fc3eb10fa08554912908dc
7236081feafb4de273eb5e7bd25dfd09
499bc4950e538d7657a69e2111ba05c1
8423254b2cfcf4531f9b60d032404839
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832792383520768