A temática da sustentabilidade na área de recursos pesqueiros e na formação técnica em alimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Thatiane Brito da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31388
Resumo: A racionalidade do pensamento moderno, com os atuais padrões de desenvolvimento baseado na cultura ocidental e com a globalização econômica dos tempos vigentes, tem provocado a ruptura da dualidade homem natureza. É importante considerar a urgente necessidade de uma mudança de paradigma no que se refere ao âmbito ecológico, social e econômico. Partindo dessa visão, surge uma maior consciência das responsabilidades do sujeito sobre o ambiente. A presente pesquisa propôs-se no primeiro capítulo fazer um levantamento das práticas sustentáveis aplicadas aos segmentos da atividade pesqueira, bem como analisou as alternativas que favorecessem o desenvolvimento sustentável do setor, refletindo sobre sugestões apresentadas na literatura que integrem benefícios ecológicos, econômicos e sociais. O estudo teve como metodologia um levantamento com investigação em base de dados bibliográficas. As literaturas foram analisadas em três bases adotadas. A busca ocorreu empregando os termos “Práticas Sustentáveis + Pesca”, “Práticas Sustentáveis + Aquicultura” e “Práticas Sustentáveis + Recursos Pesqueiros”. Somente 12 literaturas mais relevantes na abordagem da temática atenderam aos critérios deste levantamento. Mediante o levantamento bibliográfico, foi possível identificar três principais categorias de trabalho desenvolvidas nos períodos entre 2008 e 2019, a Educação ambiental, Gestão de recursos naturais, e Indústria e práticas sustentáveis. Depreende-se que os estudos acerca das práticas de sustentabilidade direcionadas ao setor pesqueiro ainda são bastante tímidos. As iniciativas relacionadas à sustentabilidade ambiental abordadas nos trabalhos analisados, são muito relevantes para o setor pesqueiro, tendo em vista que o setor enfrenta grandes dificuldades na área ambiental. Quanto às medidas de gestão, se faz necessário que a gestão pesqueira seja construída com base em conhecimento cientifico e tecnológico, dessa forma é necessário o incentivo de pesquisas visando contribuir nas tomadas de decisões políticas no que diz respeito à sustentabilidade ambiental e na proteção da biodiversidade aquática e dos recursos hídricos. O segundo capítulo teve como finalidade discutir a formação dos alunos no Curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros e as propostas curriculares direcionadas à temática da sustentabilidade, bem como sua transversalidade no contexto prático de formação do curso. Para o estudo foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva através da pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada meio de questionário. Como resultados observou-se que algumas disciplinas tiveram abordagens diretas e indiretas sobre a temática da sustentabilidade ambiental em especial sobre os aspectos relacionados a questão ambiental. Observou-se que os alunos apresentam uma percepção ambiental na qual o meio ambiente é visto como um recurso que precisa ser gerenciado, e não como natureza ou meio natural. Embora esta percepção esteja voltada á sustentabilidade, também faz-se necessário a compreensão que essa visão não pode estar dissociada da concepção do ambiente visto pela perspectiva da coletividade, do bem comum, onde o meio ambiente deve ser visto como parte integrante da coletividade humana, do meio social o qual somos indivíduos únicos com ações individualistas, mas também somos parte do coletivo.
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É importante considerar a urgente necessidade de uma mudança de paradigma no que se refere ao âmbito ecológico, social e econômico. Partindo dessa visão, surge uma maior consciência das responsabilidades do sujeito sobre o ambiente. A presente pesquisa propôs-se no primeiro capítulo fazer um levantamento das práticas sustentáveis aplicadas aos segmentos da atividade pesqueira, bem como analisou as alternativas que favorecessem o desenvolvimento sustentável do setor, refletindo sobre sugestões apresentadas na literatura que integrem benefícios ecológicos, econômicos e sociais. O estudo teve como metodologia um levantamento com investigação em base de dados bibliográficas. As literaturas foram analisadas em três bases adotadas. A busca ocorreu empregando os termos “Práticas Sustentáveis + Pesca”, “Práticas Sustentáveis + Aquicultura” e “Práticas Sustentáveis + Recursos Pesqueiros”. Somente 12 literaturas mais relevantes na abordagem da temática atenderam aos critérios deste levantamento. Mediante o levantamento bibliográfico, foi possível identificar três principais categorias de trabalho desenvolvidas nos períodos entre 2008 e 2019, a Educação ambiental, Gestão de recursos naturais, e Indústria e práticas sustentáveis. Depreende-se que os estudos acerca das práticas de sustentabilidade direcionadas ao setor pesqueiro ainda são bastante tímidos. As iniciativas relacionadas à sustentabilidade ambiental abordadas nos trabalhos analisados, são muito relevantes para o setor pesqueiro, tendo em vista que o setor enfrenta grandes dificuldades na área ambiental. Quanto às medidas de gestão, se faz necessário que a gestão pesqueira seja construída com base em conhecimento cientifico e tecnológico, dessa forma é necessário o incentivo de pesquisas visando contribuir nas tomadas de decisões políticas no que diz respeito à sustentabilidade ambiental e na proteção da biodiversidade aquática e dos recursos hídricos. O segundo capítulo teve como finalidade discutir a formação dos alunos no Curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros e as propostas curriculares direcionadas à temática da sustentabilidade, bem como sua transversalidade no contexto prático de formação do curso. Para o estudo foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva através da pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada meio de questionário. Como resultados observou-se que algumas disciplinas tiveram abordagens diretas e indiretas sobre a temática da sustentabilidade ambiental em especial sobre os aspectos relacionados a questão ambiental. Observou-se que os alunos apresentam uma percepção ambiental na qual o meio ambiente é visto como um recurso que precisa ser gerenciado, e não como natureza ou meio natural. Embora esta percepção esteja voltada á sustentabilidade, também faz-se necessário a compreensão que essa visão não pode estar dissociada da concepção do ambiente visto pela perspectiva da coletividade, do bem comum, onde o meio ambiente deve ser visto como parte integrante da coletividade humana, do meio social o qual somos indivíduos únicos com ações individualistas, mas também somos parte do coletivo.The rationality of modern thought, with the current patterns of development based on Western culture and with the economic globalization of the current times, has caused the rupture of the duality between man and nature. It is important to consider the urgent need of a paradigm shift with regard to the ecological, social and economic scope. Based on this vision, there is a greater awareness of the subject's responsibilities for the environment. The present research proposed in the first chapter to make a survey of the sustainable practices applied to the segments of the fishing activity, as well as analyzed the alternatives that favor the sustainable development of the sector, reflecting on suggestions, presented in the literature that integrate ecological benefits, economic and social. The study had as methodology a survey with investigation in bibliographic database. The literatures were analyzed, on three bases adopted. The search took place using theterms "Sustainable Practices + Fishing", "SustainablePractices + Aquaculture" and "Sustainable Practices + Fisheries Resources". Only 12 most relevant literatures in the approach of the theme met the criteria of this survey. Through the bibliographic survey, it was possible to identify three main categories of work developed in the periods between 2008 and 2019, the Environmental education, Management of natural resources, and Industry and sustainable practices. It appears that the studies on sustainability practices directed to the fishing sector are still very timid. The initiatives related to environmental sustainability addressed in the studies analyzed, are very relevant for the fishing sector, considering that the sector faces great difficulties in the environmental area. As for management measures, it is necessary that fisheries management to be built based on scientific and technological knowledge, so it is necessary to encourage research aiming to contribute to political decision-making with regard to environmental sustainability and the protection of aquatic biodiversity and water resources. The second chapter aimed to discuss the training of students in the Technical Course in Food of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros and the curricular proposals directed to the theme of sustainability, as well as its transversality in the practical context of the course formation. For the study an exploratory and descriptive research was carried out through field research. The data collect was performed using the questionnaire. As a result it was observed that some disciplines had direct and indirect approaches on the theme of environmental sustainability, especially on aspects related to the environmental issue. It was observed that the students have an environmental perception in with the environment is seen as a resource that needs to be managed, and not as nature or natural environment. Although this perception is focused on sustainability, it is also necessary to understand that this vision cannot be dissociated from the conception of the environment seen in the perspective of the collectivity, of the common good, where the environment must be seen as an integral part of the human collectivity, of the social environment that we are unique individuals with individualistic actions, but we are also part of the collective.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMAUFRNBrasilPráticas sustentáveisRecursos pesqueirosDesenvolvimento sustentávelA temática da sustentabilidade na área de recursos pesqueiros e na formação técnica em alimentosThe theme of sustainability in the area of fishing resources and technical training in foodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTematicasustentabilidadearea_Medeiros_2020.pdfapplication/pdf2427198https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31388/1/Tematicasustentabilidadearea_Medeiros_2020.pdfe0513577c8b6920f5c52b5d36f6ac579MD51TEXTTematicasustentabilidadearea_Medeiros_2020.pdf.txtTematicasustentabilidadearea_Medeiros_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain255524https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31388/2/Tematicasustentabilidadearea_Medeiros_2020.pdf.txt41d053a50241c6a55c78b278c7ffd229MD52THUMBNAILTematicasustentabilidadearea_Medeiros_2020.pdf.jpgTematicasustentabilidadearea_Medeiros_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31388/3/Tematicasustentabilidadearea_Medeiros_2020.pdf.jpg48092a5060643d4e57cfd3fd8bb6d501MD53123456789/313882021-02-07 05:26:52.478oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31388Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-07T08:26:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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