Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28277 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa as imagens do Brasil moderno produzidas pela filmografia da Companhia Cinematográfica Vera Cruz no período de 1949 a 1954. Destaca a dicotomia entre os personagens periféricos e os das elites econômicas da metrópole paulista, estes retratados como símbolos da cidadania e da ética. Trata o espaço da capital paulistana como o centro da modernidade e das oportunidades empreendedoras do país; da celebração, através das instituições públicas e privadas, daquela cidade como o palco da ascensão social através do poder aquisitivo econômico. A esse respeito, a historiografia sobre a Companhia evidencia a importância desta na projeção da metrópole paulistana como o centro da modernidade brasileira, mas que também foi um lugar de profundas desigualdades sociais, as quais puseram em questão o que significou a modernidade da metrópole paulista na década de 1950, configurando um movimento ideológico no qual a nacionalidade e a identidade caracterizavam os padrões do empresariado local, o qual produzira instituições de cultura e de saber para autointitularem-se os detentores do progresso e do desenvolvimento no país. |
id |
UFRN_79ae291336cbdca3b86e0d58bfbf7c4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28277 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Miranda, Sérgio Roberto Botelhohttp://lattes.cnpq.br/7276445057059197Rocha, Raimundo Nonato Araújo daMaia, Paulo Roberto de AzevedoViana, Helder do Nascimento2020-01-16T20:14:31Z2020-01-16T20:14:31Z2019-08-30MIRANDA, Sérgio Roberto Botelho. Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954). 2019. 104f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28277Esta pesquisa analisa as imagens do Brasil moderno produzidas pela filmografia da Companhia Cinematográfica Vera Cruz no período de 1949 a 1954. Destaca a dicotomia entre os personagens periféricos e os das elites econômicas da metrópole paulista, estes retratados como símbolos da cidadania e da ética. Trata o espaço da capital paulistana como o centro da modernidade e das oportunidades empreendedoras do país; da celebração, através das instituições públicas e privadas, daquela cidade como o palco da ascensão social através do poder aquisitivo econômico. A esse respeito, a historiografia sobre a Companhia evidencia a importância desta na projeção da metrópole paulistana como o centro da modernidade brasileira, mas que também foi um lugar de profundas desigualdades sociais, as quais puseram em questão o que significou a modernidade da metrópole paulista na década de 1950, configurando um movimento ideológico no qual a nacionalidade e a identidade caracterizavam os padrões do empresariado local, o qual produzira instituições de cultura e de saber para autointitularem-se os detentores do progresso e do desenvolvimento no país.This research analyzes the images of modern Brazil produced by the filmography of the Vera Cruz Film Company from 1949 to 1954. It highlights the dichotomy between the peripheral characters and those of the economic elites of the São Paulo metropolis, which are portrayed as symbols of citizenship and ethics. It treats the space of the capital of São Paulo as the center of modernity and entrepreneurial opportunities in the country; of the celebration, through public and private institutions, of that city as the stage of social ascension through economic purchasing power. In this regard, the historiography of the Company highlights its importance in the projection of the São Paulo metropolis as the center of Brazilian modernity, but it was also a place of profound social inequalities, which questioned what the modernity of the São Paulo metropolis meant. 1950s, constituting an ideological movement in which nationality and identity characterized the patterns of local entrepreneurship, which had produced institutions of culture and knowledge to self-label the holders of progress and development in the country.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIACinemaCulturaEspaçoModernidadeIdentidadeAscensão socialDesigualdade socialImagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.txtImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain254911https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28277/2/ImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.txtaa16b4151eaf5572d456b2e971e846f1MD52THUMBNAILImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.jpgImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28277/3/ImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.jpg2caebbfe203d83b7dc96e9795d154f6cMD53ORIGINALImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdfapplication/pdf2609905https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28277/1/ImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf4667e5fd7bb9650d4bf4922a076791eeMD51123456789/282772022-04-04 19:21:55.582oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28277Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-04T22:21:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954) |
title |
Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954) |
spellingShingle |
Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954) Miranda, Sérgio Roberto Botelho CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Cinema Cultura Espaço Modernidade Identidade Ascensão social Desigualdade social |
title_short |
Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954) |
title_full |
Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954) |
title_fullStr |
Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954) |
title_full_unstemmed |
Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954) |
title_sort |
Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954) |
author |
Miranda, Sérgio Roberto Botelho |
author_facet |
Miranda, Sérgio Roberto Botelho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7276445057059197 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Rocha, Raimundo Nonato Araújo da |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Maia, Paulo Roberto de Azevedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Sérgio Roberto Botelho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Viana, Helder do Nascimento |
contributor_str_mv |
Viana, Helder do Nascimento |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Cinema Cultura Espaço Modernidade Identidade Ascensão social Desigualdade social |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Cultura Espaço Modernidade Identidade Ascensão social Desigualdade social |
description |
Esta pesquisa analisa as imagens do Brasil moderno produzidas pela filmografia da Companhia Cinematográfica Vera Cruz no período de 1949 a 1954. Destaca a dicotomia entre os personagens periféricos e os das elites econômicas da metrópole paulista, estes retratados como símbolos da cidadania e da ética. Trata o espaço da capital paulistana como o centro da modernidade e das oportunidades empreendedoras do país; da celebração, através das instituições públicas e privadas, daquela cidade como o palco da ascensão social através do poder aquisitivo econômico. A esse respeito, a historiografia sobre a Companhia evidencia a importância desta na projeção da metrópole paulistana como o centro da modernidade brasileira, mas que também foi um lugar de profundas desigualdades sociais, as quais puseram em questão o que significou a modernidade da metrópole paulista na década de 1950, configurando um movimento ideológico no qual a nacionalidade e a identidade caracterizavam os padrões do empresariado local, o qual produzira instituições de cultura e de saber para autointitularem-se os detentores do progresso e do desenvolvimento no país. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-16T20:14:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-16T20:14:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MIRANDA, Sérgio Roberto Botelho. Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954). 2019. 104f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28277 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Sérgio Roberto Botelho. Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954). 2019. 104f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28277/2/ImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28277/3/ImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28277/1/ImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa16b4151eaf5572d456b2e971e846f1 2caebbfe203d83b7dc96e9795d154f6c 4667e5fd7bb9650d4bf4922a076791ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832647672692736 |