Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Sérgio Roberto Botelho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28277
Resumo: Esta pesquisa analisa as imagens do Brasil moderno produzidas pela filmografia da Companhia Cinematográfica Vera Cruz no período de 1949 a 1954. Destaca a dicotomia entre os personagens periféricos e os das elites econômicas da metrópole paulista, estes retratados como símbolos da cidadania e da ética. Trata o espaço da capital paulistana como o centro da modernidade e das oportunidades empreendedoras do país; da celebração, através das instituições públicas e privadas, daquela cidade como o palco da ascensão social através do poder aquisitivo econômico. A esse respeito, a historiografia sobre a Companhia evidencia a importância desta na projeção da metrópole paulistana como o centro da modernidade brasileira, mas que também foi um lugar de profundas desigualdades sociais, as quais puseram em questão o que significou a modernidade da metrópole paulista na década de 1950, configurando um movimento ideológico no qual a nacionalidade e a identidade caracterizavam os padrões do empresariado local, o qual produzira instituições de cultura e de saber para autointitularem-se os detentores do progresso e do desenvolvimento no país.
id UFRN_79ae291336cbdca3b86e0d58bfbf7c4e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28277
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Miranda, Sérgio Roberto Botelhohttp://lattes.cnpq.br/7276445057059197Rocha, Raimundo Nonato Araújo daMaia, Paulo Roberto de AzevedoViana, Helder do Nascimento2020-01-16T20:14:31Z2020-01-16T20:14:31Z2019-08-30MIRANDA, Sérgio Roberto Botelho. Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954). 2019. 104f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28277Esta pesquisa analisa as imagens do Brasil moderno produzidas pela filmografia da Companhia Cinematográfica Vera Cruz no período de 1949 a 1954. Destaca a dicotomia entre os personagens periféricos e os das elites econômicas da metrópole paulista, estes retratados como símbolos da cidadania e da ética. Trata o espaço da capital paulistana como o centro da modernidade e das oportunidades empreendedoras do país; da celebração, através das instituições públicas e privadas, daquela cidade como o palco da ascensão social através do poder aquisitivo econômico. A esse respeito, a historiografia sobre a Companhia evidencia a importância desta na projeção da metrópole paulistana como o centro da modernidade brasileira, mas que também foi um lugar de profundas desigualdades sociais, as quais puseram em questão o que significou a modernidade da metrópole paulista na década de 1950, configurando um movimento ideológico no qual a nacionalidade e a identidade caracterizavam os padrões do empresariado local, o qual produzira instituições de cultura e de saber para autointitularem-se os detentores do progresso e do desenvolvimento no país.This research analyzes the images of modern Brazil produced by the filmography of the Vera Cruz Film Company from 1949 to 1954. It highlights the dichotomy between the peripheral characters and those of the economic elites of the São Paulo metropolis, which are portrayed as symbols of citizenship and ethics. It treats the space of the capital of São Paulo as the center of modernity and entrepreneurial opportunities in the country; of the celebration, through public and private institutions, of that city as the stage of social ascension through economic purchasing power. In this regard, the historiography of the Company highlights its importance in the projection of the São Paulo metropolis as the center of Brazilian modernity, but it was also a place of profound social inequalities, which questioned what the modernity of the São Paulo metropolis meant. 1950s, constituting an ideological movement in which nationality and identity characterized the patterns of local entrepreneurship, which had produced institutions of culture and knowledge to self-label the holders of progress and development in the country.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIACinemaCulturaEspaçoModernidadeIdentidadeAscensão socialDesigualdade socialImagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.txtImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain254911https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28277/2/ImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.txtaa16b4151eaf5572d456b2e971e846f1MD52THUMBNAILImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.jpgImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28277/3/ImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.jpg2caebbfe203d83b7dc96e9795d154f6cMD53ORIGINALImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdfapplication/pdf2609905https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28277/1/ImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf4667e5fd7bb9650d4bf4922a076791eeMD51123456789/282772022-04-04 19:21:55.582oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28277Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-04T22:21:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954)
title Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954)
spellingShingle Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954)
Miranda, Sérgio Roberto Botelho
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Cinema
Cultura
Espaço
Modernidade
Identidade
Ascensão social
Desigualdade social
title_short Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954)
title_full Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954)
title_fullStr Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954)
title_full_unstemmed Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954)
title_sort Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954)
author Miranda, Sérgio Roberto Botelho
author_facet Miranda, Sérgio Roberto Botelho
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7276445057059197
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rocha, Raimundo Nonato Araújo da
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Maia, Paulo Roberto de Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Sérgio Roberto Botelho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, Helder do Nascimento
contributor_str_mv Viana, Helder do Nascimento
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Cinema
Cultura
Espaço
Modernidade
Identidade
Ascensão social
Desigualdade social
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Cultura
Espaço
Modernidade
Identidade
Ascensão social
Desigualdade social
description Esta pesquisa analisa as imagens do Brasil moderno produzidas pela filmografia da Companhia Cinematográfica Vera Cruz no período de 1949 a 1954. Destaca a dicotomia entre os personagens periféricos e os das elites econômicas da metrópole paulista, estes retratados como símbolos da cidadania e da ética. Trata o espaço da capital paulistana como o centro da modernidade e das oportunidades empreendedoras do país; da celebração, através das instituições públicas e privadas, daquela cidade como o palco da ascensão social através do poder aquisitivo econômico. A esse respeito, a historiografia sobre a Companhia evidencia a importância desta na projeção da metrópole paulistana como o centro da modernidade brasileira, mas que também foi um lugar de profundas desigualdades sociais, as quais puseram em questão o que significou a modernidade da metrópole paulista na década de 1950, configurando um movimento ideológico no qual a nacionalidade e a identidade caracterizavam os padrões do empresariado local, o qual produzira instituições de cultura e de saber para autointitularem-se os detentores do progresso e do desenvolvimento no país.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-16T20:14:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-16T20:14:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MIRANDA, Sérgio Roberto Botelho. Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954). 2019. 104f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28277
identifier_str_mv MIRANDA, Sérgio Roberto Botelho. Imagens do Brasil moderno: modernidade urbana, ascensão e exclusão social na filmografia da companhia cinematográfica Vera Cruz (1949-1954). 2019. 104f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28277/2/ImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28277/3/ImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28277/1/ImagensBrasilmoderno_Miranda_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aa16b4151eaf5572d456b2e971e846f1
2caebbfe203d83b7dc96e9795d154f6c
4667e5fd7bb9650d4bf4922a076791ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832647672692736