De tocaia com o meu som: banda Tocaia da Paraíba e a construção de uma paisagem sonora híbrida no Alto Sertão paraibano (1995-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque Júnior, Francisco Didier Guedes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55213
Resumo: Este trabalho tem como objetivo historicizar a composição de novas paisagens sonoras no Alto Sertão paraibano, particularmente através dos hibridismos musicais empreendidos pela banda Tocaia da Paraíba, entre os anos de 1995 a 2010. Para tanto, compreende-se que o grupo é fruto de uma complexa cena musical alternativa formada na cidade de Cajazeiras (Paraíba), em finais dos anos 1980. Nesse ritmo, como uma ramificação dessa cultura musical local, a banda Tocaia da Paraíba se tornou um dos principais expoentes do circuito musical paraibano durante as décadas de 1990 e 2000, destacando-se, sobretudo, por dois motivos: primeiramente, pela estrutura híbrida de sua sonoridade, que, instaurada em pleno Alto Sertão paraibano, trouxe para suas práticas culturais novas referências musicais do rock às bandas de pífano, do jazz ao coco de roda, do samba ao repente sertanejo, unindo a esfera local ao global e levando o grupo a compor canções autorais que tensionaram as pétreas concepções tradicionalistas da musicalidade nordestina, particularmente a do espaço sonoro do sertão paraibano; em seguida, pela notoriedade conquistada nos eventos musicais dos quais participou, espalhados por praticamente todas as regiões do território nacional, bem como pela aparição em matérias jornalísticas de destacados meios da imprensa nacional. Em vista dessa temática, a presente análise histórica busca compreender o fazer cultural que esse grupo cajazeirense propôs a partir de suas concepções estéticas e da configuração de uma paisagem sonora híbrida, marcada por uma postura de independência artística alternativa ao mainstream musical. Como fontes, utilizam-se do encarte (capa, contracapa) e das canções inseridas nos discos Tocaia (2000) e Botando pra quebrar (2005), além de periódicos que noticiaram o grupo (a exemplo da Folha de S. Paulo, Tribuna da Imprensa e Gazeta do Alto Piranhas), blogs, materiais de divulgação física (panfletos e cartazes dos shows), registros fotográficos, gravações audiovisuais e entrevistas – tanto com os integrantes da banda Tocaia como de outros grupos da cena alternativa local (Gonzalez, 2013). Em relação ao embasamento teórico, realiza-se através da operacionalização dos conceitos de: paisagem sonora, perspectiva espacial edificada por Murray Schafer (2011a; 2011b) e Tim Ingold (2015); sertões, discutido por Janaína Amado (1995) e Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2014); canção popular, instrumentalizado por Marcos Napolitano (2002), José Geraldo Vinci de Moraes (2000), Adalberto Paranhos (2015) e Luiz Tatit (2012); e de hibridismo cultural, trabalhado por Néstor García Canclini (2019) e Peter Burke (2003).
id UFRN_79e964bf448cb5266cc43e83fc4737c9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55213
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Albuquerque Júnior, Francisco Didier Guedeshttps://orcid.org/0000-0002-6955-9676http://lattes.cnpq.br/2284531670321279https://orcid.org/0000-0001-9647-4638http://lattes.cnpq.br/3836760295812952Fenerick, José AdrianoParanhos, Adalberto de PaulaAlbuquerque Júnior, Durval Muniz dehttps://orcid.org/0000-0003-4153-9240http://lattes.cnpq.br/7585947992338412Sales Neto, Francisco Firmino2023-11-08T19:20:02Z2023-11-08T19:20:02Z2023-08-02ALBUQUERQUE JÚNIOR, Francisco Didier Guedes. De tocaia com o meu som: banda Tocaia da Paraíba e a construção de uma paisagem sonora híbrida no Alto Sertão paraibano (1995-2010). Orientador: Dr. Francisco Firmino Sales Neto. 2023. 226f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55213Este trabalho tem como objetivo historicizar a composição de novas paisagens sonoras no Alto Sertão paraibano, particularmente através dos hibridismos musicais empreendidos pela banda Tocaia da Paraíba, entre os anos de 1995 a 2010. Para tanto, compreende-se que o grupo é fruto de uma complexa cena musical alternativa formada na cidade de Cajazeiras (Paraíba), em finais dos anos 1980. Nesse ritmo, como uma ramificação dessa cultura musical local, a banda Tocaia da Paraíba se tornou um dos principais expoentes do circuito musical paraibano durante as décadas de 1990 e 2000, destacando-se, sobretudo, por dois motivos: primeiramente, pela estrutura híbrida de sua sonoridade, que, instaurada em pleno Alto Sertão paraibano, trouxe para suas práticas culturais novas referências musicais do rock às bandas de pífano, do jazz ao coco de roda, do samba ao repente sertanejo, unindo a esfera local ao global e levando o grupo a compor canções autorais que tensionaram as pétreas concepções tradicionalistas da musicalidade nordestina, particularmente a do espaço sonoro do sertão paraibano; em seguida, pela notoriedade conquistada nos eventos musicais dos quais participou, espalhados por praticamente todas as regiões do território nacional, bem como pela aparição em matérias jornalísticas de destacados meios da imprensa nacional. Em vista dessa temática, a presente análise histórica busca compreender o fazer cultural que esse grupo cajazeirense propôs a partir de suas concepções estéticas e da configuração de uma paisagem sonora híbrida, marcada por uma postura de independência artística alternativa ao mainstream musical. Como fontes, utilizam-se do encarte (capa, contracapa) e das canções inseridas nos discos Tocaia (2000) e Botando pra quebrar (2005), além de periódicos que noticiaram o grupo (a exemplo da Folha de S. Paulo, Tribuna da Imprensa e Gazeta do Alto Piranhas), blogs, materiais de divulgação física (panfletos e cartazes dos shows), registros fotográficos, gravações audiovisuais e entrevistas – tanto com os integrantes da banda Tocaia como de outros grupos da cena alternativa local (Gonzalez, 2013). Em relação ao embasamento teórico, realiza-se através da operacionalização dos conceitos de: paisagem sonora, perspectiva espacial edificada por Murray Schafer (2011a; 2011b) e Tim Ingold (2015); sertões, discutido por Janaína Amado (1995) e Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2014); canção popular, instrumentalizado por Marcos Napolitano (2002), José Geraldo Vinci de Moraes (2000), Adalberto Paranhos (2015) e Luiz Tatit (2012); e de hibridismo cultural, trabalhado por Néstor García Canclini (2019) e Peter Burke (2003).This work objective to historicize the composition of new soundscapes in Alto Sertão paraibano, particularly through the musical hybridisms undertaken by the band Tocaia da Paraíba, between 1995 and 2010. Therefore, it is understood that the group is the result of a complex alternative music scene formed in the city of Cajazeiras (Paraíba), in the late 1980s. In this rhythm, as an branch of this local musical culture, the band Tocaia da Paraíba became one of the main exponents of the musical circuit of Paraíba during the 1990s and 2000s, especially, for two reasons: first, by the hybrid structure of its sonority, that, established in the middle of Alto Sertão paraibano, brought to its cultural practices new musical references from rock to the bands of pífano, from jazz to coco de roda, from samba to repente sertanejo, uniting the local and global spheres and leading the group to compose authorial songs that tensioned the traditional conceptions of northeastern musicality, particularly the sound space of the sertão paraibano; then, for the notoriety conquered in the musical events to which participated, spread to practically all regions of the national territory, as well as the appearance in journalistic articles of prominent national press. In view of this theme, the present historical analysis seeks to understand the cultural practice that this group proposed from its aesthetic conceptions and the configuration of a hybrid soundscape, positioned by an attitude of artistic independence alternative to the musical mainstream. As sources, are used the CD insert (cover, back cover) and songs inserted in the albums Tocaia (2000) and Botando pra quebrar (2005), as well as periodicals that reported the group (such as Folha de S. Paulo, Tribuna da Imprensa and Gazeta do Alto Piranhas), blogs, physical dissemination materials (pamphlets and posters of the shows), photographic records, audiovisual recordings and interviews - both with the band Tocaia and other groups of the local alternative scene (Gonzalez, 2013). Regarding the theoretical basis, it is carried out from the operationalization of the concepts of: soundscape, spatil perspective built by Murray Schafer (2011a; 2011b) and Tim Ingold (2015); sertões, discussed by Janaína Amado (1995) and Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2014); popular song, instrumentalized by Marcos Napolitano (2002), José Geraldo Vinci de Moraes (2000), Adalberto Paranhos (2015) and Luiz Tatit (2012); and cultural hybridity, worked by Néstor García Canclini (2019) and Peter Burke (2003).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIATocaia da ParaíbaPaisagem sonoraHibridismo culturalCanção popularRockAlto Sertão da ParaíbaDe tocaia com o meu som: banda Tocaia da Paraíba e a construção de uma paisagem sonora híbrida no Alto Sertão paraibano (1995-2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDetocaiameusom_AlbuquerqueJunior_2023.pdfapplication/pdf6646943https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55213/1/Detocaiameusom_AlbuquerqueJunior_2023.pdfdd2b21b5ecb67b5d4e9d5097212862cfMD51123456789/552132023-11-08 16:20:50.499oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55213Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-08T19:20:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De tocaia com o meu som: banda Tocaia da Paraíba e a construção de uma paisagem sonora híbrida no Alto Sertão paraibano (1995-2010)
title De tocaia com o meu som: banda Tocaia da Paraíba e a construção de uma paisagem sonora híbrida no Alto Sertão paraibano (1995-2010)
spellingShingle De tocaia com o meu som: banda Tocaia da Paraíba e a construção de uma paisagem sonora híbrida no Alto Sertão paraibano (1995-2010)
Albuquerque Júnior, Francisco Didier Guedes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Tocaia da Paraíba
Paisagem sonora
Hibridismo cultural
Canção popular
Rock
Alto Sertão da Paraíba
title_short De tocaia com o meu som: banda Tocaia da Paraíba e a construção de uma paisagem sonora híbrida no Alto Sertão paraibano (1995-2010)
title_full De tocaia com o meu som: banda Tocaia da Paraíba e a construção de uma paisagem sonora híbrida no Alto Sertão paraibano (1995-2010)
title_fullStr De tocaia com o meu som: banda Tocaia da Paraíba e a construção de uma paisagem sonora híbrida no Alto Sertão paraibano (1995-2010)
title_full_unstemmed De tocaia com o meu som: banda Tocaia da Paraíba e a construção de uma paisagem sonora híbrida no Alto Sertão paraibano (1995-2010)
title_sort De tocaia com o meu som: banda Tocaia da Paraíba e a construção de uma paisagem sonora híbrida no Alto Sertão paraibano (1995-2010)
author Albuquerque Júnior, Francisco Didier Guedes
author_facet Albuquerque Júnior, Francisco Didier Guedes
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6955-9676
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2284531670321279
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9647-4638
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3836760295812952
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fenerick, José Adriano
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Paranhos, Adalberto de Paula
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Albuquerque Júnior, Durval Muniz de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4153-9240
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7585947992338412
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque Júnior, Francisco Didier Guedes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sales Neto, Francisco Firmino
contributor_str_mv Sales Neto, Francisco Firmino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Tocaia da Paraíba
Paisagem sonora
Hibridismo cultural
Canção popular
Rock
Alto Sertão da Paraíba
dc.subject.por.fl_str_mv Tocaia da Paraíba
Paisagem sonora
Hibridismo cultural
Canção popular
Rock
Alto Sertão da Paraíba
description Este trabalho tem como objetivo historicizar a composição de novas paisagens sonoras no Alto Sertão paraibano, particularmente através dos hibridismos musicais empreendidos pela banda Tocaia da Paraíba, entre os anos de 1995 a 2010. Para tanto, compreende-se que o grupo é fruto de uma complexa cena musical alternativa formada na cidade de Cajazeiras (Paraíba), em finais dos anos 1980. Nesse ritmo, como uma ramificação dessa cultura musical local, a banda Tocaia da Paraíba se tornou um dos principais expoentes do circuito musical paraibano durante as décadas de 1990 e 2000, destacando-se, sobretudo, por dois motivos: primeiramente, pela estrutura híbrida de sua sonoridade, que, instaurada em pleno Alto Sertão paraibano, trouxe para suas práticas culturais novas referências musicais do rock às bandas de pífano, do jazz ao coco de roda, do samba ao repente sertanejo, unindo a esfera local ao global e levando o grupo a compor canções autorais que tensionaram as pétreas concepções tradicionalistas da musicalidade nordestina, particularmente a do espaço sonoro do sertão paraibano; em seguida, pela notoriedade conquistada nos eventos musicais dos quais participou, espalhados por praticamente todas as regiões do território nacional, bem como pela aparição em matérias jornalísticas de destacados meios da imprensa nacional. Em vista dessa temática, a presente análise histórica busca compreender o fazer cultural que esse grupo cajazeirense propôs a partir de suas concepções estéticas e da configuração de uma paisagem sonora híbrida, marcada por uma postura de independência artística alternativa ao mainstream musical. Como fontes, utilizam-se do encarte (capa, contracapa) e das canções inseridas nos discos Tocaia (2000) e Botando pra quebrar (2005), além de periódicos que noticiaram o grupo (a exemplo da Folha de S. Paulo, Tribuna da Imprensa e Gazeta do Alto Piranhas), blogs, materiais de divulgação física (panfletos e cartazes dos shows), registros fotográficos, gravações audiovisuais e entrevistas – tanto com os integrantes da banda Tocaia como de outros grupos da cena alternativa local (Gonzalez, 2013). Em relação ao embasamento teórico, realiza-se através da operacionalização dos conceitos de: paisagem sonora, perspectiva espacial edificada por Murray Schafer (2011a; 2011b) e Tim Ingold (2015); sertões, discutido por Janaína Amado (1995) e Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2014); canção popular, instrumentalizado por Marcos Napolitano (2002), José Geraldo Vinci de Moraes (2000), Adalberto Paranhos (2015) e Luiz Tatit (2012); e de hibridismo cultural, trabalhado por Néstor García Canclini (2019) e Peter Burke (2003).
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-08T19:20:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-08T19:20:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALBUQUERQUE JÚNIOR, Francisco Didier Guedes. De tocaia com o meu som: banda Tocaia da Paraíba e a construção de uma paisagem sonora híbrida no Alto Sertão paraibano (1995-2010). Orientador: Dr. Francisco Firmino Sales Neto. 2023. 226f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55213
identifier_str_mv ALBUQUERQUE JÚNIOR, Francisco Didier Guedes. De tocaia com o meu som: banda Tocaia da Paraíba e a construção de uma paisagem sonora híbrida no Alto Sertão paraibano (1995-2010). Orientador: Dr. Francisco Firmino Sales Neto. 2023. 226f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55213/1/Detocaiameusom_AlbuquerqueJunior_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd2b21b5ecb67b5d4e9d5097212862cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117877325627392