Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Barbara Romeika Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16505
Resumo: Este estudo busca esclarecer e discutir a reflexão de Hannah Arendt sobre a crise na educação no mundo contemporâneo enquanto crise político-filosófica da modernidade. Trata-se de explicitar de que forma o significado da educação está atrelado às condições de instituição, compartilhamento e conservação do mundo comum e humano. Com o intuito de reconstruir as análises da autora sobre os reflexos da crise político-filosófica da modernidade na esfera prépolítica da educação, esta pesquisa investiga de que modo o fim da tradição metafísica, o esfacelamento da autoridade, o obscurecimento da esfera pública e a moderna alienação do mundo promoveram uma profunda degradação das capacidades humanas de construir, conservar e compartilhar pela ação e pelo discurso um mundo que possa sobreviver e permanecer um lugar não mortal para seres que nascem e morrem. Palavras-chave: Hannah Arendt; Educação; Crise; Modernidade; Autoridade; Espaço Público.
id UFRN_7afed5ae09fe85a0e735daf6ceb017c0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16505
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Marques, Barbara Romeika Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/2925763026045502http://lattes.cnpq.br/7983480785136119Dela-sávia, Sérgio Luís Rizzohttp://lattes.cnpq.br/3569074915058707Aguiar, Odílio Alveshttp://lattes.cnpq.br/8011131702959906Alves Neto, Rodrigo Ribeiro2014-12-17T15:12:16Z2013-04-182014-12-17T15:12:16Z2012-10-15MARQUES, Barbara Romeika Rodrigues. Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade. 2012. 90 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16505application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFRNBRMetafísicaHannah Arendt. Educação. Crise. Modernidade. Autoridade. Espaço PúblicoHannah Arendt. Education. Crisis. Modernity. Authority. Public SpaceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAHannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEste estudo busca esclarecer e discutir a reflexão de Hannah Arendt sobre a crise na educação no mundo contemporâneo enquanto crise político-filosófica da modernidade. Trata-se de explicitar de que forma o significado da educação está atrelado às condições de instituição, compartilhamento e conservação do mundo comum e humano. Com o intuito de reconstruir as análises da autora sobre os reflexos da crise político-filosófica da modernidade na esfera prépolítica da educação, esta pesquisa investiga de que modo o fim da tradição metafísica, o esfacelamento da autoridade, o obscurecimento da esfera pública e a moderna alienação do mundo promoveram uma profunda degradação das capacidades humanas de construir, conservar e compartilhar pela ação e pelo discurso um mundo que possa sobreviver e permanecer um lugar não mortal para seres que nascem e morrem. Palavras-chave: Hannah Arendt; Educação; Crise; Modernidade; Autoridade; Espaço Público.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALBarbaraRRM_DISSERT.pdfapplication/pdf500823https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16505/1/BarbaraRRM_DISSERT.pdf0ef85e2d15cdc2f73d58df55705ce21cMD51TEXTBarbaraRRM_DISSERT.pdf.txtBarbaraRRM_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain249116https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16505/6/BarbaraRRM_DISSERT.pdf.txta9319191ee2e9cc298669c355793154aMD56THUMBNAILBarbaraRRM_DISSERT.pdf.jpgBarbaraRRM_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2604https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16505/7/BarbaraRRM_DISSERT.pdf.jpg9bed6ac1067c8acdf550c29b90902f18MD57123456789/165052017-11-04 04:46:32.91oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16505Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T07:46:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade
title Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade
spellingShingle Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade
Marques, Barbara Romeika Rodrigues
Hannah Arendt. Educação. Crise. Modernidade. Autoridade. Espaço Público
Hannah Arendt. Education. Crisis. Modernity. Authority. Public Space
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
title_short Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade
title_full Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade
title_fullStr Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade
title_full_unstemmed Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade
title_sort Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade
author Marques, Barbara Romeika Rodrigues
author_facet Marques, Barbara Romeika Rodrigues
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2925763026045502
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7983480785136119
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Dela-sávia, Sérgio Luís Rizzo
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3569074915058707
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Aguiar, Odílio Alves
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8011131702959906
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Barbara Romeika Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves Neto, Rodrigo Ribeiro
contributor_str_mv Alves Neto, Rodrigo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Hannah Arendt. Educação. Crise. Modernidade. Autoridade. Espaço Público
topic Hannah Arendt. Educação. Crise. Modernidade. Autoridade. Espaço Público
Hannah Arendt. Education. Crisis. Modernity. Authority. Public Space
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Hannah Arendt. Education. Crisis. Modernity. Authority. Public Space
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
description Este estudo busca esclarecer e discutir a reflexão de Hannah Arendt sobre a crise na educação no mundo contemporâneo enquanto crise político-filosófica da modernidade. Trata-se de explicitar de que forma o significado da educação está atrelado às condições de instituição, compartilhamento e conservação do mundo comum e humano. Com o intuito de reconstruir as análises da autora sobre os reflexos da crise político-filosófica da modernidade na esfera prépolítica da educação, esta pesquisa investiga de que modo o fim da tradição metafísica, o esfacelamento da autoridade, o obscurecimento da esfera pública e a moderna alienação do mundo promoveram uma profunda degradação das capacidades humanas de construir, conservar e compartilhar pela ação e pelo discurso um mundo que possa sobreviver e permanecer um lugar não mortal para seres que nascem e morrem. Palavras-chave: Hannah Arendt; Educação; Crise; Modernidade; Autoridade; Espaço Público.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-15
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-18
2014-12-17T15:12:16Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:12:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUES, Barbara Romeika Rodrigues. Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade. 2012. 90 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16505
identifier_str_mv MARQUES, Barbara Romeika Rodrigues. Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade. 2012. 90 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Metafísica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16505/1/BarbaraRRM_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16505/6/BarbaraRRM_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16505/7/BarbaraRRM_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ef85e2d15cdc2f73d58df55705ce21c
a9319191ee2e9cc298669c355793154a
9bed6ac1067c8acdf550c29b90902f18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832886868606976