Educação Física e competências socioemocionais: experimentos didático-pedagógicos para uma resolução de conflitos assertiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Renata Nishimura Guerra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30060
Resumo: As competências socioemocionais recentemente têm sido incluídas nos currículos em função da tendência de oportunizar aos alunos uma formação integral. Tais competências são necessárias para uma resolução de conflito interpessoal que considere os pontos de vista de todos os envolvidos. A escola, como ambiente de relações é também um ambiente de conflitos. Assim, estabelecemos como objetivo desta pesquisa, analisar um conjunto de aulas de Educação física escolar, nas séries finais do ensino fundamental, com o conteúdo esporte e seu diálogo com as competências socioemocionais. Como objetivos específicos estabelecemos, identificar em que categorias se enquadra a forma de resolução de conflitos utilizadas pelos alunos participantes da pesquisa, antes e depois da intervenção didática, e discutir uma possível melhoria na qualidade da resolução dos conflitos a partir do desenvolvimento socioemocional dos alunos participantes da pesquisa. A pesquisa se caracteriza como descritiva com abordagem qualitativa do tipo participante, e teve como população os alunos da Escola Estadual Vigário Bartolomeu (Natal/RN). Para a amostra, selecionamos a turma do 8º ano do Ensino Fundamental, e os participantes foram 16 alunos, sendo 10 meninas e 6 meninos, com idade média de 14 anos. A coleta de dados aconteceu durante as aulas de Educação Física do quarto bimestre de 2019. Como instrumentos de pesquisa utilizamos o questionário da Escala Children’s Action Tendency Scale (CATS), o diário de campo e fotografias com função ilustrativa. A professora pesquisadora realizou a intervenção didática analisada, que teve 10 encontros de 50 minutos cada. Nela, percebemos o movimento de desenvolvimento da professorapesquisadora acerca da sua concepção sobre os conflitos, e as suas tentativas de influenciar seus alunos neste mesmo movimento. Ao utilizar a CATS antes da intervenção, encontramos como resultados a tendência assertiva em primeiro lugar, seguida da submissa e da agressiva. Após a intervenção, a tendência submissa surgiu em primeiro lugar, seguida da assertiva e da agressiva. Embora o resultado encontrado não tenha sido tão positivo, ressaltamos que uma experiência longitudinal poderia expressar um resultado diferente. Como possíveis explicações citamos a valorização da submissão para uma boa convivência social, o amadurecimento emocional dos alunos que podem ter optado por não se envolver em alguns conflitos, o tempo pedagógico insuficiente para um trabalho mais efetivo e a ênfase na empatia nesta sequência de aulas, que ao valorizar o sentimento alheio poderia levar à submissão.
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Assim, estabelecemos como objetivo desta pesquisa, analisar um conjunto de aulas de Educação física escolar, nas séries finais do ensino fundamental, com o conteúdo esporte e seu diálogo com as competências socioemocionais. Como objetivos específicos estabelecemos, identificar em que categorias se enquadra a forma de resolução de conflitos utilizadas pelos alunos participantes da pesquisa, antes e depois da intervenção didática, e discutir uma possível melhoria na qualidade da resolução dos conflitos a partir do desenvolvimento socioemocional dos alunos participantes da pesquisa. A pesquisa se caracteriza como descritiva com abordagem qualitativa do tipo participante, e teve como população os alunos da Escola Estadual Vigário Bartolomeu (Natal/RN). Para a amostra, selecionamos a turma do 8º ano do Ensino Fundamental, e os participantes foram 16 alunos, sendo 10 meninas e 6 meninos, com idade média de 14 anos. A coleta de dados aconteceu durante as aulas de Educação Física do quarto bimestre de 2019. Como instrumentos de pesquisa utilizamos o questionário da Escala Children’s Action Tendency Scale (CATS), o diário de campo e fotografias com função ilustrativa. A professora pesquisadora realizou a intervenção didática analisada, que teve 10 encontros de 50 minutos cada. Nela, percebemos o movimento de desenvolvimento da professorapesquisadora acerca da sua concepção sobre os conflitos, e as suas tentativas de influenciar seus alunos neste mesmo movimento. Ao utilizar a CATS antes da intervenção, encontramos como resultados a tendência assertiva em primeiro lugar, seguida da submissa e da agressiva. Após a intervenção, a tendência submissa surgiu em primeiro lugar, seguida da assertiva e da agressiva. Embora o resultado encontrado não tenha sido tão positivo, ressaltamos que uma experiência longitudinal poderia expressar um resultado diferente. Como possíveis explicações citamos a valorização da submissão para uma boa convivência social, o amadurecimento emocional dos alunos que podem ter optado por não se envolver em alguns conflitos, o tempo pedagógico insuficiente para um trabalho mais efetivo e a ênfase na empatia nesta sequência de aulas, que ao valorizar o sentimento alheio poderia levar à submissão.Social-emotional competencies have recently been included in the educational curriculum due to the tendency of providing integral formation to students. Such competencies are necessary for an interpersonal conflict resolution that considers the views of all involved. School, as an environment of relations, is also an environment of conflicts. Thus, it was established as the objective of this research analyzing a set of school physical education classes for the final years of middle school that had as subject matter sports and its dialogue with social-emotional competencies. It was established as specific objectives identifying to which categories the conflict resolution used by the students that participated in the research apply before and after the didactic intervention, and discussing a possible improvement in the quality of conflict resolution from the social-emotional development of the students that took part in the research. The research is characterized as descriptive with a qualitative approach of the participant type and had as population the students of the Vigário Bartolomeu State School (Natal/RN). For the sample, 8th-grade students were selected, and within the 16 participants, 10 were girls and 6 were boys, with an average age of 14 years old. Data collection occurred during the physical education classes of the fourth bimester of 2019. The Children’s Action Tendency Scale (CATS), the field diary, and photographs with illustrative functions were used as research instruments. The didactic intervention was carried out by the teacher-researcher and had 10 meetings of 50 minutes each. In it, it was noticed the development of the teacher-researcher’s concept about conflicts, and her attempts to influence the students on the same path. When using CATS before the intervention, the found results had the assertive tendency in the first place, the submissive tendency in second, and the aggressive tendency in third. After the intervention, the submissive tendency came in the first place, followed by the assertive tendency, and then the aggressive tendency. Although the result was not as positive, it is emphasized that a longitudinal experience could express a different outcome. The valorization of submission for a good social life, the emotional maturity of students who may have chosen not to get involved in some conflicts, the insufficient pedagogical time for more effective work, and the emphasis on empathy during the sequence of classes, which by valuing the feeling of others could lead to submission, were mentioned as possible explanations.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONALUFRNBrasilEducação Física EscolarConflitos interpessoaisCompetências socioemocionaisEducação Física e competências socioemocionais: experimentos didático-pedagógicos para uma resolução de conflitos assertivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEducacaoFisicacompetencias_Cavalcanti_2020.pdf.txtEducacaoFisicacompetencias_Cavalcanti_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain307229https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30060/2/EducacaoFisicacompetencias_Cavalcanti_2020.pdf.txt0a7a9565bc5f55b2f600d53d550f0977MD52THUMBNAILEducacaoFisicacompetencias_Cavalcanti_2020.pdf.jpgEducacaoFisicacompetencias_Cavalcanti_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1377https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30060/3/EducacaoFisicacompetencias_Cavalcanti_2020.pdf.jpga86e2830a625e445a9137b49c4bd9b05MD53ORIGINALEducacaoFisicacompetencias_Cavalcanti_2020.pdfapplication/pdf11224189https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30060/1/EducacaoFisicacompetencias_Cavalcanti_2020.pdf0faf32cf2044b024ce90a27f7f2e851eMD51123456789/300602020-09-20 04:50:14.338oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30060Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-20T07:50:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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