Ex-machina: proteção de direitos autorais para obras geradas por inteligência artificial
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48971 |
Resumo: | A ascensão da inteligência artificial (IA) e o rápido desenvolvimento de suas habilidades criativas faz nascer a questão sobre a quem deve ser concedido o direito autoral dessas criações. Os programas autônomos da IA executam diferentes funções que resultam em inúmeros trabalhos, como compor músicas, desenhar ou criar novas pinturas. Esta monografia procura responder a esta questão de quem deve ser o titular dos direitos de autor das obras criadas pela IA, e como aplicar a solução tendo em conta os requisitos legais para atribuição de direitos de autor no contexto brasileiro. Parte da pesquisa faz uma abordagem histórica da lei de direitos autorais e da IA. A atribuição de direitos autorais a obras geradas por IA é um desafio moderno enfrentado pelos sistemas jurídicos em todo o mundo, não sendo, portanto, um problema exclusivo do Brasil. O direito autoral se modificou desde as primeiras disputas conhecidas, passando pela proteção de editores e livreiros no século XVII até a proteção do direito de autor e o Estatuto do Ana. A comunidade científica e acadêmica reconheceu o potencial criativo da IA e começou a solicitar legislação. Portanto, este trabalho emprega uma pesquisa qualitativa e dedutiva, que compara e contrasta diferentes contextos e fornece uma análise dos desafios de conceder direitos autorais a obras geradas por IA sob os atuais requisitos de direitos autorais da criatividade humana e fornece considerações sobre a criatividade de algoritmos. Os requisitos legais excluem a autoria não humana na maioria das legislações, com exceção do Reino Unido e China. Por esta razão, a monografia explora a regulamentação sobre autoria não humana e, nesse sentido, examina tratados, doutrinas, leis estatutárias de direitos autorais e casos que regulamentam o conceito de autoria na UE, EUA, Reino Unido e China, e as lacunas na regulamentos, objetivando o provento de chaves interpretativas para o caso interno. Conclui-se que a criatividade não é apenas uma característica humana. A criatividade algorítmica é utilizada pela IA para a criação de novos trabalhos e representa a mudança social que deve ser refletida na lei para garantir a segurança jurídica. A finalidade da proteção dos direitos autorais para estimular a inovação dos autores é um aspecto importante e exclusivamente humano que vai além dos aspectos técnicos e ontológicos da criatividade. Como a IA não é incentivada pelo reconhecimento para criar novos trabalhos, e os programadores são os criadores diretos do programa e os criadores indiretos do trabalho final, a solução provisória seria seu reconhecimento. |
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Os programas autônomos da IA executam diferentes funções que resultam em inúmeros trabalhos, como compor músicas, desenhar ou criar novas pinturas. Esta monografia procura responder a esta questão de quem deve ser o titular dos direitos de autor das obras criadas pela IA, e como aplicar a solução tendo em conta os requisitos legais para atribuição de direitos de autor no contexto brasileiro. Parte da pesquisa faz uma abordagem histórica da lei de direitos autorais e da IA. A atribuição de direitos autorais a obras geradas por IA é um desafio moderno enfrentado pelos sistemas jurídicos em todo o mundo, não sendo, portanto, um problema exclusivo do Brasil. O direito autoral se modificou desde as primeiras disputas conhecidas, passando pela proteção de editores e livreiros no século XVII até a proteção do direito de autor e o Estatuto do Ana. A comunidade científica e acadêmica reconheceu o potencial criativo da IA e começou a solicitar legislação. Portanto, este trabalho emprega uma pesquisa qualitativa e dedutiva, que compara e contrasta diferentes contextos e fornece uma análise dos desafios de conceder direitos autorais a obras geradas por IA sob os atuais requisitos de direitos autorais da criatividade humana e fornece considerações sobre a criatividade de algoritmos. Os requisitos legais excluem a autoria não humana na maioria das legislações, com exceção do Reino Unido e China. Por esta razão, a monografia explora a regulamentação sobre autoria não humana e, nesse sentido, examina tratados, doutrinas, leis estatutárias de direitos autorais e casos que regulamentam o conceito de autoria na UE, EUA, Reino Unido e China, e as lacunas na regulamentos, objetivando o provento de chaves interpretativas para o caso interno. Conclui-se que a criatividade não é apenas uma característica humana. A criatividade algorítmica é utilizada pela IA para a criação de novos trabalhos e representa a mudança social que deve ser refletida na lei para garantir a segurança jurídica. A finalidade da proteção dos direitos autorais para estimular a inovação dos autores é um aspecto importante e exclusivamente humano que vai além dos aspectos técnicos e ontológicos da criatividade. Como a IA não é incentivada pelo reconhecimento para criar novos trabalhos, e os programadores são os criadores diretos do programa e os criadores indiretos do trabalho final, a solução provisória seria seu reconhecimento.El auge de la inteligencia artificial (IA) y el rápido desarrollo de sus capacidades creativas plantea la cuestión de a quién deben concederse los derechos de autor de estas creaciones. Los programas autónomos de IA realizan diferentes funciones que dan lugar a numerosos trabajos, como componer música, dibujar o crear nuevas pinturas. Esta tesis pretende responder a la pregunta de quién debe ser el titular de los derechos de autor de las obras creadas por la IA, y cómo aplicar la solución teniendo en cuenta los requisitos legales de atribución de los derechos de autor en el contexto brasileño. Una parte de la investigación adopta un enfoque histórico de la legislación sobre derechos de autor y la IA. La atribución de los derechos de autor a las obras generadas por la IA es un reto moderno al que se enfrentan los sistemas jurídicos de todo el mundo y, por tanto, no es un problema exclusivo de Brasil. La legislación sobre derechos de autor ha cambiado desde las primeras disputas conocidas, pasando por la protección de los editores y libreros en el siglo XVII hasta la protección de los derechos de autor y el Estatuto de la Reina Ana. La comunidad científica y académica reconoció el potencial creativo de la IA y comenzó a solicitar legislación. Por lo tanto, la tesis emplea la investigación cualitativa y deductiva, que compara y contrasta diferentes contextos y proporciona un análisis de los desafíos de la concesión de derechos de autor a las obras generadas por la IA bajo los actuales requisitos de derechos de autor de la creatividad humana y proporciona consideraciones de la creatividad algorítmica. Los requisitos legales excluyen la autoría no humana en la mayoría de las legislaciones, a excepción del Reino Unido y China. Por ello, la tesis explora la regulación de la autoría no humana y, en este sentido, examina los tratados, doctrinas, leyes de derechos de autor y casos que regulan el concepto de autoría en la UE, Estados Unidos, Reino Unido y China, así como las lagunas normativas, con el objetivo de aportar claves interpretativas para el caso doméstico. Se concluye que la creatividad no es sólo una característica humana. La creatividad algorítmica es utilizada por la IA para la creación de nuevas obras y representa el cambio social que debe reflejarse en la ley para garantizar la seguridad jurídica. El propósito de la protección de los derechos de autor de estimular la innovación de los autores es un aspecto importante y exclusivamente humano que va más allá de los aspectos técnicos y ontológicos de la creatividad. Como la IA no se ve incentivada por el reconocimiento para crear nuevas obras, y los programadores son los creadores directos del programa y los creadores indirectos de la obra final, la solución temporal sería reconocer sus esfuerzos.Universidade Federal do Rio Grande do NorteDireitoUFRNBrasilDepartamento de DireitoPropriedade intelectualDireitos do autorInteligência artificialObras criadas por IAsPropiedad intelectualDerechos de autorInteligencia artificialObras creadas por IAEx-machina: proteção de direitos autorais para obras geradas por inteligência artificialEx-machina: copyright protection for artificial intelligence generated worksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48971/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48971/5/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD55ORIGINALMonografia_Caio_Direito_2022_1.pdfMonografia_Caio_Direito_2022_1.pdfapplication/pdf2235033https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48971/4/Monografia_Caio_Direito_2022_1.pdf182810b6eed4dcbc37f11aa4119d86fdMD54123456789/489712023-02-24 19:12:41.921oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-24T22:12:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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