Um estudo de viabilidade econômico-financeira sobre a transição para a eletromobilidade com ônibus elétrico no transporte público em Natal, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Eloy Oliveira Brandão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46215
Resumo: Neste trabalho se realiza uma análise de viabilidade econômico-financeira do sistema de eletromobilidade com ônibus elétricos no contexto de uma transição no transporte público, abordando a cidade de Natal-RN. A análise avaliou dados do Brasil e do mundo sobre os custos de implementação e operação dos ônibus elétricos com uma avaliação financeira, utilizando os indicadores EBITDA, payback, Taxa Interna de Retorno e Valor Presente Líquido. Foram considerados cenários com taxa de câmbio médias de 2018 e 2021 e para o VPL adotou-se o período de 15 anos e a uma taxa de atratividade igual a média do CDI dos últimos 10 anos. Na análise do EBTIDA encontrou-se que o ônibus elétrico é vantajoso na geração de valor econômico comparado aos ônibus a diesel. A análise do payback aponta para a necessidade de contratos com mais de 10 anos ou cláusula de reversibilidade. A análise de VPL mostrou inviabilidade na comparação com o ônibus Padron LE e Básico, mas apontou que um subsídio de R$ 232.906,15 e R$ 580.997,23 viabiliza a transição, respectivamente. A análise do TIR resultou em taxas abaixo do CDI médio dos últimos 10 anos. O estudo concluiu que no cenário macroeconômico e financeiro atual o ônibus a elétrico ainda é inviável economicamente sem subsídios na infraestrutura ou aquisição dos veículos, e sua adoção deve ser realizada de modo progressivo como foi feito na China e está sendo feito na Europa. Recomenda-se algumas ações para o contexto de Natal.
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A análise avaliou dados do Brasil e do mundo sobre os custos de implementação e operação dos ônibus elétricos com uma avaliação financeira, utilizando os indicadores EBITDA, payback, Taxa Interna de Retorno e Valor Presente Líquido. Foram considerados cenários com taxa de câmbio médias de 2018 e 2021 e para o VPL adotou-se o período de 15 anos e a uma taxa de atratividade igual a média do CDI dos últimos 10 anos. Na análise do EBTIDA encontrou-se que o ônibus elétrico é vantajoso na geração de valor econômico comparado aos ônibus a diesel. A análise do payback aponta para a necessidade de contratos com mais de 10 anos ou cláusula de reversibilidade. A análise de VPL mostrou inviabilidade na comparação com o ônibus Padron LE e Básico, mas apontou que um subsídio de R$ 232.906,15 e R$ 580.997,23 viabiliza a transição, respectivamente. A análise do TIR resultou em taxas abaixo do CDI médio dos últimos 10 anos. O estudo concluiu que no cenário macroeconômico e financeiro atual o ônibus a elétrico ainda é inviável economicamente sem subsídios na infraestrutura ou aquisição dos veículos, e sua adoção deve ser realizada de modo progressivo como foi feito na China e está sendo feito na Europa. Recomenda-se algumas ações para o contexto de Natal.This monography deals with an analysis of the economic and financial viability of the electromobility in public transport with electric buses, addressed to the city of Natal-RN. The analysis evaluates data from Brazil and the world on the implementation and operation costs of electric buses with a financial valuation, using EBITDA, payback, Internal Rate of Return and Net Present Value. Scenarios with average exchange rates BRL to USD from 2018 and 2021 were considered. For the NPV a period of 15 years was adopted and 10 years CDI average as attractiveness rate. EBTIDA was found greater for electric buses than diesel buses, meaning that electric buses generate greater economic value. Payback analysis points to need for more than 10 years term or a reversibility clause in contract. NPV analysis showed non viability in comparison with Padron LE and Basic buses and pointed out that a subsidy of R$ 232,906.15 and R$ 580,997.23 makes the transition economic and financially viable, respectively. IRR analysis resulted in rates below 10 years average CDI. It is concluded that in current Brazilian macroeconomic and financial scenario, electric buses are economically not viable without subsidies in infrastructure or vehicle acquisition.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia CivilUFRNBrasilDepartamento de Engenharia CivilAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEletromobilidadeÔnibus elétricoAnálise de viabilidadeEngenharia econômica e financeiraTransporte públicoElectromobilityBattery electric busesEconomic viability analysisEconomics engineeringFinancial engineeringPublic transportUm estudo de viabilidade econômico-financeira sobre a transição para a eletromobilidade com ônibus elétrico no transporte público em Natal, BrasilAn economic viability study on public transport transition to electromobility with electric bus in Natal city, Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46215/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALEstudoviabilidadeonibuseletrico_Nunes_2022.pdfEstudoviabilidadeonibuseletrico_Nunes_2022.pdfapplication/pdf15715909https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46215/1/Estudoviabilidadeonibuseletrico_Nunes_2022.pdfe0ac23c8f13c98518b2e5e3138b36d1cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46215/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52123456789/462152022-02-23 10:57:31.287oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-02-23T13:57:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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