Um estudo de viabilidade econômico-financeira sobre a transição para a eletromobilidade com ônibus elétrico no transporte público em Natal, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46215 |
Resumo: | Neste trabalho se realiza uma análise de viabilidade econômico-financeira do sistema de eletromobilidade com ônibus elétricos no contexto de uma transição no transporte público, abordando a cidade de Natal-RN. A análise avaliou dados do Brasil e do mundo sobre os custos de implementação e operação dos ônibus elétricos com uma avaliação financeira, utilizando os indicadores EBITDA, payback, Taxa Interna de Retorno e Valor Presente Líquido. Foram considerados cenários com taxa de câmbio médias de 2018 e 2021 e para o VPL adotou-se o período de 15 anos e a uma taxa de atratividade igual a média do CDI dos últimos 10 anos. Na análise do EBTIDA encontrou-se que o ônibus elétrico é vantajoso na geração de valor econômico comparado aos ônibus a diesel. A análise do payback aponta para a necessidade de contratos com mais de 10 anos ou cláusula de reversibilidade. A análise de VPL mostrou inviabilidade na comparação com o ônibus Padron LE e Básico, mas apontou que um subsídio de R$ 232.906,15 e R$ 580.997,23 viabiliza a transição, respectivamente. A análise do TIR resultou em taxas abaixo do CDI médio dos últimos 10 anos. O estudo concluiu que no cenário macroeconômico e financeiro atual o ônibus a elétrico ainda é inviável economicamente sem subsídios na infraestrutura ou aquisição dos veículos, e sua adoção deve ser realizada de modo progressivo como foi feito na China e está sendo feito na Europa. Recomenda-se algumas ações para o contexto de Natal. |
id |
UFRN_7c4c7543efd34bff29a9e87c2db79059 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46215 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Eloy Oliveira BrandãoSilva Júnior, José Luiz daQueiroga, Nilson Soares deSantos, Daliana Bandeira Luz MonteiroNascimento, Agnelo Cândido doRamos, Rubens Eugênio Barreto2022-02-23T13:57:30Z2022-02-23T13:57:30Z2022-02-10NUNES, Eloy Oliveira Brandão Nunes. Um estudo de viabilidade econômico-financeira sobre a transição para a eletromobilidade com ônibus elétrico no transporte público em Natal, Brasil. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46215Neste trabalho se realiza uma análise de viabilidade econômico-financeira do sistema de eletromobilidade com ônibus elétricos no contexto de uma transição no transporte público, abordando a cidade de Natal-RN. A análise avaliou dados do Brasil e do mundo sobre os custos de implementação e operação dos ônibus elétricos com uma avaliação financeira, utilizando os indicadores EBITDA, payback, Taxa Interna de Retorno e Valor Presente Líquido. Foram considerados cenários com taxa de câmbio médias de 2018 e 2021 e para o VPL adotou-se o período de 15 anos e a uma taxa de atratividade igual a média do CDI dos últimos 10 anos. Na análise do EBTIDA encontrou-se que o ônibus elétrico é vantajoso na geração de valor econômico comparado aos ônibus a diesel. A análise do payback aponta para a necessidade de contratos com mais de 10 anos ou cláusula de reversibilidade. A análise de VPL mostrou inviabilidade na comparação com o ônibus Padron LE e Básico, mas apontou que um subsídio de R$ 232.906,15 e R$ 580.997,23 viabiliza a transição, respectivamente. A análise do TIR resultou em taxas abaixo do CDI médio dos últimos 10 anos. O estudo concluiu que no cenário macroeconômico e financeiro atual o ônibus a elétrico ainda é inviável economicamente sem subsídios na infraestrutura ou aquisição dos veículos, e sua adoção deve ser realizada de modo progressivo como foi feito na China e está sendo feito na Europa. Recomenda-se algumas ações para o contexto de Natal.This monography deals with an analysis of the economic and financial viability of the electromobility in public transport with electric buses, addressed to the city of Natal-RN. The analysis evaluates data from Brazil and the world on the implementation and operation costs of electric buses with a financial valuation, using EBITDA, payback, Internal Rate of Return and Net Present Value. Scenarios with average exchange rates BRL to USD from 2018 and 2021 were considered. For the NPV a period of 15 years was adopted and 10 years CDI average as attractiveness rate. EBTIDA was found greater for electric buses than diesel buses, meaning that electric buses generate greater economic value. Payback analysis points to need for more than 10 years term or a reversibility clause in contract. NPV analysis showed non viability in comparison with Padron LE and Basic buses and pointed out that a subsidy of R$ 232,906.15 and R$ 580,997.23 makes the transition economic and financially viable, respectively. IRR analysis resulted in rates below 10 years average CDI. It is concluded that in current Brazilian macroeconomic and financial scenario, electric buses are economically not viable without subsidies in infrastructure or vehicle acquisition.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia CivilUFRNBrasilDepartamento de Engenharia CivilAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEletromobilidadeÔnibus elétricoAnálise de viabilidadeEngenharia econômica e financeiraTransporte públicoElectromobilityBattery electric busesEconomic viability analysisEconomics engineeringFinancial engineeringPublic transportUm estudo de viabilidade econômico-financeira sobre a transição para a eletromobilidade com ônibus elétrico no transporte público em Natal, BrasilAn economic viability study on public transport transition to electromobility with electric bus in Natal city, Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46215/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALEstudoviabilidadeonibuseletrico_Nunes_2022.pdfEstudoviabilidadeonibuseletrico_Nunes_2022.pdfapplication/pdf15715909https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46215/1/Estudoviabilidadeonibuseletrico_Nunes_2022.pdfe0ac23c8f13c98518b2e5e3138b36d1cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46215/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52123456789/462152022-02-23 10:57:31.287oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46215Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-02-23T13:57:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo de viabilidade econômico-financeira sobre a transição para a eletromobilidade com ônibus elétrico no transporte público em Natal, Brasil |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
An economic viability study on public transport transition to electromobility with electric bus in Natal city, Brazil |
title |
Um estudo de viabilidade econômico-financeira sobre a transição para a eletromobilidade com ônibus elétrico no transporte público em Natal, Brasil |
spellingShingle |
Um estudo de viabilidade econômico-financeira sobre a transição para a eletromobilidade com ônibus elétrico no transporte público em Natal, Brasil Nunes, Eloy Oliveira Brandão Eletromobilidade Ônibus elétrico Análise de viabilidade Engenharia econômica e financeira Transporte público Electromobility Battery electric buses Economic viability analysis Economics engineering Financial engineering Public transport |
title_short |
Um estudo de viabilidade econômico-financeira sobre a transição para a eletromobilidade com ônibus elétrico no transporte público em Natal, Brasil |
title_full |
Um estudo de viabilidade econômico-financeira sobre a transição para a eletromobilidade com ônibus elétrico no transporte público em Natal, Brasil |
title_fullStr |
Um estudo de viabilidade econômico-financeira sobre a transição para a eletromobilidade com ônibus elétrico no transporte público em Natal, Brasil |
title_full_unstemmed |
Um estudo de viabilidade econômico-financeira sobre a transição para a eletromobilidade com ônibus elétrico no transporte público em Natal, Brasil |
title_sort |
Um estudo de viabilidade econômico-financeira sobre a transição para a eletromobilidade com ônibus elétrico no transporte público em Natal, Brasil |
author |
Nunes, Eloy Oliveira Brandão |
author_facet |
Nunes, Eloy Oliveira Brandão |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Silva Júnior, José Luiz da |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Queiroga, Nilson Soares de |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Santos, Daliana Bandeira Luz Monteiro |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Nascimento, Agnelo Cândido do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Eloy Oliveira Brandão |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Rubens Eugênio Barreto |
contributor_str_mv |
Ramos, Rubens Eugênio Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eletromobilidade Ônibus elétrico Análise de viabilidade Engenharia econômica e financeira Transporte público Electromobility Battery electric buses Economic viability analysis Economics engineering Financial engineering Public transport |
topic |
Eletromobilidade Ônibus elétrico Análise de viabilidade Engenharia econômica e financeira Transporte público Electromobility Battery electric buses Economic viability analysis Economics engineering Financial engineering Public transport |
description |
Neste trabalho se realiza uma análise de viabilidade econômico-financeira do sistema de eletromobilidade com ônibus elétricos no contexto de uma transição no transporte público, abordando a cidade de Natal-RN. A análise avaliou dados do Brasil e do mundo sobre os custos de implementação e operação dos ônibus elétricos com uma avaliação financeira, utilizando os indicadores EBITDA, payback, Taxa Interna de Retorno e Valor Presente Líquido. Foram considerados cenários com taxa de câmbio médias de 2018 e 2021 e para o VPL adotou-se o período de 15 anos e a uma taxa de atratividade igual a média do CDI dos últimos 10 anos. Na análise do EBTIDA encontrou-se que o ônibus elétrico é vantajoso na geração de valor econômico comparado aos ônibus a diesel. A análise do payback aponta para a necessidade de contratos com mais de 10 anos ou cláusula de reversibilidade. A análise de VPL mostrou inviabilidade na comparação com o ônibus Padron LE e Básico, mas apontou que um subsídio de R$ 232.906,15 e R$ 580.997,23 viabiliza a transição, respectivamente. A análise do TIR resultou em taxas abaixo do CDI médio dos últimos 10 anos. O estudo concluiu que no cenário macroeconômico e financeiro atual o ônibus a elétrico ainda é inviável economicamente sem subsídios na infraestrutura ou aquisição dos veículos, e sua adoção deve ser realizada de modo progressivo como foi feito na China e está sendo feito na Europa. Recomenda-se algumas ações para o contexto de Natal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-23T13:57:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-23T13:57:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NUNES, Eloy Oliveira Brandão Nunes. Um estudo de viabilidade econômico-financeira sobre a transição para a eletromobilidade com ônibus elétrico no transporte público em Natal, Brasil. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46215 |
identifier_str_mv |
NUNES, Eloy Oliveira Brandão Nunes. Um estudo de viabilidade econômico-financeira sobre a transição para a eletromobilidade com ônibus elétrico no transporte público em Natal, Brasil. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Engenharia Civil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46215/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46215/1/Estudoviabilidadeonibuseletrico_Nunes_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46215/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 e0ac23c8f13c98518b2e5e3138b36d1c c4c98de35c20c53220c07884f4def27c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117748428374016 |