Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24511 |
Resumo: | Tendo como objetivo investigar a implementação do Currículo Integrado no IFPB – Campus de João Pessoa, no período de 2004-2014, esta tese norteia-se pela seguinte questão de pesquisa: o que impede a implementação do Currículo Integrado no IFPB? Em busca dessa resposta, empreendeu-se o percurso investigativo, partindo-se da pressuposição da existência de variados fatores que obstaculizam essa implementação nos cursos técnicos. Com tal direcionamento, consolidou-se a pretensão de, precipuamente, compreender a relação entre os sentidos atribuídos ao Currículo Integrado pelos professores do IFPB, e a pluralidade de fatores implicados no processo de sua implementação, visando identificar quais seriam os indicadores de bloqueios e os de mudanças. Para explicitar a natureza dessa relação, utilizou-se a metodologia da entrevista compreensiva, elegendo-se − como princípios teórico-metodológicos −, a multirreferencialidade, a configuração/interdependência, o sentido social, a relação identidade/alteridade e a implicação. Decidiu-se pela aplicação dessa metodologia considerando-se o fato de que a entrevista compreensiva possibilitaria, por intermédio das falas dos professores e de suas intersubjetividades, a adequada interpretação dos sentidos revelados por suas ações. Os resultados apresentados derivaram, a partir das falas dos professores, a seguinte constatação: o IFPB, embora tenha desenvolvido um conjunto de atividades pedagógicas que objetivaram a Integração Curricular, teve de lidar com os inúmeros impedimentos à implementação dessa modalidade curricular, a exemplo da falta de clareza do conceito de integração curricular e de continuidade de sistematização desse processo, da estrutura organizacional e pedagógica do Instituto, da cultura docente, da formação de professores, entre outros fatores, que também se constituíram empecilhos, o que justamente referenda a tese que ora se apresenta. Tudo isso, enfim, fortalece a crença de que esta pesquisa poderá contribuir com novas formas de promover a Integração Curricular no âmbito dos Institutos Federais. |
id |
UFRN_7c6ee3ab519e9b531c77c12121a079e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24511 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Queiroga, Ana Lúcia Ferreira deFerreira, Adir LuizAndrade, Erika dos Reis GusmãoCarvalho, Joabson Nogueira deRibeiro, Márcia Maria GurgelAzevedo, Marcio Adriano dePorto, Rita de Cássia Cavalcanti2017-12-14T16:58:00Z2017-12-14T16:58:00Z2017-07-27QUEIROGA, Ana Lúcia Ferreira de. Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014). 2017. 228f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24511Tendo como objetivo investigar a implementação do Currículo Integrado no IFPB – Campus de João Pessoa, no período de 2004-2014, esta tese norteia-se pela seguinte questão de pesquisa: o que impede a implementação do Currículo Integrado no IFPB? Em busca dessa resposta, empreendeu-se o percurso investigativo, partindo-se da pressuposição da existência de variados fatores que obstaculizam essa implementação nos cursos técnicos. Com tal direcionamento, consolidou-se a pretensão de, precipuamente, compreender a relação entre os sentidos atribuídos ao Currículo Integrado pelos professores do IFPB, e a pluralidade de fatores implicados no processo de sua implementação, visando identificar quais seriam os indicadores de bloqueios e os de mudanças. Para explicitar a natureza dessa relação, utilizou-se a metodologia da entrevista compreensiva, elegendo-se − como princípios teórico-metodológicos −, a multirreferencialidade, a configuração/interdependência, o sentido social, a relação identidade/alteridade e a implicação. Decidiu-se pela aplicação dessa metodologia considerando-se o fato de que a entrevista compreensiva possibilitaria, por intermédio das falas dos professores e de suas intersubjetividades, a adequada interpretação dos sentidos revelados por suas ações. Os resultados apresentados derivaram, a partir das falas dos professores, a seguinte constatação: o IFPB, embora tenha desenvolvido um conjunto de atividades pedagógicas que objetivaram a Integração Curricular, teve de lidar com os inúmeros impedimentos à implementação dessa modalidade curricular, a exemplo da falta de clareza do conceito de integração curricular e de continuidade de sistematização desse processo, da estrutura organizacional e pedagógica do Instituto, da cultura docente, da formação de professores, entre outros fatores, que também se constituíram empecilhos, o que justamente referenda a tese que ora se apresenta. Tudo isso, enfim, fortalece a crença de que esta pesquisa poderá contribuir com novas formas de promover a Integração Curricular no âmbito dos Institutos Federais.With the objective of investigating the implementation of the Integrated Curriculum at the IFPB - Campus of João Pessoa, in the 2004-2014 period, this thesis is guided by the following research question: what hinders the implementation of the Integrated Curriculum at the IFPB? In pursuit of this answer, the investigative course was undertaken, starting from the assumption of the existence of several factors that hamper this implementation in the technical courses. In the light of this perspective, the purpose to understand the relationship between the meanings attributed to the Integrated Curriculum by the IFPB teachers and the plurality of factors involved in the implementation process was consolidated, aiming to identify both the indicators that block this process as well as those which change it. To explain the nature of this relationship, the comprehensive interview method was used, choosing, as theoretical and methodological principles, the multireferentiality, configuration / interdependence, social sense, identity / alterity relation and implication. It was decided to apply this methodology considering the fact that the comprehensive interview would enable, through the teachers´ statements and their intersubjectivities, the suitable interpretation of the senses revealed by their actions. The presented results from the teachers' statements led to the following finding: although the IFPB has developed a set of pedagogical activities that aimed at Curricular Integration, it had to deal with several restraints related to this curricular modality implementation, such as the lack of clarity regarding the concept of curricular integration and of systematization continuity of this process, of the Institute´s organizational and pedagogical structure, of the teaching culture, of teacher training, among other factors, which also constituted obstacles; and this rightly refers to the thesis that now is presented. All this, finally, strengthens the belief that this piece of research may contribute to new ways of promoting Curricular Integration within the Federal Institutes.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCurrículo Integrado do IFPBTrabalho docenteIntegração curricularCultura docenteSobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSobreProcessoConstrução_Queiroga_2017.pdfSobreProcessoConstrução_Queiroga_2017.pdfapplication/pdf5951810https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/1/SobreProcessoConstru%c3%a7%c3%a3o_Queiroga_2017.pdf00fbd9ad1fcae58706961d44fd9948e3MD51TEXTAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txtAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain456216https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/2/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txt8ba4babf18976dc16c60fa54fc60ee07MD52SobreProcessoConstrução_Queiroga_2017.pdf.txtSobreProcessoConstrução_Queiroga_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain456194https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/4/SobreProcessoConstru%c3%a7%c3%a3o_Queiroga_2017.pdf.txt0e73cd8a2870d8b28a6c524371354453MD54THUMBNAILAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpgAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2877https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/3/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpg59eba441ee53d25e608ffad11fd47743MD53SobreProcessoConstrução_Queiroga_2017.pdf.jpgSobreProcessoConstrução_Queiroga_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/5/SobreProcessoConstru%c3%a7%c3%a3o_Queiroga_2017.pdf.jpgd6c65fe799b3409d7d8aee290ee2a759MD55TEXTAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txtAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain456216https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/2/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txt8ba4babf18976dc16c60fa54fc60ee07MD52THUMBNAILAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpgAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2877https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/3/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpg59eba441ee53d25e608ffad11fd47743MD53123456789/245112019-06-16 02:21:10.645oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24511Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:21:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014) |
title |
Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014) |
spellingShingle |
Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014) Queiroga, Ana Lúcia Ferreira de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Currículo Integrado do IFPB Trabalho docente Integração curricular Cultura docente |
title_short |
Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014) |
title_full |
Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014) |
title_fullStr |
Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014) |
title_full_unstemmed |
Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014) |
title_sort |
Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014) |
author |
Queiroga, Ana Lúcia Ferreira de |
author_facet |
Queiroga, Ana Lúcia Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Ferreira, Adir Luiz |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Andrade, Erika dos Reis Gusmão |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Carvalho, Joabson Nogueira de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Márcia Maria Gurgel |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Azevedo, Marcio Adriano de |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Porto, Rita de Cássia Cavalcanti |
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroga, Ana Lúcia Ferreira de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Currículo Integrado do IFPB Trabalho docente Integração curricular Cultura docente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Integrado do IFPB Trabalho docente Integração curricular Cultura docente |
description |
Tendo como objetivo investigar a implementação do Currículo Integrado no IFPB – Campus de João Pessoa, no período de 2004-2014, esta tese norteia-se pela seguinte questão de pesquisa: o que impede a implementação do Currículo Integrado no IFPB? Em busca dessa resposta, empreendeu-se o percurso investigativo, partindo-se da pressuposição da existência de variados fatores que obstaculizam essa implementação nos cursos técnicos. Com tal direcionamento, consolidou-se a pretensão de, precipuamente, compreender a relação entre os sentidos atribuídos ao Currículo Integrado pelos professores do IFPB, e a pluralidade de fatores implicados no processo de sua implementação, visando identificar quais seriam os indicadores de bloqueios e os de mudanças. Para explicitar a natureza dessa relação, utilizou-se a metodologia da entrevista compreensiva, elegendo-se − como princípios teórico-metodológicos −, a multirreferencialidade, a configuração/interdependência, o sentido social, a relação identidade/alteridade e a implicação. Decidiu-se pela aplicação dessa metodologia considerando-se o fato de que a entrevista compreensiva possibilitaria, por intermédio das falas dos professores e de suas intersubjetividades, a adequada interpretação dos sentidos revelados por suas ações. Os resultados apresentados derivaram, a partir das falas dos professores, a seguinte constatação: o IFPB, embora tenha desenvolvido um conjunto de atividades pedagógicas que objetivaram a Integração Curricular, teve de lidar com os inúmeros impedimentos à implementação dessa modalidade curricular, a exemplo da falta de clareza do conceito de integração curricular e de continuidade de sistematização desse processo, da estrutura organizacional e pedagógica do Instituto, da cultura docente, da formação de professores, entre outros fatores, que também se constituíram empecilhos, o que justamente referenda a tese que ora se apresenta. Tudo isso, enfim, fortalece a crença de que esta pesquisa poderá contribuir com novas formas de promover a Integração Curricular no âmbito dos Institutos Federais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-14T16:58:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-12-14T16:58:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
QUEIROGA, Ana Lúcia Ferreira de. Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014). 2017. 228f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24511 |
identifier_str_mv |
QUEIROGA, Ana Lúcia Ferreira de. Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014). 2017. 228f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/1/SobreProcessoConstru%c3%a7%c3%a3o_Queiroga_2017.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/2/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/4/SobreProcessoConstru%c3%a7%c3%a3o_Queiroga_2017.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/3/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/5/SobreProcessoConstru%c3%a7%c3%a3o_Queiroga_2017.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/2/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/3/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00fbd9ad1fcae58706961d44fd9948e3 8ba4babf18976dc16c60fa54fc60ee07 0e73cd8a2870d8b28a6c524371354453 59eba441ee53d25e608ffad11fd47743 d6c65fe799b3409d7d8aee290ee2a759 8ba4babf18976dc16c60fa54fc60ee07 59eba441ee53d25e608ffad11fd47743 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117565636411392 |