Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroga, Ana Lúcia Ferreira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24511
Resumo: Tendo como objetivo investigar a implementação do Currículo Integrado no IFPB – Campus de João Pessoa, no período de 2004-2014, esta tese norteia-se pela seguinte questão de pesquisa: o que impede a implementação do Currículo Integrado no IFPB? Em busca dessa resposta, empreendeu-se o percurso investigativo, partindo-se da pressuposição da existência de variados fatores que obstaculizam essa implementação nos cursos técnicos. Com tal direcionamento, consolidou-se a pretensão de, precipuamente, compreender a relação entre os sentidos atribuídos ao Currículo Integrado pelos professores do IFPB, e a pluralidade de fatores implicados no processo de sua implementação, visando identificar quais seriam os indicadores de bloqueios e os de mudanças. Para explicitar a natureza dessa relação, utilizou-se a metodologia da entrevista compreensiva, elegendo-se − como princípios teórico-metodológicos −, a multirreferencialidade, a configuração/interdependência, o sentido social, a relação identidade/alteridade e a implicação. Decidiu-se pela aplicação dessa metodologia considerando-se o fato de que a entrevista compreensiva possibilitaria, por intermédio das falas dos professores e de suas intersubjetividades, a adequada interpretação dos sentidos revelados por suas ações. Os resultados apresentados derivaram, a partir das falas dos professores, a seguinte constatação: o IFPB, embora tenha desenvolvido um conjunto de atividades pedagógicas que objetivaram a Integração Curricular, teve de lidar com os inúmeros impedimentos à implementação dessa modalidade curricular, a exemplo da falta de clareza do conceito de integração curricular e de continuidade de sistematização desse processo, da estrutura organizacional e pedagógica do Instituto, da cultura docente, da formação de professores, entre outros fatores, que também se constituíram empecilhos, o que justamente referenda a tese que ora se apresenta. Tudo isso, enfim, fortalece a crença de que esta pesquisa poderá contribuir com novas formas de promover a Integração Curricular no âmbito dos Institutos Federais.
id UFRN_7c6ee3ab519e9b531c77c12121a079e0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24511
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Queiroga, Ana Lúcia Ferreira deFerreira, Adir LuizAndrade, Erika dos Reis GusmãoCarvalho, Joabson Nogueira deRibeiro, Márcia Maria GurgelAzevedo, Marcio Adriano dePorto, Rita de Cássia Cavalcanti2017-12-14T16:58:00Z2017-12-14T16:58:00Z2017-07-27QUEIROGA, Ana Lúcia Ferreira de. Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014). 2017. 228f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24511Tendo como objetivo investigar a implementação do Currículo Integrado no IFPB – Campus de João Pessoa, no período de 2004-2014, esta tese norteia-se pela seguinte questão de pesquisa: o que impede a implementação do Currículo Integrado no IFPB? Em busca dessa resposta, empreendeu-se o percurso investigativo, partindo-se da pressuposição da existência de variados fatores que obstaculizam essa implementação nos cursos técnicos. Com tal direcionamento, consolidou-se a pretensão de, precipuamente, compreender a relação entre os sentidos atribuídos ao Currículo Integrado pelos professores do IFPB, e a pluralidade de fatores implicados no processo de sua implementação, visando identificar quais seriam os indicadores de bloqueios e os de mudanças. Para explicitar a natureza dessa relação, utilizou-se a metodologia da entrevista compreensiva, elegendo-se − como princípios teórico-metodológicos −, a multirreferencialidade, a configuração/interdependência, o sentido social, a relação identidade/alteridade e a implicação. Decidiu-se pela aplicação dessa metodologia considerando-se o fato de que a entrevista compreensiva possibilitaria, por intermédio das falas dos professores e de suas intersubjetividades, a adequada interpretação dos sentidos revelados por suas ações. Os resultados apresentados derivaram, a partir das falas dos professores, a seguinte constatação: o IFPB, embora tenha desenvolvido um conjunto de atividades pedagógicas que objetivaram a Integração Curricular, teve de lidar com os inúmeros impedimentos à implementação dessa modalidade curricular, a exemplo da falta de clareza do conceito de integração curricular e de continuidade de sistematização desse processo, da estrutura organizacional e pedagógica do Instituto, da cultura docente, da formação de professores, entre outros fatores, que também se constituíram empecilhos, o que justamente referenda a tese que ora se apresenta. Tudo isso, enfim, fortalece a crença de que esta pesquisa poderá contribuir com novas formas de promover a Integração Curricular no âmbito dos Institutos Federais.With the objective of investigating the implementation of the Integrated Curriculum at the IFPB - Campus of João Pessoa, in the 2004-2014 period, this thesis is guided by the following research question: what hinders the implementation of the Integrated Curriculum at the IFPB? In pursuit of this answer, the investigative course was undertaken, starting from the assumption of the existence of several factors that hamper this implementation in the technical courses. In the light of this perspective, the purpose to understand the relationship between the meanings attributed to the Integrated Curriculum by the IFPB teachers and the plurality of factors involved in the implementation process was consolidated, aiming to identify both the indicators that block this process as well as those which change it. To explain the nature of this relationship, the comprehensive interview method was used, choosing, as theoretical and methodological principles, the multireferentiality, configuration / interdependence, social sense, identity / alterity relation and implication. It was decided to apply this methodology considering the fact that the comprehensive interview would enable, through the teachers´ statements and their intersubjectivities, the suitable interpretation of the senses revealed by their actions. The presented results from the teachers' statements led to the following finding: although the IFPB has developed a set of pedagogical activities that aimed at Curricular Integration, it had to deal with several restraints related to this curricular modality implementation, such as the lack of clarity regarding the concept of curricular integration and of systematization continuity of this process, of the Institute´s organizational and pedagogical structure, of the teaching culture, of teacher training, among other factors, which also constituted obstacles; and this rightly refers to the thesis that now is presented. All this, finally, strengthens the belief that this piece of research may contribute to new ways of promoting Curricular Integration within the Federal Institutes.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCurrículo Integrado do IFPBTrabalho docenteIntegração curricularCultura docenteSobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSobreProcessoConstrução_Queiroga_2017.pdfSobreProcessoConstrução_Queiroga_2017.pdfapplication/pdf5951810https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/1/SobreProcessoConstru%c3%a7%c3%a3o_Queiroga_2017.pdf00fbd9ad1fcae58706961d44fd9948e3MD51TEXTAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txtAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain456216https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/2/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txt8ba4babf18976dc16c60fa54fc60ee07MD52SobreProcessoConstrução_Queiroga_2017.pdf.txtSobreProcessoConstrução_Queiroga_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain456194https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/4/SobreProcessoConstru%c3%a7%c3%a3o_Queiroga_2017.pdf.txt0e73cd8a2870d8b28a6c524371354453MD54THUMBNAILAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpgAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2877https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/3/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpg59eba441ee53d25e608ffad11fd47743MD53SobreProcessoConstrução_Queiroga_2017.pdf.jpgSobreProcessoConstrução_Queiroga_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/5/SobreProcessoConstru%c3%a7%c3%a3o_Queiroga_2017.pdf.jpgd6c65fe799b3409d7d8aee290ee2a759MD55TEXTAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txtAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain456216https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/2/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txt8ba4babf18976dc16c60fa54fc60ee07MD52THUMBNAILAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpgAnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2877https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/3/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpg59eba441ee53d25e608ffad11fd47743MD53123456789/245112019-06-16 02:21:10.645oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24511Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:21:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014)
title Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014)
spellingShingle Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014)
Queiroga, Ana Lúcia Ferreira de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Currículo Integrado do IFPB
Trabalho docente
Integração curricular
Cultura docente
title_short Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014)
title_full Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014)
title_fullStr Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014)
title_full_unstemmed Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014)
title_sort Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014)
author Queiroga, Ana Lúcia Ferreira de
author_facet Queiroga, Ana Lúcia Ferreira de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Adir Luiz
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Andrade, Erika dos Reis Gusmão
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Carvalho, Joabson Nogueira de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Ribeiro, Márcia Maria Gurgel
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Azevedo, Marcio Adriano de
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Porto, Rita de Cássia Cavalcanti
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroga, Ana Lúcia Ferreira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Currículo Integrado do IFPB
Trabalho docente
Integração curricular
Cultura docente
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo Integrado do IFPB
Trabalho docente
Integração curricular
Cultura docente
description Tendo como objetivo investigar a implementação do Currículo Integrado no IFPB – Campus de João Pessoa, no período de 2004-2014, esta tese norteia-se pela seguinte questão de pesquisa: o que impede a implementação do Currículo Integrado no IFPB? Em busca dessa resposta, empreendeu-se o percurso investigativo, partindo-se da pressuposição da existência de variados fatores que obstaculizam essa implementação nos cursos técnicos. Com tal direcionamento, consolidou-se a pretensão de, precipuamente, compreender a relação entre os sentidos atribuídos ao Currículo Integrado pelos professores do IFPB, e a pluralidade de fatores implicados no processo de sua implementação, visando identificar quais seriam os indicadores de bloqueios e os de mudanças. Para explicitar a natureza dessa relação, utilizou-se a metodologia da entrevista compreensiva, elegendo-se − como princípios teórico-metodológicos −, a multirreferencialidade, a configuração/interdependência, o sentido social, a relação identidade/alteridade e a implicação. Decidiu-se pela aplicação dessa metodologia considerando-se o fato de que a entrevista compreensiva possibilitaria, por intermédio das falas dos professores e de suas intersubjetividades, a adequada interpretação dos sentidos revelados por suas ações. Os resultados apresentados derivaram, a partir das falas dos professores, a seguinte constatação: o IFPB, embora tenha desenvolvido um conjunto de atividades pedagógicas que objetivaram a Integração Curricular, teve de lidar com os inúmeros impedimentos à implementação dessa modalidade curricular, a exemplo da falta de clareza do conceito de integração curricular e de continuidade de sistematização desse processo, da estrutura organizacional e pedagógica do Instituto, da cultura docente, da formação de professores, entre outros fatores, que também se constituíram empecilhos, o que justamente referenda a tese que ora se apresenta. Tudo isso, enfim, fortalece a crença de que esta pesquisa poderá contribuir com novas formas de promover a Integração Curricular no âmbito dos Institutos Federais.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-14T16:58:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-14T16:58:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUEIROGA, Ana Lúcia Ferreira de. Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014). 2017. 228f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24511
identifier_str_mv QUEIROGA, Ana Lúcia Ferreira de. Sobre o processo de construção de um “inédito viável”: sentidos do currículo integrado IFPB campus de João Pessoa (2004 - 2014). 2017. 228f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/1/SobreProcessoConstru%c3%a7%c3%a3o_Queiroga_2017.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/2/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/4/SobreProcessoConstru%c3%a7%c3%a3o_Queiroga_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/3/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/5/SobreProcessoConstru%c3%a7%c3%a3o_Queiroga_2017.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/2/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24511/3/AnaLuciaFerreiraDeQueiroga_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 00fbd9ad1fcae58706961d44fd9948e3
8ba4babf18976dc16c60fa54fc60ee07
0e73cd8a2870d8b28a6c524371354453
59eba441ee53d25e608ffad11fd47743
d6c65fe799b3409d7d8aee290ee2a759
8ba4babf18976dc16c60fa54fc60ee07
59eba441ee53d25e608ffad11fd47743
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117565636411392