Impacto de um curso de educação pré-natal no empoderamento de mulheres grávidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coe, Carolina Bezerra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58070
Resumo: Introdução: A gravidez e o parto são eventos únicos na vida de uma mulher. Para que esses momentos sejam vividos em seus potenciais e tenham desfechos positivos, é importante que a gestante esteja empoderada do seu processo gravídico-puerperal. Os programas multidisciplinares de educação pré-natal têm fundamental importância no fornecimento de informações acerca do ciclo gravídico-parto-puerperal, no fortalecimento da autonomia feminina e consequente empoderamento da mulher grávida. Objetivo: Analisar os impactos gerados por um programa de educação prénatal no empoderamento de mulheres com relação a seus processos gestacionais, medo da dor, apoio social recebido, e satisfação com o parto Metodologia: Trata-se de um estudo longitudinal, quase-experimental. As gestantes inscreveram-se voluntariamente no curso de educação pré-natal e foram avaliadas antes e após a intervenção, com follow-up no pós-parto. Resultados: A amostra consistiu em 62 gestantes, com idade média de 30,39 ± 5,3 anos e idade gestacional de 24,1 ± 5,8 semanas. Não houve resultados significantes com relação às variáveis empoderamento, medo do parto e medo da dor. Em situação de parto, 53,8% das puérperas relataram mal-estar e 100% das participantes relataram que o curso de educação pré-natal as ajudou a lidar com a dor do parto. Conclusão: O curso de educação pré-natal não impacta no empoderamento de mulheres grávidas, entretanto, auxilia as gestantes a lidar melhor com a dor durante o processo de parturição.
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