Promoção da acessibilidade na edição do material didático dos cursos técnicos do IMD
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53095 |
Resumo: | Para garantir a inclusão de pessoas com deficiência ou outras necessidades específicas na educação a distância, os materiais didáticos utilizados devem ser acessíveis. O IMD oferece 6 cursos técnicos a distância cujo material didático não foi produzido para ser acessível. O que poderia ser feito no editor deste material de modo a diminuir as chances de produzir conteúdo não acessível? Este trabalho modificou o módulo de edição do material didático dos cursos técnicos do IMD para (1) realizar uma avaliação automática de acessibilidade e (2) orientar a inserção de imagens acessíveis. Essa modificação envolveu a modelagem do diagrama de classes e de casos de uso por engenharia reversa, a programação e o teste de funcionalidades de edição do conteúdo didático. A avaliação automática de acessibilidade precisou ser realizada tanto em HTML quanto em Markdown. Para verificar códigos HTML, empregou-se a biblioteca de código aberto Axe. Para verificar códigos Markdown que definem imagens no conteúdo didático, desenvolveu-se um algoritmo próprio. Os problemas encontrados e as sugestões de melhoria foram apresentados abaixo do conteúdo durante a edição. O diálogo de inserção de imagens foi modificado por completo para orientar a inserção de imagens acessíveis, com descrição ou legenda associada. As modificações no módulo de edição realizadas nesse trabalho chamam a atenção do professor para questões relacionadas à acessibilidade do material didático. Elas oferecem oportunidades de o professor refletir sobre e corrigir eventuais problemas de acessibilidade ainda durante a produção do conteúdo, bem antes de os problemas prejudicarem a aprendizagem dos alunos com necessidades específicas. Como resultado, o material didático produzido tem mais chances de ser acessível. Outra vantagem das contribuições apresentadas é reduzir o retrabalho na produção de conteúdo didático para corrigir os problemas de acessibilidade. |
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Departamento de Engenharia de Computação e Automação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53095Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia de ComputaçãoUFRNBrasilDepartamento de Engenharia de Computação e AutomaçãoEducação a distânciaVerificação automática de acessibilidadeDescrição de imagensDescrição de imagensPromoção da acessibilidade na edição do material didático dos cursos técnicos do IMDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPara garantir a inclusão de pessoas com deficiência ou outras necessidades específicas na educação a distância, os materiais didáticos utilizados devem ser acessíveis. O IMD oferece 6 cursos técnicos a distância cujo material didático não foi produzido para ser acessível. O que poderia ser feito no editor deste material de modo a diminuir as chances de produzir conteúdo não acessível? Este trabalho modificou o módulo de edição do material didático dos cursos técnicos do IMD para (1) realizar uma avaliação automática de acessibilidade e (2) orientar a inserção de imagens acessíveis. Essa modificação envolveu a modelagem do diagrama de classes e de casos de uso por engenharia reversa, a programação e o teste de funcionalidades de edição do conteúdo didático. A avaliação automática de acessibilidade precisou ser realizada tanto em HTML quanto em Markdown. Para verificar códigos HTML, empregou-se a biblioteca de código aberto Axe. Para verificar códigos Markdown que definem imagens no conteúdo didático, desenvolveu-se um algoritmo próprio. Os problemas encontrados e as sugestões de melhoria foram apresentados abaixo do conteúdo durante a edição. O diálogo de inserção de imagens foi modificado por completo para orientar a inserção de imagens acessíveis, com descrição ou legenda associada. As modificações no módulo de edição realizadas nesse trabalho chamam a atenção do professor para questões relacionadas à acessibilidade do material didático. Elas oferecem oportunidades de o professor refletir sobre e corrigir eventuais problemas de acessibilidade ainda durante a produção do conteúdo, bem antes de os problemas prejudicarem a aprendizagem dos alunos com necessidades específicas. Como resultado, o material didático produzido tem mais chances de ser acessível. 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