A influência da variação da resistência à compressão dos concretos dos grupos I e II da ABNT NBR 6118:2023 na distribuição de momento fletor devido às cargas móveis em tabuleiros alargados de pontes com longarinas retas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Linda Alice Soares de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56009
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a distribuição transversal dos momentos fletores provenientes das cargas móveis atuantes em longarinas de pontes retas de concreto armado que foram submetidas a processos de alargamento em suas superestruturas, visando, assim, entender como a diferença de rigidez entre o concreto do trecho antigo e dos trechos alargados influencia nessa distribuição. Esse estudo se justifica pela crescente necessidade de adequação de pontes e viadutos à atual demanda de tráfego e aos novos critérios de segurança e funcionalidade para tais estruturas, bem como pela escassez de estudos científicos voltados para o comportamento estrutural e a distribuição de cargas em tabuleiros – sobretudo alargados – de pontes e viadutos, que, por essa razão, torna comum o uso de soluções simplificadas de cálculo para obtenção das solicitações e reações de apoio atuantes nessas estruturas, o que nem sempre reflete no seu real comportamento. Nesse sentido, a análise realizada consistiu no desenvolvimento de modelos analíticos com base no método de Leonhardt adaptado às pontes alargadas, bem como de modelos numéricos, via Método dos Elementos Finitos (MEF), com o auxílio do programa CSiBridge®, versão 21, abrangendo situações de pontes com duas longarinas incrementadas ao tabuleiro original e com concretos de diferentes resistências à compressão nas regiões de alargamento, contemplando as classes dos grupos I e II da ABNT NBR 6118:2023. As curvas de distribuição dos momentos fletores para cada modelo estudado mostraram que o enrijecimento do trecho alargado provocou neste uma maior absorção dos esforços em detrimento do trecho inicial da ponte, o qual foi construído com concreto de 25 MPa. Acerca desse comportamento, foi possível realizar análises comparativas de resultados dentre os grupos de concreto e dentre os métodos de obtenção dos momentos fletores estudados.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56009O objetivo do presente trabalho é analisar a distribuição transversal dos momentos fletores provenientes das cargas móveis atuantes em longarinas de pontes retas de concreto armado que foram submetidas a processos de alargamento em suas superestruturas, visando, assim, entender como a diferença de rigidez entre o concreto do trecho antigo e dos trechos alargados influencia nessa distribuição. Esse estudo se justifica pela crescente necessidade de adequação de pontes e viadutos à atual demanda de tráfego e aos novos critérios de segurança e funcionalidade para tais estruturas, bem como pela escassez de estudos científicos voltados para o comportamento estrutural e a distribuição de cargas em tabuleiros – sobretudo alargados – de pontes e viadutos, que, por essa razão, torna comum o uso de soluções simplificadas de cálculo para obtenção das solicitações e reações de apoio atuantes nessas estruturas, o que nem sempre reflete no seu real comportamento. 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Acerca desse comportamento, foi possível realizar análises comparativas de resultados dentre os grupos de concreto e dentre os métodos de obtenção dos momentos fletores estudados.The objective of this study is to analyze the transversal distribution of bending moments due to moving loads acting on reinforced concrete girder bridges that have undergone widening processes in their superstructures aiming to understand how the difference in stiffness between the concrete in the original section and the widened sections influences this distribution. This study is justified by the growing need to adapt bridges and viaducts to current traffic demands and new safety and functionality criteria for such structures. There is a dearth of scientific studies focused on the structural behavior and load distribution in bridge decks, especially widened ones. Therefore, simplified calculation solutions are often used to determine the loads and support reactions in these structures, which do not always reflect their actual behavior. In this regard, the analysis consisted of developing analytical models based on the Leonhardt method adapted for widened bridges, as well as numerical models using the Finite Element Method (FEM) with the assistance of the CSiBridge® software, version 21. The study encompassed situations of bridges with two additional girders to the original deck and concretes of different compressive strengths in the widening regions, including the classes of Groups I and II of ABNT NBR 6118:2023. The distribution curves of bending moments for each model showed that increasing the strength of the widening region led to greater internal forces absorption in this region at the expense of the initial region, which was constructed with 25 MPa concrete. This behavior allowed for comparative analyses of results among concrete groups and among the methods used to determine the bending moments studied.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia CivilUFRNBrasilEngenharia Civil e AmbientalAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPontes em Múltiplas VigasConcreto ArmadoAlargamentoDistribuição de Momentos FletoresMétodo de LeonhardtMétodo dos Elementos FinitosA influência da variação da resistência à compressão dos concretos dos grupos I e II da ABNT NBR 6118:2023 na distribuição de momento fletor devido às cargas móveis em tabuleiros alargados de pontes com longarinas retasThe influence of the variation in compressive strength of concretes from groups I and II of ABNT NBR 6118:2023 on the distribution of bending moment due to moving loads on widened decks of straight girder bridgesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDistribuicaodeMomentosemPontesAlargadas_Paiva_2023.pdfDistribuicaodeMomentosemPontesAlargadas_Paiva_2023.pdfapplication/pdf2833411https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56009/1/DistribuicaodeMomentosemPontesAlargadas_Paiva_2023.pdfb7011eed75075753d73ee0e402a953d6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56009/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56009/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/560092023-12-18 08:55:02.338oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56009Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-18T11:55:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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