Diversidade epistemológica no ensino de Astronomia: um material de estudos para professores envolvendo conhecimentos Guarani sobre o céu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonsêca, Letícia dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32792
Resumo: Apresentamos um material para estudo de professores que tem por base, e como finalidade, o fomento à valorização e ao respeito à diversidade epistemológica, dentro de sala de aula. Nosso estudo utiliza como fundamentos teóricos: elementos conceituais da abordagem humanística para o Ensino da Astronomia, em particular o respeito à diversidade epistemológica, e a valorização da vivência do céu; os movimentos nacionais e internacionais para a valorização das autoctonias, como sistematizado pela Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, proclamada pela UNESCO em 2002 e a Lei 11645/2008; estudos da Etnologia indígena, especificadamente a teoria antropológica intitulada Perspectivismo Ameríndio, fonte rica do exercício do conhecimento de novas matrizes epistemológicas; relatos etnográficos dos conhecimentos indígenas Guarani sobre o céu e, mais pontualmente, nossas próprias pesquisas de campo acerca dos conhecimentos sobre o céu dos Mendonça do RN. O material de estudos está estruturado em três módulos, Os céus e as culturas, no qual refletimos sobre a importância da inclusão de conhecimentos indígenas na educação em Astronomia; As culturas e os olhares, que busca um exercício de olhar para outras culturas identificando epistemologias diversas da nossa, por meio do estudo do perspectivismo, teoria antropológica sobre a visão de mundo de diversos povos ameríndios; e Céu e cultura Guarani, no qual busca-se fomentar conhecimentos, a vivência e a exploração de estratégias e materiais sobre conhecimentos tradicionais Guarani, em especial a relação terra-céu estabelecida por esses povos com a Lua e as constelações/asterismos, para serem levados às salas de aula da Educação Básica.
id UFRN_7e6fc27438be1f2f46cca59c76b59d74
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32792
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fonsêca, Letícia dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0784078767615527http://lattes.cnpq.br/5126340528077248Vieira, José Glebsonhttp://lattes.cnpq.br/0513632032515079Jafelice, Luiz Carloshttp://lattes.cnpq.br/0534005706835545Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa2021-07-02T15:59:24Z2021-07-02T15:59:24Z2020-11-12FONSÊCA, Letícia dos Santos. Diversidade epistemológica no ensino de Astronomia: um material de estudos para professores envolvendo conhecimentos Guarani sobre o céu. 2020. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32792Apresentamos um material para estudo de professores que tem por base, e como finalidade, o fomento à valorização e ao respeito à diversidade epistemológica, dentro de sala de aula. Nosso estudo utiliza como fundamentos teóricos: elementos conceituais da abordagem humanística para o Ensino da Astronomia, em particular o respeito à diversidade epistemológica, e a valorização da vivência do céu; os movimentos nacionais e internacionais para a valorização das autoctonias, como sistematizado pela Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, proclamada pela UNESCO em 2002 e a Lei 11645/2008; estudos da Etnologia indígena, especificadamente a teoria antropológica intitulada Perspectivismo Ameríndio, fonte rica do exercício do conhecimento de novas matrizes epistemológicas; relatos etnográficos dos conhecimentos indígenas Guarani sobre o céu e, mais pontualmente, nossas próprias pesquisas de campo acerca dos conhecimentos sobre o céu dos Mendonça do RN. O material de estudos está estruturado em três módulos, Os céus e as culturas, no qual refletimos sobre a importância da inclusão de conhecimentos indígenas na educação em Astronomia; As culturas e os olhares, que busca um exercício de olhar para outras culturas identificando epistemologias diversas da nossa, por meio do estudo do perspectivismo, teoria antropológica sobre a visão de mundo de diversos povos ameríndios; e Céu e cultura Guarani, no qual busca-se fomentar conhecimentos, a vivência e a exploração de estratégias e materiais sobre conhecimentos tradicionais Guarani, em especial a relação terra-céu estabelecida por esses povos com a Lua e as constelações/asterismos, para serem levados às salas de aula da Educação Básica.We present a material for teachers’ study, that is based on, and as a purpose, the promotion of appreciation and respect for epistemological diversity, within the classroom. Our study uses as theoretical foundations: conceptual elements of the humanistic approach to the Teaching of Astronomy, in particular respect for epistemological diversity, and the appreciation of the experience of heaven; national and international movements for the valorization of autochthony, as systematized by the Universal Declaration on Cultural Diversity, proclaimed by UNESCO in 2002 and Law 11645/2008; studies of indigenous Ethnology, specifically the anthropological theory entitled Amerindian Perspectivism, a rich source of the exercise of knowledge of new epistemological matrices; ethnographic reports of Guarani indigenous knowledge about the sky and, more punctually, our own field research about the knowledge about the sky of the Mendonça in RN. The study material is structured in three modules: The skies and cultures, in which we reflect on the importance of including indigenous knowledge in Astronomy education; Cultures and looks, which seeks an exercise in looking at other cultures, identifying epistemologies different from ours, through the study of perspectivism, anthropological theory about the worldview of diverse Amerindian peoples; and Heaven and Guarani culture, in which we seek to foster knowledge, the experience and the exploration of strategies and materials on traditional Guarani knowledge, especially the earth-sky relationship established by these peoples with the Moon and the constellations / asterisms, to be taken to Basic Education classrooms.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilEducação em AstronomiaDiversidade epistemológicaAstronomia culturalConhecimentos indígenas sobre o céuPerspectivismo ameríndioDiversidade epistemológica no ensino de Astronomia: um material de estudos para professores envolvendo conhecimentos Guarani sobre o céuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDiversidadeepistemologicaensino_Fonseca_2020.pdfapplication/pdf1749483https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32792/1/Diversidadeepistemologicaensino_Fonseca_2020.pdfecd12c14718f9174059edad6f4cd87c2MD51Produtoeducacional_Fonseca_2020.pdfProdutoeducacional_Fonseca_2020.pdfapplication/pdf940466https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32792/2/Produtoeducacional_Fonseca_2020.pdf22f7a513ab2db6c1c5978777fa488d5eMD52123456789/327922021-07-14 15:29:03.013oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32792Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-07-14T18:29:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diversidade epistemológica no ensino de Astronomia: um material de estudos para professores envolvendo conhecimentos Guarani sobre o céu
title Diversidade epistemológica no ensino de Astronomia: um material de estudos para professores envolvendo conhecimentos Guarani sobre o céu
spellingShingle Diversidade epistemológica no ensino de Astronomia: um material de estudos para professores envolvendo conhecimentos Guarani sobre o céu
Fonsêca, Letícia dos Santos
Educação em Astronomia
Diversidade epistemológica
Astronomia cultural
Conhecimentos indígenas sobre o céu
Perspectivismo ameríndio
title_short Diversidade epistemológica no ensino de Astronomia: um material de estudos para professores envolvendo conhecimentos Guarani sobre o céu
title_full Diversidade epistemológica no ensino de Astronomia: um material de estudos para professores envolvendo conhecimentos Guarani sobre o céu
title_fullStr Diversidade epistemológica no ensino de Astronomia: um material de estudos para professores envolvendo conhecimentos Guarani sobre o céu
title_full_unstemmed Diversidade epistemológica no ensino de Astronomia: um material de estudos para professores envolvendo conhecimentos Guarani sobre o céu
title_sort Diversidade epistemológica no ensino de Astronomia: um material de estudos para professores envolvendo conhecimentos Guarani sobre o céu
author Fonsêca, Letícia dos Santos
author_facet Fonsêca, Letícia dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0784078767615527
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5126340528077248
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Vieira, José Glebson
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0513632032515079
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Jafelice, Luiz Carlos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0534005706835545
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonsêca, Letícia dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa
contributor_str_mv Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Astronomia
Diversidade epistemológica
Astronomia cultural
Conhecimentos indígenas sobre o céu
Perspectivismo ameríndio
topic Educação em Astronomia
Diversidade epistemológica
Astronomia cultural
Conhecimentos indígenas sobre o céu
Perspectivismo ameríndio
description Apresentamos um material para estudo de professores que tem por base, e como finalidade, o fomento à valorização e ao respeito à diversidade epistemológica, dentro de sala de aula. Nosso estudo utiliza como fundamentos teóricos: elementos conceituais da abordagem humanística para o Ensino da Astronomia, em particular o respeito à diversidade epistemológica, e a valorização da vivência do céu; os movimentos nacionais e internacionais para a valorização das autoctonias, como sistematizado pela Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, proclamada pela UNESCO em 2002 e a Lei 11645/2008; estudos da Etnologia indígena, especificadamente a teoria antropológica intitulada Perspectivismo Ameríndio, fonte rica do exercício do conhecimento de novas matrizes epistemológicas; relatos etnográficos dos conhecimentos indígenas Guarani sobre o céu e, mais pontualmente, nossas próprias pesquisas de campo acerca dos conhecimentos sobre o céu dos Mendonça do RN. O material de estudos está estruturado em três módulos, Os céus e as culturas, no qual refletimos sobre a importância da inclusão de conhecimentos indígenas na educação em Astronomia; As culturas e os olhares, que busca um exercício de olhar para outras culturas identificando epistemologias diversas da nossa, por meio do estudo do perspectivismo, teoria antropológica sobre a visão de mundo de diversos povos ameríndios; e Céu e cultura Guarani, no qual busca-se fomentar conhecimentos, a vivência e a exploração de estratégias e materiais sobre conhecimentos tradicionais Guarani, em especial a relação terra-céu estabelecida por esses povos com a Lua e as constelações/asterismos, para serem levados às salas de aula da Educação Básica.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-02T15:59:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-02T15:59:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONSÊCA, Letícia dos Santos. Diversidade epistemológica no ensino de Astronomia: um material de estudos para professores envolvendo conhecimentos Guarani sobre o céu. 2020. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32792
identifier_str_mv FONSÊCA, Letícia dos Santos. Diversidade epistemológica no ensino de Astronomia: um material de estudos para professores envolvendo conhecimentos Guarani sobre o céu. 2020. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32792/1/Diversidadeepistemologicaensino_Fonseca_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32792/2/Produtoeducacional_Fonseca_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ecd12c14718f9174059edad6f4cd87c2
22f7a513ab2db6c1c5978777fa488d5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117766426132480