Evasão no IFRN: compreendendo suas multifaces e o envolvimento do Serviço Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albano, Louisi Evili da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36521
Resumo: A presente produção tem por objetivo discutir a evasão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) como resultado da crise contemporânea do capital, identificando as suas causas e também apresentar o exercício profissional do serviço social no tocante a evasão dentro do referido Instituto. O interesse por essa temática surge a partir da vivência e das inquietações proporcionadas pelo estágio supervisionado obrigatório entre os anos de 2014 e 2015 na reitoria do IFRN. Para dar concretude ao trabalho foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, consultando diferentes autores, a pesquisa documental para ter acesso a dados de estudantes evadidos do IFRN e por fim, a realização de entrevistas semiestruturadas no ano de 2015 com cinco pedagogos e três assistentes sociais do IFRN, mais especificamente nos câmpus, Natal – Central, Natal – Cidade Alta e Natal – Zona Norte. Após a transcrição das entrevistas e análises das falas apresentou-se um cenário em que a evasão hoje no IFRN é multifacetada, pois está presente em várias modalidades, o técnico- integrado, o subsequente, o PROEJA, as licenciaturas e tecnólogos. A pesquisa identificou e revelou as multifaces da evasão, ou seja, os vários fatores que a tem ocasionado, seja por problemas de ordem financeira, por questões de trabalho, certificação via ENEM ou mesmo problemas na base educacional. Além do mais, também foram apresentados como resultados o envolvimento do serviço social no tocante a evasão como sendo ainda de modo distante ou mesmo quando é efetuado algum trabalho, este está baseado no universo de discentes atendidos pelos programas da assistência estudantil, configurando outra questão apresentada, que os assistentes sociais têm focalizado suas ações na linha dos programas e acabam não se envolvendo em outras questões, como o acompanhamento do universo total de estudantes e, consequentemente, o envolvimento na evasão escolar. Isso tudo tem sido apresentado como consequência direta da realidade vivenciada pela educação brasileira.
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