Matriz, capelas e desobrigas: um olhar sobre a cristianização do espaço da Freguesia do Seridó (1788-1838)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30720 |
Resumo: | Propõe um estudo acerca do território da Freguesia da Gloriosa Senhora de Santa Ana do Seridó (1788 a 1838), a partir dos templos religiosos – matriz e capelas – construídos no recorte em questão. Segundo Marcelo Lopes Souza, o território compreende um espaço definido e delimitado a partir de relações de poder. Nesse sentido, aborda a territorialização da freguesia entendendo a Igreja Católica como agente modelador do espaço. Considera-se que a doutrina cristã se estabelece como um conjunto de práticas que tem como função o controle do território e das pessoas sobre as suas próprias diretrizes e interesses, a partir de estratégias que visam manter a existência e legitimar a fé, assim como a sua reprodução ao longo da história. A construção de templos religiosos tratava-se de uma dessas estratégias que agiam com o intuito de modelar o espaço conquistado com características cristãs que ajudassem a manter o controle e posse das terras sob o poder da Coroa Portuguesa em parceria com a Igreja Católica. Desse modo, também agiam as desobrigas – processo pelo qual os padres se locomoviam pelo território realizando ritos cristãos –, a partir da assistência religiosa dada à população mais afastada dos centros da freguesia, os padres exerciam ao mesmo tempo certo controle e organização do território, evitando que seu “rebanho” se desviasse das normas cristãs. Já o conceito de Cristianização espacial apropriado de Cláudia Damasceno Fonseca, é essencial para discutir a espacialidade dos prédios religiosos dispostos na Freguesia do Seridó, assim como a contribuição destes para o controle e manutenção do poder da religião católica no território. Assim, o estudo parte do pressuposto de que uma porção da conquista da Igreja passava pela cristianização do espaço a ser dominado, dando a ele características próprias da sua religião, com o intuito de marcar o seu domínio e estabelecer um sistema de manutenção de sua fé entre a população que ali residia. Metodologicamente, parte de revisão historiográfica, seleção, coleta e análise quantitativa e qualitativa das fontes paroquiais – livros de batizado, casamento e óbito, que vão de 1788 a 1838 e que juntos somam um total de 4.024 registros – para estabelecimento de perfil das cerimônias ocorridas nos templos religiosos da freguesia, assim como para a produção da trajetória do processo histórico de seus surgimentos e contribuição para a produção do território. Concluiu-se que a Freguesia do Seridó se constituiu como um território cristão, tendo na figura dos templos religiosos um elemento de grande relevância para esse processo, já que estes atuaram como centros difusores da religião católica – símbolo do sucesso da conquista portuguesa nos sertões – se entendermos que sua construção estava diretamente vinculada ao processo de povoamento das terras do Sertão da Seridó, tendo o estabelecimento das povoações e sede da Freguesia estreitamente vinculado à construção desses edifícios na área a ser povoada. |
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Nesse sentido, aborda a territorialização da freguesia entendendo a Igreja Católica como agente modelador do espaço. Considera-se que a doutrina cristã se estabelece como um conjunto de práticas que tem como função o controle do território e das pessoas sobre as suas próprias diretrizes e interesses, a partir de estratégias que visam manter a existência e legitimar a fé, assim como a sua reprodução ao longo da história. A construção de templos religiosos tratava-se de uma dessas estratégias que agiam com o intuito de modelar o espaço conquistado com características cristãs que ajudassem a manter o controle e posse das terras sob o poder da Coroa Portuguesa em parceria com a Igreja Católica. Desse modo, também agiam as desobrigas – processo pelo qual os padres se locomoviam pelo território realizando ritos cristãos –, a partir da assistência religiosa dada à população mais afastada dos centros da freguesia, os padres exerciam ao mesmo tempo certo controle e organização do território, evitando que seu “rebanho” se desviasse das normas cristãs. Já o conceito de Cristianização espacial apropriado de Cláudia Damasceno Fonseca, é essencial para discutir a espacialidade dos prédios religiosos dispostos na Freguesia do Seridó, assim como a contribuição destes para o controle e manutenção do poder da religião católica no território. Assim, o estudo parte do pressuposto de que uma porção da conquista da Igreja passava pela cristianização do espaço a ser dominado, dando a ele características próprias da sua religião, com o intuito de marcar o seu domínio e estabelecer um sistema de manutenção de sua fé entre a população que ali residia. Metodologicamente, parte de revisão historiográfica, seleção, coleta e análise quantitativa e qualitativa das fontes paroquiais – livros de batizado, casamento e óbito, que vão de 1788 a 1838 e que juntos somam um total de 4.024 registros – para estabelecimento de perfil das cerimônias ocorridas nos templos religiosos da freguesia, assim como para a produção da trajetória do processo histórico de seus surgimentos e contribuição para a produção do território. Concluiu-se que a Freguesia do Seridó se constituiu como um território cristão, tendo na figura dos templos religiosos um elemento de grande relevância para esse processo, já que estes atuaram como centros difusores da religião católica – símbolo do sucesso da conquista portuguesa nos sertões – se entendermos que sua construção estava diretamente vinculada ao processo de povoamento das terras do Sertão da Seridó, tendo o estabelecimento das povoações e sede da Freguesia estreitamente vinculado à construção desses edifícios na área a ser povoada.It proposes a study about the territory of the Freguesia da Gloriosa Senhora de Santa Ana do Seridó (1788 to 1838), from the religious temples - headquarters and chapels - built in the area in question. According to Marcelo Lopes Souza, the territory is understood by a space defined and delimited by and from power relations. In this sense, it addresses the territorialization of the freguesia, understanding the Catholic Church as a modeling agent of space. Christian doctrine is considered to be established as a set of practices that have the function of controlling the territory and people over their own guidelines and interests, based on strategies that aim to maintain the existence and legitimize the faith, as well as the its reproduction throughout history. The construction of religious temples was one of those strategies that acted with the intention of modeling the space conquered with Christian characteristics that would help to maintain control and possession of the lands under the power of the Portuguese Crown in partnership with the Catholic Church. In this sense, the acts of release also acted - a process by which the priests moved around the territory performing Christian rites -, from the religious assistance given to the population furthest from the centers of the parish, the priests exercised at the same time some control and organization of the territory, avoiding that his “flock” deviated from Christian norms. The concept of appropriate spatial Christianization by Cláudia Damasceno Fonseca, on the other hand, is essential to discuss the spatiality of religious buildings in the parish of Seridó, as well as their contribution to the control and maintenance of the power of the Catholic religion in the territory. In this sense, the study starts from the assumption that a part of the Church's conquest passed through the Christianization of the space to be dominated, giving him characteristics specific to his religion, in order to mark his domain and establish a system for maintaining his faith among the population that resided there. Methodologically, part of a historiographical review; selection, collection and quantitative and qualitative analysis of freguesia sources - baptism, marriage and death books, which go from 1788 to 1838 and together add up to a total of 4,024 records - to establish the profile of the ceremonies that took place in the religious temples of the parish, as well as the production of the trajectory of the historical process of its emergence and contribution to the production of the territory. It was concluded that the Freguesia do Seridó was constituted as a Christian territory, having in the figure of the religious temples an element of great relevance for this process, since they acted as centers of spreading the Catholic religion - symbol of the success of the Portuguese conquest in the sertões - if we understand that its construction was directly linked to the process of populating the lands of the Sertão do Seridó, with the establishment of the villages and the parish headquarters being closely linked to the construction of these buildings in the area to be populated.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilTerritórioCristianização EspacialFreguesia do SeridóTemplos ReligiososDesobrigaMatriz, capelas e desobrigas: um olhar sobre a cristianização do espaço da Freguesia do Seridó (1788-1838)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMatrizcapelasedesobrigas_Medeiros_2020.pdfapplication/pdf5540857https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30720/1/Matrizcapelasedesobrigas_Medeiros_2020.pdf4d84e8279d8ec75c044d3db58feae24eMD51TEXTMatrizcapelasedesobrigas_Medeiros_2020.pdf.txtMatrizcapelasedesobrigas_Medeiros_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain766663https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30720/2/Matrizcapelasedesobrigas_Medeiros_2020.pdf.txtd34ba2eefae3a4a13b7a31b27572c27aMD52THUMBNAILMatrizcapelasedesobrigas_Medeiros_2020.pdf.jpgMatrizcapelasedesobrigas_Medeiros_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1148https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30720/3/Matrizcapelasedesobrigas_Medeiros_2020.pdf.jpgfdbf97784e1c932b232360550c982129MD53123456789/307202020-11-29 04:46:24.02oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30720Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:46:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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