Recursos e capacidades geradores de vantagem competitiva na pós-graduação: a análise em uma Universidade Federal
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24214 |
Resumo: | Diante da dinamicidade e competitividade cada vez mais intensas no mercado, uma estratégia adequada torna-se elemento essencial para a sobrevivência das organizações. Dessa maneira, adquirir vantagem competitiva perante seus concorrentes representa um fator cada vez mais complexo e necessário, fazendo com que os recursos e capacidades pertencentes às organizações caracterizem-se como elementos-chave nesse processo, assim, conhecê-los e, principalmente, entendê-los torna-se primordial. No entanto, apesar dos modelos criados para se entender a vantagem competitiva gerada através dos recursos e capacidades, é fato que nem todas as organizações funcionam da mesma maneira, fazendo com que os principais recursos e capacidades geradores de vantagem competitiva não sejam os mesmos para todas elas. Percebe-se que estes modelos são aplicados predominantemente em organizações privadas, havendo pouco conhecimento sobre sua efetividade nos demais tipos organizacionais, tornando-se necessário, dessa forma, um estudo aprofundado e direcionado para cada tipo de organização. Dentro deste contexto estão inseridas as Universidades públicas que, dentro de suas complexidades, cada vez mais prezam pela qualidade na oferta dos seus serviços, criando, assim, estratégias para a geração de vantagens competitivas e mecanismos capazes de mensurar seus desempenhos, nesse sentido, assuntos que envolvem o desempenho das instituições de ensino superior (IES) tem sido objeto de atenção crescente nos últimos anos, sendo tema de diversos estudos nacionais e internacionais. Sabendo disso, esta pesquisa, utilizando a estratégia de estudo de caso único, objetivou analisar os principais tipos de recursos e capacidades geradores de vantagem competitiva em um Programa de Pós-Graduação, sob o ponto de vista dos seus próprios discentes e docentes, utilizando a perspectiva do modelo VRIO. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental e da aplicação de um roteiro semiestruturado. Dessa forma, essa pesquisa identificou que alunos e professores acreditam que apenas alguns recursos específicos são capazes de gerar vantagem competitiva ao PPGA, objeto deste estudo: a plataforma de informações financeiras Bloomberg e as disciplinas e professores de Metodologia. Já o recém-construído prédio de apoio às bases de pesquisa do Programa, bem como os docentes, discentes e a produção gerada pelo Programa foram identificados como geradores de paridade competitiva ao PPGA. Por fim, o Programa se encontra em desvantagem competitiva nos recursos/capacidades tecnológicos, físicos, organizacionais (conteúdo do Programa), integrações com outros Programas e conexões corporativas do PPGA. Conclui-se também que a pesquisa é replicável, com roteiro de entrevista adaptável a qualquer Programa de Pós-Graduação do Brasil, e que os resultados encontrados pelo estudo podem servir de insumo ao planejamento estratégico do PPGA. |
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Martins, Caroline Vianellohttp://lattes.cnpq.br/8893300520496016http://lattes.cnpq.br/8199908295825645Oliveira, Fernando Porfirio Soares deSousa Neto, Manoel Veras dehttp://lattes.cnpq.br/9316091869858841Anez, Miguel Eduardo Moreno2017-11-07T23:18:42Z2017-11-07T23:18:42Z2017-08-04MARTINS, Caroline Vianello. Recursos e capacidades geradores de vantagem competitiva na pós-graduação: a análise em uma Universidade Federal. 2017. 179f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24214Diante da dinamicidade e competitividade cada vez mais intensas no mercado, uma estratégia adequada torna-se elemento essencial para a sobrevivência das organizações. Dessa maneira, adquirir vantagem competitiva perante seus concorrentes representa um fator cada vez mais complexo e necessário, fazendo com que os recursos e capacidades pertencentes às organizações caracterizem-se como elementos-chave nesse processo, assim, conhecê-los e, principalmente, entendê-los torna-se primordial. No entanto, apesar dos modelos criados para se entender a vantagem competitiva gerada através dos recursos e capacidades, é fato que nem todas as organizações funcionam da mesma maneira, fazendo com que os principais recursos e capacidades geradores de vantagem competitiva não sejam os mesmos para todas elas. Percebe-se que estes modelos são aplicados predominantemente em organizações privadas, havendo pouco conhecimento sobre sua efetividade nos demais tipos organizacionais, tornando-se necessário, dessa forma, um estudo aprofundado e direcionado para cada tipo de organização. Dentro deste contexto estão inseridas as Universidades públicas que, dentro de suas complexidades, cada vez mais prezam pela qualidade na oferta dos seus serviços, criando, assim, estratégias para a geração de vantagens competitivas e mecanismos capazes de mensurar seus desempenhos, nesse sentido, assuntos que envolvem o desempenho das instituições de ensino superior (IES) tem sido objeto de atenção crescente nos últimos anos, sendo tema de diversos estudos nacionais e internacionais. Sabendo disso, esta pesquisa, utilizando a estratégia de estudo de caso único, objetivou analisar os principais tipos de recursos e capacidades geradores de vantagem competitiva em um Programa de Pós-Graduação, sob o ponto de vista dos seus próprios discentes e docentes, utilizando a perspectiva do modelo VRIO. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental e da aplicação de um roteiro semiestruturado. Dessa forma, essa pesquisa identificou que alunos e professores acreditam que apenas alguns recursos específicos são capazes de gerar vantagem competitiva ao PPGA, objeto deste estudo: a plataforma de informações financeiras Bloomberg e as disciplinas e professores de Metodologia. Já o recém-construído prédio de apoio às bases de pesquisa do Programa, bem como os docentes, discentes e a produção gerada pelo Programa foram identificados como geradores de paridade competitiva ao PPGA. Por fim, o Programa se encontra em desvantagem competitiva nos recursos/capacidades tecnológicos, físicos, organizacionais (conteúdo do Programa), integrações com outros Programas e conexões corporativas do PPGA. Conclui-se também que a pesquisa é replicável, com roteiro de entrevista adaptável a qualquer Programa de Pós-Graduação do Brasil, e que os resultados encontrados pelo estudo podem servir de insumo ao planejamento estratégico do PPGA.In the face of increasing dynamism and competitiveness in the market, a good strategy becomes an essential element for the survival of organizations. In this way, acquiring a competitive advantage about the competitors represents an increasingly complex and necessary factor, making the organizations resources and capabilities key elements in this process. With that, to know them and, mainly, to understand them becomes primordial. However, despite the models created to understand the competitive advantage generated through resources and capabilities, it is a fact that not all organizations function in the same way, making the main features and capacities of competitive advantage not the same for all they. It is noticed, then, that these models are applied predominantly in private organizations, with just a little knowledge about their effectiveness in others organizational types, making it necessary, in this way, an in-depth and directed study for each type of organization. Within this context are included the public universities that, within their complexities, increasingly value the quality of their services, thus creating strategies for the generation of competitive advantages and mechanisms capable of measuring their performance. In this sense, the performance of higher education institutions (HEIs) has been the object of increasing attention in recent years, being the subject of several national and international studies. Knowing this, this research, using the single case study strategy, aimed to analyze the main types of resources and capacities generating competitive advantage in a Post Graduate Program (PGP), from the point of view of its own students and professors, using the Perspective of the VRIO model. Thus, the data collection was done through documentary analysis and the application of a semi-structured script. This research identified that students and professors believe that only a few specific resources are capable of generating competitive advantage to the PGP, such as the financial information platform Bloomberg and the methodology disciplines and professors. One of the buildings, the professors, students and the production generated by the Program were identified as generators of competitive parity to the PGP. Finally, the Program is at a competitive disadvantage in technological, physical, content, integrations and the Program corporate connections resources and capacities. The results found by the study can serve as input to the strategic planning of the PGP, and can also be replicated to other Programs.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOVantagem competitivaVBRVRIOPós-Graduação Stricto sensuRecursos e capacidades geradores de vantagem competitiva na pós-graduação: a análise em uma Universidade Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRecursosCapacidadesGeradores_Martins_2017.pdfRecursosCapacidadesGeradores_Martins_2017.pdfapplication/pdf2374932https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24214/1/RecursosCapacidadesGeradores_Martins_2017.pdfadbb2526e9f8374fd22edd14554b433fMD51TEXTCarolineVianelloMartins_DISSERT.pdf.txtCarolineVianelloMartins_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain400954https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24214/2/CarolineVianelloMartins_DISSERT.pdf.txt07945f16132cd8daa4049fa2789eb720MD52RecursosCapacidadesGeradores_Martins_2017.pdf.txtRecursosCapacidadesGeradores_Martins_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain400954https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24214/4/RecursosCapacidadesGeradores_Martins_2017.pdf.txt07945f16132cd8daa4049fa2789eb720MD54RecursosCapacidadesGeradores_Martins_2017.pdf.txtRecursosCapacidadesGeradores_Martins_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain400954https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24214/4/RecursosCapacidadesGeradores_Martins_2017.pdf.txt07945f16132cd8daa4049fa2789eb720MD54THUMBNAILCarolineVianelloMartins_DISSERT.pdf.jpgCarolineVianelloMartins_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2697https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24214/3/CarolineVianelloMartins_DISSERT.pdf.jpg30c4efc39706ae7030c53a8edea33bd2MD53RecursosCapacidadesGeradores_Martins_2017.pdf.jpgRecursosCapacidadesGeradores_Martins_2017.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2697https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24214/5/RecursosCapacidadesGeradores_Martins_2017.pdf.jpg30c4efc39706ae7030c53a8edea33bd2MD55RecursosCapacidadesGeradores_Martins_2017.pdf.jpgRecursosCapacidadesGeradores_Martins_2017.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2697https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24214/5/RecursosCapacidadesGeradores_Martins_2017.pdf.jpg30c4efc39706ae7030c53a8edea33bd2MD55123456789/242142022-04-13 13:47:17.472oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24214Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-13T16:47:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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