Representação social de estagiários (as) do curso de pedagogia acerca da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Antonia Maira Emelly Cabral da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22856
Resumo: A docência se vislumbra, na esfera social, como atividade plural que se estabelece por saberes, competências, vivências, trajetórias e estilos de trabalho. Nessa circunstância, os processos formativos de construção profissional se dão em meio à sistematização das aprendizagens na academia e à construção diária de conhecimentos, a partir das práticas sociais e troca de saberes na relação teórico-prática, permitida, principalmente, pela formação inicial. Diante disso, buscamos identificar a representação social de estagiários (as) que cursam disciplinas de Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia da UERN, acerca da docência. Propomos ainda, perceber como o curso e, em específico, as disciplinas de Estágio Supervisionado contribuem para construção dessa representação. Para tanto, apoiamo-nos na Teoria da Representação Social (MOSCOVICI, 1978), a fim de desvelar aspectos simbólicos desse processo de construção da imagem sobre docência como um fenômeno social. Como aporte complementar, fizemos uso da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1998). Para coleta de dados aplicamos a Técnica de Associação Livre de Palavras - TALP, o questionário, a entrevista semiestruturada e a observação in loco. O tratamento dos dados foi realizado através dos softwares EVOC e Excel, bem como a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados contemplam regularidades que nos permitem perceber que os sujeitos da pesquisa constroem uma representação de docência multifacetada, observada de forma intensa por meio dos elementos do núcleo central: amor, dedicação, ensinar e aprender. Esses são, pois, pressupostos necessários à profissão. Diante disso, os resultados revelam, ainda, que o ser e o fazer docente se pautam na representação social de docência em quatro dimensões: técnico-profissional, criativa e sensível, sócio formativa e a dimensão do desafio. Assim, encontramos indícios de que essa imagem simbólica e representacional se constrói a partir de esquemas de percepções gerados pelas trajetórias de vida, amalgamados aos elementos que definem a escolha da profissão, bem como no desvelamento formativo de construção identitária através da práxis e de um possível habitus engendrado nas trajetórias socioculturais.
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Nessa circunstância, os processos formativos de construção profissional se dão em meio à sistematização das aprendizagens na academia e à construção diária de conhecimentos, a partir das práticas sociais e troca de saberes na relação teórico-prática, permitida, principalmente, pela formação inicial. Diante disso, buscamos identificar a representação social de estagiários (as) que cursam disciplinas de Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia da UERN, acerca da docência. Propomos ainda, perceber como o curso e, em específico, as disciplinas de Estágio Supervisionado contribuem para construção dessa representação. Para tanto, apoiamo-nos na Teoria da Representação Social (MOSCOVICI, 1978), a fim de desvelar aspectos simbólicos desse processo de construção da imagem sobre docência como um fenômeno social. Como aporte complementar, fizemos uso da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1998). 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Diante disso, buscamos identificar a representação social de estagiários (as) que cursam disciplinas de Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia da UERN, acerca da docência. Propomos ainda, perceber como o curso e, em específico, as disciplinas de Estágio Supervisionado contribuem para construção dessa representação. Para tanto, apoiamo-nos na Teoria da Representação Social (MOSCOVICI, 1978), a fim de desvelar aspectos simbólicos desse processo de construção da imagem sobre docência como um fenômeno social. Como aporte complementar, fizemos uso da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1998). Para coleta de dados aplicamos a Técnica de Associação Livre de Palavras - TALP, o questionário, a entrevista semiestruturada e a observação in loco. O tratamento dos dados foi realizado através dos softwares EVOC e Excel, bem como a partir da técnica de Análise de Conteúdo. 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