Análise do reflexo da política comercial sobre o capital de giro de uma empresa varejista de móveis e eletrodomésticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Antonio Diogo Prudêncio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34932
Resumo: O capital de giro é a fonte de financiamento das operações de uma empresa. Está totalmente relacionado com os prazos operacionais, que juntos devem resultar no menor prazo possível, para que a empresa não apresente grande necessidade de recursos para financiamento do seu giro. Este processo compreende o ciclo operacional e o ciclo financeiro da empresa. Com isso, este trabalho tem como objetivo identificar de que forma a política comercial reflete no capital de giro da empresa. A metodologia é de estudo caso, onde as informações foram obtidas pelos documentos e entrevistas com os sócios-gerentes da empresa em análise. Buscou-se apresentar os reflexos da política comercial sobre o capital de giro, identificou-se que a política comercial de compras, devido ao acúmulo gerado nos estoques e prejuízos econômicos, devido as faltas de critério nas compras realizadas, gerou um aumento da necessidade de capital de giro. Já, a política comercial de crédito, devido a sua ampla forma de pagamento e longos prazos, além de opções e concessão de crédito maiores, oferecidos aos clientes, também gerou um aumento da necessidade de capital de giro. Por sua vez, a política comercial de estoques, por causa do elevado nível de estoque e do giro ineficiente, ocasionou um aumento da necessidade de capital de giro. E, a política comercial de vendas, pelo fato de oferecer os menores preços e grande incentivos as vendas, provoca um aumento da necessidade de capital de giro da empresa.
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