(Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57541
Resumo: O tornar-se professora é uma construção diária, não se nasce sabendo. Se aprende com o tempo e com algumas características necessárias em busca de uma melhor ação docente. Em tempos de barbárie, o trabalho docente se faz e (re)faz no dia a dia da dinâmica escolar, como resistência e (re)existência pessoal e profissional. A pesquisa tem como objetivo geral apreender o processo (auto)biográfico uma professora-pesquisadora no início da docência na e com a educação (física) infantil, em uma escola da rede pública municipal de Fortaleza. Este trabalho possui nuances dialógicas dos aspectos para supervisão de estágio na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A característica docente, supervisão e pesquisa englobam as reflexões sobre o percurso formativo. A estratégia político-pedagógica, planejamento participativo, revela um dos recursos utilizados, de forma ímpar, no âmbito da pandemia e na educação (física) infantil. Tendo em vista os aspectos legais da profissão na educação infantil, se faz necessário tomar a posição e, ainda, não repetidora, mas firmando posicionamento político progressista para uma educação física convergente, o uso da sistematização de conteúdos também na primeira etapa da educação básica, sem minimizar os projetos e ações das pedagogas e sem dirimir escolarização antecipada. A pesquisa é de abordagem qualitativa, (auto)biográfico e com análises do discurso que visa interpretar os signos amplos das crianças. As dificuldades de ser professor(a) se resumem ao sistema político-econômico com a exploração da mão de obra, das ações externas e das ações internas que convive o(a) professor(a), estes quando em colaboração com estagiários(as) e/ou residentes pedagógicos constroem uma teia de similaridades de falas e potencialidades entre si, caso façam uma organização prévia de sentidos e significados.
id UFRN_841728b851ef460c2f36ba72ad58fa2d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57541
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silvahttps://orcid.org/0000-0002-7100-5138http://lattes.cnpq.br/9546343480633284Surdi, Aguinaldo Cesarhttps://orcid.org/0000-0002-7809-7266http://lattes.cnpq.br/2452504102904189Filgueiras, Isabel PortoSanches Neto, LuizBarreto, Samara MouraVenâncio, Luciana2024-02-06T21:46:28Z2024-02-06T21:46:28Z2022-11-28FERREIRA, Emmanuelle Cynthia da Silva. (Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil. Orientadora: Dra. Luciana Venâncio. 2022. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57541O tornar-se professora é uma construção diária, não se nasce sabendo. Se aprende com o tempo e com algumas características necessárias em busca de uma melhor ação docente. Em tempos de barbárie, o trabalho docente se faz e (re)faz no dia a dia da dinâmica escolar, como resistência e (re)existência pessoal e profissional. A pesquisa tem como objetivo geral apreender o processo (auto)biográfico uma professora-pesquisadora no início da docência na e com a educação (física) infantil, em uma escola da rede pública municipal de Fortaleza. Este trabalho possui nuances dialógicas dos aspectos para supervisão de estágio na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A característica docente, supervisão e pesquisa englobam as reflexões sobre o percurso formativo. A estratégia político-pedagógica, planejamento participativo, revela um dos recursos utilizados, de forma ímpar, no âmbito da pandemia e na educação (física) infantil. Tendo em vista os aspectos legais da profissão na educação infantil, se faz necessário tomar a posição e, ainda, não repetidora, mas firmando posicionamento político progressista para uma educação física convergente, o uso da sistematização de conteúdos também na primeira etapa da educação básica, sem minimizar os projetos e ações das pedagogas e sem dirimir escolarização antecipada. A pesquisa é de abordagem qualitativa, (auto)biográfico e com análises do discurso que visa interpretar os signos amplos das crianças. As dificuldades de ser professor(a) se resumem ao sistema político-econômico com a exploração da mão de obra, das ações externas e das ações internas que convive o(a) professor(a), estes quando em colaboração com estagiários(as) e/ou residentes pedagógicos constroem uma teia de similaridades de falas e potencialidades entre si, caso façam uma organização prévia de sentidos e significados.Becoming a teacher is a daily construction, one is not born knowing. One learns with time and with some necessary characteristics in search of a better teaching action. In times of barbarism, teaching work is done and (re)done in the daily life of school dynamics, as resistance and personal and professional (re)existence. The general objective of the research is to apprehend the (auto)biographical process of a teacher-researcher at the beginning of teaching in and with children's (physical) education, in a municipal public school in Fortaleza. This work has dialogical nuances of the aspects for internship supervision in early childhood education and in the early years of elementary school. The characteristic of teaching, supervision and research encompass reflections on the training course. The political-pedagogical strategy, participatory planning, reveals one of the resources used, in a unique way, within the scope of the pandemic and in children's (physical) education. In view of the legal aspects of the profession in early childhood education, it is necessary to take the position and, still, not repeating it, but establishing a progressive political position for a convergent physical education, the use of systematization of contents also in the first stage of basic education, without minimizing the pedagogues' projects and actions and without resolving early schooling. The research has a qualitative, (auto)biographical approach and analyzes the speech that aims to interpret the broad signs of children. The difficulties of being a teacher boil down to the political-economic system with the exploitation of the workforce, the external actions and the internal actions that the teacher lives with, these when in collaboration with interns and/or pedagogical residents build a web of similarities of speeches and potentialities among themselves, if they make a previous organization of senses and meanings.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEnsino - aprendizagemEstratégias político-pedagógicasEducação infantilEducação física escolar(Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALReexistenciarevoluacaoreflexoes_Ferreira_2022.pdfapplication/pdf10888204https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57541/1/Reexistenciarevoluacaoreflexoes_Ferreira_2022.pdf5aff363ab1baf3713a2ce97e1375975dMD51123456789/575412024-02-06 18:47:13.153oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57541Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-02-06T21:47:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv (Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil
title (Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil
spellingShingle (Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil
Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silva
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Ensino - aprendizagem
Estratégias político-pedagógicas
Educação infantil
Educação física escolar
title_short (Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil
title_full (Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil
title_fullStr (Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil
title_full_unstemmed (Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil
title_sort (Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil
author Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silva
author_facet Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7100-5138
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9546343480633284
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Surdi, Aguinaldo Cesar
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7809-7266
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2452504102904189
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Filgueiras, Isabel Porto
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Sanches Neto, Luiz
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Barreto, Samara Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Venâncio, Luciana
contributor_str_mv Venâncio, Luciana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Ensino - aprendizagem
Estratégias político-pedagógicas
Educação infantil
Educação física escolar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - aprendizagem
Estratégias político-pedagógicas
Educação infantil
Educação física escolar
description O tornar-se professora é uma construção diária, não se nasce sabendo. Se aprende com o tempo e com algumas características necessárias em busca de uma melhor ação docente. Em tempos de barbárie, o trabalho docente se faz e (re)faz no dia a dia da dinâmica escolar, como resistência e (re)existência pessoal e profissional. A pesquisa tem como objetivo geral apreender o processo (auto)biográfico uma professora-pesquisadora no início da docência na e com a educação (física) infantil, em uma escola da rede pública municipal de Fortaleza. Este trabalho possui nuances dialógicas dos aspectos para supervisão de estágio na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A característica docente, supervisão e pesquisa englobam as reflexões sobre o percurso formativo. A estratégia político-pedagógica, planejamento participativo, revela um dos recursos utilizados, de forma ímpar, no âmbito da pandemia e na educação (física) infantil. Tendo em vista os aspectos legais da profissão na educação infantil, se faz necessário tomar a posição e, ainda, não repetidora, mas firmando posicionamento político progressista para uma educação física convergente, o uso da sistematização de conteúdos também na primeira etapa da educação básica, sem minimizar os projetos e ações das pedagogas e sem dirimir escolarização antecipada. A pesquisa é de abordagem qualitativa, (auto)biográfico e com análises do discurso que visa interpretar os signos amplos das crianças. As dificuldades de ser professor(a) se resumem ao sistema político-econômico com a exploração da mão de obra, das ações externas e das ações internas que convive o(a) professor(a), estes quando em colaboração com estagiários(as) e/ou residentes pedagógicos constroem uma teia de similaridades de falas e potencialidades entre si, caso façam uma organização prévia de sentidos e significados.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-06T21:46:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-06T21:46:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Emmanuelle Cynthia da Silva. (Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil. Orientadora: Dra. Luciana Venâncio. 2022. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57541
identifier_str_mv FERREIRA, Emmanuelle Cynthia da Silva. (Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil. Orientadora: Dra. Luciana Venâncio. 2022. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57541/1/Reexistenciarevoluacaoreflexoes_Ferreira_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5aff363ab1baf3713a2ce97e1375975d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832710829473792