(Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57541 |
Resumo: | O tornar-se professora é uma construção diária, não se nasce sabendo. Se aprende com o tempo e com algumas características necessárias em busca de uma melhor ação docente. Em tempos de barbárie, o trabalho docente se faz e (re)faz no dia a dia da dinâmica escolar, como resistência e (re)existência pessoal e profissional. A pesquisa tem como objetivo geral apreender o processo (auto)biográfico uma professora-pesquisadora no início da docência na e com a educação (física) infantil, em uma escola da rede pública municipal de Fortaleza. Este trabalho possui nuances dialógicas dos aspectos para supervisão de estágio na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A característica docente, supervisão e pesquisa englobam as reflexões sobre o percurso formativo. A estratégia político-pedagógica, planejamento participativo, revela um dos recursos utilizados, de forma ímpar, no âmbito da pandemia e na educação (física) infantil. Tendo em vista os aspectos legais da profissão na educação infantil, se faz necessário tomar a posição e, ainda, não repetidora, mas firmando posicionamento político progressista para uma educação física convergente, o uso da sistematização de conteúdos também na primeira etapa da educação básica, sem minimizar os projetos e ações das pedagogas e sem dirimir escolarização antecipada. A pesquisa é de abordagem qualitativa, (auto)biográfico e com análises do discurso que visa interpretar os signos amplos das crianças. As dificuldades de ser professor(a) se resumem ao sistema político-econômico com a exploração da mão de obra, das ações externas e das ações internas que convive o(a) professor(a), estes quando em colaboração com estagiários(as) e/ou residentes pedagógicos constroem uma teia de similaridades de falas e potencialidades entre si, caso façam uma organização prévia de sentidos e significados. |
id |
UFRN_841728b851ef460c2f36ba72ad58fa2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57541 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silvahttps://orcid.org/0000-0002-7100-5138http://lattes.cnpq.br/9546343480633284Surdi, Aguinaldo Cesarhttps://orcid.org/0000-0002-7809-7266http://lattes.cnpq.br/2452504102904189Filgueiras, Isabel PortoSanches Neto, LuizBarreto, Samara MouraVenâncio, Luciana2024-02-06T21:46:28Z2024-02-06T21:46:28Z2022-11-28FERREIRA, Emmanuelle Cynthia da Silva. (Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil. Orientadora: Dra. Luciana Venâncio. 2022. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57541O tornar-se professora é uma construção diária, não se nasce sabendo. Se aprende com o tempo e com algumas características necessárias em busca de uma melhor ação docente. Em tempos de barbárie, o trabalho docente se faz e (re)faz no dia a dia da dinâmica escolar, como resistência e (re)existência pessoal e profissional. A pesquisa tem como objetivo geral apreender o processo (auto)biográfico uma professora-pesquisadora no início da docência na e com a educação (física) infantil, em uma escola da rede pública municipal de Fortaleza. Este trabalho possui nuances dialógicas dos aspectos para supervisão de estágio na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A característica docente, supervisão e pesquisa englobam as reflexões sobre o percurso formativo. A estratégia político-pedagógica, planejamento participativo, revela um dos recursos utilizados, de forma ímpar, no âmbito da pandemia e na educação (física) infantil. Tendo em vista os aspectos legais da profissão na educação infantil, se faz necessário tomar a posição e, ainda, não repetidora, mas firmando posicionamento político progressista para uma educação física convergente, o uso da sistematização de conteúdos também na primeira etapa da educação básica, sem minimizar os projetos e ações das pedagogas e sem dirimir escolarização antecipada. A pesquisa é de abordagem qualitativa, (auto)biográfico e com análises do discurso que visa interpretar os signos amplos das crianças. As dificuldades de ser professor(a) se resumem ao sistema político-econômico com a exploração da mão de obra, das ações externas e das ações internas que convive o(a) professor(a), estes quando em colaboração com estagiários(as) e/ou residentes pedagógicos constroem uma teia de similaridades de falas e potencialidades entre si, caso façam uma organização prévia de sentidos e significados.Becoming a teacher is a daily construction, one is not born knowing. One learns with time and with some necessary characteristics in search of a better teaching action. In times of barbarism, teaching work is done and (re)done in the daily life of school dynamics, as resistance and personal and professional (re)existence. The general objective of the research is to apprehend the (auto)biographical process of a teacher-researcher at the beginning of teaching in and with children's (physical) education, in a municipal public school in Fortaleza. This work has dialogical nuances of the aspects for internship supervision in early childhood education and in the early years of elementary school. The characteristic of teaching, supervision and research encompass reflections on the training course. The political-pedagogical strategy, participatory planning, reveals one of the resources used, in a unique way, within the scope of the pandemic and in children's (physical) education. In view of the legal aspects of the profession in early childhood education, it is necessary to take the position and, still, not repeating it, but establishing a progressive political position for a convergent physical education, the use of systematization of contents also in the first stage of basic education, without minimizing the pedagogues' projects and actions and without resolving early schooling. The research has a qualitative, (auto)biographical approach and analyzes the speech that aims to interpret the broad signs of children. The difficulties of being a teacher boil down to the political-economic system with the exploitation of the workforce, the external actions and the internal actions that the teacher lives with, these when in collaboration with interns and/or pedagogical residents build a web of similarities of speeches and potentialities among themselves, if they make a previous organization of senses and meanings.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEnsino - aprendizagemEstratégias político-pedagógicasEducação infantilEducação física escolar(Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALReexistenciarevoluacaoreflexoes_Ferreira_2022.pdfapplication/pdf10888204https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57541/1/Reexistenciarevoluacaoreflexoes_Ferreira_2022.pdf5aff363ab1baf3713a2ce97e1375975dMD51123456789/575412024-02-06 18:47:13.153oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57541Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-02-06T21:47:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
(Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil |
title |
(Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil |
spellingShingle |
(Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silva CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Ensino - aprendizagem Estratégias político-pedagógicas Educação infantil Educação física escolar |
title_short |
(Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil |
title_full |
(Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil |
title_fullStr |
(Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil |
title_full_unstemmed |
(Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil |
title_sort |
(Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil |
author |
Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silva |
author_facet |
Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7100-5138 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9546343480633284 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Surdi, Aguinaldo Cesar |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7809-7266 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2452504102904189 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Filgueiras, Isabel Porto |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Sanches Neto, Luiz |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Barreto, Samara Moura |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Venâncio, Luciana |
contributor_str_mv |
Venâncio, Luciana |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Ensino - aprendizagem Estratégias político-pedagógicas Educação infantil Educação física escolar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - aprendizagem Estratégias político-pedagógicas Educação infantil Educação física escolar |
description |
O tornar-se professora é uma construção diária, não se nasce sabendo. Se aprende com o tempo e com algumas características necessárias em busca de uma melhor ação docente. Em tempos de barbárie, o trabalho docente se faz e (re)faz no dia a dia da dinâmica escolar, como resistência e (re)existência pessoal e profissional. A pesquisa tem como objetivo geral apreender o processo (auto)biográfico uma professora-pesquisadora no início da docência na e com a educação (física) infantil, em uma escola da rede pública municipal de Fortaleza. Este trabalho possui nuances dialógicas dos aspectos para supervisão de estágio na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A característica docente, supervisão e pesquisa englobam as reflexões sobre o percurso formativo. A estratégia político-pedagógica, planejamento participativo, revela um dos recursos utilizados, de forma ímpar, no âmbito da pandemia e na educação (física) infantil. Tendo em vista os aspectos legais da profissão na educação infantil, se faz necessário tomar a posição e, ainda, não repetidora, mas firmando posicionamento político progressista para uma educação física convergente, o uso da sistematização de conteúdos também na primeira etapa da educação básica, sem minimizar os projetos e ações das pedagogas e sem dirimir escolarização antecipada. A pesquisa é de abordagem qualitativa, (auto)biográfico e com análises do discurso que visa interpretar os signos amplos das crianças. As dificuldades de ser professor(a) se resumem ao sistema político-econômico com a exploração da mão de obra, das ações externas e das ações internas que convive o(a) professor(a), estes quando em colaboração com estagiários(as) e/ou residentes pedagógicos constroem uma teia de similaridades de falas e potencialidades entre si, caso façam uma organização prévia de sentidos e significados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-11-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-06T21:46:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-06T21:46:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERREIRA, Emmanuelle Cynthia da Silva. (Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil. Orientadora: Dra. Luciana Venâncio. 2022. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57541 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Emmanuelle Cynthia da Silva. (Re)existência e (revolu)ação: reflexões de uma professora-pesquisadora na educação (física) infantil. Orientadora: Dra. Luciana Venâncio. 2022. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57541/1/Reexistenciarevoluacaoreflexoes_Ferreira_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5aff363ab1baf3713a2ce97e1375975d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832710829473792 |