O Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha, Jardênia Azevedo da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31844
Resumo: A Vivência Integrada na Comunidade surge como uma proposta de metodologia ativa na integração da tríade ensino-serviço-comunidade, atuando como algo inovador no processo ensino aprendizagem. Sendo este um módulo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas, oportuniza ao estudante sua inserção em diversos campos do sistema de saúde, além de promover a integração entre a universidade, os gestores e os trabalhadores da área da saúde. Esta pesquisa busca identificar as potencialidades e desafios da experiência formativa no atendimento pré-hospitalar desenvolvido no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na ótica do estudante. Sendo um estudo de natureza qualitativa, exploratório e descritivo utiliza como dados tanto a experiência da pesquisadora quanto os relatos dos estudantes acerca do impacto da inserção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em sua formação. A partir da análise temática foram criadas quatro categorias, a saber: “O momento no SAMU central, consistiu apenas numa conferência”; “Ao adentrar o serviço nos tornamos parte daquilo que antes era um mera especulação”; “Toda experiência é válida para a formação, mesmo que não alcancemos todas as expectivas”; e “Ensinar e aprender são molas mestras de um mesmo processo”, com as quais foram trabalhadas as falas dos alunos. Os resultados alcançados comprovam que a Vivência Integrada na Comunidade contribui para o fortalecimento da formação acadêmica e profissional, além de permitir que os estudantes colaborem com os profissionais do serviço no qual estão inseridos auxiliando tanto o serviço quanto a universidade a sanar ou minimizar as fragilidades apontadas, tais como uma melhor organização do tempo durante as visitas, maiores esclarecimentos sobre os protocolos, entre outros, garantindo um maior aproveitamento da disciplina em questão servindo de direcionamento para outras instituições formadoras que desejem implantar essa metodologia em suas grades curriculares. Os objetivos da pesquisa tencionam compreender o processo de articulação e sistematização da relação institucional entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a universidade; identificar a percepção dos estudantes quanto ao aprendizado da Vivência Integrada na Comunidade elencando suas potencialidades e fragilidades.
id UFRN_84804c1e02c8fdd4be89cf2bdbe2e364
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31844
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Noronha, Jardênia Azevedo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1381305719593324http://lattes.cnpq.br/8648769154718062Bonfada, Diegohttp://lattes.cnpq.br/3824146378320609Costa, Isabel Karolyne Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/5634179237433724Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e2021-03-12T18:58:17Z2021-03-12T18:58:17Z2020-10-20NORONHA, Jardênia Azevedo da Silva. O Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafios. 2020. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31844A Vivência Integrada na Comunidade surge como uma proposta de metodologia ativa na integração da tríade ensino-serviço-comunidade, atuando como algo inovador no processo ensino aprendizagem. Sendo este um módulo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas, oportuniza ao estudante sua inserção em diversos campos do sistema de saúde, além de promover a integração entre a universidade, os gestores e os trabalhadores da área da saúde. Esta pesquisa busca identificar as potencialidades e desafios da experiência formativa no atendimento pré-hospitalar desenvolvido no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na ótica do estudante. Sendo um estudo de natureza qualitativa, exploratório e descritivo utiliza como dados tanto a experiência da pesquisadora quanto os relatos dos estudantes acerca do impacto da inserção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em sua formação. A partir da análise temática foram criadas quatro categorias, a saber: “O momento no SAMU central, consistiu apenas numa conferência”; “Ao adentrar o serviço nos tornamos parte daquilo que antes era um mera especulação”; “Toda experiência é válida para a formação, mesmo que não alcancemos todas as expectivas”; e “Ensinar e aprender são molas mestras de um mesmo processo”, com as quais foram trabalhadas as falas dos alunos. Os resultados alcançados comprovam que a Vivência Integrada na Comunidade contribui para o fortalecimento da formação acadêmica e profissional, além de permitir que os estudantes colaborem com os profissionais do serviço no qual estão inseridos auxiliando tanto o serviço quanto a universidade a sanar ou minimizar as fragilidades apontadas, tais como uma melhor organização do tempo durante as visitas, maiores esclarecimentos sobre os protocolos, entre outros, garantindo um maior aproveitamento da disciplina em questão servindo de direcionamento para outras instituições formadoras que desejem implantar essa metodologia em suas grades curriculares. Os objetivos da pesquisa tencionam compreender o processo de articulação e sistematização da relação institucional entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a universidade; identificar a percepção dos estudantes quanto ao aprendizado da Vivência Integrada na Comunidade elencando suas potencialidades e fragilidades.The Integrated Community Experience emerges as a proposal for an active methodology in the integration of the teaching-service-community triad, acting as something innovative in the teaching-learning process. This being a module of the medical course at the Multicampi School of Medical Sciences, it provides the student with an opportunity to be inserted in different fields of the health system, in addition to promoting integration between the university, managers and health workers. This research seeks to identify the potential and challenges of the training experience in pre-hospital care developed in the Mobile Emergency Care Service from the student's perspective. Being a qualitative, exploratory and descriptive study, it uses as data both the researcher's experience and the students' reports about the impact of the insertion of the Mobile Emergency Service in their training. From the thematic analysis, four categories were created, namely: “The moment at the central SAMU, consisted only of a conference”; “Upon entering the service, we became part of what used to be mere speculation”; “Every experience is valid for training, even if we don't reach all expectations”; and "Teaching and learning are the master springs of the same process", with which the students' speeches were worked. The results achieved prove that the Integrated Living in the Community contributes to the strengthening of academic and professional training, in addition to allowing students to collaborate with the professionals of the service in which they are inserted, helping both the service and the university to remedy or minimize the weaknesses pointed out. , such as a better organization of time during visits, greater clarification about the protocols, among others, guaranteeing a greater use of the discipline in question, serving as a guide for other training institutions that wish to implement this methodology in their curricula. The research aims to understand the process of articulation and systematization of the institutional relationship between the Mobile Emergency Service and the university; to identify the students' perception regarding the learning of the Integrated Living in the Community, listing their strengths and weaknesses.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINAUFRNBrasilSAMUServiços médicos de emergênciaMedicina comunitáriaServiços de saúdeO Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALServicoAtendimentoMovel_Noronha_2020.pdfapplication/pdf1308603https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31844/1/ServicoAtendimentoMovel_Noronha_2020.pdf73d089bcfeada51ee09a8a420e9075a1MD51TEXTServicoAtendimentoMovel_Noronha_2020.pdf.txtServicoAtendimentoMovel_Noronha_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain177068https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31844/2/ServicoAtendimentoMovel_Noronha_2020.pdf.txt745d50370b34c77d1cf58ad40815ecb6MD52THUMBNAILServicoAtendimentoMovel_Noronha_2020.pdf.jpgServicoAtendimentoMovel_Noronha_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31844/3/ServicoAtendimentoMovel_Noronha_2020.pdf.jpg24d93934d12cef77cfa1b2c48e327561MD53123456789/318442021-03-14 05:49:12.98oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31844Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:49:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafios
title O Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafios
spellingShingle O Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafios
Noronha, Jardênia Azevedo da Silva
SAMU
Serviços médicos de emergência
Medicina comunitária
Serviços de saúde
title_short O Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafios
title_full O Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafios
title_fullStr O Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafios
title_full_unstemmed O Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafios
title_sort O Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafios
author Noronha, Jardênia Azevedo da Silva
author_facet Noronha, Jardênia Azevedo da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1381305719593324
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8648769154718062
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bonfada, Diego
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3824146378320609
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Isabel Karolyne Fernandes
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5634179237433724
dc.contributor.author.fl_str_mv Noronha, Jardênia Azevedo da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e
contributor_str_mv Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv SAMU
Serviços médicos de emergência
Medicina comunitária
Serviços de saúde
topic SAMU
Serviços médicos de emergência
Medicina comunitária
Serviços de saúde
description A Vivência Integrada na Comunidade surge como uma proposta de metodologia ativa na integração da tríade ensino-serviço-comunidade, atuando como algo inovador no processo ensino aprendizagem. Sendo este um módulo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas, oportuniza ao estudante sua inserção em diversos campos do sistema de saúde, além de promover a integração entre a universidade, os gestores e os trabalhadores da área da saúde. Esta pesquisa busca identificar as potencialidades e desafios da experiência formativa no atendimento pré-hospitalar desenvolvido no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na ótica do estudante. Sendo um estudo de natureza qualitativa, exploratório e descritivo utiliza como dados tanto a experiência da pesquisadora quanto os relatos dos estudantes acerca do impacto da inserção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em sua formação. A partir da análise temática foram criadas quatro categorias, a saber: “O momento no SAMU central, consistiu apenas numa conferência”; “Ao adentrar o serviço nos tornamos parte daquilo que antes era um mera especulação”; “Toda experiência é válida para a formação, mesmo que não alcancemos todas as expectivas”; e “Ensinar e aprender são molas mestras de um mesmo processo”, com as quais foram trabalhadas as falas dos alunos. Os resultados alcançados comprovam que a Vivência Integrada na Comunidade contribui para o fortalecimento da formação acadêmica e profissional, além de permitir que os estudantes colaborem com os profissionais do serviço no qual estão inseridos auxiliando tanto o serviço quanto a universidade a sanar ou minimizar as fragilidades apontadas, tais como uma melhor organização do tempo durante as visitas, maiores esclarecimentos sobre os protocolos, entre outros, garantindo um maior aproveitamento da disciplina em questão servindo de direcionamento para outras instituições formadoras que desejem implantar essa metodologia em suas grades curriculares. Os objetivos da pesquisa tencionam compreender o processo de articulação e sistematização da relação institucional entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a universidade; identificar a percepção dos estudantes quanto ao aprendizado da Vivência Integrada na Comunidade elencando suas potencialidades e fragilidades.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-12T18:58:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-12T18:58:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NORONHA, Jardênia Azevedo da Silva. O Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafios. 2020. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31844
identifier_str_mv NORONHA, Jardênia Azevedo da Silva. O Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafios. 2020. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31844/1/ServicoAtendimentoMovel_Noronha_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31844/2/ServicoAtendimentoMovel_Noronha_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31844/3/ServicoAtendimentoMovel_Noronha_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 73d089bcfeada51ee09a8a420e9075a1
745d50370b34c77d1cf58ad40815ecb6
24d93934d12cef77cfa1b2c48e327561
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117503284936704