A educação permanente em saúde nos municípios da 4ª região de saúde: uma análise dos instrumentos de gestão
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58159 |
Resumo: | Introdução: A gestão de trabalho em saúde tem como finalidade implementar novos modelos de organização e funcionamento dos serviços públicos de saúde do país, fazendo-se indispensável nos processos de organizações político-administrativas do Sistema Único de Saúde. Os polos de Educação Permanente em Saúde são fundamentais para as mudanças políticas e sociais. São espaços destinados a tomadas de decisões e planejamentos envolvendo a saúde pública e representam espaços democráticos e participativos, onde é possível a participação de gestores, trabalhadores da saúde e de toda sociedade. Objetivo: Analisar a inserção da Educação Permanente em Saúde (EPS) presente nos instrumentos de planejamento da gestão dos municípios da 4ª Região de Saúde da Paraíba. Métodos: Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa com natureza descritiva e exploratória realizada na 4ª Região de Saúde do estado da Paraíba, localizada na região do Curimataú e Seridó Paraibano. Foram analisados dos municípios, entre eles, os instrumentos de Planejamento de Gestão, Planos Municipais de Saúde e de Educação Permanente em Saúde, Portarias e Resoluções, além de Relatórios de Comissão de Integração de Ensino e Serviço, de Câmara Técnica e de Conferências de Saúde e Programas de Saúde Mental, contabilizando um total de 69 documentos. Resultados e Discussão: Verificou-se que as conferências de saúde desempenharam um papel fundamental ao fornecer uma base de propostas para gestores e equipes na elaboração de planos de saúde municipais e estaduais, com a consideração ativa dos conselhos de saúde pertinentes. A elaboração dos planos municipais de saúde, refletem uma integração significativa da Educação Permanente, incorporando ações, metas e objetivos alinhados com as deliberações desses eventos. Considerações finais: A incorporação das políticas públicas de educação permanente em saúde nos instrumentos de gestão é resultado de ações desenvolvidas nos territórios. A autonomia dos trabalhadores e usuários na definição de seus caminhos difere da perspectiva dos gestores, contrapondo que o trabalho pode ser controlado através de planilhas gerenciais e sistemas de informação, sem a discussão do cotidiano no próprio trabalho e sem a co-gestão. |
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Os polos de Educação Permanente em Saúde são fundamentais para as mudanças políticas e sociais. São espaços destinados a tomadas de decisões e planejamentos envolvendo a saúde pública e representam espaços democráticos e participativos, onde é possível a participação de gestores, trabalhadores da saúde e de toda sociedade. Objetivo: Analisar a inserção da Educação Permanente em Saúde (EPS) presente nos instrumentos de planejamento da gestão dos municípios da 4ª Região de Saúde da Paraíba. Métodos: Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa com natureza descritiva e exploratória realizada na 4ª Região de Saúde do estado da Paraíba, localizada na região do Curimataú e Seridó Paraibano. Foram analisados dos municípios, entre eles, os instrumentos de Planejamento de Gestão, Planos Municipais de Saúde e de Educação Permanente em Saúde, Portarias e Resoluções, além de Relatórios de Comissão de Integração de Ensino e Serviço, de Câmara Técnica e de Conferências de Saúde e Programas de Saúde Mental, contabilizando um total de 69 documentos. Resultados e Discussão: Verificou-se que as conferências de saúde desempenharam um papel fundamental ao fornecer uma base de propostas para gestores e equipes na elaboração de planos de saúde municipais e estaduais, com a consideração ativa dos conselhos de saúde pertinentes. A elaboração dos planos municipais de saúde, refletem uma integração significativa da Educação Permanente, incorporando ações, metas e objetivos alinhados com as deliberações desses eventos. Considerações finais: A incorporação das políticas públicas de educação permanente em saúde nos instrumentos de gestão é resultado de ações desenvolvidas nos territórios. A autonomia dos trabalhadores e usuários na definição de seus caminhos difere da perspectiva dos gestores, contrapondo que o trabalho pode ser controlado através de planilhas gerenciais e sistemas de informação, sem a discussão do cotidiano no próprio trabalho e sem a co-gestão.Introduction: Health work management aims to implement new models of organization and functioning of the country's public health services, making it indispensable in the processes of political-administrative organizations of the Unified Health System. The centers of Permanent Education in Health are fundamental to political and social changes. They are spaces intended for decision-making and planning involving public health and represent democratic and participatory spaces, where the participation of managers, health workers and the whole of society is possible. Objective: To analyze the inclusion of Permanent Health Education (EPS) present in the management planning instruments of the municipalities of the 4th Health Region of Paraíba. Methods: This is a documentary research with a qualitative approach with a descriptive and exploratory nature carried out in the 4th Health Region of the state of Paraíba, located in the region of Curimataú and Seridó Paraibano. Municipalities were analyzed, including Management Planning instruments, Municipal Health and Continuing Health Education Plans, Ordinances and Resolutions, as well as Reports from the Teaching and Service Integration Committee, Technical Chamber and Health Conferences and Mental Health Programs, totaling 69 documents. Results and Discussion: It was found that health conferences played a fundamental role in providing a basis of proposals for managers and teams in the preparation of municipal and state health plans, with active consideration of relevant health advice. The development of municipal health plans reflects a significant integration of Continuing Education, incorporating actions, goals and objectives aligned with the deliberations of these events. Conclusion: The incorporation of public policies on continuing health education into management instruments is the result of actions developed in the territories. The autonomy of workers and users in defining their paths differs from the perspective of managers, opposing that work can be controlled through management spreadsheets and information systems, without discussing daily life at work itself and without co-management.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - FACISAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVAGestão do trabalhoEducação permanente em saúdePolíticas públicasA educação permanente em saúde nos municípios da 4ª região de saúde: uma análise dos instrumentos de gestãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaopermanentesaude_Cunha_2023.pdfapplication/pdf845529https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58159/1/Educacaopermanentesaude_Cunha_2023.pdf7e77208bae28ad339063025d0ff7a32aMD51123456789/581592024-04-15 17:59:02.565oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58159Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-15T20:59:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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