Fatores que influenciam a eficiência dos gastos com segurança pública: análise nos estados brasileiros no período de 2011 a 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas Junior, Francisco Lopes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41349
Resumo: Com a chegada do Século XXI o terror toma conta do mundo, notícias de atentados terroristas, guerras civis em países do oriente médio, que acabam com a vida de pessoas inocentes. No Brasil, não é diferente, vive-se um período em que a segurança pública é um dos temas mais discutidos pela população e pelos gestores, mostrando a grandeza do problema no qual a sociedade se encontra. Essa realidade tem provocado à sociedade a inquietar-se sobre a aplicação dos recursos públicos, se estão sendo utilizados de maneira adequada, não só na segurança ostensiva, mas também nas políticas de segurança pública no país. Desta forma, este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam a eficiência dos gastos com segurança nos estados brasileiros, no período de 2011 a 2015. Para isto foi utilizado o método de Análise Envoltória de Dados (DEA), com o intuito de identificar as características acerca da eficiência dos gastos em segurança pública dos estados brasileiros, por meio da definição de uma fronteira de eficiência, associando os resultados a outras variáveis para poder entender em que eles influenciam. Os principais resultados encontrados revelaram que, no período analisado, o melhor resultado foi da Paraíba, e o pior foi de Rondônia. A região Nordeste foi a que teve maior representatividade dentro das 10 primeiras colocações. Por fim o estudo verificou se os estados que apresentam maior número de policiais, melhor IDEB, maiores receitas próprias e menor população, teriam índices de eficiência melhores, desta forma após relacionar essas variáveis com os scores de eficiência, constatou-se que todas são significantes, mas, das 4 hipóteses testadas, apenas a terceira hipótese foi aceita, que se refere as receitas próprias dos estados. Desta forma a primeira, segunda e a quarta hipótese foram rejeitadas.
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