Formação de leitores por meio dos contos policiais de Sherlock Holmes: uma proposta de letramento literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Anacyara Celly da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26015
Resumo: O ensino de Língua portuguesa, muitas vezes, prioriza o ensino de aspectos normativos da língua, já o ensino da literatura é contemplado com um menor grau de prioridade, proporcionando ao estudante o contato com o texto literário de forma rápida e pouco eficaz. Na busca por encontrar um modelo de trabalho com a literatura aplicável em sala de aula e que objetive formar, de maneira eficaz, leitores literários, buscamos aplicar um projeto de letramento literário que atenda ao contexto da escola pública e que ofereça subsídios teórico-metodológicos para os professores, a fim de que se torne possível a efetivação do ensino da literatura no processo de escolarização. O ensino da literatura é de extrema relevância para a formação integral do indivíduo enquanto cidadão. Nesse contexto propomos trabalhar o texto literário na escola, aplicando metodologias e propondo atividades de leitura que levem ao letramento literário, de forma que contribua para a vida social e cognitiva do sujeito, levando-o a desenvolver sua capacidade de crítica e argumentação, além de fazê-lo compreender o mundo em que vive e se sentir parte dele. Assim, esse trabalho objetiva discutir a importância do letramento literário e apontar caminhos para o ensino de literatura na escola. Nessa perspectiva, buscamos destacar os benefícios que o trabalho com o texto literário, mediado adequadamente, pode oferecer para a formação social e leitora do aluno. Apresentamos, portanto, reflexões sobre a importância da leitura, o conceito de letramento literário, e propomos a aplicação da sequencia básica, de acordo com os fundamentos do letramento literário de Cosson (2014), a partir da leitura literária da obra Sherlock Holmes – casos extraordinários. Nossa proposta busca priorizar a leitura como agente transformador, despertando o prazer pelo contato com o texto literário. Como espaço social da aplicação da proposta, escolhemos uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, em Natal/RN. Utilizamos a pesquisa bibliográfica centrada, principalmente, nas obras de Antoine Compagnon (2009) Candido (1995), Lajolo (2000), Kleiman (1995, 2002), Soares (2003, 2009), Cosson (2014), entre outros autores.
id UFRN_859c083d813804dedea114c9cb8ce9d9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26015
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Anacyara Celly da SilvaMarcolino, Francisco Fábio VieiraSantos, Cassia de Fátima Matos dosRangel, Edna Maria2018-10-10T20:28:48Z2018-10-10T20:28:48Z2018-07-27LIMA, Anacyara Celly da Silva. Formação de leitores por meio dos contos policiais de Sherlock Holmes: uma proposta de letramento literário. 2018. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26015O ensino de Língua portuguesa, muitas vezes, prioriza o ensino de aspectos normativos da língua, já o ensino da literatura é contemplado com um menor grau de prioridade, proporcionando ao estudante o contato com o texto literário de forma rápida e pouco eficaz. Na busca por encontrar um modelo de trabalho com a literatura aplicável em sala de aula e que objetive formar, de maneira eficaz, leitores literários, buscamos aplicar um projeto de letramento literário que atenda ao contexto da escola pública e que ofereça subsídios teórico-metodológicos para os professores, a fim de que se torne possível a efetivação do ensino da literatura no processo de escolarização. O ensino da literatura é de extrema relevância para a formação integral do indivíduo enquanto cidadão. Nesse contexto propomos trabalhar o texto literário na escola, aplicando metodologias e propondo atividades de leitura que levem ao letramento literário, de forma que contribua para a vida social e cognitiva do sujeito, levando-o a desenvolver sua capacidade de crítica e argumentação, além de fazê-lo compreender o mundo em que vive e se sentir parte dele. Assim, esse trabalho objetiva discutir a importância do letramento literário e apontar caminhos para o ensino de literatura na escola. Nessa perspectiva, buscamos destacar os benefícios que o trabalho com o texto literário, mediado adequadamente, pode oferecer para a formação social e leitora do aluno. Apresentamos, portanto, reflexões sobre a importância da leitura, o conceito de letramento literário, e propomos a aplicação da sequencia básica, de acordo com os fundamentos do letramento literário de Cosson (2014), a partir da leitura literária da obra Sherlock Holmes – casos extraordinários. Nossa proposta busca priorizar a leitura como agente transformador, despertando o prazer pelo contato com o texto literário. Como espaço social da aplicação da proposta, escolhemos uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, em Natal/RN. Utilizamos a pesquisa bibliográfica centrada, principalmente, nas obras de Antoine Compagnon (2009) Candido (1995), Lajolo (2000), Kleiman (1995, 2002), Soares (2003, 2009), Cosson (2014), entre outros autores.The Portuguese Language Teaching in the middle school, adopted by public School in Brazil, most of them, prioritizes the teaching of normative of the language. In another hand, the literature teaching is considered as a low priority. The literature teaching offers to the student a little effective and quick contact on the literary texts. In the search to find type of work with a applicable literature inside the classroom and this model intend to form effectively literary reader. It can seek to apply a literary lettering that attend on the public school context and it can offer subsidy theoreticalfunctional to the teacher, in order to make it possible the implementation of Literary Teaching in the schooling process, contribute effectively to the formation of the literary reader. The Literature Teaching is the extreme importance to the thoroughly education of the individual as a citizen. In this context, we propose to work the literary text in the school, applying methods and reading activities that they lead to the literacy in the literature and contribute to the social and cognitive life of the individual lead him/her to develop a criticism and argumentative ability, in additional to, lead himself/herself understand the world that they live. They can feel as the integrant of it. Therefore, this paper seeks argues the importance of the Literary literacy and sharpens ways to the teaching of the literature in the school. In this perspective, we seek to snap off the benefits that the work with literary text, leaded properly, that can offer to the social formation and a reader student. We show thinking about the importance of the literature, concept of literacy, and propose the application of the basic sequence, according to the solid ground of Cosson (2014), by the reading of literary work of Sherlock Holmes – Extraordinary Case. Our proposal focus prioritize the reading as the life-changing agent that stirs up student to the pleasure of the literary text contact. In the social space of the application of the proposal, we chose the eighth grade of the middle school in a public school in Natal/RN. We used the bibliographic research focused principally in the Antonie Compagnon (2009), Candido (1995), Lajolo (2000), Keiman (1995, 2002), Soares (2003, 2009), Cosson (2014), among other author’s works.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLetramento literárioNarrativa policialSherlock HolmesFormação de leitores por meio dos contos policiais de Sherlock Holmes: uma proposta de letramento literárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFormaçãoleitoresmeio_Lima_2018.pdf.txtFormaçãoleitoresmeio_Lima_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain199270https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26015/2/Forma%c3%a7%c3%a3oleitoresmeio_Lima_2018.pdf.txt1b0106d7307da0a1e5ca9aaf508f7fbfMD52THUMBNAILFormaçãoleitoresmeio_Lima_2018.pdf.jpgFormaçãoleitoresmeio_Lima_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3243https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26015/3/Forma%c3%a7%c3%a3oleitoresmeio_Lima_2018.pdf.jpg3e922b355635b67467dc56757d245033MD53ORIGINALFormaçãoleitoresmeio_Lima_2018.pdfapplication/pdf1900983https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26015/1/Forma%c3%a7%c3%a3oleitoresmeio_Lima_2018.pdf9462bea3b15d147531c78fb240af53b3MD51123456789/260152019-01-30 07:52:07.83oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26015Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T10:52:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de leitores por meio dos contos policiais de Sherlock Holmes: uma proposta de letramento literário
title Formação de leitores por meio dos contos policiais de Sherlock Holmes: uma proposta de letramento literário
spellingShingle Formação de leitores por meio dos contos policiais de Sherlock Holmes: uma proposta de letramento literário
Lima, Anacyara Celly da Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Letramento literário
Narrativa policial
Sherlock Holmes
title_short Formação de leitores por meio dos contos policiais de Sherlock Holmes: uma proposta de letramento literário
title_full Formação de leitores por meio dos contos policiais de Sherlock Holmes: uma proposta de letramento literário
title_fullStr Formação de leitores por meio dos contos policiais de Sherlock Holmes: uma proposta de letramento literário
title_full_unstemmed Formação de leitores por meio dos contos policiais de Sherlock Holmes: uma proposta de letramento literário
title_sort Formação de leitores por meio dos contos policiais de Sherlock Holmes: uma proposta de letramento literário
author Lima, Anacyara Celly da Silva
author_facet Lima, Anacyara Celly da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Marcolino, Francisco Fábio Vieira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Cassia de Fátima Matos dos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Anacyara Celly da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rangel, Edna Maria
contributor_str_mv Rangel, Edna Maria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Letramento literário
Narrativa policial
Sherlock Holmes
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Narrativa policial
Sherlock Holmes
description O ensino de Língua portuguesa, muitas vezes, prioriza o ensino de aspectos normativos da língua, já o ensino da literatura é contemplado com um menor grau de prioridade, proporcionando ao estudante o contato com o texto literário de forma rápida e pouco eficaz. Na busca por encontrar um modelo de trabalho com a literatura aplicável em sala de aula e que objetive formar, de maneira eficaz, leitores literários, buscamos aplicar um projeto de letramento literário que atenda ao contexto da escola pública e que ofereça subsídios teórico-metodológicos para os professores, a fim de que se torne possível a efetivação do ensino da literatura no processo de escolarização. O ensino da literatura é de extrema relevância para a formação integral do indivíduo enquanto cidadão. Nesse contexto propomos trabalhar o texto literário na escola, aplicando metodologias e propondo atividades de leitura que levem ao letramento literário, de forma que contribua para a vida social e cognitiva do sujeito, levando-o a desenvolver sua capacidade de crítica e argumentação, além de fazê-lo compreender o mundo em que vive e se sentir parte dele. Assim, esse trabalho objetiva discutir a importância do letramento literário e apontar caminhos para o ensino de literatura na escola. Nessa perspectiva, buscamos destacar os benefícios que o trabalho com o texto literário, mediado adequadamente, pode oferecer para a formação social e leitora do aluno. Apresentamos, portanto, reflexões sobre a importância da leitura, o conceito de letramento literário, e propomos a aplicação da sequencia básica, de acordo com os fundamentos do letramento literário de Cosson (2014), a partir da leitura literária da obra Sherlock Holmes – casos extraordinários. Nossa proposta busca priorizar a leitura como agente transformador, despertando o prazer pelo contato com o texto literário. Como espaço social da aplicação da proposta, escolhemos uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, em Natal/RN. Utilizamos a pesquisa bibliográfica centrada, principalmente, nas obras de Antoine Compagnon (2009) Candido (1995), Lajolo (2000), Kleiman (1995, 2002), Soares (2003, 2009), Cosson (2014), entre outros autores.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-10T20:28:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-10T20:28:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Anacyara Celly da Silva. Formação de leitores por meio dos contos policiais de Sherlock Holmes: uma proposta de letramento literário. 2018. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26015
identifier_str_mv LIMA, Anacyara Celly da Silva. Formação de leitores por meio dos contos policiais de Sherlock Holmes: uma proposta de letramento literário. 2018. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PROFLETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26015/2/Forma%c3%a7%c3%a3oleitoresmeio_Lima_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26015/3/Forma%c3%a7%c3%a3oleitoresmeio_Lima_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26015/1/Forma%c3%a7%c3%a3oleitoresmeio_Lima_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b0106d7307da0a1e5ca9aaf508f7fbf
3e922b355635b67467dc56757d245033
9462bea3b15d147531c78fb240af53b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777007276195840