A qualificação profissional dos/as assistentes sociais do RN e seus determinantes socioeconômicos e ético-políticos: uma análise a partir da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lizete Augusta Vidal Pereira Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24580
Resumo: O presente trabalho discute sobre os mecanismos de qualificação profissional acessados pelos/as assistentes sociais, e suas relações e implicações com a Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS, tendo como objetivo geral analisar os determinantes socioeconômicos e ético-políticos presentes na busca dos/as assistentes sociais do Rio Grande do Norte (RN) por qualificação profissional. No propósito, foi realizada uma pesquisa documental no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/RN – 14ª Região) entre os anos de 2013 e 2015, a partir das fichas de fiscalização, por meio da qual delimitamos a nossa amostra para a pesquisa de campo, efetuada com nove assistentes sociais mediante a realização de entrevista orientada por um roteiro semi-estruturado, associada ao levantamento bibliográfico, essencial para a construção e análise de nosso objeto. Ao longo do trabalho, consideramos as mudanças que ocorrem no plano social, político e econômico, engendradas pelo capital e o pelo mercado de trabalho, sendo orquestradas pelo neoliberalismo a partir da década de 1990, cujos rebatimentos atingem a classe trabalhadora e os/as assistentes sociais, objetiva e subjetivamente. Transformações essas que rebatem sobre a formação profissional, a qual se volta ao atendimento dos interesses desse mercado, forjando um determinado perfil profissional que se opõe ao proposto pelo projeto ético-político. Consequentemente, a defesa e o direcionamento dado pela Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS ao processo de educação permanente dos/as assistentes sociais encontra uma forte limitação, sobretudo nas reais possibilidades de a Educação Permanente contribuir para o processo de organização política da categoria. Assim, buscamos aqui refletir sobre a realidade encontrada no cotidiano profissional dos/as assistentes sociais do RN acerca de seus processos formativos para além da graduação, bem como sobre os impactos de suas buscas por qualificação em seus exercícios profissionais, a partir das análises pautadas na tradição marxista. Observamos que o estágio supervisionado tem possibilitado aos/às assistentes sociais o acesso à (re)leituras, debates e (re)construções do conhecimento que, embora apresente-se com muitas limitações, pode ser oxigenado na direção da perspectiva de educação permanente que defendemos enquanto categoria. Vimos, também, que as dificuldades no processo de educação permanente dos/as assistentes sociais norteriograndenses expressa um conjunto de determinações macrossocietárias que rebatem objetiva e subjetivamente na busca e no acesso desses/as profissionais pelo aprimoramento intelectual. Destacamos que apenas com uma perspectiva de educação para além do capital podemos construir um processo de educação permanente que exceda as determinações impostas pelo mercado de trabalho, sendo muitas as limitações impostas pela sociabilidade do capital e pelas condições e relações de trabalho dos/as assistentes sociais, o que nos impõe a necessidade de resistir e lutar por meio das estratégias construídas coletivamente, das quais a Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS faz parte.
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Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24580O presente trabalho discute sobre os mecanismos de qualificação profissional acessados pelos/as assistentes sociais, e suas relações e implicações com a Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS, tendo como objetivo geral analisar os determinantes socioeconômicos e ético-políticos presentes na busca dos/as assistentes sociais do Rio Grande do Norte (RN) por qualificação profissional. No propósito, foi realizada uma pesquisa documental no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/RN – 14ª Região) entre os anos de 2013 e 2015, a partir das fichas de fiscalização, por meio da qual delimitamos a nossa amostra para a pesquisa de campo, efetuada com nove assistentes sociais mediante a realização de entrevista orientada por um roteiro semi-estruturado, associada ao levantamento bibliográfico, essencial para a construção e análise de nosso objeto. Ao longo do trabalho, consideramos as mudanças que ocorrem no plano social, político e econômico, engendradas pelo capital e o pelo mercado de trabalho, sendo orquestradas pelo neoliberalismo a partir da década de 1990, cujos rebatimentos atingem a classe trabalhadora e os/as assistentes sociais, objetiva e subjetivamente. Transformações essas que rebatem sobre a formação profissional, a qual se volta ao atendimento dos interesses desse mercado, forjando um determinado perfil profissional que se opõe ao proposto pelo projeto ético-político. Consequentemente, a defesa e o direcionamento dado pela Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS ao processo de educação permanente dos/as assistentes sociais encontra uma forte limitação, sobretudo nas reais possibilidades de a Educação Permanente contribuir para o processo de organização política da categoria. Assim, buscamos aqui refletir sobre a realidade encontrada no cotidiano profissional dos/as assistentes sociais do RN acerca de seus processos formativos para além da graduação, bem como sobre os impactos de suas buscas por qualificação em seus exercícios profissionais, a partir das análises pautadas na tradição marxista. Observamos que o estágio supervisionado tem possibilitado aos/às assistentes sociais o acesso à (re)leituras, debates e (re)construções do conhecimento que, embora apresente-se com muitas limitações, pode ser oxigenado na direção da perspectiva de educação permanente que defendemos enquanto categoria. Vimos, também, que as dificuldades no processo de educação permanente dos/as assistentes sociais norteriograndenses expressa um conjunto de determinações macrossocietárias que rebatem objetiva e subjetivamente na busca e no acesso desses/as profissionais pelo aprimoramento intelectual. Destacamos que apenas com uma perspectiva de educação para além do capital podemos construir um processo de educação permanente que exceda as determinações impostas pelo mercado de trabalho, sendo muitas as limitações impostas pela sociabilidade do capital e pelas condições e relações de trabalho dos/as assistentes sociais, o que nos impõe a necessidade de resistir e lutar por meio das estratégias construídas coletivamente, das quais a Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS faz parte.This work discusses the Professional qualification mechanisms accessed by social workers, and their relationships and implications with the CFESS/CRESS group’s Permanent Educational Policy, with the main general objective of analyzing the socioeconomic and ethical-political determinants present in the search of the social workers of the Rio Grande do Norte State (RN State) for professional qualification. In the purpose, a documentary research was carried out in the Regional Council of Social Work (CRESS / RN - 14th Region) between the years of 2013 and 2015, based on the inspection records, through which we delimit our sample for field research, carried out with nine social workers through an interview guided by a semi-structured script, associated to the bibliographical survey, essential for the construction and analysis of our object. Throughout the work, we considered the changes that have been occurring in the social, politic and economic plans, engendered by the capital and the labor market, being orchestrated by neoliberalism since 1990 whose repercussions affect the working class and the social workers, objectively and subjectively. These transformations reflect on the professional formation, which turns to attend the interests of this market, forging a certain professional profile that is opposed to that proposed by the ethical-political project. Consequently, the defense and direction given by the Permanent Education Policy of the CFESS / CRESS group to the process of permanent education of social workers finds a strong limit, especially in the real possibilities of Permanent Education to contribute to the process of political organization of the category. Then, we seek to reflect on the reality found in the daily life of the social workers of the RN State about their formative processes beyond graduation, as well as on the impacts of their searches for qualification in their professional exercises, based on the analyzes based on the Marxist tradition. We observe that the supervised internship has enabled the social workers to access (re)readings, debates and (re)constructions of knowledge that, although presented with many limitations, can be oxygenated in the direction of the permanent education perspective that we defend as category. We have also seen that the difficulties in the process of permanent education of the social workers of the RN State express a set of macrossocietary determinations objectively and subjectively in the search and access of these professionals for the intellectual improvement. We emphasize that only with a perspective of education beyond capital can we construct a process of permanent education that exceeds the determinations imposed by the labor market, with many limitations imposed by the sociability of capital and the conditions and labor relations of social workers , Which imposes on us the need to resist and fight through the strategies built collectively, of which the Permanent Education Policy of the CFESS / CRESS group forms part.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALTrabalhoEducação permanenteServiço socialFormação e exercício profissionalA qualificação profissional dos/as assistentes sociais do RN e seus determinantes socioeconômicos e ético-políticos: uma análise a partir da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLizeteAugustaVidalPereiraLopesSilva_DISSERT.pdf.txtLizeteAugustaVidalPereiraLopesSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain522217https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24580/2/LizeteAugustaVidalPereiraLopesSilva_DISSERT.pdf.txtc7f6ea5300eab8a95bf579e3316cc0bcMD52THUMBNAILLizeteAugustaVidalPereiraLopesSilva_DISSERT.pdf.jpgLizeteAugustaVidalPereiraLopesSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2789https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24580/3/LizeteAugustaVidalPereiraLopesSilva_DISSERT.pdf.jpg029ed8f82526f495fcb818e7cd022cc1MD53TEXTLizeteAugustaVidalPereiraLopesSilva_DISSERT.pdf.txtLizeteAugustaVidalPereiraLopesSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain522217https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24580/2/LizeteAugustaVidalPereiraLopesSilva_DISSERT.pdf.txtc7f6ea5300eab8a95bf579e3316cc0bcMD52THUMBNAILLizeteAugustaVidalPereiraLopesSilva_DISSERT.pdf.jpgLizeteAugustaVidalPereiraLopesSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2789https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24580/3/LizeteAugustaVidalPereiraLopesSilva_DISSERT.pdf.jpg029ed8f82526f495fcb818e7cd022cc1MD53ORIGINALLizeteAugustaVidalPereiraLopesSilva_DISSERT.pdfLizeteAugustaVidalPereiraLopesSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf1365984https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24580/1/LizeteAugustaVidalPereiraLopesSilva_DISSERT.pdf28a1843db894effb0fdd08ec6eb09914MD51123456789/245802022-06-07 16:57:16.719oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24580Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-07T19:57:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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