Universitárias e mães: conciliando vida acadêmica e maternidade em tempos de ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Gabriela Dantas de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57533
Resumo: Durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), alunas e/ou professoras tiveram suas reuniões virtuais interrompidas pelas demandas do cuidado com seus filhos(as) e/ou com idosos que estavam sob suas responsabilidades. A partir dessa evidência, me questiono nesta dissertação como foi a adaptação ao ensino remoto para parcela de discentes das Universidades que são mulheres e mães. Em que medida a modalidade de ensino remoto emergencial impactou a dinâmica de vida dessas estudantes? Como as universitárias-mães, situadas no ambiente doméstico, conciliaram vida acadêmica e maternidade diante deste novo contexto? Esses são alguns questionamentos que esta pesquisa etnográfica visou compreender. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo apresentar e refletir sobre os processos de conciliação entre vida acadêmica e maternidade vivenciados por universitárias-mães durante o período de Ensino Remoto Emergencial, contextualizado à luz do cenário da pandemia da Covid-19 e do isolamento social vivenciado no município de Natal/RN durante o ano de 2021. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo virtual entre o segundo semestre do ano de 2020 até dezembro do ano de 2021. E as interlocuções se deram por meio de diálogos em um grupo no Whatsapp intitulado “MÃES UNIVERSITÁRIAS”, que foi criado para os fins desta pesquisa. A partir deste contato, pude perceber que apesar dos limites da política emergencial de retomada das aulas em formato de ensino remoto, as universitárias-mães, com as quais dialoguei, conseguiram agenciar seus contextos particulares e avançar nos seus processos formativos.
id UFRN_85ca44878a667057bfd84ae4803194f5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57533
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Maria Gabriela Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/4851880007663699http://lattes.cnpq.br/7195821721383755Navia, Ângela Mercedes Facundohttps://orcid.org/0000-0001-9552-5763http://lattes.cnpq.br/9174852118966092Lopes, Paulo Victor Leitehttp://lattes.cnpq.br/7595515282110283Porto, Rozeli MariaWelter, TâniaSchwade, Elisete2024-02-06T17:12:15Z2024-02-06T17:12:15Z2023-03-10OLIVEIRA, Maria Gabriela Dantas de. Universitárias e mães: conciliando vida acadêmica e maternidade em tempos de ensino remoto. Orientadora: Dra. Elisete Schwade. 2023. 153f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57533Durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), alunas e/ou professoras tiveram suas reuniões virtuais interrompidas pelas demandas do cuidado com seus filhos(as) e/ou com idosos que estavam sob suas responsabilidades. A partir dessa evidência, me questiono nesta dissertação como foi a adaptação ao ensino remoto para parcela de discentes das Universidades que são mulheres e mães. Em que medida a modalidade de ensino remoto emergencial impactou a dinâmica de vida dessas estudantes? Como as universitárias-mães, situadas no ambiente doméstico, conciliaram vida acadêmica e maternidade diante deste novo contexto? Esses são alguns questionamentos que esta pesquisa etnográfica visou compreender. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo apresentar e refletir sobre os processos de conciliação entre vida acadêmica e maternidade vivenciados por universitárias-mães durante o período de Ensino Remoto Emergencial, contextualizado à luz do cenário da pandemia da Covid-19 e do isolamento social vivenciado no município de Natal/RN durante o ano de 2021. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo virtual entre o segundo semestre do ano de 2020 até dezembro do ano de 2021. E as interlocuções se deram por meio de diálogos em um grupo no Whatsapp intitulado “MÃES UNIVERSITÁRIAS”, que foi criado para os fins desta pesquisa. A partir deste contato, pude perceber que apesar dos limites da política emergencial de retomada das aulas em formato de ensino remoto, as universitárias-mães, com as quais dialoguei, conseguiram agenciar seus contextos particulares e avançar nos seus processos formativos.During Emergency Remote Education (ERE), students and/or teachers had their virtual meetings interrupted by the demands of caring for their children and/or elderly people who were under their responsibilities. Based on this evidence, I ask myself in this dissertation how the adaptation to remote teaching was for the portion of University students who are women and mothers. To what extent has the emergency remote teaching modality impacted the life dynamics of these students? How did university mothers, located in the domestic environment, reconcile academic life and motherhood in this new context? These are some questions that this ethnographic research aimed to understand. In this sense, the present research aimed to present and reflect on the processes of reconciliation between academic life and motherhood experienced by university mothers during the Emergency Remote Teaching period, contextualized in light of the Covid-19 pandemic scenario and social isolation. experienced in the city of Natal/RN during the year 2021. To this end, virtual fieldwork was carried out between the second half of the year 2020 until December 2021. And the interlocutions took place through dialogues in a group on Whatsapp titled “MÃES UNIVERSITÁRIAS” (UNIVERSITY MOTHERS), which was created for the purposes of this research. From this contact, I was able to see that despite the limits of the emergency policy of resuming classes in a remote teaching format, the university mothers, with whom I spoke, were able to manage their particular contexts and advance in their training processes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAVida acadêmicaMaternidadeEnsino remotoUniversitárias e mães: conciliando vida acadêmica e maternidade em tempos de ensino remotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUniversitariasmaesconciliando_Oliveira_2023.pdfapplication/pdf4001371https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57533/1/Universitariasmaesconciliando_Oliveira_2023.pdf452501095213656737361494349253f7MD51123456789/575332024-02-06 14:12:54.088oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57533Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-02-06T17:12:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Universitárias e mães: conciliando vida acadêmica e maternidade em tempos de ensino remoto
title Universitárias e mães: conciliando vida acadêmica e maternidade em tempos de ensino remoto
spellingShingle Universitárias e mães: conciliando vida acadêmica e maternidade em tempos de ensino remoto
Oliveira, Maria Gabriela Dantas de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Vida acadêmica
Maternidade
Ensino remoto
title_short Universitárias e mães: conciliando vida acadêmica e maternidade em tempos de ensino remoto
title_full Universitárias e mães: conciliando vida acadêmica e maternidade em tempos de ensino remoto
title_fullStr Universitárias e mães: conciliando vida acadêmica e maternidade em tempos de ensino remoto
title_full_unstemmed Universitárias e mães: conciliando vida acadêmica e maternidade em tempos de ensino remoto
title_sort Universitárias e mães: conciliando vida acadêmica e maternidade em tempos de ensino remoto
author Oliveira, Maria Gabriela Dantas de
author_facet Oliveira, Maria Gabriela Dantas de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4851880007663699
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7195821721383755
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Navia, Ângela Mercedes Facundo
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9552-5763
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9174852118966092
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lopes, Paulo Victor Leite
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7595515282110283
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Porto, Rozeli Maria
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Welter, Tânia
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Gabriela Dantas de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schwade, Elisete
contributor_str_mv Schwade, Elisete
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Vida acadêmica
Maternidade
Ensino remoto
dc.subject.por.fl_str_mv Vida acadêmica
Maternidade
Ensino remoto
description Durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), alunas e/ou professoras tiveram suas reuniões virtuais interrompidas pelas demandas do cuidado com seus filhos(as) e/ou com idosos que estavam sob suas responsabilidades. A partir dessa evidência, me questiono nesta dissertação como foi a adaptação ao ensino remoto para parcela de discentes das Universidades que são mulheres e mães. Em que medida a modalidade de ensino remoto emergencial impactou a dinâmica de vida dessas estudantes? Como as universitárias-mães, situadas no ambiente doméstico, conciliaram vida acadêmica e maternidade diante deste novo contexto? Esses são alguns questionamentos que esta pesquisa etnográfica visou compreender. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo apresentar e refletir sobre os processos de conciliação entre vida acadêmica e maternidade vivenciados por universitárias-mães durante o período de Ensino Remoto Emergencial, contextualizado à luz do cenário da pandemia da Covid-19 e do isolamento social vivenciado no município de Natal/RN durante o ano de 2021. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo virtual entre o segundo semestre do ano de 2020 até dezembro do ano de 2021. E as interlocuções se deram por meio de diálogos em um grupo no Whatsapp intitulado “MÃES UNIVERSITÁRIAS”, que foi criado para os fins desta pesquisa. A partir deste contato, pude perceber que apesar dos limites da política emergencial de retomada das aulas em formato de ensino remoto, as universitárias-mães, com as quais dialoguei, conseguiram agenciar seus contextos particulares e avançar nos seus processos formativos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-06T17:12:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-06T17:12:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Gabriela Dantas de. Universitárias e mães: conciliando vida acadêmica e maternidade em tempos de ensino remoto. Orientadora: Dra. Elisete Schwade. 2023. 153f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57533
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Gabriela Dantas de. Universitárias e mães: conciliando vida acadêmica e maternidade em tempos de ensino remoto. Orientadora: Dra. Elisete Schwade. 2023. 153f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57533/1/Universitariasmaesconciliando_Oliveira_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 452501095213656737361494349253f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832882521210880