De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47646 |
Resumo: | No mundo atual e globalizado das sociedades contemporâneas, ensinar tornou-se sinônimo de reinvenção. A cada dia os professores são convidados a levar para a sala de aula novas metodologias de ensino, se aventurar por caminhos ainda não trilhados, buscando manter viva a chama do conhecimento. Neste contexto, os professores de história são desafiados a repensar as formas pelas quais analisam e ensinam a história, sempre levando em consideração as constantes mutações de ideias presentes em nossa atualidade. Dentre as novas metodologias adotadas pelos historiadores, está a possibilidade do uso de narrativas enquanto fonte da pesquisa histórica, visando a busca por um melhor entendimento das sociedades, tanto do passado, quanto do presente, dando origem a um novo modo de ver, entender e fazer História. Este trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de História – UFRN, e tem por objetivo discutir as diferentes representações do cotidiano contidas nas narrativas “Orgulho e Paixão” (telenovela) e “Orgulho e Preconceito” (romance literário) e seu uso nas aulas de história, de modo a colaborar para a melhoria do processo de ensino–aprendizagem da disciplina, bem como na atuação do professor de História do ensino básico em sua tarefa diária, qual seja, levar o aluno a compreender as relações existentes entre acontecimentos e fatos do passado e o tempo presente, tomando por base a própria realidade do aluno. A pesquisa foi feita partindo da apresentação do conceito de narrativas e de como estas podem ser utilizadas como fonte nas aulas de história. Neste Capitulo, buscamos também trabalhar alguns conceitos que são considerados de extrema importância ao desenrolar do nosso trabalho, que são os conceitos de Representação, Cotidiano, Imaginação Histórica e Consciência Histórica. No segundo capitulo, além de apresentar as obras a serem trabalhadas na nossa pesquisa, fazemos uma contextualização dos períodos em que foram produzidas e do momento histórico que representam. Ainda no segundo capitulo, apresentamos, exemplos de representações do cotidiano, através da transcrição de alguns trechos das obras. O fim, no terceiro capitulo, apresentamos o produto final desenvolvido ao longo da pesquisa, que constitui-se em um guia voltado aos professores, de como trabalhar com sugestões de como trabalhar com narrativas nas aulas de história. |
id |
UFRN_867be85ba67f8bcdf5bff4353b3486dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47646 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Cavalcante, Maria Francimáriahttp://lattes.cnpq.br/4247458154277897https://orcid.org/0000-0001-5887-7831http://lattes.cnpq.br/1774502381871781Porto, Maria Emilia Monteirohttp://lattes.cnpq.br/2241777188205457Mello, Janaina Cardoso deBaptista, Lyvia Vasconcelos2022-06-13T23:39:51Z2022-06-13T23:39:51Z2022-01-28CAVALCANTE, Maria Francimária. De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História. 2022. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47646No mundo atual e globalizado das sociedades contemporâneas, ensinar tornou-se sinônimo de reinvenção. A cada dia os professores são convidados a levar para a sala de aula novas metodologias de ensino, se aventurar por caminhos ainda não trilhados, buscando manter viva a chama do conhecimento. Neste contexto, os professores de história são desafiados a repensar as formas pelas quais analisam e ensinam a história, sempre levando em consideração as constantes mutações de ideias presentes em nossa atualidade. Dentre as novas metodologias adotadas pelos historiadores, está a possibilidade do uso de narrativas enquanto fonte da pesquisa histórica, visando a busca por um melhor entendimento das sociedades, tanto do passado, quanto do presente, dando origem a um novo modo de ver, entender e fazer História. Este trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de História – UFRN, e tem por objetivo discutir as diferentes representações do cotidiano contidas nas narrativas “Orgulho e Paixão” (telenovela) e “Orgulho e Preconceito” (romance literário) e seu uso nas aulas de história, de modo a colaborar para a melhoria do processo de ensino–aprendizagem da disciplina, bem como na atuação do professor de História do ensino básico em sua tarefa diária, qual seja, levar o aluno a compreender as relações existentes entre acontecimentos e fatos do passado e o tempo presente, tomando por base a própria realidade do aluno. A pesquisa foi feita partindo da apresentação do conceito de narrativas e de como estas podem ser utilizadas como fonte nas aulas de história. Neste Capitulo, buscamos também trabalhar alguns conceitos que são considerados de extrema importância ao desenrolar do nosso trabalho, que são os conceitos de Representação, Cotidiano, Imaginação Histórica e Consciência Histórica. No segundo capitulo, além de apresentar as obras a serem trabalhadas na nossa pesquisa, fazemos uma contextualização dos períodos em que foram produzidas e do momento histórico que representam. Ainda no segundo capitulo, apresentamos, exemplos de representações do cotidiano, através da transcrição de alguns trechos das obras. O fim, no terceiro capitulo, apresentamos o produto final desenvolvido ao longo da pesquisa, que constitui-se em um guia voltado aos professores, de como trabalhar com sugestões de como trabalhar com narrativas nas aulas de história.In the current and globalized world of contemporary societies, teaching has become synonymous of reinvention. Every day teachers are invited to take new teaching methodologies into the classroom, to venture into untravelled paths, seeking to keep the flame of knowledge alive. In this context, history teachers are challenged to rethink the ways in which they analyze and teach history, always taking into account the constant changes of ideas present in our present day. Among the new methodologies adopted by historians is the possibility of using narratives as a source of historical research, seeking a better understanding of societies, both past and present, giving rise to a new way of seeing, understanding and making history. This work is the result of the research developed with the Graduate Program in History Teaching (UFRN), and aims to discuss the different representations of daily life contained in the narratives "Pride and Passion" (novel) and "Pride and Prejudice" (literary novel) and their use in history classes, in order to collaborate to the improvement of the teaching-learning process of the discipline, as well as in the performance of the history teacher of basic education in his daily task, that is, to lead the student to understand the relationships between events and facts of the past and the present time, based on the student's own reality. The research was made starting from the presentation of the concept of narratives and how they can be used as a source in history classes. In this chapter, we also try to work some concepts that are considered extremely important to the development of our work, which are the concepts of Representation, Everyday Life, Historical Imagination and Historical Consciousness. In the second chapter, in addition to presenting the works to be worked on in our research, we contextualize the periods in which they were produced and the historical moment they represent. Also in the second chapter, we present examples of representations of everyday life, through the transcription of some excerpts of the works. The end, in the third chapter, we present the final product developed throughout the research, which is a guide for teachers, on how to work with suggestions on how to work with narratives in history classes.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilJane AustenNarrativasCotidianoRepresentaçãoEnsino de HistóriaDe Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJaneAustentelenovelas_Cavalcante_2022.pdfapplication/pdf1039204https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47646/1/JaneAustentelenovelas_Cavalcante_2022.pdf12b63cc4dbd5c441cfb491399d820821MD51123456789/476462022-06-13 20:40:20.637oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47646Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-13T23:40:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História |
title |
De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História |
spellingShingle |
De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História Cavalcante, Maria Francimária Jane Austen Narrativas Cotidiano Representação Ensino de História |
title_short |
De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História |
title_full |
De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História |
title_fullStr |
De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História |
title_full_unstemmed |
De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História |
title_sort |
De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História |
author |
Cavalcante, Maria Francimária |
author_facet |
Cavalcante, Maria Francimária |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4247458154277897 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-5887-7831 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1774502381871781 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Porto, Maria Emilia Monteiro |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2241777188205457 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Mello, Janaina Cardoso de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Maria Francimária |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baptista, Lyvia Vasconcelos |
contributor_str_mv |
Baptista, Lyvia Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jane Austen Narrativas Cotidiano Representação Ensino de História |
topic |
Jane Austen Narrativas Cotidiano Representação Ensino de História |
description |
No mundo atual e globalizado das sociedades contemporâneas, ensinar tornou-se sinônimo de reinvenção. A cada dia os professores são convidados a levar para a sala de aula novas metodologias de ensino, se aventurar por caminhos ainda não trilhados, buscando manter viva a chama do conhecimento. Neste contexto, os professores de história são desafiados a repensar as formas pelas quais analisam e ensinam a história, sempre levando em consideração as constantes mutações de ideias presentes em nossa atualidade. Dentre as novas metodologias adotadas pelos historiadores, está a possibilidade do uso de narrativas enquanto fonte da pesquisa histórica, visando a busca por um melhor entendimento das sociedades, tanto do passado, quanto do presente, dando origem a um novo modo de ver, entender e fazer História. Este trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de História – UFRN, e tem por objetivo discutir as diferentes representações do cotidiano contidas nas narrativas “Orgulho e Paixão” (telenovela) e “Orgulho e Preconceito” (romance literário) e seu uso nas aulas de história, de modo a colaborar para a melhoria do processo de ensino–aprendizagem da disciplina, bem como na atuação do professor de História do ensino básico em sua tarefa diária, qual seja, levar o aluno a compreender as relações existentes entre acontecimentos e fatos do passado e o tempo presente, tomando por base a própria realidade do aluno. A pesquisa foi feita partindo da apresentação do conceito de narrativas e de como estas podem ser utilizadas como fonte nas aulas de história. Neste Capitulo, buscamos também trabalhar alguns conceitos que são considerados de extrema importância ao desenrolar do nosso trabalho, que são os conceitos de Representação, Cotidiano, Imaginação Histórica e Consciência Histórica. No segundo capitulo, além de apresentar as obras a serem trabalhadas na nossa pesquisa, fazemos uma contextualização dos períodos em que foram produzidas e do momento histórico que representam. Ainda no segundo capitulo, apresentamos, exemplos de representações do cotidiano, através da transcrição de alguns trechos das obras. O fim, no terceiro capitulo, apresentamos o produto final desenvolvido ao longo da pesquisa, que constitui-se em um guia voltado aos professores, de como trabalhar com sugestões de como trabalhar com narrativas nas aulas de história. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-13T23:39:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-13T23:39:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-01-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Maria Francimária. De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História. 2022. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47646 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Maria Francimária. De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História. 2022. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47646/1/JaneAustentelenovelas_Cavalcante_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12b63cc4dbd5c441cfb491399d820821 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832732438528000 |