De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Maria Francimária
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47646
Resumo: No mundo atual e globalizado das sociedades contemporâneas, ensinar tornou-se sinônimo de reinvenção. A cada dia os professores são convidados a levar para a sala de aula novas metodologias de ensino, se aventurar por caminhos ainda não trilhados, buscando manter viva a chama do conhecimento. Neste contexto, os professores de história são desafiados a repensar as formas pelas quais analisam e ensinam a história, sempre levando em consideração as constantes mutações de ideias presentes em nossa atualidade. Dentre as novas metodologias adotadas pelos historiadores, está a possibilidade do uso de narrativas enquanto fonte da pesquisa histórica, visando a busca por um melhor entendimento das sociedades, tanto do passado, quanto do presente, dando origem a um novo modo de ver, entender e fazer História. Este trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de História – UFRN, e tem por objetivo discutir as diferentes representações do cotidiano contidas nas narrativas “Orgulho e Paixão” (telenovela) e “Orgulho e Preconceito” (romance literário) e seu uso nas aulas de história, de modo a colaborar para a melhoria do processo de ensino–aprendizagem da disciplina, bem como na atuação do professor de História do ensino básico em sua tarefa diária, qual seja, levar o aluno a compreender as relações existentes entre acontecimentos e fatos do passado e o tempo presente, tomando por base a própria realidade do aluno. A pesquisa foi feita partindo da apresentação do conceito de narrativas e de como estas podem ser utilizadas como fonte nas aulas de história. Neste Capitulo, buscamos também trabalhar alguns conceitos que são considerados de extrema importância ao desenrolar do nosso trabalho, que são os conceitos de Representação, Cotidiano, Imaginação Histórica e Consciência Histórica. No segundo capitulo, além de apresentar as obras a serem trabalhadas na nossa pesquisa, fazemos uma contextualização dos períodos em que foram produzidas e do momento histórico que representam. Ainda no segundo capitulo, apresentamos, exemplos de representações do cotidiano, através da transcrição de alguns trechos das obras. O fim, no terceiro capitulo, apresentamos o produto final desenvolvido ao longo da pesquisa, que constitui-se em um guia voltado aos professores, de como trabalhar com sugestões de como trabalhar com narrativas nas aulas de história.
id UFRN_867be85ba67f8bcdf5bff4353b3486dd
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47646
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cavalcante, Maria Francimáriahttp://lattes.cnpq.br/4247458154277897https://orcid.org/0000-0001-5887-7831http://lattes.cnpq.br/1774502381871781Porto, Maria Emilia Monteirohttp://lattes.cnpq.br/2241777188205457Mello, Janaina Cardoso deBaptista, Lyvia Vasconcelos2022-06-13T23:39:51Z2022-06-13T23:39:51Z2022-01-28CAVALCANTE, Maria Francimária. De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História. 2022. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47646No mundo atual e globalizado das sociedades contemporâneas, ensinar tornou-se sinônimo de reinvenção. A cada dia os professores são convidados a levar para a sala de aula novas metodologias de ensino, se aventurar por caminhos ainda não trilhados, buscando manter viva a chama do conhecimento. Neste contexto, os professores de história são desafiados a repensar as formas pelas quais analisam e ensinam a história, sempre levando em consideração as constantes mutações de ideias presentes em nossa atualidade. Dentre as novas metodologias adotadas pelos historiadores, está a possibilidade do uso de narrativas enquanto fonte da pesquisa histórica, visando a busca por um melhor entendimento das sociedades, tanto do passado, quanto do presente, dando origem a um novo modo de ver, entender e fazer História. Este trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de História – UFRN, e tem por objetivo discutir as diferentes representações do cotidiano contidas nas narrativas “Orgulho e Paixão” (telenovela) e “Orgulho e Preconceito” (romance literário) e seu uso nas aulas de história, de modo a colaborar para a melhoria do processo de ensino–aprendizagem da disciplina, bem como na atuação do professor de História do ensino básico em sua tarefa diária, qual seja, levar o aluno a compreender as relações existentes entre acontecimentos e fatos do passado e o tempo presente, tomando por base a própria realidade do aluno. A pesquisa foi feita partindo da apresentação do conceito de narrativas e de como estas podem ser utilizadas como fonte nas aulas de história. Neste Capitulo, buscamos também trabalhar alguns conceitos que são considerados de extrema importância ao desenrolar do nosso trabalho, que são os conceitos de Representação, Cotidiano, Imaginação Histórica e Consciência Histórica. No segundo capitulo, além de apresentar as obras a serem trabalhadas na nossa pesquisa, fazemos uma contextualização dos períodos em que foram produzidas e do momento histórico que representam. Ainda no segundo capitulo, apresentamos, exemplos de representações do cotidiano, através da transcrição de alguns trechos das obras. O fim, no terceiro capitulo, apresentamos o produto final desenvolvido ao longo da pesquisa, que constitui-se em um guia voltado aos professores, de como trabalhar com sugestões de como trabalhar com narrativas nas aulas de história.In the current and globalized world of contemporary societies, teaching has become synonymous of reinvention. Every day teachers are invited to take new teaching methodologies into the classroom, to venture into untravelled paths, seeking to keep the flame of knowledge alive. In this context, history teachers are challenged to rethink the ways in which they analyze and teach history, always taking into account the constant changes of ideas present in our present day. Among the new methodologies adopted by historians is the possibility of using narratives as a source of historical research, seeking a better understanding of societies, both past and present, giving rise to a new way of seeing, understanding and making history. This work is the result of the research developed with the Graduate Program in History Teaching (UFRN), and aims to discuss the different representations of daily life contained in the narratives "Pride and Passion" (novel) and "Pride and Prejudice" (literary novel) and their use in history classes, in order to collaborate to the improvement of the teaching-learning process of the discipline, as well as in the performance of the history teacher of basic education in his daily task, that is, to lead the student to understand the relationships between events and facts of the past and the present time, based on the student's own reality. The research was made starting from the presentation of the concept of narratives and how they can be used as a source in history classes. In this chapter, we also try to work some concepts that are considered extremely important to the development of our work, which are the concepts of Representation, Everyday Life, Historical Imagination and Historical Consciousness. In the second chapter, in addition to presenting the works to be worked on in our research, we contextualize the periods in which they were produced and the historical moment they represent. Also in the second chapter, we present examples of representations of everyday life, through the transcription of some excerpts of the works. The end, in the third chapter, we present the final product developed throughout the research, which is a guide for teachers, on how to work with suggestions on how to work with narratives in history classes.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilJane AustenNarrativasCotidianoRepresentaçãoEnsino de HistóriaDe Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJaneAustentelenovelas_Cavalcante_2022.pdfapplication/pdf1039204https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47646/1/JaneAustentelenovelas_Cavalcante_2022.pdf12b63cc4dbd5c441cfb491399d820821MD51123456789/476462022-06-13 20:40:20.637oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47646Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-13T23:40:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História
title De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História
spellingShingle De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História
Cavalcante, Maria Francimária
Jane Austen
Narrativas
Cotidiano
Representação
Ensino de História
title_short De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História
title_full De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História
title_fullStr De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História
title_full_unstemmed De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História
title_sort De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História
author Cavalcante, Maria Francimária
author_facet Cavalcante, Maria Francimária
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4247458154277897
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5887-7831
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1774502381871781
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Porto, Maria Emilia Monteiro
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2241777188205457
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mello, Janaina Cardoso de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Maria Francimária
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baptista, Lyvia Vasconcelos
contributor_str_mv Baptista, Lyvia Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Jane Austen
Narrativas
Cotidiano
Representação
Ensino de História
topic Jane Austen
Narrativas
Cotidiano
Representação
Ensino de História
description No mundo atual e globalizado das sociedades contemporâneas, ensinar tornou-se sinônimo de reinvenção. A cada dia os professores são convidados a levar para a sala de aula novas metodologias de ensino, se aventurar por caminhos ainda não trilhados, buscando manter viva a chama do conhecimento. Neste contexto, os professores de história são desafiados a repensar as formas pelas quais analisam e ensinam a história, sempre levando em consideração as constantes mutações de ideias presentes em nossa atualidade. Dentre as novas metodologias adotadas pelos historiadores, está a possibilidade do uso de narrativas enquanto fonte da pesquisa histórica, visando a busca por um melhor entendimento das sociedades, tanto do passado, quanto do presente, dando origem a um novo modo de ver, entender e fazer História. Este trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de História – UFRN, e tem por objetivo discutir as diferentes representações do cotidiano contidas nas narrativas “Orgulho e Paixão” (telenovela) e “Orgulho e Preconceito” (romance literário) e seu uso nas aulas de história, de modo a colaborar para a melhoria do processo de ensino–aprendizagem da disciplina, bem como na atuação do professor de História do ensino básico em sua tarefa diária, qual seja, levar o aluno a compreender as relações existentes entre acontecimentos e fatos do passado e o tempo presente, tomando por base a própria realidade do aluno. A pesquisa foi feita partindo da apresentação do conceito de narrativas e de como estas podem ser utilizadas como fonte nas aulas de história. Neste Capitulo, buscamos também trabalhar alguns conceitos que são considerados de extrema importância ao desenrolar do nosso trabalho, que são os conceitos de Representação, Cotidiano, Imaginação Histórica e Consciência Histórica. No segundo capitulo, além de apresentar as obras a serem trabalhadas na nossa pesquisa, fazemos uma contextualização dos períodos em que foram produzidas e do momento histórico que representam. Ainda no segundo capitulo, apresentamos, exemplos de representações do cotidiano, através da transcrição de alguns trechos das obras. O fim, no terceiro capitulo, apresentamos o produto final desenvolvido ao longo da pesquisa, que constitui-se em um guia voltado aos professores, de como trabalhar com sugestões de como trabalhar com narrativas nas aulas de história.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-13T23:39:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-13T23:39:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTE, Maria Francimária. De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História. 2022. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47646
identifier_str_mv CAVALCANTE, Maria Francimária. De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História. 2022. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47646/1/JaneAustentelenovelas_Cavalcante_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 12b63cc4dbd5c441cfb491399d820821
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832732438528000