O discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do RN (1908-1925)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Hananiel de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22261
Resumo: Esta Dissertação tem por objetivo investigar a presença do discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do Rio Grande do Norte, no período compreendido entre 1908-1925. Para tanto, partimos da hipótese de que a influência do discurso higienista na legislação expressa um projeto de modernização na sociedade que se vincula através dos Grupos Escolares. Quanto ao referencial teórico-metodológico adotamos como instrumento para o trabalho investigativo as teorizações de Michel Foucault para análise do discurso presente na legislação educacional norte-rio-grandense, considerando compreensão da relação de discurso e poder a partir do caráter regulador da legislação; e também os conceitos de normalização e biopolítica. As principais fontes foram: Leis, Decretos, Relatórios, Mensagens Governamentais, Regulamentos, Regimentos e os Programas de ensino. Dessa maneira, constatamos que a prática discursiva que se examinou na legislação norte-rio-grandense, foi um meio para compreender o momento sócio-político, histórico e educacional permeados por relações de poder que buscava utilizar os Grupos escolares como dispositivos higienistas para contribuírem com a erradicação dos problemas herdados do regime monárquico e transformar os indivíduos em cidadãos disciplinados, dóceis, civilizados, fortes, saudáveis, higienizados, higienizadores para uma nação civilizada , moderna.
id UFRN_8700d434c7424fb68b88578d68f2259e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22261
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Amorim, Hananiel de Souzahttp://lattes.cnpq.br/2234114864117312http://lattes.cnpq.br/5195640047312319Morais, Maria Arisnete Câmara dehttp://lattes.cnpq.br/4223328278394193Paiva, Marlucia Menezes dehttp://lattes.cnpq.br/2624591870785039Nascimento, José Mateus dohttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967Silva, Lenina Lopes Soareshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de2017-03-15T23:14:51Z2017-03-15T23:14:51Z2016-07-29AMORIM, Hananiel de Souza. O discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do RN (1908-1925). 2016. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22261Esta Dissertação tem por objetivo investigar a presença do discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do Rio Grande do Norte, no período compreendido entre 1908-1925. Para tanto, partimos da hipótese de que a influência do discurso higienista na legislação expressa um projeto de modernização na sociedade que se vincula através dos Grupos Escolares. Quanto ao referencial teórico-metodológico adotamos como instrumento para o trabalho investigativo as teorizações de Michel Foucault para análise do discurso presente na legislação educacional norte-rio-grandense, considerando compreensão da relação de discurso e poder a partir do caráter regulador da legislação; e também os conceitos de normalização e biopolítica. As principais fontes foram: Leis, Decretos, Relatórios, Mensagens Governamentais, Regulamentos, Regimentos e os Programas de ensino. Dessa maneira, constatamos que a prática discursiva que se examinou na legislação norte-rio-grandense, foi um meio para compreender o momento sócio-político, histórico e educacional permeados por relações de poder que buscava utilizar os Grupos escolares como dispositivos higienistas para contribuírem com a erradicação dos problemas herdados do regime monárquico e transformar os indivíduos em cidadãos disciplinados, dóceis, civilizados, fortes, saudáveis, higienizados, higienizadores para uma nação civilizada , moderna.This thesis aims to investigate the presence of the hygienist discourse for School Groups in educational legislation of Rio Grande do Norte, in the period 1908-1925. The starting point was the hypothesis that the influence of the hygienist discourse on legislation expresses a modernization project in society that is linked through the School Groups. As for the theoretical framework adopted as a tool for investigative work the theories of Michel Foucault for discourse analysis present in the north of Rio Grande educational legislation, considering understanding of discourse and power connection from the regulatory nature of the legislation; and also the concepts of standardization and biopolitics. The main sources were: Laws, Decrees, Reports, Government Posts, Regulations, Regiments and educational programs. Thus, we see that the discursive practice that was examined in the north of Rio Grande legislation was a means to understand the socio-political situation, historical and educational permeated by power relations that sought to use school groups such as hygienists devices to contribute the eradication of the problems inherited from the monarchy and transform individuals into disciplined citizens, gentle, civilized, strong, healthy, sanitized, sanitizers for a civilized, modern nation.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODiscurso higienistaHigienismoLegislação educacionalGrupos escolaresO discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do RN (1908-1925)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHananielDeSouzaAmorim_DISSERT.pdfHananielDeSouzaAmorim_DISSERT.pdfapplication/pdf5484532https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22261/1/HananielDeSouzaAmorim_DISSERT.pdf9b1f9e85b3f7d95826d9f87354d5e4b9MD51TEXTHananielDeSouzaAmorim_DISSERT.pdf.txtHananielDeSouzaAmorim_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain246280https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22261/4/HananielDeSouzaAmorim_DISSERT.pdf.txt2b97b40ffdf530ea2328d7d6070ba5dbMD54THUMBNAILHananielDeSouzaAmorim_DISSERT.pdf.jpgHananielDeSouzaAmorim_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2483https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22261/5/HananielDeSouzaAmorim_DISSERT.pdf.jpg43a5d1f20f94cdc86bdac064862a5941MD55123456789/222612017-11-03 23:16:11.742oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22261Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T02:16:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do RN (1908-1925)
title O discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do RN (1908-1925)
spellingShingle O discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do RN (1908-1925)
Amorim, Hananiel de Souza
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Discurso higienista
Higienismo
Legislação educacional
Grupos escolares
title_short O discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do RN (1908-1925)
title_full O discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do RN (1908-1925)
title_fullStr O discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do RN (1908-1925)
title_full_unstemmed O discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do RN (1908-1925)
title_sort O discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do RN (1908-1925)
author Amorim, Hananiel de Souza
author_facet Amorim, Hananiel de Souza
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2234114864117312
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5195640047312319
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Morais, Maria Arisnete Câmara de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4223328278394193
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Paiva, Marlucia Menezes de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2624591870785039
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nascimento, José Mateus do
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9176401714554967
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1487610808390702
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Hananiel de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de
contributor_str_mv Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Discurso higienista
Higienismo
Legislação educacional
Grupos escolares
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso higienista
Higienismo
Legislação educacional
Grupos escolares
description Esta Dissertação tem por objetivo investigar a presença do discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do Rio Grande do Norte, no período compreendido entre 1908-1925. Para tanto, partimos da hipótese de que a influência do discurso higienista na legislação expressa um projeto de modernização na sociedade que se vincula através dos Grupos Escolares. Quanto ao referencial teórico-metodológico adotamos como instrumento para o trabalho investigativo as teorizações de Michel Foucault para análise do discurso presente na legislação educacional norte-rio-grandense, considerando compreensão da relação de discurso e poder a partir do caráter regulador da legislação; e também os conceitos de normalização e biopolítica. As principais fontes foram: Leis, Decretos, Relatórios, Mensagens Governamentais, Regulamentos, Regimentos e os Programas de ensino. Dessa maneira, constatamos que a prática discursiva que se examinou na legislação norte-rio-grandense, foi um meio para compreender o momento sócio-político, histórico e educacional permeados por relações de poder que buscava utilizar os Grupos escolares como dispositivos higienistas para contribuírem com a erradicação dos problemas herdados do regime monárquico e transformar os indivíduos em cidadãos disciplinados, dóceis, civilizados, fortes, saudáveis, higienizados, higienizadores para uma nação civilizada , moderna.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-15T23:14:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-15T23:14:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMORIM, Hananiel de Souza. O discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do RN (1908-1925). 2016. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22261
identifier_str_mv AMORIM, Hananiel de Souza. O discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do RN (1908-1925). 2016. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22261/1/HananielDeSouzaAmorim_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22261/4/HananielDeSouzaAmorim_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22261/5/HananielDeSouzaAmorim_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b1f9e85b3f7d95826d9f87354d5e4b9
2b97b40ffdf530ea2328d7d6070ba5db
43a5d1f20f94cdc86bdac064862a5941
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117794730344448