Análise estocástica do material particulado emitido por motor diesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fábio César Miranda de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24730
Resumo: Materiais particulados inferiores a 10 e 2,5 μm, PM10 e PM2,5, respectivamente; emitidos por motores diesel se inalados por seres humanos podem causar disfunções endoteliais, inflamações e estresse oxidativo. Em ambientes onde há uso intenso de motores de combustão interna, uma parcela do PM é composta por debris, partículas metálicas provenientes do desgaste do motor, portanto características tribológicas da origem e do padrão estocástico do PM são de fundamental importância na prevenção e controle dos problemas associados. Esse trabalho investigou e modelou segundo uma cadeia de Markov os mecanismos de desgaste e o PM emitido por dois motores do ciclo diesel: o primeiro utilizando B6 e o segundo B6 microemulsionado com tensoativo e água. Utilizou-se uma bancada dinamométrica acoplada a um motor e o PM foi coletado utilizando um novo dispositivo desenvolvido por integrantes do Grupo de Estudos de Tribologia e Integridade Estrutural da UFRN para captura de partículas. As coletas foram feitas a cada 20 horas dentro de um total de 140 horas, não contínuas, de funcionamento para cada combustível. Posteriormente, realizou-se a análise dos debris através de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microanálise química por energia diepersiva de Raios-x (EDS), os principais mecanismos de desgaste identificados foram fadiga, tribo-corrosão, dano por altas temperaturas e delaminação; a transição entre os mecanismos foi modelada segundo uma cadeia de Markov. A cadeia mostrou que as probabilidades de transição entre os mecanismos de desgaste possuem uma distribuição de equilíbrio para longos períodos e que o dano por fadiga possui o dobro da probabilidade de ocorrência que os demais. A distribuição de equilíbrio é atingida após 300 horas de funcionamento.
id UFRN_8763fc216bdf3163b54a20da0d4ce0eb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24730
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Fábio César Miranda dehttp://lattes.cnpq.br/3092992213972804http://lattes.cnpq.br/3206952338356447Matamoros, Efrain Pantaleonhttps://orcid.org/0000-0002-4052-5739http://lattes.cnpq.br/5336356193599447Souza, Juliana Ricardo dehttp://lattes.cnpq.br/6490112574411234Silva, Luciano Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/5182830756789229https://orcid.org/0000-0002-6875-1965Medeiros, João Telésforo Nóbrega de2018-02-16T11:58:03Z2018-02-16T11:58:03Z2017-07-10OLIVEIRA, Fábio César Miranda de. Análise estocástica do material particulado emitido por motor diesel. 2017. 79f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24730Materiais particulados inferiores a 10 e 2,5 μm, PM10 e PM2,5, respectivamente; emitidos por motores diesel se inalados por seres humanos podem causar disfunções endoteliais, inflamações e estresse oxidativo. Em ambientes onde há uso intenso de motores de combustão interna, uma parcela do PM é composta por debris, partículas metálicas provenientes do desgaste do motor, portanto características tribológicas da origem e do padrão estocástico do PM são de fundamental importância na prevenção e controle dos problemas associados. Esse trabalho investigou e modelou segundo uma cadeia de Markov os mecanismos de desgaste e o PM emitido por dois motores do ciclo diesel: o primeiro utilizando B6 e o segundo B6 microemulsionado com tensoativo e água. Utilizou-se uma bancada dinamométrica acoplada a um motor e o PM foi coletado utilizando um novo dispositivo desenvolvido por integrantes do Grupo de Estudos de Tribologia e Integridade Estrutural da UFRN para captura de partículas. As coletas foram feitas a cada 20 horas dentro de um total de 140 horas, não contínuas, de funcionamento para cada combustível. Posteriormente, realizou-se a análise dos debris através de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microanálise química por energia diepersiva de Raios-x (EDS), os principais mecanismos de desgaste identificados foram fadiga, tribo-corrosão, dano por altas temperaturas e delaminação; a transição entre os mecanismos foi modelada segundo uma cadeia de Markov. A cadeia mostrou que as probabilidades de transição entre os mecanismos de desgaste possuem uma distribuição de equilíbrio para longos períodos e que o dano por fadiga possui o dobro da probabilidade de ocorrência que os demais. A distribuição de equilíbrio é atingida após 300 horas de funcionamento.Particulate matter less than 10 and 2.5 μm, PM10 and PM2,5, respectively; emitted by diesel engines if inhaled by humans can cause endothelial disorders, inflammation and oxidative stress. In environments where there is heavy use of internal combustion engines, a portion of PM is composed of debris, metal particles of engine wear, therefore, tribological characteristics of PM origin and behavior are of fundamental importance in the prevention and control of associated problems. This work investigated the wear mechanisms and PM emitted by two diesel engines: the first use B6 and the second B6 microemulsified with tensoactive and water. A dynamometer coupled to a motor was used and the PM was collected using a new device developed by the Tribology Study Group for capture particles. The collections were done every 20 hours within a total of 140 hours, not continuous, operating for each fuel. Subsequently, an analysis of the debris was carried out by scanning electron microscopy (SEM) and chemical microanalysis by X-ray dispersive energy (EDS) spectroscopy. The main wear mechanisms identified were fatigue, tribo-corrosion, damage by high temperatures and delamination; A transition between the mechanisms was modeled by a Markov chain. The chain showns transition probabilities between wear mechanisms, an equilibrium distribution for long periods and that the fatigue damage has twice the probability of occurrence. An equilibrium distribution is active after 300 hours of operation.porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAMaterial particuladoCadeia de MarkovBiodieselDebrisAnálise estocástica do material particulado emitido por motor dieselinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.txtFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain98711https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24730/2/FabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.txt29a3de7259ba23b7c38b26c148ccce66MD52THUMBNAILFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3804https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24730/3/FabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpge44edbf7b15fbb4f689653f21802b954MD53TEXTFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.txtFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain98711https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24730/2/FabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.txt29a3de7259ba23b7c38b26c148ccce66MD52THUMBNAILFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3804https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24730/3/FabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpge44edbf7b15fbb4f689653f21802b954MD53ORIGINALFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdfFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf4666418https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24730/1/FabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf064e2b47b00d7effb0e168f144825edaMD51123456789/247302022-10-11 19:18:38.984oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24730Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-11T22:18:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise estocástica do material particulado emitido por motor diesel
title Análise estocástica do material particulado emitido por motor diesel
spellingShingle Análise estocástica do material particulado emitido por motor diesel
Oliveira, Fábio César Miranda de
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Material particulado
Cadeia de Markov
Biodiesel
Debris
title_short Análise estocástica do material particulado emitido por motor diesel
title_full Análise estocástica do material particulado emitido por motor diesel
title_fullStr Análise estocástica do material particulado emitido por motor diesel
title_full_unstemmed Análise estocástica do material particulado emitido por motor diesel
title_sort Análise estocástica do material particulado emitido por motor diesel
author Oliveira, Fábio César Miranda de
author_facet Oliveira, Fábio César Miranda de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3092992213972804
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3206952338356447
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Matamoros, Efrain Pantaleon
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4052-5739
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5336356193599447
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Souza, Juliana Ricardo de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6490112574411234
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Luciano Rodrigues da
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5182830756789229
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6875-1965
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fábio César Miranda de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, João Telésforo Nóbrega de
contributor_str_mv Medeiros, João Telésforo Nóbrega de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Material particulado
Cadeia de Markov
Biodiesel
Debris
dc.subject.por.fl_str_mv Material particulado
Cadeia de Markov
Biodiesel
Debris
description Materiais particulados inferiores a 10 e 2,5 μm, PM10 e PM2,5, respectivamente; emitidos por motores diesel se inalados por seres humanos podem causar disfunções endoteliais, inflamações e estresse oxidativo. Em ambientes onde há uso intenso de motores de combustão interna, uma parcela do PM é composta por debris, partículas metálicas provenientes do desgaste do motor, portanto características tribológicas da origem e do padrão estocástico do PM são de fundamental importância na prevenção e controle dos problemas associados. Esse trabalho investigou e modelou segundo uma cadeia de Markov os mecanismos de desgaste e o PM emitido por dois motores do ciclo diesel: o primeiro utilizando B6 e o segundo B6 microemulsionado com tensoativo e água. Utilizou-se uma bancada dinamométrica acoplada a um motor e o PM foi coletado utilizando um novo dispositivo desenvolvido por integrantes do Grupo de Estudos de Tribologia e Integridade Estrutural da UFRN para captura de partículas. As coletas foram feitas a cada 20 horas dentro de um total de 140 horas, não contínuas, de funcionamento para cada combustível. Posteriormente, realizou-se a análise dos debris através de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microanálise química por energia diepersiva de Raios-x (EDS), os principais mecanismos de desgaste identificados foram fadiga, tribo-corrosão, dano por altas temperaturas e delaminação; a transição entre os mecanismos foi modelada segundo uma cadeia de Markov. A cadeia mostrou que as probabilidades de transição entre os mecanismos de desgaste possuem uma distribuição de equilíbrio para longos períodos e que o dano por fadiga possui o dobro da probabilidade de ocorrência que os demais. A distribuição de equilíbrio é atingida após 300 horas de funcionamento.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-16T11:58:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-16T11:58:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Fábio César Miranda de. Análise estocástica do material particulado emitido por motor diesel. 2017. 79f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24730
identifier_str_mv OLIVEIRA, Fábio César Miranda de. Análise estocástica do material particulado emitido por motor diesel. 2017. 79f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24730/2/FabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24730/3/FabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24730/2/FabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24730/3/FabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24730/1/FabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 29a3de7259ba23b7c38b26c148ccce66
e44edbf7b15fbb4f689653f21802b954
29a3de7259ba23b7c38b26c148ccce66
e44edbf7b15fbb4f689653f21802b954
064e2b47b00d7effb0e168f144825eda
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832848889184256