Análise estocástica do material particulado emitido por motor diesel
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24730 |
Resumo: | Materiais particulados inferiores a 10 e 2,5 μm, PM10 e PM2,5, respectivamente; emitidos por motores diesel se inalados por seres humanos podem causar disfunções endoteliais, inflamações e estresse oxidativo. Em ambientes onde há uso intenso de motores de combustão interna, uma parcela do PM é composta por debris, partículas metálicas provenientes do desgaste do motor, portanto características tribológicas da origem e do padrão estocástico do PM são de fundamental importância na prevenção e controle dos problemas associados. Esse trabalho investigou e modelou segundo uma cadeia de Markov os mecanismos de desgaste e o PM emitido por dois motores do ciclo diesel: o primeiro utilizando B6 e o segundo B6 microemulsionado com tensoativo e água. Utilizou-se uma bancada dinamométrica acoplada a um motor e o PM foi coletado utilizando um novo dispositivo desenvolvido por integrantes do Grupo de Estudos de Tribologia e Integridade Estrutural da UFRN para captura de partículas. As coletas foram feitas a cada 20 horas dentro de um total de 140 horas, não contínuas, de funcionamento para cada combustível. Posteriormente, realizou-se a análise dos debris através de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microanálise química por energia diepersiva de Raios-x (EDS), os principais mecanismos de desgaste identificados foram fadiga, tribo-corrosão, dano por altas temperaturas e delaminação; a transição entre os mecanismos foi modelada segundo uma cadeia de Markov. A cadeia mostrou que as probabilidades de transição entre os mecanismos de desgaste possuem uma distribuição de equilíbrio para longos períodos e que o dano por fadiga possui o dobro da probabilidade de ocorrência que os demais. A distribuição de equilíbrio é atingida após 300 horas de funcionamento. |
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Em ambientes onde há uso intenso de motores de combustão interna, uma parcela do PM é composta por debris, partículas metálicas provenientes do desgaste do motor, portanto características tribológicas da origem e do padrão estocástico do PM são de fundamental importância na prevenção e controle dos problemas associados. Esse trabalho investigou e modelou segundo uma cadeia de Markov os mecanismos de desgaste e o PM emitido por dois motores do ciclo diesel: o primeiro utilizando B6 e o segundo B6 microemulsionado com tensoativo e água. Utilizou-se uma bancada dinamométrica acoplada a um motor e o PM foi coletado utilizando um novo dispositivo desenvolvido por integrantes do Grupo de Estudos de Tribologia e Integridade Estrutural da UFRN para captura de partículas. As coletas foram feitas a cada 20 horas dentro de um total de 140 horas, não contínuas, de funcionamento para cada combustível. Posteriormente, realizou-se a análise dos debris através de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microanálise química por energia diepersiva de Raios-x (EDS), os principais mecanismos de desgaste identificados foram fadiga, tribo-corrosão, dano por altas temperaturas e delaminação; a transição entre os mecanismos foi modelada segundo uma cadeia de Markov. A cadeia mostrou que as probabilidades de transição entre os mecanismos de desgaste possuem uma distribuição de equilíbrio para longos períodos e que o dano por fadiga possui o dobro da probabilidade de ocorrência que os demais. A distribuição de equilíbrio é atingida após 300 horas de funcionamento.Particulate matter less than 10 and 2.5 μm, PM10 and PM2,5, respectively; emitted by diesel engines if inhaled by humans can cause endothelial disorders, inflammation and oxidative stress. In environments where there is heavy use of internal combustion engines, a portion of PM is composed of debris, metal particles of engine wear, therefore, tribological characteristics of PM origin and behavior are of fundamental importance in the prevention and control of associated problems. This work investigated the wear mechanisms and PM emitted by two diesel engines: the first use B6 and the second B6 microemulsified with tensoactive and water. A dynamometer coupled to a motor was used and the PM was collected using a new device developed by the Tribology Study Group for capture particles. The collections were done every 20 hours within a total of 140 hours, not continuous, operating for each fuel. Subsequently, an analysis of the debris was carried out by scanning electron microscopy (SEM) and chemical microanalysis by X-ray dispersive energy (EDS) spectroscopy. The main wear mechanisms identified were fatigue, tribo-corrosion, damage by high temperatures and delamination; A transition between the mechanisms was modeled by a Markov chain. The chain showns transition probabilities between wear mechanisms, an equilibrium distribution for long periods and that the fatigue damage has twice the probability of occurrence. An equilibrium distribution is active after 300 hours of operation.porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAMaterial particuladoCadeia de MarkovBiodieselDebrisAnálise estocástica do material particulado emitido por motor dieselinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.txtFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain98711https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24730/2/FabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.txt29a3de7259ba23b7c38b26c148ccce66MD52THUMBNAILFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3804https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24730/3/FabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpge44edbf7b15fbb4f689653f21802b954MD53TEXTFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.txtFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain98711https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24730/2/FabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.txt29a3de7259ba23b7c38b26c148ccce66MD52THUMBNAILFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3804https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24730/3/FabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpge44edbf7b15fbb4f689653f21802b954MD53ORIGINALFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdfFabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf4666418https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24730/1/FabioCesarMirandaDeOliveira_DISSERT.pdf064e2b47b00d7effb0e168f144825edaMD51123456789/247302022-10-11 19:18:38.984oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24730Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-11T22:18:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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