Análise de performance de um motor do ciclo otto com instalação de um turbocompressor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Pedro Querino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48822
Resumo: Desde a invenção do motor de 4 tempos de ignição por centelha em 1872, tem-se observado, ao longo do tempo, uma evolução contínua de seus subsistemas aliada à implementação de novas tecnologias de gerenciamento, controle, materiais etc. visando o atendimento da legislação ambiental e maiores eficiências. Neste contexto, na presente pesquisa será analisada a influência da inserção de um turbocompressor. O objeto do estudo é um veículo SUZUKI JIMNY com motorização flex 1.3 litros, injeção multipoint sequencial e comando de válvulas no cabeçote (DOHC) de admissão variável (VVT). Após preparação, o veículo foi testado em dinamômetro de chassi, nas versões aspirado e modificada com turbocompressor. Os resultados dos testes mostram ao final, um ganho de potência e torque, respectivamente, de 102,13% e 88,67% em comparação com sua versão aspirada.
id UFRN_879885f6de25ae502ded9e780b497fc0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48822
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, João Pedro Querinohttp://lattes.cnpq.br/75125910653119140000-0002-2068-8813http://lattes.cnpq.br/9160680023711066Barbosa, Cleiton Rubens Formigahttp://lattes.cnpq.br/8673332414572221Lucena, Allyson Nascimento deBarbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga2022-07-28T17:39:24Z2022-07-28T17:39:24Z2022-07-25SILVA, João Pedro Querino. Análise de performance de um motor do ciclo Otto com instalação de um turbocompressor. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48822Desde a invenção do motor de 4 tempos de ignição por centelha em 1872, tem-se observado, ao longo do tempo, uma evolução contínua de seus subsistemas aliada à implementação de novas tecnologias de gerenciamento, controle, materiais etc. visando o atendimento da legislação ambiental e maiores eficiências. Neste contexto, na presente pesquisa será analisada a influência da inserção de um turbocompressor. O objeto do estudo é um veículo SUZUKI JIMNY com motorização flex 1.3 litros, injeção multipoint sequencial e comando de válvulas no cabeçote (DOHC) de admissão variável (VVT). Após preparação, o veículo foi testado em dinamômetro de chassi, nas versões aspirado e modificada com turbocompressor. Os resultados dos testes mostram ao final, um ganho de potência e torque, respectivamente, de 102,13% e 88,67% em comparação com sua versão aspirada.Since the invention of the spark-ignition 4-stroke engine in 1872, it has been observed, over time, a continuous evolution of its subsystems combined with the implementation of new management, control, materials, etc. and greater efficiencies. In this context, the present research will analyze the influence of the insertion of a turbocharger. The object of the study is a SUZUKI JIMNY vehicle with a 1.3-liter flex engine, sequential multipoint injection and overhead valve control (DOHC) with variable intake (VVT). After preparation, the vehicle was tested on a chassis dynamometer, in the aspirated and modified versions with turbocharger. The test results show in the end, a gain in power and torque, respectively, of 102.13% and 88.67% compared to its aspirated version.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia MecânicaUFRNBrasilEngenharia MecânicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCiclo OttoCycle OttoMotorEngineDinamômetroDynamometerSuzuki JimnySuzuki JimnyTurbocompressorTurbochargerEficiênciaEfficienciesAnálise de performance de um motor do ciclo otto com instalação de um turbocompressorPerformance analysis of an otto cycle engine with installation of a turbocompressorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnalisedePerformanceJimnyTurbo_Silva_2022.pdfAnalisedePerformanceJimnyTurbo_Silva_2022.pdfapplication/pdf27981773https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48822/4/AnalisedePerformanceJimnyTurbo_Silva_2022.pdf3067d3bcd2973771790ba78233958549MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48822/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48822/6/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD56123456789/488222022-07-28 14:39:25.163oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-28T17:39:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de performance de um motor do ciclo otto com instalação de um turbocompressor
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Performance analysis of an otto cycle engine with installation of a turbocompressor
title Análise de performance de um motor do ciclo otto com instalação de um turbocompressor
spellingShingle Análise de performance de um motor do ciclo otto com instalação de um turbocompressor
Silva, João Pedro Querino
Ciclo Otto
Cycle Otto
Motor
Engine
Dinamômetro
Dynamometer
Suzuki Jimny
Suzuki Jimny
Turbocompressor
Turbocharger
Eficiência
Efficiencies
title_short Análise de performance de um motor do ciclo otto com instalação de um turbocompressor
title_full Análise de performance de um motor do ciclo otto com instalação de um turbocompressor
title_fullStr Análise de performance de um motor do ciclo otto com instalação de um turbocompressor
title_full_unstemmed Análise de performance de um motor do ciclo otto com instalação de um turbocompressor
title_sort Análise de performance de um motor do ciclo otto com instalação de um turbocompressor
author Silva, João Pedro Querino
author_facet Silva, João Pedro Querino
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7512591065311914
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv 0000-0002-2068-8813
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9160680023711066
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lucena, Allyson Nascimento de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Pedro Querino
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Barbosa, Cleiton Rubens Formiga
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8673332414572221
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga
contributor_str_mv Barbosa, Cleiton Rubens Formiga
Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo Otto
Cycle Otto
Motor
Engine
Dinamômetro
Dynamometer
Suzuki Jimny
Suzuki Jimny
Turbocompressor
Turbocharger
Eficiência
Efficiencies
topic Ciclo Otto
Cycle Otto
Motor
Engine
Dinamômetro
Dynamometer
Suzuki Jimny
Suzuki Jimny
Turbocompressor
Turbocharger
Eficiência
Efficiencies
description Desde a invenção do motor de 4 tempos de ignição por centelha em 1872, tem-se observado, ao longo do tempo, uma evolução contínua de seus subsistemas aliada à implementação de novas tecnologias de gerenciamento, controle, materiais etc. visando o atendimento da legislação ambiental e maiores eficiências. Neste contexto, na presente pesquisa será analisada a influência da inserção de um turbocompressor. O objeto do estudo é um veículo SUZUKI JIMNY com motorização flex 1.3 litros, injeção multipoint sequencial e comando de válvulas no cabeçote (DOHC) de admissão variável (VVT). Após preparação, o veículo foi testado em dinamômetro de chassi, nas versões aspirado e modificada com turbocompressor. Os resultados dos testes mostram ao final, um ganho de potência e torque, respectivamente, de 102,13% e 88,67% em comparação com sua versão aspirada.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-28T17:39:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-28T17:39:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, João Pedro Querino. Análise de performance de um motor do ciclo Otto com instalação de um turbocompressor. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48822
identifier_str_mv SILVA, João Pedro Querino. Análise de performance de um motor do ciclo Otto com instalação de um turbocompressor. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Mecânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Engenharia Mecânica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48822/4/AnalisedePerformanceJimnyTurbo_Silva_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48822/5/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48822/6/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3067d3bcd2973771790ba78233958549
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797776912922181632