Análise de performance de um motor do ciclo otto com instalação de um turbocompressor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Pedro Querino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48822
Resumo: Desde a invenção do motor de 4 tempos de ignição por centelha em 1872, tem-se observado, ao longo do tempo, uma evolução contínua de seus subsistemas aliada à implementação de novas tecnologias de gerenciamento, controle, materiais etc. visando o atendimento da legislação ambiental e maiores eficiências. Neste contexto, na presente pesquisa será analisada a influência da inserção de um turbocompressor. O objeto do estudo é um veículo SUZUKI JIMNY com motorização flex 1.3 litros, injeção multipoint sequencial e comando de válvulas no cabeçote (DOHC) de admissão variável (VVT). Após preparação, o veículo foi testado em dinamômetro de chassi, nas versões aspirado e modificada com turbocompressor. Os resultados dos testes mostram ao final, um ganho de potência e torque, respectivamente, de 102,13% e 88,67% em comparação com sua versão aspirada.
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Neste contexto, na presente pesquisa será analisada a influência da inserção de um turbocompressor. O objeto do estudo é um veículo SUZUKI JIMNY com motorização flex 1.3 litros, injeção multipoint sequencial e comando de válvulas no cabeçote (DOHC) de admissão variável (VVT). Após preparação, o veículo foi testado em dinamômetro de chassi, nas versões aspirado e modificada com turbocompressor. Os resultados dos testes mostram ao final, um ganho de potência e torque, respectivamente, de 102,13% e 88,67% em comparação com sua versão aspirada.Since the invention of the spark-ignition 4-stroke engine in 1872, it has been observed, over time, a continuous evolution of its subsystems combined with the implementation of new management, control, materials, etc. and greater efficiencies. In this context, the present research will analyze the influence of the insertion of a turbocharger. The object of the study is a SUZUKI JIMNY vehicle with a 1.3-liter flex engine, sequential multipoint injection and overhead valve control (DOHC) with variable intake (VVT). After preparation, the vehicle was tested on a chassis dynamometer, in the aspirated and modified versions with turbocharger. The test results show in the end, a gain in power and torque, respectively, of 102.13% and 88.67% compared to its aspirated version.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia MecânicaUFRNBrasilEngenharia MecânicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCiclo OttoCycle OttoMotorEngineDinamômetroDynamometerSuzuki JimnySuzuki JimnyTurbocompressorTurbochargerEficiênciaEfficienciesAnálise de performance de um motor do ciclo otto com instalação de um turbocompressorPerformance analysis of an otto cycle engine with installation of a turbocompressorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnalisedePerformanceJimnyTurbo_Silva_2022.pdfAnalisedePerformanceJimnyTurbo_Silva_2022.pdfapplication/pdf27981773https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48822/4/AnalisedePerformanceJimnyTurbo_Silva_2022.pdf3067d3bcd2973771790ba78233958549MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48822/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48822/6/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD56123456789/488222022-07-28 14:39:25.163oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-28T17:39:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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