Saúde mental da criança em tempos de pandemia da COVID-19: revisão integrativa
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57383 https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22448 |
Resumo: | Objetivo: Realizar um levantamento na literatura científica dos impactos da COVID-19 na saúde mental de crianças. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa realizada a partir de buscas nas bases científicas Scopus,PubMed, Embase e Medline. Foram incluídos artigos de pesquisas originais, open accesse publicados entre 2020 a 2021. Para a chave de busca foram utilizados os descritores “Coronavirus Infections”, “Child Health”, Child Preschool” e“Mental Health”e sinonímias em inglês. Foram encontrados 280 estudos dos quais 6 foram incluídos. Resultados: Todos os estudos selecionados apontaram nível de evidência V e encontraram diferentes impactos negativos que a pandemia da COVID-19 causou na saúde mental de crianças, afetando suas ações, pensamentos e emoções. Conclusão: Diante das implicações causadas pela pandemia na saúde mental das crianças, é importante a adoção de medidas que possam mantê-las saudáveis, como a prática de atividades físicas dentro de suas próprias casas, brincadeiras que não envolvam a utilização de telas e a realização de refeições em família.Palavras-chave:COVID-19; Isolamento social; Quarentena; Pandemias; Saúde mental; Saúde da criança.AbstractObjective: Conduct a survey in the scientific literature of the impacts of COVID-19 on children's mental health. Methodology: This is an integrative review carried out based on searches in the scientific databases Scopus, PubMed, Embase and Medline. Original research articles, open access and published between 2020 and 2021 were included. For the search key, the descriptors “Coronavirus Infections”, “Child Health”, “Child Preschool” and “Mental Health” and synonyms in English were used. 280 studies were found, 6 of which were included. Results: All selected studies indicated evidence level V and found different negative impacts that the COVID-19 pandemic caused on the mental health of children, affecting their actions, thoughts and emotions. Conclusion: In view of the implications caused by the pandemic on the mental health of children, it is important to adopt measures that can keep them healthy, such as the practice of physical activities inside their own homes, games that do not involve the use of screens and performance of family meals.Keywords:COVID-19; Social isolation; Quarantine; Pandemics;Mental health; Child health.ResumenObjetivo: Realizar una encuesta en la literatura científica sobre los impactos del COVID-19 en la salud mental de los niños. Metodología: Se trata de una revisión integradora realizada a partir de búsquedas en las bases de datos científicas Scopus, PubMed, Embase y Medline. Se incluyeron artículos de investigación originales, de acceso abierto y publicados entre 2020 y 2021. Para la clave de búsqueda se utilizaron los descriptores “Infecciones por coronavirus”, “Saludinfantil”, “Preescolar infantil” y “Salud mental” y sinónimos en inglés. Se encontraron 280 estudios, de los cuales se incluyeron 6. Resultados: Todos los estudios seleccionados indicaron nivel de evidencia V y encontraron diferentes impactos negativos que la pandemia COVID-19 provocó en la salud mental de los niños, afectando sus acciones, pensamientos y emociones. Conclusión: Ante las implicaciones que la pandemia tiene sobre la salud mental de los niños, es importante adoptar medidas que puedan mantenerlos saludables, comola práctica de actividades físicas dentro de sus propios hogares, juegos queno impliquen el uso de pantallas y realización de comidas familiares.Palabras clave:COVID-19; Aislamiento social; Cuarentena; Pandemias; Salud mental; Saluddel niño.1. IntroduçãoA doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) resultou em muitas mortes, principalmente ocasionada pela Síndrome respiratória aguda grave (SARS). No final do ano de 2019, a cidade de Wuhan, na província de Hubei, China, apresentou um surto de insuficiência respiratória aguda de pessoas acometidas por um novo coronavírus, que acabou provocando mais de 800 mortes, infectando em torno de 70.000 pessoas nos primeiros 5 dias da epidemia e, desde então, ocorreu uma rápida disseminação mundial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) em 30 de janeiro de 2020 e pandemia em 11 de março de 2020 (Sant’Ana et al., 2020; Sousa,Sales, Rodrigues, Rocha,& Oliveira, 2020;Campos et al., 2020; Wang, Horby, Hayden & Gao, 2020; World Health Organization[WHO], 2020).Em relação aos aspectos clínicos da doença, a COVID-19 pode apresentar diferentes níveis de gravidade. Nos casos mais leves, manifesta-se geralmente com sintomasiniciais parecidos com de outras doenças respiratórias e assim permanece até a recuperação do infectado. Já nos casos mais graves, pode evoluir para necessidade de uso de suporte ventilatório ou atémesmo o óbito. De forma geral, os sintomas mais comuns sãofebre, tosse seca, fadiga, mialgia, anosmia, hiposmia e ageusia, podendo também ocasionar dispneia ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (Guan et al., 2020;Rocha, Veloso, Bezerra, Gomes,& Marcolino, 2021; Wang et al., 2020).Quanto ao público, os primeiros achados mostraramque as crianças com COVID 19 geralmente apresentavam infecções respiratórias com sintomas mais leves quando comparados com a situação clínica dos adultos. Para o grupo pediátrico, sintomas como febre, tosse seca, desconforto na garganta, congestão nasal, espirro e rinorreia eram os mais comuns (Gonçalves, Candeia, Andrade, Batista,& Sousa, 2020).Por outro lado, devido à rapidez com que se espalhou em diversos países do mundo, a pandemia da COVID-19 |
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Conclusão: Diante das implicações causadas pela pandemia na saúde mental das crianças, é importante a adoção de medidas que possam mantê-las saudáveis, como a prática de atividades físicas dentro de suas próprias casas, brincadeiras que não envolvam a utilização de telas e a realização de refeições em família.Palavras-chave:COVID-19; Isolamento social; Quarentena; Pandemias; Saúde mental; Saúde da criança.AbstractObjective: Conduct a survey in the scientific literature of the impacts of COVID-19 on children's mental health. Methodology: This is an integrative review carried out based on searches in the scientific databases Scopus, PubMed, Embase and Medline. Original research articles, open access and published between 2020 and 2021 were included. For the search key, the descriptors “Coronavirus Infections”, “Child Health”, “Child Preschool” and “Mental Health” and synonyms in English were used. 280 studies were found, 6 of which were included. 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IntroduçãoA doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) resultou em muitas mortes, principalmente ocasionada pela Síndrome respiratória aguda grave (SARS). No final do ano de 2019, a cidade de Wuhan, na província de Hubei, China, apresentou um surto de insuficiência respiratória aguda de pessoas acometidas por um novo coronavírus, que acabou provocando mais de 800 mortes, infectando em torno de 70.000 pessoas nos primeiros 5 dias da epidemia e, desde então, ocorreu uma rápida disseminação mundial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) em 30 de janeiro de 2020 e pandemia em 11 de março de 2020 (Sant’Ana et al., 2020; Sousa,Sales, Rodrigues, Rocha,& Oliveira, 2020;Campos et al., 2020; Wang, Horby, Hayden & Gao, 2020; World Health Organization[WHO], 2020).Em relação aos aspectos clínicos da doença, a COVID-19 pode apresentar diferentes níveis de gravidade. 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Objetivo: Realizar um levantamento na literatura científica dos impactos da COVID-19 na saúde mental de crianças. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa realizada a partir de buscas nas bases científicas Scopus,PubMed, Embase e Medline. Foram incluídos artigos de pesquisas originais, open accesse publicados entre 2020 a 2021. Para a chave de busca foram utilizados os descritores “Coronavirus Infections”, “Child Health”, Child Preschool” e“Mental Health”e sinonímias em inglês. Foram encontrados 280 estudos dos quais 6 foram incluídos. Resultados: Todos os estudos selecionados apontaram nível de evidência V e encontraram diferentes impactos negativos que a pandemia da COVID-19 causou na saúde mental de crianças, afetando suas ações, pensamentos e emoções. Conclusão: Diante das implicações causadas pela pandemia na saúde mental das crianças, é importante a adoção de medidas que possam mantê-las saudáveis, como a prática de atividades físicas dentro de suas próprias casas, brincadeiras que não envolvam a utilização de telas e a realização de refeições em família.Palavras-chave:COVID-19; Isolamento social; Quarentena; Pandemias; Saúde mental; Saúde da criança.AbstractObjective: Conduct a survey in the scientific literature of the impacts of COVID-19 on children's mental health. Methodology: This is an integrative review carried out based on searches in the scientific databases Scopus, PubMed, Embase and Medline. Original research articles, open access and published between 2020 and 2021 were included. For the search key, the descriptors “Coronavirus Infections”, “Child Health”, “Child Preschool” and “Mental Health” and synonyms in English were used. 280 studies were found, 6 of which were included. 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IntroduçãoA doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) resultou em muitas mortes, principalmente ocasionada pela Síndrome respiratória aguda grave (SARS). No final do ano de 2019, a cidade de Wuhan, na província de Hubei, China, apresentou um surto de insuficiência respiratória aguda de pessoas acometidas por um novo coronavírus, que acabou provocando mais de 800 mortes, infectando em torno de 70.000 pessoas nos primeiros 5 dias da epidemia e, desde então, ocorreu uma rápida disseminação mundial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) em 30 de janeiro de 2020 e pandemia em 11 de março de 2020 (Sant’Ana et al., 2020; Sousa,Sales, Rodrigues, Rocha,& Oliveira, 2020;Campos et al., 2020; Wang, Horby, Hayden & Gao, 2020; World Health Organization[WHO], 2020).Em relação aos aspectos clínicos da doença, a COVID-19 pode apresentar diferentes níveis de gravidade. 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SOARES, Brenda Kelly Pontes; SILVA, Roseane Morais da; FELINTO, Rayssa da Silva; SOARES, Albenize de Azevêdo; LIRA, Jayara Mikarla de; ARAðJO, Flaviane Dantas de; SILVA, Lisandra Mikaely Barboza da; NUNES, Ana Caroline da Fonseca; OLIVEIRA, Mayara Gabriela Cândido de; CLEMENTE, Heleni Aires. Saúde mental da criança em tempos de pandemia da COVID-19: revisão integrativa. Research, Society And Development, [S.L.], v. 10, n. 15, p. 115101522448, 21 nov. 2021. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22448. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22448. Acesso em: 11 dez. 2023. |
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