Um material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, João Henrique de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32793
Resumo: Nosso trabalho aborda o ensino sobre um fenômeno cíclico que ocorre diariamente com as águas do mar, usualmente muito familiar às pessoas que vivem no litoral, as marés. Além de se fazer presente e até, em alguns casos, ser um condicionante para os momentos de lazer das pessoas nas praias, tal fenômeno apresenta relações com diversas situações socioambientais do nosso entorno. Influencia as características da fauna e flora litorâneas e a ocorrência de ecossistemas essenciais para a vida marinha, a exemplo dos manguezais, a dinâmica de atividades pesqueiras e o funcionamento de portos, e determina o impacto de construções pela orla marinha em cidades litorâneas. Percebemos que, apesar de termos um vasto litoral, o ensino sobre marés não está muito presente na Educação Básica, constatando-se ainda uma escassez de trabalhos publicados sobre o tema na área de Ensino de Física, no Brasil. Considerando a contradição entre a importância do tema e sua ausência no ensino, desenvolvemos um material para o professor - Por Dentro das Marés - com o objetivo de estimular e potencializar a exploração de conhecimentos que achamos pertinentes para o ensino de marés sob um viés principalmente da Física e da Astronomia. Esse material tem a forma de um Módulo que apresenta ao professor algumas reflexões sobre a importância das marés, tentando deixar claro que o tema é pertinente para o Ensino Médio. O material apresenta algumas das principais ideias e teorias que foram propostas na história da ciência para explicar as marés e os desafios que o fenômeno ofereceu para sua compreensão, com uma explanação mais detalhada sobre a Teoria do Equilíbrio, a qual pontuou a origem gravitacional para o fenômeno. Apresentamos ainda, no material, resultados de uma pesquisa que realizamos em duas escolas do Rio Grande do Norte, sobre as concepções prévias de 115 alunos do 1º ano do Ensino Médio, acerca das marés. O objetivo dessa pesquisa foi entender como os estudantes interpretam as marés e o que pensam que as origina, bem como as eventuais relações que estabelecem entre esse fenômeno, aspectos do seu dia a dia e de seu entorno. Com isso sistematizado, espera-se que o professor esteja mais preparado para lidar com as concepções que sua turma venha a apresentar. Para finalizar, oferecemos algumas sugestões didáticas para auxiliar na montagem de um plano de ensino que o professor venha a produzir sobre marés. Nessas sugestões, estão algumas propostas de práticas sobre as quais tivemos conhecimento por meio de nossas vivências e de nossa pesquisa bibliográfica, bem como alguns softwares para ilustrar a Teoria do Equilíbrio e uma lista de vídeos acelerados de algumas regiões costeiras do Brasil e de outros países, objetivando explicitar as variadas formas com que a intensidade das marés pode se manifestar em diferentes locais. Para avaliarmos o potencial de nosso produto para contribuir com a inserção do tema no Ensino Médio, o enviamos a um grupo pequeno de professores licenciados em Física, dos quais, quatro se disponibilizaram a fazer a leitura completa do texto, e a participar de uma reunião virtual para discutirmos suas dúvidas e considerações acerca do mesmo. Nessa reunião, que durou 3 horas e foi gravada, os quatro professores fizeram observações e sugestões importantes que foram incorporadas na revisão do produto educacional. Todos os professores reconheceram a pertinência e necessidade da inserção do tema das marés no ensino de Física na Educação Básica, e três deles ressaltaram que o texto tem muito a contribuir no incentivo e apoio a professores de Física nesse sentido, bem como na provocação para o aprofundamento sobre as dimensões abordadas no texto. Esperamos, assim, que estas venham a ser contribuições efetivas do material Por Dentro das Marés.
id UFRN_8866a27314bcea5a8e952f25f870f3e7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32793
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dantas, João Henrique de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0749161746383412http://lattes.cnpq.br/9487308554724839Camino, Néstor Eduardohttp://lattes.cnpq.br/0902137001374119Borba, Gilvan Luizhttp://lattes.cnpq.br/0043059721601657Silva, José Ronaldo Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/3714905065293466Germano, Auta Stella de Medeiros2021-07-02T16:17:15Z2021-07-02T16:17:15Z2020-12-18DANTAS, João Henrique de Souza. Um material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básica. 2020. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32793Nosso trabalho aborda o ensino sobre um fenômeno cíclico que ocorre diariamente com as águas do mar, usualmente muito familiar às pessoas que vivem no litoral, as marés. Além de se fazer presente e até, em alguns casos, ser um condicionante para os momentos de lazer das pessoas nas praias, tal fenômeno apresenta relações com diversas situações socioambientais do nosso entorno. Influencia as características da fauna e flora litorâneas e a ocorrência de ecossistemas essenciais para a vida marinha, a exemplo dos manguezais, a dinâmica de atividades pesqueiras e o funcionamento de portos, e determina o impacto de construções pela orla marinha em cidades litorâneas. Percebemos que, apesar de termos um vasto litoral, o ensino sobre marés não está muito presente na Educação Básica, constatando-se ainda uma escassez de trabalhos publicados sobre o tema na área de Ensino de Física, no Brasil. Considerando a contradição entre a importância do tema e sua ausência no ensino, desenvolvemos um material para o professor - Por Dentro das Marés - com o objetivo de estimular e potencializar a exploração de conhecimentos que achamos pertinentes para o ensino de marés sob um viés principalmente da Física e da Astronomia. Esse material tem a forma de um Módulo que apresenta ao professor algumas reflexões sobre a importância das marés, tentando deixar claro que o tema é pertinente para o Ensino Médio. O material apresenta algumas das principais ideias e teorias que foram propostas na história da ciência para explicar as marés e os desafios que o fenômeno ofereceu para sua compreensão, com uma explanação mais detalhada sobre a Teoria do Equilíbrio, a qual pontuou a origem gravitacional para o fenômeno. Apresentamos ainda, no material, resultados de uma pesquisa que realizamos em duas escolas do Rio Grande do Norte, sobre as concepções prévias de 115 alunos do 1º ano do Ensino Médio, acerca das marés. O objetivo dessa pesquisa foi entender como os estudantes interpretam as marés e o que pensam que as origina, bem como as eventuais relações que estabelecem entre esse fenômeno, aspectos do seu dia a dia e de seu entorno. Com isso sistematizado, espera-se que o professor esteja mais preparado para lidar com as concepções que sua turma venha a apresentar. Para finalizar, oferecemos algumas sugestões didáticas para auxiliar na montagem de um plano de ensino que o professor venha a produzir sobre marés. Nessas sugestões, estão algumas propostas de práticas sobre as quais tivemos conhecimento por meio de nossas vivências e de nossa pesquisa bibliográfica, bem como alguns softwares para ilustrar a Teoria do Equilíbrio e uma lista de vídeos acelerados de algumas regiões costeiras do Brasil e de outros países, objetivando explicitar as variadas formas com que a intensidade das marés pode se manifestar em diferentes locais. Para avaliarmos o potencial de nosso produto para contribuir com a inserção do tema no Ensino Médio, o enviamos a um grupo pequeno de professores licenciados em Física, dos quais, quatro se disponibilizaram a fazer a leitura completa do texto, e a participar de uma reunião virtual para discutirmos suas dúvidas e considerações acerca do mesmo. Nessa reunião, que durou 3 horas e foi gravada, os quatro professores fizeram observações e sugestões importantes que foram incorporadas na revisão do produto educacional. Todos os professores reconheceram a pertinência e necessidade da inserção do tema das marés no ensino de Física na Educação Básica, e três deles ressaltaram que o texto tem muito a contribuir no incentivo e apoio a professores de Física nesse sentido, bem como na provocação para o aprofundamento sobre as dimensões abordadas no texto. Esperamos, assim, que estas venham a ser contribuições efetivas do material Por Dentro das Marés.Our work deals with teaching about a cyclical phenomenon that occurs daily with the waters of the sea, usually very familiar to people living on the coast, the tides. In addition to being present and even, in some cases, being a conditioning factor for the leisure moments of people on the beaches, this phenomenon presents relations with several socio-environmental situations in our surroundings. It influences the characteristics of coastal fauna and flora and the occurrence of essential ecosystems for marine life, such as mangroves, the dynamics of fishing activities and the functioning of ports, and determines the impact of constructions along the seafront in coastal cities. We realized that, despite having a vast coastline, teaching about tides is not very present in Basic Education, and there is still a shortage of published works on the subject in the area of Physics Teaching in Brazil. Considering the contradiction between the importance of the theme and its absence in teaching, we developed a material for the teacher - Inside the Tides - with the aim of stimulating and enhancing the exploration of knowledge that we think is relevant for teaching tides under a bias mainly from Physics and Astronomy. This material is in the form of a Module that presents the teacher with some reflections on the importance of the tides, trying to make it clear that the theme is relevant to high school. The material presents some of the main ideas and theories that have been proposed in the history of science to explain the tides and the challenges that the phenomenon offered for its understanding, with a more detailed explanation of the Theory of Equilibrium, which punctuated the gravitational origin for the phenomenon. We also present, in the material, the results of a research that we conducted in two schools in Rio Grande do Norte, on the previous conceptions of 115 students of the 1st year of High School, about the tides. The objective of this research was to understand how students interpret the tides and what they think originates them, as well as the possible relationships they establish between this phenomenon, aspects of their daily lives and their surroundings. With this systematized, it is expected that the teacher is more prepared to deal with the concepts that his class will present. Finally, we offer some didactic suggestions to assist in setting up a teaching plan that the teacher will produce on tides. In these suggestions, there are some proposals for practices that we were aware of through our experiences and our bibliographic research, as well as some software to illustrate the Equilibrium Theory and a list of accelerated videos from some coastal regions of Brazil and other countries, aiming to explain the various ways in which the intensity of the tides can manifest in different places. To assess the potential of our product to contribute to the insertion of the topic in High School, we sent it to a small group of licensed Physics teachers, four of whom were available to read the entire text and participate in a meeting to discuss their doubts and considerations about it. In this meeting, which lasted 3 hours and was recorded, the four teachers made important observations and suggestions that were incorporated into the review of the educational product. All teachers recognized the pertinence and need for the insertion of the theme of the tides in the teaching of Physics in Basic Education, and three of them stressed that the text has a lot to contribute in encouraging and supporting Physics teachers in this sense, as well in the provocation to deepen the dimensions addressed in the text. We hope, therefore, that these will become effective contributions of the material Inside the Tides.Universidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBrasilEnsino de Física e de AstronomiaMarésMaterial para professorUm material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMaterialprofessoresFisica_Dantas_2020.pdfapplication/pdf4137513https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32793/1/MaterialprofessoresFisica_Dantas_2020.pdf511ac826997032836670dd95101c6b89MD51123456789/327932024-03-21 15:08:06.565oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32793Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-21T18:08:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básica
title Um material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básica
spellingShingle Um material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básica
Dantas, João Henrique de Souza
Ensino de Física e de Astronomia
Marés
Material para professor
title_short Um material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básica
title_full Um material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básica
title_fullStr Um material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básica
title_full_unstemmed Um material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básica
title_sort Um material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básica
author Dantas, João Henrique de Souza
author_facet Dantas, João Henrique de Souza
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0749161746383412
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9487308554724839
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Borba, Gilvan Luiz
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0043059721601657
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, José Ronaldo Pereira da
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3714905065293466
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, João Henrique de Souza
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Camino, Néstor Eduardo
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0902137001374119
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Germano, Auta Stella de Medeiros
contributor_str_mv Camino, Néstor Eduardo
Germano, Auta Stella de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física e de Astronomia
Marés
Material para professor
topic Ensino de Física e de Astronomia
Marés
Material para professor
description Nosso trabalho aborda o ensino sobre um fenômeno cíclico que ocorre diariamente com as águas do mar, usualmente muito familiar às pessoas que vivem no litoral, as marés. Além de se fazer presente e até, em alguns casos, ser um condicionante para os momentos de lazer das pessoas nas praias, tal fenômeno apresenta relações com diversas situações socioambientais do nosso entorno. Influencia as características da fauna e flora litorâneas e a ocorrência de ecossistemas essenciais para a vida marinha, a exemplo dos manguezais, a dinâmica de atividades pesqueiras e o funcionamento de portos, e determina o impacto de construções pela orla marinha em cidades litorâneas. Percebemos que, apesar de termos um vasto litoral, o ensino sobre marés não está muito presente na Educação Básica, constatando-se ainda uma escassez de trabalhos publicados sobre o tema na área de Ensino de Física, no Brasil. Considerando a contradição entre a importância do tema e sua ausência no ensino, desenvolvemos um material para o professor - Por Dentro das Marés - com o objetivo de estimular e potencializar a exploração de conhecimentos que achamos pertinentes para o ensino de marés sob um viés principalmente da Física e da Astronomia. Esse material tem a forma de um Módulo que apresenta ao professor algumas reflexões sobre a importância das marés, tentando deixar claro que o tema é pertinente para o Ensino Médio. O material apresenta algumas das principais ideias e teorias que foram propostas na história da ciência para explicar as marés e os desafios que o fenômeno ofereceu para sua compreensão, com uma explanação mais detalhada sobre a Teoria do Equilíbrio, a qual pontuou a origem gravitacional para o fenômeno. Apresentamos ainda, no material, resultados de uma pesquisa que realizamos em duas escolas do Rio Grande do Norte, sobre as concepções prévias de 115 alunos do 1º ano do Ensino Médio, acerca das marés. O objetivo dessa pesquisa foi entender como os estudantes interpretam as marés e o que pensam que as origina, bem como as eventuais relações que estabelecem entre esse fenômeno, aspectos do seu dia a dia e de seu entorno. Com isso sistematizado, espera-se que o professor esteja mais preparado para lidar com as concepções que sua turma venha a apresentar. Para finalizar, oferecemos algumas sugestões didáticas para auxiliar na montagem de um plano de ensino que o professor venha a produzir sobre marés. Nessas sugestões, estão algumas propostas de práticas sobre as quais tivemos conhecimento por meio de nossas vivências e de nossa pesquisa bibliográfica, bem como alguns softwares para ilustrar a Teoria do Equilíbrio e uma lista de vídeos acelerados de algumas regiões costeiras do Brasil e de outros países, objetivando explicitar as variadas formas com que a intensidade das marés pode se manifestar em diferentes locais. Para avaliarmos o potencial de nosso produto para contribuir com a inserção do tema no Ensino Médio, o enviamos a um grupo pequeno de professores licenciados em Física, dos quais, quatro se disponibilizaram a fazer a leitura completa do texto, e a participar de uma reunião virtual para discutirmos suas dúvidas e considerações acerca do mesmo. Nessa reunião, que durou 3 horas e foi gravada, os quatro professores fizeram observações e sugestões importantes que foram incorporadas na revisão do produto educacional. Todos os professores reconheceram a pertinência e necessidade da inserção do tema das marés no ensino de Física na Educação Básica, e três deles ressaltaram que o texto tem muito a contribuir no incentivo e apoio a professores de Física nesse sentido, bem como na provocação para o aprofundamento sobre as dimensões abordadas no texto. Esperamos, assim, que estas venham a ser contribuições efetivas do material Por Dentro das Marés.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-02T16:17:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-02T16:17:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DANTAS, João Henrique de Souza. Um material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básica. 2020. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32793
identifier_str_mv DANTAS, João Henrique de Souza. Um material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básica. 2020. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32793/1/MaterialprofessoresFisica_Dantas_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 511ac826997032836670dd95101c6b89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832881512480768