A música de protesto como instrumento de luta por direito: análise da música "A Carne"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Mário Jorge
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51648
Resumo: A Constituição Federal vigente garante que todos são iguais perante a Lei, porém no cotidiano, o tratamento dado a população negra brasileira revela que na prática esse direito não se cumpre, assim como diversos outros. Diante de tanta desigualdade e violações, artistas tem se inspirado a fazer de sua arte um porta voz da população, reivindicando, conscientizando e denunciando através de suas produções. Partindo do exposto, o presente trabalha tem como objetivo principal analisar a canção “A Carne” buscando identificar a maneira como serve de instrumento de protesto, expondo a realidade a qual faz críticas, os direitos os quais reivindica e dados que comprovem cada situação de violação abordada em seus versos. Essa pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista tem como inspiração as composições que notoriamente foram tão significativas no período histórico da Ditadura Militar brasileira, sendo inclusive, censuradas e seus interpretes veemente punidos. Esse tema se mostra fundamental, não apenas para que se possa captar o quanto a arte pode ir além da sua função de entretenimento, mas também para revelar o quanto a representatividade de uma dada população se faz significativa a partir de quando se dá voz aos seus anseios, pois o direito garantido que não é cumprido, merece ser cobrado, assim como aqueles que se encontram silenciados, merecem ser representados, conscientizados e ouvidos.
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Diante de tanta desigualdade e violações, artistas tem se inspirado a fazer de sua arte um porta voz da população, reivindicando, conscientizando e denunciando através de suas produções. Partindo do exposto, o presente trabalha tem como objetivo principal analisar a canção “A Carne” buscando identificar a maneira como serve de instrumento de protesto, expondo a realidade a qual faz críticas, os direitos os quais reivindica e dados que comprovem cada situação de violação abordada em seus versos. Essa pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista tem como inspiração as composições que notoriamente foram tão significativas no período histórico da Ditadura Militar brasileira, sendo inclusive, censuradas e seus interpretes veemente punidos. Esse tema se mostra fundamental, não apenas para que se possa captar o quanto a arte pode ir além da sua função de entretenimento, mas também para revelar o quanto a representatividade de uma dada população se faz significativa a partir de quando se dá voz aos seus anseios, pois o direito garantido que não é cumprido, merece ser cobrado, assim como aqueles que se encontram silenciados, merecem ser representados, conscientizados e ouvidos.The current Federal Constitution guarantees that everyone is equal before the Law, but in the daily life the treatment given to the black Brazilian population reveals that in practice this right is not fulfilled, as well as several others. Faced with so much inequality and violations, artists have been inspired to make their art a spokesperson for the population, claiming, raising and denouncing through their productions. Based on the above, the present work has as main objective to analyze the song “A Carne” seeking to identifythe way it serves as an instrument of protest, exposing the reality to which it criticizes, the rights it claims and data that prove each situation of violation addressed in its verses. This research of a qualitative and interpretative nature is inspired by the compositions that were notoriously so significant in the historical period of the Brazilian Military Dictatorship, being even censored and their interpreters vehemently punished. This theme proves to be fundamental, not only to capture how much art can go beyond its function of entertainment, but also to reveal how significant the representativeness of a given population becomes when it gives a voice to its people. desires, because the guaranteed right that is not fulfilled, deserves to be demanded, as well as those who are silenced, deserve to be represented, made aware and heard.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilDireitoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsica de protestoDitadura militarA carneRacismoProtest musicMilitary dictatorshipThe meatRacismA música de protesto como instrumento de luta por direito: análise da música "A Carne"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAMusicaDeProtestoComoInstrumentoDeLuta_Barbosa_2020.pdfapplication/pdf1027108https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51648/1/AMusicaDeProtestoComoInstrumentoDeLuta_Barbosa_2020.pdfac2a47dc959d73a9f83d5cafb6591426MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51648/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51648/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTAMusicaDeProtestoComoInstrumentoDeLuta_Barbosa_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain177165https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51648/4/AMusicaDeProtestoComoInstrumentoDeLuta_Barbosa_2020.pdf.txte9051020c1df69c327e4b214796f19c1MD54123456789/516482023-03-07 12:40:06.911oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-07T15:40:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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