MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32422 |
Resumo: | A geopolítica é matricial na evolução da ciência geográfica e estruturante para formação do raciocínio espacial em escala global, mundial e local. Essa visão torna, em certa medida, a geografia como a que ensina sobre a divisão da Terra em continentes, países, estados, cidades. A tarefa de desenvolver competências e habilidades que leve a aprendizagem dessas divisões, requer ensinar como os diferentes interesses sociais, econômicos, políticos e culturais tramam as permanências e alterações que movem o cenário geopolítico. Desta feita, o professor de Geografia é levado a desenvolver estratégias de ensino para atingir o propósito. As histórias em quadrinhos apresentam-se como um campo de estudo inovador, considerando que as explorações de temas geopolíticos são recorrentes nessas revistas. O trabalho investiga como as narrativas das Histórias em Quadrinhos podem ser problematizadas para ensinar temáticas da Geopolítica prescritas para a geografia escolar. Outrossim, como a linguagem em quadrinhos pode ser uma estratégia para ensinar Geografia, considerando as escalas de vivência dos alunos, das séries finais do ensino fundamental II, em São Bento do Trairi/RN. As questões nos remetem a análise de Histórias em Quadrinhos (HQs) como uma linguagem que associa ensino e estratégia, com ênfase na Geopolítica e na realidade escolar da cidade de São Bento do Trairi/RN e a proposição de uma HQ para ser usado em sala de aula. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, cujo resultado embasa teórico e metodologicamente o trabalho em autores como Serres (2013); Raffestin (1993), Andrade (1995), Souza (1995), Haesbaert (2004), Santos (1999), Vesentini (2010), Fonseca (2017), Claval (1979), Castro (2005), Mello (1999); Costa (1992); Vergueiro (2004), Campos (2013), Silva (2012), Rezende (2009), Cirne (2000), Eisner (1995), Rama e Vergueiro (2006), Pires (2005), Filho (2017); Souza (2019) e na pesquisa exploratória com levantamento e análise de documentos como Plano Municipal de Educação (PME), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Projetos Políticos Pedagógicos e Regimentos Internos das escolas, os planejamentos anuais dos professores dessa disciplina, além de histórias em quadrinhos antigas, livros didáticos da disciplina de Geografia. Foi realizado um levantamento de informações nas escolas objeto da pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia, além de com observações de aulas do 8ª ano e 9ª ano do Ensino Fundamental II. Feito registros fotográficos e anotações em diário de campo, ampliaram os suportes utilizados na pesquisa. Diagnosticamos a carências quanto aos recursos didáticos, estratégias de ensino e as linguagens usadas em sala de aula para trabalhar com os conteúdos da Geopolítica. Considerando essa lacuna propusemos e desenvolvemos a HQ MARGEO para possibilitar aos docentes um material auxiliar ao ensino do raciocínio espacial por meio de uma linguagem especifica. |
id |
UFRN_88d89367c43b7c28fba704b8dfbf0861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32422 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, José Jadson dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/4613929368777279Troleis, Adriano LimaMelo, Evaneide Maria deDantas, Eugênia Maria2021-05-06T18:08:54Z2021-05-06T18:08:54Z2020-12-17SILVA, José Jadson dos Santos. MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar. 2020. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32422Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilGeopolíticaMarvel ComicMARGEOGeografia escolarMARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA geopolítica é matricial na evolução da ciência geográfica e estruturante para formação do raciocínio espacial em escala global, mundial e local. Essa visão torna, em certa medida, a geografia como a que ensina sobre a divisão da Terra em continentes, países, estados, cidades. A tarefa de desenvolver competências e habilidades que leve a aprendizagem dessas divisões, requer ensinar como os diferentes interesses sociais, econômicos, políticos e culturais tramam as permanências e alterações que movem o cenário geopolítico. Desta feita, o professor de Geografia é levado a desenvolver estratégias de ensino para atingir o propósito. As histórias em quadrinhos apresentam-se como um campo de estudo inovador, considerando que as explorações de temas geopolíticos são recorrentes nessas revistas. O trabalho investiga como as narrativas das Histórias em Quadrinhos podem ser problematizadas para ensinar temáticas da Geopolítica prescritas para a geografia escolar. Outrossim, como a linguagem em quadrinhos pode ser uma estratégia para ensinar Geografia, considerando as escalas de vivência dos alunos, das séries finais do ensino fundamental II, em São Bento do Trairi/RN. As questões nos remetem a análise de Histórias em Quadrinhos (HQs) como uma linguagem que associa ensino e estratégia, com ênfase na Geopolítica e na realidade escolar da cidade de São Bento do Trairi/RN e a proposição de uma HQ para ser usado em sala de aula. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, cujo resultado embasa teórico e metodologicamente o trabalho em autores como Serres (2013); Raffestin (1993), Andrade (1995), Souza (1995), Haesbaert (2004), Santos (1999), Vesentini (2010), Fonseca (2017), Claval (1979), Castro (2005), Mello (1999); Costa (1992); Vergueiro (2004), Campos (2013), Silva (2012), Rezende (2009), Cirne (2000), Eisner (1995), Rama e Vergueiro (2006), Pires (2005), Filho (2017); Souza (2019) e na pesquisa exploratória com levantamento e análise de documentos como Plano Municipal de Educação (PME), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Projetos Políticos Pedagógicos e Regimentos Internos das escolas, os planejamentos anuais dos professores dessa disciplina, além de histórias em quadrinhos antigas, livros didáticos da disciplina de Geografia. Foi realizado um levantamento de informações nas escolas objeto da pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia, além de com observações de aulas do 8ª ano e 9ª ano do Ensino Fundamental II. Feito registros fotográficos e anotações em diário de campo, ampliaram os suportes utilizados na pesquisa. Diagnosticamos a carências quanto aos recursos didáticos, estratégias de ensino e as linguagens usadas em sala de aula para trabalhar com os conteúdos da Geopolítica. Considerando essa lacuna propusemos e desenvolvemos a HQ MARGEO para possibilitar aos docentes um material auxiliar ao ensino do raciocínio espacial por meio de uma linguagem especifica.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMARGEOlinguagemestudo_Silva_2020.pdfapplication/pdf13213681https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32422/1/MARGEOlinguagemestudo_Silva_2020.pdf936446b9900f116d7d048055b7c8ee0cMD51123456789/324222021-05-11 20:48:04.623oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32422Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-05-11T23:48:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar |
title |
MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar |
spellingShingle |
MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar Silva, José Jadson dos Santos Geopolítica Marvel Comic MARGEO Geografia escolar |
title_short |
MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar |
title_full |
MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar |
title_fullStr |
MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar |
title_full_unstemmed |
MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar |
title_sort |
MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar |
author |
Silva, José Jadson dos Santos |
author_facet |
Silva, José Jadson dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4613929368777279 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Troleis, Adriano Lima |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Melo, Evaneide Maria de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, José Jadson dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Eugênia Maria |
contributor_str_mv |
Dantas, Eugênia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geopolítica Marvel Comic MARGEO Geografia escolar |
topic |
Geopolítica Marvel Comic MARGEO Geografia escolar |
description |
A geopolítica é matricial na evolução da ciência geográfica e estruturante para formação do raciocínio espacial em escala global, mundial e local. Essa visão torna, em certa medida, a geografia como a que ensina sobre a divisão da Terra em continentes, países, estados, cidades. A tarefa de desenvolver competências e habilidades que leve a aprendizagem dessas divisões, requer ensinar como os diferentes interesses sociais, econômicos, políticos e culturais tramam as permanências e alterações que movem o cenário geopolítico. Desta feita, o professor de Geografia é levado a desenvolver estratégias de ensino para atingir o propósito. As histórias em quadrinhos apresentam-se como um campo de estudo inovador, considerando que as explorações de temas geopolíticos são recorrentes nessas revistas. O trabalho investiga como as narrativas das Histórias em Quadrinhos podem ser problematizadas para ensinar temáticas da Geopolítica prescritas para a geografia escolar. Outrossim, como a linguagem em quadrinhos pode ser uma estratégia para ensinar Geografia, considerando as escalas de vivência dos alunos, das séries finais do ensino fundamental II, em São Bento do Trairi/RN. As questões nos remetem a análise de Histórias em Quadrinhos (HQs) como uma linguagem que associa ensino e estratégia, com ênfase na Geopolítica e na realidade escolar da cidade de São Bento do Trairi/RN e a proposição de uma HQ para ser usado em sala de aula. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, cujo resultado embasa teórico e metodologicamente o trabalho em autores como Serres (2013); Raffestin (1993), Andrade (1995), Souza (1995), Haesbaert (2004), Santos (1999), Vesentini (2010), Fonseca (2017), Claval (1979), Castro (2005), Mello (1999); Costa (1992); Vergueiro (2004), Campos (2013), Silva (2012), Rezende (2009), Cirne (2000), Eisner (1995), Rama e Vergueiro (2006), Pires (2005), Filho (2017); Souza (2019) e na pesquisa exploratória com levantamento e análise de documentos como Plano Municipal de Educação (PME), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Projetos Políticos Pedagógicos e Regimentos Internos das escolas, os planejamentos anuais dos professores dessa disciplina, além de histórias em quadrinhos antigas, livros didáticos da disciplina de Geografia. Foi realizado um levantamento de informações nas escolas objeto da pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia, além de com observações de aulas do 8ª ano e 9ª ano do Ensino Fundamental II. Feito registros fotográficos e anotações em diário de campo, ampliaram os suportes utilizados na pesquisa. Diagnosticamos a carências quanto aos recursos didáticos, estratégias de ensino e as linguagens usadas em sala de aula para trabalhar com os conteúdos da Geopolítica. Considerando essa lacuna propusemos e desenvolvemos a HQ MARGEO para possibilitar aos docentes um material auxiliar ao ensino do raciocínio espacial por meio de uma linguagem especifica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-06T18:08:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-06T18:08:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, José Jadson dos Santos. MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar. 2020. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32422 |
identifier_str_mv |
SILVA, José Jadson dos Santos. MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar. 2020. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32422/1/MARGEOlinguagemestudo_Silva_2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
936446b9900f116d7d048055b7c8ee0c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832898356805632 |