Determinação do Momento de Inércia de Aeronaves não Tripuladas com Métodos Pendulares
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42921 |
Resumo: | O momento de inércia de massa é uma das grandezas utilizadas para determinar as características de estabilidade dinâmica de aeronaves. Para quantificar essa grandeza existem métodos analíticos, métodos computacionais e métodos experimentais, a presente pesquisa utiliza os métodos experimentais pendulares para determinar o momento de inércia do VANT LCK 2018 da equipe Car-Kará Advanced, bem como compará-lo com os valores obtidos através do método analítico de equações semi-empíricas e o método computacional. Também é demonstrado como foi projetada a bancada para efetuar os experimentos e o algoritmo para tratamento dos dados experimentais. Além disso, são comparados os resultados dos experimentos com os resultados dos demais métodos. |
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Manso, Weldenny Matheus de BritoLuan BernardoSanches, Fabio DalmazzoJunior, Raimundo Carlos Silverio FreireBernardo, LuanSanches, Fabio Dalmazzo2020-12-19T12:32:10Z2021-10-05T15:57:27Z2020-12-19T12:32:10Z2021-10-05T15:57:27Z2020-12-0420170009875MANSO, Weldenny Matheus de Brito. Determinação do Momento de Inércia de Aeronaves não Tripuladas com Métodos Pendulares. 2020. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Macânica, Universidade Federa do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42921O momento de inércia de massa é uma das grandezas utilizadas para determinar as características de estabilidade dinâmica de aeronaves. Para quantificar essa grandeza existem métodos analíticos, métodos computacionais e métodos experimentais, a presente pesquisa utiliza os métodos experimentais pendulares para determinar o momento de inércia do VANT LCK 2018 da equipe Car-Kará Advanced, bem como compará-lo com os valores obtidos através do método analítico de equações semi-empíricas e o método computacional. Também é demonstrado como foi projetada a bancada para efetuar os experimentos e o algoritmo para tratamento dos dados experimentais. Além disso, são comparados os resultados dos experimentos com os resultados dos demais métodos.The moment of inertia of mass is one of the quantities most important used to determine the dynamic stability characteristics of aircrafts. To determine this magnitude there are analytical methods, computational methods and experimental methods, the present research uses the pendular experimental methods to determine the moment of inertia of the VANT LCK 2018 of the Car-Kará Advanced team, as well as to compare it with the values obtained through the analitical method with semi-empirical equations and computational method. It also demonstrates how the bench was designed to perform the experiments and the algorithm for processing the experimental data. In addition, is compared the experimental results with results of the others methods.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia MecânicaMomento de InérciaMétodos PendularesVANTDeterminação do Momento de Inércia de Aeronaves não Tripuladas com Métodos PendularesDetermination of the Moment of Inertia of Unmanned Aerial Vehicles With Pendulum Methodsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42921/1/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD51ORIGINALTcc_Weldenny_Ata_Assinada.pdfArquivo do trabalho de conclusão de curso com a ata assinada.application/pdf2324118https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42921/2/Tcc_Weldenny_Ata_Assinada.pdf79d7ee2fb63466dcd00d7c786d32180eMD52TEXTTcc_Weldenny_Ata_Assinada.pdf.txtExtracted texttext/plain82614https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42921/3/Tcc_Weldenny_Ata_Assinada.pdf.txt25607f7b4c87a907ef8ce49c09994835MD53123456789/429212021-10-05 12:57:27.33oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-05T15:57:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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