LIA - desenvolvimento metodológico de auditoria de inovação enxuta aplicada a instituições de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Yuri Soares da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48456
Resumo: Qualquer projeto ou negócio, independentemente do seu porte, precisa inovar, e isso não é mais uma opção, é questão de sobrevivência. Porém, inovar não é uma tarefa fácil, principalmente para o setor de educação. O setor de educação é carente de inovação no Brasil, pois as estruturas organizacionais das instituições de ensino são bastante rígidas e parte disso é devido a burocracias e barreiras para implementação de novas ideias. Então, observada essa necessidade de mercado, tem surgido uma série de soluções para aproximar a inovação as organizações educacionais, ainda que, em sua grande maioria, focados em desenvolvimento de metodologias pedagógicas e inovações em tecnologia, com alto custo e longos períodos de desenvolvimento, deixando de lado áreas da escola como gestão e negócio. Diante deste cenário, esta pesquisa científicoempreendedora buscou analisar e validar a aplicação de um estudo teórico em Auditoria de Inovação, desenvolvendo uma abordagem metodológica dedicada a diagnosticar o potencial inovador de uma empresa, identificando gargalos inovativos e potencializando o processo de inovação dessas empresas, ajudando a buscar novas estratégias e novas forma de gerar valor ao negócio de maneira ágil. O resultado da pesquisa foi a criação da LIA - Lean Innovation Audit, ou Auditoria de Inovação Enxuta, uma metodologia para identificação de gargalos e gaps inovativos em empresas diversas e desenvolvimento de potencial inovador das organizações. Foi desenvolvido testes de validação utilizando a abordagem com uma empresa da área de T.I, em uma escola de educação infantil e em uma grande empresa nacional na área de educação profissionalizante, e os resultados alcançados com a LIA, trazendo melhorias para essas organizações, confirmando o enorme potencial da LIA e sua aplicação em diferentes áreas.
id UFRN_8adc08dd99a11110097f762c27d32b9c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48456
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Yuri Soares dahttp://lattes.cnpq.br/6388013558889604Carvalho, Zulmara Virginia dehttp://lattes.cnpq.br/3598201636024281Gonçalves, Marilia MatosMatamoros, Efrain Pantaleonhttps://orcid.org/0000-0002-4052-5739http://lattes.cnpq.br/5336356193599447Medeiros, Henrique Rocha deSilva, Cristiano Alves da2022-07-12T00:20:02Z2022-07-12T00:20:02Z2022-02-25SILVA, Yuri Soares da. LIA - desenvolvimento metodológico de auditoria de inovação enxuta aplicada a instituições de educação. 2022. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48456Qualquer projeto ou negócio, independentemente do seu porte, precisa inovar, e isso não é mais uma opção, é questão de sobrevivência. Porém, inovar não é uma tarefa fácil, principalmente para o setor de educação. O setor de educação é carente de inovação no Brasil, pois as estruturas organizacionais das instituições de ensino são bastante rígidas e parte disso é devido a burocracias e barreiras para implementação de novas ideias. Então, observada essa necessidade de mercado, tem surgido uma série de soluções para aproximar a inovação as organizações educacionais, ainda que, em sua grande maioria, focados em desenvolvimento de metodologias pedagógicas e inovações em tecnologia, com alto custo e longos períodos de desenvolvimento, deixando de lado áreas da escola como gestão e negócio. Diante deste cenário, esta pesquisa científicoempreendedora buscou analisar e validar a aplicação de um estudo teórico em Auditoria de Inovação, desenvolvendo uma abordagem metodológica dedicada a diagnosticar o potencial inovador de uma empresa, identificando gargalos inovativos e potencializando o processo de inovação dessas empresas, ajudando a buscar novas estratégias e novas forma de gerar valor ao negócio de maneira ágil. O resultado da pesquisa foi a criação da LIA - Lean Innovation Audit, ou Auditoria de Inovação Enxuta, uma metodologia para identificação de gargalos e gaps inovativos em empresas diversas e desenvolvimento de potencial inovador das organizações. Foi desenvolvido testes de validação utilizando a abordagem com uma empresa da área de T.I, em uma escola de educação infantil e em uma grande empresa nacional na área de educação profissionalizante, e os resultados alcançados com a LIA, trazendo melhorias para essas organizações, confirmando o enorme potencial da LIA e sua aplicação em diferentes áreas.Any project or business, regardless of its size, needs to innovate, and this is no longer an option, it is a matter of survival. However, innovating is not an easy task, especially for the education sector. The education sector lacks innovation in Brazil, because the organizational structures of educational institutions are quite rigid, and part of this is due to bureaucracy and barriers to the implementation of new ideas. Thus, in view of this market need, a series of solutions have emerged to bring innovation closer to educational organizations, although most of them are focused on the development of pedagogical methodologies and innovations in technology, with high costs and long development periods, leaving aside school areas such as management and business. Given this scenario, this scientific-entrepreneurial research sought to analyze and validate the application of a theoretical study on Innovation Auditing, developing a methodological approach dedicated to diagnosing the innovative potential of a company, identifying innovative bottlenecks and enhancing the innovation process of these companies, helping to find new strategies and new ways of generating value to the business in an agile manner. The result of the research was the creation of the LIA - Lean Innovation Audit, a methodology for identifying innovative bottlenecks and gaps in various companies and developing the innovative potential of organizations. Validation tests were developed using the approach with a company in the I.T. area, in a school of early childhood education, and in a large national company in the area of vocational education, and the results achieved with LIA, bringing improvements to these organizations, confirming the enormous potential of LIA and its application in different areas.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃOUFRNBrasilMetodologiaGestão da inovaçãoAuditoria de inovaçãoAuditoria de inovação enxutaLIA - desenvolvimento metodológico de auditoria de inovação enxuta aplicada a instituições de educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLIAdesenvolvimentometodologico_Silva_2022.pdfapplication/pdf4056055https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48456/1/LIAdesenvolvimentometodologico_Silva_2022.pdf28938e4deeef0e07a8c6f0d4397ac69aMD51123456789/484562022-07-11 21:20:37.304oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48456Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-12T00:20:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv LIA - desenvolvimento metodológico de auditoria de inovação enxuta aplicada a instituições de educação
title LIA - desenvolvimento metodológico de auditoria de inovação enxuta aplicada a instituições de educação
spellingShingle LIA - desenvolvimento metodológico de auditoria de inovação enxuta aplicada a instituições de educação
Silva, Yuri Soares da
Metodologia
Gestão da inovação
Auditoria de inovação
Auditoria de inovação enxuta
title_short LIA - desenvolvimento metodológico de auditoria de inovação enxuta aplicada a instituições de educação
title_full LIA - desenvolvimento metodológico de auditoria de inovação enxuta aplicada a instituições de educação
title_fullStr LIA - desenvolvimento metodológico de auditoria de inovação enxuta aplicada a instituições de educação
title_full_unstemmed LIA - desenvolvimento metodológico de auditoria de inovação enxuta aplicada a instituições de educação
title_sort LIA - desenvolvimento metodológico de auditoria de inovação enxuta aplicada a instituições de educação
author Silva, Yuri Soares da
author_facet Silva, Yuri Soares da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6388013558889604
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gonçalves, Marilia Matos
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Matamoros, Efrain Pantaleon
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4052-5739
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5336356193599447
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Medeiros, Henrique Rocha de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Yuri Soares da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Carvalho, Zulmara Virginia de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3598201636024281
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Cristiano Alves da
contributor_str_mv Carvalho, Zulmara Virginia de
Silva, Cristiano Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Gestão da inovação
Auditoria de inovação
Auditoria de inovação enxuta
topic Metodologia
Gestão da inovação
Auditoria de inovação
Auditoria de inovação enxuta
description Qualquer projeto ou negócio, independentemente do seu porte, precisa inovar, e isso não é mais uma opção, é questão de sobrevivência. Porém, inovar não é uma tarefa fácil, principalmente para o setor de educação. O setor de educação é carente de inovação no Brasil, pois as estruturas organizacionais das instituições de ensino são bastante rígidas e parte disso é devido a burocracias e barreiras para implementação de novas ideias. Então, observada essa necessidade de mercado, tem surgido uma série de soluções para aproximar a inovação as organizações educacionais, ainda que, em sua grande maioria, focados em desenvolvimento de metodologias pedagógicas e inovações em tecnologia, com alto custo e longos períodos de desenvolvimento, deixando de lado áreas da escola como gestão e negócio. Diante deste cenário, esta pesquisa científicoempreendedora buscou analisar e validar a aplicação de um estudo teórico em Auditoria de Inovação, desenvolvendo uma abordagem metodológica dedicada a diagnosticar o potencial inovador de uma empresa, identificando gargalos inovativos e potencializando o processo de inovação dessas empresas, ajudando a buscar novas estratégias e novas forma de gerar valor ao negócio de maneira ágil. O resultado da pesquisa foi a criação da LIA - Lean Innovation Audit, ou Auditoria de Inovação Enxuta, uma metodologia para identificação de gargalos e gaps inovativos em empresas diversas e desenvolvimento de potencial inovador das organizações. Foi desenvolvido testes de validação utilizando a abordagem com uma empresa da área de T.I, em uma escola de educação infantil e em uma grande empresa nacional na área de educação profissionalizante, e os resultados alcançados com a LIA, trazendo melhorias para essas organizações, confirmando o enorme potencial da LIA e sua aplicação em diferentes áreas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-12T00:20:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-12T00:20:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Yuri Soares da. LIA - desenvolvimento metodológico de auditoria de inovação enxuta aplicada a instituições de educação. 2022. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48456
identifier_str_mv SILVA, Yuri Soares da. LIA - desenvolvimento metodológico de auditoria de inovação enxuta aplicada a instituições de educação. 2022. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48456/1/LIAdesenvolvimentometodologico_Silva_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28938e4deeef0e07a8c6f0d4397ac69a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117588169261056