Além do olhar: Dorina Nowill e a educação para cegos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jammerson Yuri da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48380
Resumo: Esta pesquisa insere-se no campo da História da Educação, articulando os domínios da História dos Intelectuais e das Sensibilidades, a fim de analisar a trajetória de Dorina de Gouvêa Nowill. Temos como objetivo identificar os aspectos que a credenciaram como uma intelectual pela inclusão, através do estudo e análise de suas vivências, ações e escrita. Compreendemos Nowill como uma intelectual criadora e mediadora cultural, de acordo com as concepções de JeanFrançois Sirinelli (1998; 2003). Para tanto, tomamos como base seus itinerários, aspectos geracionais e redes de sociabilidade. Em uma perspectiva sensível de compreensão da história, dialogamos com Sandra Pesavento (2019) e com o conceito de “Anormal” de Foucault (2001), entendendo Dorina Nowill a partir das categorias monstro, masturbadora e incorrigível. Discutimos também aspectos ligados a Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC), instituição criada pela intelectual, a partir do exposto por Justino Magalhães (2004); e por fim, abordamos o tripé exposto por Michel de Certeau (1992) em “A escrita da História”, composto pelo lugar de fala, prática e escrita. O corpo documental desta pesquisa é composto por fotografias, cartas, bilhetes, atas, relatórios, estatutos e os livros escritos pela própria Nowill. Tais fontes são operacionalizadas a partir do método historiográfico da heurística e da hermenêutica e da análise do discurso, sob a ótica de Foucault (1996). O trabalho aqui desenvolvido nos levou a conhecer uma intelectual multifacetada que legitimou-se ao longo dos anos através de sua atuação, tornando-se símbolo de inclusão no Brasil e no mundo.
id UFRN_8b9c8f7a622dc0a77a093141ed148c66
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48380
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Jammerson Yuri dahttp://lattes.cnpq.br/7806581973664499http://lattes.cnpq.br/5548182860228173Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiroshttps://orcid.org/0000-0001-8998-2343http://lattes.cnpq.br/2481333551162411Menezes, Joedna Reis deSouto Maior Júnior, Paulo Robertohttps://orcid.org/0000-0002-6574-8277http://lattes.cnpq.br/8913702639406017Batista, Ricardo dos SantosSoares Júnior, Azemar dos Santos2022-07-06T23:32:57Z2022-07-06T23:32:57Z2022-02-24SILVA, Jammerson Yuri da. Além do olhar: Dorina Nowill e a educação para cegos no Brasil. 2022. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48380Esta pesquisa insere-se no campo da História da Educação, articulando os domínios da História dos Intelectuais e das Sensibilidades, a fim de analisar a trajetória de Dorina de Gouvêa Nowill. Temos como objetivo identificar os aspectos que a credenciaram como uma intelectual pela inclusão, através do estudo e análise de suas vivências, ações e escrita. Compreendemos Nowill como uma intelectual criadora e mediadora cultural, de acordo com as concepções de JeanFrançois Sirinelli (1998; 2003). Para tanto, tomamos como base seus itinerários, aspectos geracionais e redes de sociabilidade. Em uma perspectiva sensível de compreensão da história, dialogamos com Sandra Pesavento (2019) e com o conceito de “Anormal” de Foucault (2001), entendendo Dorina Nowill a partir das categorias monstro, masturbadora e incorrigível. Discutimos também aspectos ligados a Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC), instituição criada pela intelectual, a partir do exposto por Justino Magalhães (2004); e por fim, abordamos o tripé exposto por Michel de Certeau (1992) em “A escrita da História”, composto pelo lugar de fala, prática e escrita. O corpo documental desta pesquisa é composto por fotografias, cartas, bilhetes, atas, relatórios, estatutos e os livros escritos pela própria Nowill. Tais fontes são operacionalizadas a partir do método historiográfico da heurística e da hermenêutica e da análise do discurso, sob a ótica de Foucault (1996). O trabalho aqui desenvolvido nos levou a conhecer uma intelectual multifacetada que legitimou-se ao longo dos anos através de sua atuação, tornando-se símbolo de inclusão no Brasil e no mundo.This research is inserts in the field of History of Education, articulating the domains of History of Intellectuals and Sensibilities, in order to analyze the trajectory of Dorina de Gouvêa Nowill. We aim to identify the aspects that accredited her as an intellectual for inclusion, through the study and analysis of her experiences, actions and writing. We understand Nowill as a creator and cultural mediator intellectual, according to the conceptions of Jean-François Sirinelli (1998; 2003). For that, we take as a basis their itineraries, generational aspects and sociability networks. In a sensitive perspective of understanding history, we dialogue with Sandra Pesavento (2019) and with the concept of “Abnormal” by Foucault (2001), understanding Dorina Nowill from the categories monster, masturbator and incorrigible. We also discuss aspects related to the Dorina Nowill Foundation for the Blind (FDNC), an institution created by the intellectual, based on what was exposed by Justino Magalhães (2004); and finally, we approach the tripod exposed by Michel de Certeau (1992) in “The Writing of History”, composed by the place of speech, practice and writing. The documental body of this research consists of photographs, letters, notes, minutes, reports, statutes and books written by Nowill. The sources are operationalized from the historiographical method of heuristics and hermeneutics and discourse analysis, from the perspective of Foucault (1996). The work developed here led us to meet a multifaceted intellectual who was legitimized over the years through her performance, becoming a symbol of inclusion in Brazil and in the world.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilHistória da educaçãoIntelectualSensibilidadesDorina NowillAlém do olhar: Dorina Nowill e a educação para cegos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAlemolharDorina_Silva_2022.pdfapplication/pdf7101510https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48380/1/AlemolharDorina_Silva_2022.pdf552a134cf0988f14aa15f745799145fbMD51123456789/483802022-07-06 20:33:33.939oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48380Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-06T23:33:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Além do olhar: Dorina Nowill e a educação para cegos no Brasil
title Além do olhar: Dorina Nowill e a educação para cegos no Brasil
spellingShingle Além do olhar: Dorina Nowill e a educação para cegos no Brasil
Silva, Jammerson Yuri da
História da educação
Intelectual
Sensibilidades
Dorina Nowill
title_short Além do olhar: Dorina Nowill e a educação para cegos no Brasil
title_full Além do olhar: Dorina Nowill e a educação para cegos no Brasil
title_fullStr Além do olhar: Dorina Nowill e a educação para cegos no Brasil
title_full_unstemmed Além do olhar: Dorina Nowill e a educação para cegos no Brasil
title_sort Além do olhar: Dorina Nowill e a educação para cegos no Brasil
author Silva, Jammerson Yuri da
author_facet Silva, Jammerson Yuri da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7806581973664499
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5548182860228173
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8998-2343
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2481333551162411
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Menezes, Joedna Reis de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Souto Maior Júnior, Paulo Roberto
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6574-8277
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8913702639406017
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Batista, Ricardo dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jammerson Yuri da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares Júnior, Azemar dos Santos
contributor_str_mv Soares Júnior, Azemar dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Intelectual
Sensibilidades
Dorina Nowill
topic História da educação
Intelectual
Sensibilidades
Dorina Nowill
description Esta pesquisa insere-se no campo da História da Educação, articulando os domínios da História dos Intelectuais e das Sensibilidades, a fim de analisar a trajetória de Dorina de Gouvêa Nowill. Temos como objetivo identificar os aspectos que a credenciaram como uma intelectual pela inclusão, através do estudo e análise de suas vivências, ações e escrita. Compreendemos Nowill como uma intelectual criadora e mediadora cultural, de acordo com as concepções de JeanFrançois Sirinelli (1998; 2003). Para tanto, tomamos como base seus itinerários, aspectos geracionais e redes de sociabilidade. Em uma perspectiva sensível de compreensão da história, dialogamos com Sandra Pesavento (2019) e com o conceito de “Anormal” de Foucault (2001), entendendo Dorina Nowill a partir das categorias monstro, masturbadora e incorrigível. Discutimos também aspectos ligados a Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC), instituição criada pela intelectual, a partir do exposto por Justino Magalhães (2004); e por fim, abordamos o tripé exposto por Michel de Certeau (1992) em “A escrita da História”, composto pelo lugar de fala, prática e escrita. O corpo documental desta pesquisa é composto por fotografias, cartas, bilhetes, atas, relatórios, estatutos e os livros escritos pela própria Nowill. Tais fontes são operacionalizadas a partir do método historiográfico da heurística e da hermenêutica e da análise do discurso, sob a ótica de Foucault (1996). O trabalho aqui desenvolvido nos levou a conhecer uma intelectual multifacetada que legitimou-se ao longo dos anos através de sua atuação, tornando-se símbolo de inclusão no Brasil e no mundo.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-06T23:32:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-06T23:32:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Jammerson Yuri da. Além do olhar: Dorina Nowill e a educação para cegos no Brasil. 2022. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48380
identifier_str_mv SILVA, Jammerson Yuri da. Além do olhar: Dorina Nowill e a educação para cegos no Brasil. 2022. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48380/1/AlemolharDorina_Silva_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 552a134cf0988f14aa15f745799145fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117894131154944