Crianças e investigação: aspectos teórico-metodológicos e cuidados éticos nas produções dos grupos de pesquisa da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tinoco, Antonielli Jatobá Bezerra
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20764
Resumo: Os conceitos de infância fazem parte de uma construção cultural, variando conforme a história em sua diversidade política, econômica e social. Os nomes “infância”, bem como “criança”, não existiam como unidade de sentido em períodos anteriores à modernidade, reforçando o caráter histórico dos mesmos, conceitos esses que foram construídos socialmente tal como defende a Psicologia Sócio Histórica, perspectiva teórica que dará suporte a esta pesquisa. Diante desse contexto é necessário fazer a distinção conceitual entre infância e criança já que muitos autores os utilizam como sinônimos. Sobre isso, Siqueira (2011) diferencia os termos ao dizer que criança e infância são interdependentes, não sendo possível deixar de apreender na criança a infância, nem mesmo reconhecer na infância uma expressão da criança, contudo as duas categorias não são as mesmas, se constituindo como categorias históricas e sociais; a criança revela o indivíduo e a infância revela o tempo em que esse indivíduo se constitui e constrói sua história. A Sociologia da Infância faz a distinção dos termos e traz mudança na abordagem do pesquisador adulto junto às crianças, objetivando dar voz à criança. Quando se trata de definir o papel das crianças nas pesquisas, o pesquisador deve levar em consideração vários critérios relevantes, como a idade, o gênero, o tempo, a escuta dos adultos próximos às crianças, o nível de linguagem e escolaridade e quais as crianças que serão ouvidas em um grupo. Diante de tantas especificidades, surgem alguns questionamentos: como as crianças estão sendo ouvidas nas pesquisas? Quais condições essas crianças assumem nessa investigação científica? E os cuidados éticos, estão sendo específicos para esse público-alvo? É a partir desta discussão, considerando-se a importância da participação das crianças em pesquisas que se estabelece o objetivo desta, qual seja, analisar os aspectos teórico-metodológicos e os cuidados éticos considerados no processo de pesquisa com crianças, por pesquisadores da UFRN, apresentando como objetivos específicos: analisar e discutir, a partir dos relatórios de pesquisa, os procedimentos éticos adotados e os métodos utilizados em pesquisas com crianças. Definido o objetivo, iniciou-se uma busca dos Grupos de Pesquisa da UFRN no SIGAA com intuito de selecionarmos aqueles que investigam crianças para serem participantes de nossa pesquisa. Dentre os Centros da UFRN, selecionamos o Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA, o Centro de Biociências - CB e o Centro de Ciências da Saúde - CCS, totalizando 64 relatórios finalizados a serem analisados. Assim, neste estudo, optamos pela análise documental dos relatórios finalizados dos projetos de pesquisa dos professores/pesquisadores da UFRN como procedimento para a construção do corpus da pesquisa. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo Temática em que foram estabelecidas as seguintes categorias: conceito de infância, conceito de criança, faixa etária dos sujeitos pesquisados, contexto da pesquisa, cuidados teórico-metodológicos adotados e cuidados éticos. Espera-se que este estudo contribua com reflexões acerca dos cuidados éticos e teórico-metodológicos em investigações com crianças.
id UFRN_8baa351baea7d4a5b356a197e71eac42
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20764
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Tinoco, Antonielli Jatobá Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/8887448872887096http://lattes.cnpq.br/8215665927399376Pinheiro, Angela de Alencar Araripehttp://lattes.cnpq.br/7179410729216916Melo, Symone Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/8263777288489263Francischini, Rosângela2016-06-27T18:04:52Z2016-06-27T18:04:52Z2014-12-19TINOCO, Antonielli Jatobá Bezerra. Crianças e investigação: aspectos teórico-metodológicos e cuidados éticos nas produções dos grupos de pesquisa da UFRN. 2014. 187f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20764Os conceitos de infância fazem parte de uma construção cultural, variando conforme a história em sua diversidade política, econômica e social. Os nomes “infância”, bem como “criança”, não existiam como unidade de sentido em períodos anteriores à modernidade, reforçando o caráter histórico dos mesmos, conceitos esses que foram construídos socialmente tal como defende a Psicologia Sócio Histórica, perspectiva teórica que dará suporte a esta pesquisa. Diante desse contexto é necessário fazer a distinção conceitual entre infância e criança já que muitos autores os utilizam como sinônimos. Sobre isso, Siqueira (2011) diferencia os termos ao dizer que criança e infância são interdependentes, não sendo possível deixar de apreender na criança a infância, nem mesmo reconhecer na infância uma expressão da criança, contudo as duas categorias não são as mesmas, se constituindo como categorias históricas e sociais; a criança revela o indivíduo e a infância revela o tempo em que esse indivíduo se constitui e constrói sua história. A Sociologia da Infância faz a distinção dos termos e traz mudança na abordagem do pesquisador adulto junto às crianças, objetivando dar voz à criança. Quando se trata de definir o papel das crianças nas pesquisas, o pesquisador deve levar em consideração vários critérios relevantes, como a idade, o gênero, o tempo, a escuta dos adultos próximos às crianças, o nível de linguagem e escolaridade e quais as crianças que serão ouvidas em um grupo. Diante de tantas especificidades, surgem alguns questionamentos: como as crianças estão sendo ouvidas nas pesquisas? Quais condições essas crianças assumem nessa investigação científica? E os cuidados éticos, estão sendo específicos para esse público-alvo? É a partir desta discussão, considerando-se a importância da participação das crianças em pesquisas que se estabelece o objetivo desta, qual seja, analisar os aspectos teórico-metodológicos e os cuidados éticos considerados no processo de pesquisa com crianças, por pesquisadores da UFRN, apresentando como objetivos específicos: analisar e discutir, a partir dos relatórios de pesquisa, os procedimentos éticos adotados e os métodos utilizados em pesquisas com crianças. Definido o objetivo, iniciou-se uma busca dos Grupos de Pesquisa da UFRN no SIGAA com intuito de selecionarmos aqueles que investigam crianças para serem participantes de nossa pesquisa. Dentre os Centros da UFRN, selecionamos o Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA, o Centro de Biociências - CB e o Centro de Ciências da Saúde - CCS, totalizando 64 relatórios finalizados a serem analisados. Assim, neste estudo, optamos pela análise documental dos relatórios finalizados dos projetos de pesquisa dos professores/pesquisadores da UFRN como procedimento para a construção do corpus da pesquisa. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo Temática em que foram estabelecidas as seguintes categorias: conceito de infância, conceito de criança, faixa etária dos sujeitos pesquisados, contexto da pesquisa, cuidados teórico-metodológicos adotados e cuidados éticos. Espera-se que este estudo contribua com reflexões acerca dos cuidados éticos e teórico-metodológicos em investigações com crianças.The concepts of childhood are part of a cultural construction and vary throughout history politically, economically and socially. Nouns such as "childhood" and "child" did not exist as sense of unity in periods prior to modernity, reinforcing their historical character as concepts that have been socially constructed as profess the Historical Social Psychology, theoretical perspective which will support this research. The sociology of childhood distinguishes the terms and changes the approach toward the adult researcher approach with respect to children, aiming to give voice to the child. When it comes to defining the role of children in research, the researcher must take into consideration several relevant criteria such as age, gender, time, listening to the adults close to the children, the level of language and education and which children that will be heard in a group. It is from this discussion, considering the importance of children's participation in the research that are established the purpose of this work, namely, to analyze the theoretical and methodological aspects and ethical guidelines considered in the research process with children, by researchers at the UFRN, presenting as specific objectives: analyze and discuss, from research reports, the adopted ethical procedures and methods used in research with children. Set the goal, it was made a search of the UFRN Research Groups in SIGAA in order to select those which investigate children for participating in our survey. Among the centers of UFRN, we selected the Health Sciences Centre - CCSA, the Humanities Center, Letters and Arts - CCHLA, the Biosciences Center - CB and the Health Sciences Center - CCS, a total of 64 finalized reports to be analyzed. And here it is the observation that the foolish reports were not analyzed for ethical reasons as the guiding of this dissertation is the coordinator of the research group mentioned. In this study, we chose the documentary analysis of the finalized reports from UFRN research projects teachers / researchers as procedure to set up the corpus of the research. Data analysis was performed from the qualitative analysis in the following categories were established: the concept of childhood, concept of child, age of the subjects, the research context, theoretical and methodological care adopted and ethical care. It is hoped that this study will contribute with reflections on the ethical and theoretical and methodological care on research with children. The research showed how some of the results: significant number of reports excluded by repetition, most reports did not bring any closing remarks, no different procedures for children, with rare exceptions, the ethical issue was not mentioned in 50% of reports.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAInfânciaPesquisa com criançasAspectos teórico-metodológicosCuidados éticosAnálise de conteúdo temáticaCrianças e investigação: aspectos teórico-metodológicos e cuidados éticos nas produções dos grupos de pesquisa da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAntonielliJatobaBezerraTinoco_DISSERT.pdfAntonielliJatobaBezerraTinoco_DISSERT.pdfapplication/pdf3271583https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20764/1/AntonielliJatobaBezerraTinoco_DISSERT.pdff78d5d04fd720c5fb0c8e07fb4bac982MD51TEXTAntonielliJatobaBezerraTinoco_DISSERT.pdf.txtAntonielliJatobaBezerraTinoco_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain287888https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20764/6/AntonielliJatobaBezerraTinoco_DISSERT.pdf.txtc0018fed21b9398b29f70c02ea7c27e4MD56THUMBNAILAntonielliJatobaBezerraTinoco_DISSERT.pdf.jpgAntonielliJatobaBezerraTinoco_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2140https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20764/7/AntonielliJatobaBezerraTinoco_DISSERT.pdf.jpg8c4812943b63ccbf42b8d29876844510MD57123456789/207642017-11-02 17:07:56.688oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20764Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T20:07:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crianças e investigação: aspectos teórico-metodológicos e cuidados éticos nas produções dos grupos de pesquisa da UFRN
title Crianças e investigação: aspectos teórico-metodológicos e cuidados éticos nas produções dos grupos de pesquisa da UFRN
spellingShingle Crianças e investigação: aspectos teórico-metodológicos e cuidados éticos nas produções dos grupos de pesquisa da UFRN
Tinoco, Antonielli Jatobá Bezerra
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Infância
Pesquisa com crianças
Aspectos teórico-metodológicos
Cuidados éticos
Análise de conteúdo temática
title_short Crianças e investigação: aspectos teórico-metodológicos e cuidados éticos nas produções dos grupos de pesquisa da UFRN
title_full Crianças e investigação: aspectos teórico-metodológicos e cuidados éticos nas produções dos grupos de pesquisa da UFRN
title_fullStr Crianças e investigação: aspectos teórico-metodológicos e cuidados éticos nas produções dos grupos de pesquisa da UFRN
title_full_unstemmed Crianças e investigação: aspectos teórico-metodológicos e cuidados éticos nas produções dos grupos de pesquisa da UFRN
title_sort Crianças e investigação: aspectos teórico-metodológicos e cuidados éticos nas produções dos grupos de pesquisa da UFRN
author Tinoco, Antonielli Jatobá Bezerra
author_facet Tinoco, Antonielli Jatobá Bezerra
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8887448872887096
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8215665927399376
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pinheiro, Angela de Alencar Araripe
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7179410729216916
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, Symone Fernandes de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8263777288489263
dc.contributor.author.fl_str_mv Tinoco, Antonielli Jatobá Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francischini, Rosângela
contributor_str_mv Francischini, Rosângela
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Infância
Pesquisa com crianças
Aspectos teórico-metodológicos
Cuidados éticos
Análise de conteúdo temática
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Pesquisa com crianças
Aspectos teórico-metodológicos
Cuidados éticos
Análise de conteúdo temática
description Os conceitos de infância fazem parte de uma construção cultural, variando conforme a história em sua diversidade política, econômica e social. Os nomes “infância”, bem como “criança”, não existiam como unidade de sentido em períodos anteriores à modernidade, reforçando o caráter histórico dos mesmos, conceitos esses que foram construídos socialmente tal como defende a Psicologia Sócio Histórica, perspectiva teórica que dará suporte a esta pesquisa. Diante desse contexto é necessário fazer a distinção conceitual entre infância e criança já que muitos autores os utilizam como sinônimos. Sobre isso, Siqueira (2011) diferencia os termos ao dizer que criança e infância são interdependentes, não sendo possível deixar de apreender na criança a infância, nem mesmo reconhecer na infância uma expressão da criança, contudo as duas categorias não são as mesmas, se constituindo como categorias históricas e sociais; a criança revela o indivíduo e a infância revela o tempo em que esse indivíduo se constitui e constrói sua história. A Sociologia da Infância faz a distinção dos termos e traz mudança na abordagem do pesquisador adulto junto às crianças, objetivando dar voz à criança. Quando se trata de definir o papel das crianças nas pesquisas, o pesquisador deve levar em consideração vários critérios relevantes, como a idade, o gênero, o tempo, a escuta dos adultos próximos às crianças, o nível de linguagem e escolaridade e quais as crianças que serão ouvidas em um grupo. Diante de tantas especificidades, surgem alguns questionamentos: como as crianças estão sendo ouvidas nas pesquisas? Quais condições essas crianças assumem nessa investigação científica? E os cuidados éticos, estão sendo específicos para esse público-alvo? É a partir desta discussão, considerando-se a importância da participação das crianças em pesquisas que se estabelece o objetivo desta, qual seja, analisar os aspectos teórico-metodológicos e os cuidados éticos considerados no processo de pesquisa com crianças, por pesquisadores da UFRN, apresentando como objetivos específicos: analisar e discutir, a partir dos relatórios de pesquisa, os procedimentos éticos adotados e os métodos utilizados em pesquisas com crianças. Definido o objetivo, iniciou-se uma busca dos Grupos de Pesquisa da UFRN no SIGAA com intuito de selecionarmos aqueles que investigam crianças para serem participantes de nossa pesquisa. Dentre os Centros da UFRN, selecionamos o Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA, o Centro de Biociências - CB e o Centro de Ciências da Saúde - CCS, totalizando 64 relatórios finalizados a serem analisados. Assim, neste estudo, optamos pela análise documental dos relatórios finalizados dos projetos de pesquisa dos professores/pesquisadores da UFRN como procedimento para a construção do corpus da pesquisa. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo Temática em que foram estabelecidas as seguintes categorias: conceito de infância, conceito de criança, faixa etária dos sujeitos pesquisados, contexto da pesquisa, cuidados teórico-metodológicos adotados e cuidados éticos. Espera-se que este estudo contribua com reflexões acerca dos cuidados éticos e teórico-metodológicos em investigações com crianças.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-27T18:04:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-27T18:04:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TINOCO, Antonielli Jatobá Bezerra. Crianças e investigação: aspectos teórico-metodológicos e cuidados éticos nas produções dos grupos de pesquisa da UFRN. 2014. 187f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20764
identifier_str_mv TINOCO, Antonielli Jatobá Bezerra. Crianças e investigação: aspectos teórico-metodológicos e cuidados éticos nas produções dos grupos de pesquisa da UFRN. 2014. 187f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20764/1/AntonielliJatobaBezerraTinoco_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20764/6/AntonielliJatobaBezerraTinoco_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20764/7/AntonielliJatobaBezerraTinoco_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f78d5d04fd720c5fb0c8e07fb4bac982
c0018fed21b9398b29f70c02ea7c27e4
8c4812943b63ccbf42b8d29876844510
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117703729676288