A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Rafael Barros de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29928
Resumo: “Eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês” (NETO, 2019, p. 74). Esta pesquisa é desenvolvida com o suporte da Literatura Comparada e tem como objetivo analisar características neobarrocas na obra de Belchior a partir do diálogo com signos poéticos presentes na obra de João Cabral de Melo Neto. O mote para esta pesquisa é “A Palo Seco”, um poema em João Cabral e uma canção em Belchior, do disco Mote e Glosa (1974). No poema cabralino, “A Palo Seco”, expressão espanhola que remete à matriz do flamenco, aparece associado à imagem da lâmina, ao “cante sem,/ a esse cante despido,/ é um cante desarmado:/ só a lâmina da voz/ sem a arma do braço” (SECCHIN, 1985, p. 146), signo poético utilizado nas canções de Belchior, não só em “A Palo Seco”, mas também em “Apenas um rapaz latinoamericano”, “Pequeno mapa do tempo”, entre outras. Na pesquisa, duas perspectivas artísticas (João Cabral e Belchior), duas formas poéticas (a literatura e a música), um diálogo (Barroco e neobarroco) e cenários de análises (sertão, global, retirante, cante a palo seco, a voz e a vida). O trabalho está organizado em quatro capítulos, passando pela questão da aproximação da literatura com a música e mais especificamente pelo imbricamento desses temas sob a perspectiva da Literatura Comparada, seguida de um capítulo que observa as pesquisas já realizadas que envolvem Belchior e João Cabral de Melo Neto e, por fim, o capítulo analítico, que desenvolve o tema do neobarroco na obra do cancioneiro. O levantamento sobre as pesquisas que envolvem Belchior e João Cabral passa pelos trabalhos de autores como Josely Carlos (2007), Eurídice Figueiredo (2013), Jotabê Medeiros (2017), Glenda Moura (2014), José Américo Saraiva (2007), Lenise dos Santos Santiago (2007 e 2011), entre outros. O caminho de análise passa por signos poéticos cabralinos barrocos, como a lâmina, a faca, o retirante, o regional e o global, o cante e a vida, que são apropriados na obra do cearense e, como aporte teórico para entender o neobarroco, trabalhamos com autores a exemplo de Severo Sarduy (1987), Francisco Ivan (2013), Francisco Israel de Carvalho (2012). Os resultados desta análise buscaram perceber características neobarrocas nas canções de Belchior a partir do contato com o Barroco moderno em João Cabral.
id UFRN_8bb2aa8c222f75150ef2c77a924a346c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29928
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Alencar, Rafael Barros deSantos, Derivaldo dosMorais Neto, João Batista deLima, Samuel Anderson de Oliveira2020-09-04T00:09:41Z2020-09-04T00:09:41Z2020-06-25ALENCAR, Rafael Barros de. A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29928“Eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês” (NETO, 2019, p. 74). Esta pesquisa é desenvolvida com o suporte da Literatura Comparada e tem como objetivo analisar características neobarrocas na obra de Belchior a partir do diálogo com signos poéticos presentes na obra de João Cabral de Melo Neto. O mote para esta pesquisa é “A Palo Seco”, um poema em João Cabral e uma canção em Belchior, do disco Mote e Glosa (1974). No poema cabralino, “A Palo Seco”, expressão espanhola que remete à matriz do flamenco, aparece associado à imagem da lâmina, ao “cante sem,/ a esse cante despido,/ é um cante desarmado:/ só a lâmina da voz/ sem a arma do braço” (SECCHIN, 1985, p. 146), signo poético utilizado nas canções de Belchior, não só em “A Palo Seco”, mas também em “Apenas um rapaz latinoamericano”, “Pequeno mapa do tempo”, entre outras. Na pesquisa, duas perspectivas artísticas (João Cabral e Belchior), duas formas poéticas (a literatura e a música), um diálogo (Barroco e neobarroco) e cenários de análises (sertão, global, retirante, cante a palo seco, a voz e a vida). O trabalho está organizado em quatro capítulos, passando pela questão da aproximação da literatura com a música e mais especificamente pelo imbricamento desses temas sob a perspectiva da Literatura Comparada, seguida de um capítulo que observa as pesquisas já realizadas que envolvem Belchior e João Cabral de Melo Neto e, por fim, o capítulo analítico, que desenvolve o tema do neobarroco na obra do cancioneiro. O levantamento sobre as pesquisas que envolvem Belchior e João Cabral passa pelos trabalhos de autores como Josely Carlos (2007), Eurídice Figueiredo (2013), Jotabê Medeiros (2017), Glenda Moura (2014), José Américo Saraiva (2007), Lenise dos Santos Santiago (2007 e 2011), entre outros. O caminho de análise passa por signos poéticos cabralinos barrocos, como a lâmina, a faca, o retirante, o regional e o global, o cante e a vida, que são apropriados na obra do cearense e, como aporte teórico para entender o neobarroco, trabalhamos com autores a exemplo de Severo Sarduy (1987), Francisco Ivan (2013), Francisco Israel de Carvalho (2012). Os resultados desta análise buscaram perceber características neobarrocas nas canções de Belchior a partir do contato com o Barroco moderno em João Cabral.“Eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês” (NETO, 2019, p. 74). This research is developed with the support of Comparative Literature and aims to analyze neobaroque characteristics in Belchior's work from the dialogue with poetic signs present in the work of João Cabral de Melo Neto. The starting point for this research is “A Palo Seco”, a poem in João Cabral and a song in Belchior, from the album ‘Mote e Glosa’ (1974). In the poem, “A Palo Seco” which is a Spanish expression that refers to the flamenco matrix, appears associated with the image of the blade, to “cante sem,/ o cante despido,/ é cante desarmado:/ só a lâmina da voz/ sem a arma do braço” (SECCHIN, 1985, p. 146), poetic sign used in Belchior´s songs, not only in “A Palo Seco”, as well as in “Apenas um rapaz latino-americano”, “Pequeno mapa do tempo”, among others. In research, two artistic perspectives (João Cabral de Melo Neto e Belchior), two poetic forms (literature and music), a dialogue (Baroque and Neo-Baroque), and analysis scenarios (arid region, global, retreat, fear, a palo seco, the voice and the life. The work is organized in four chapters, going through the question of the approximation of literature with music and more specifically the intermingling of these themes in Comparative Literature, followed by a chapter that observes the research already carried out involving Belchior and João Cabral de Melo Neto and finally, the analytical chapter, which develops the neo-baroque theme in the work of the songwriter Belchior. The survey on research involving Belchior and João Cabral, goes through the works of authors as Josely Carlos (2007), Eurídice Figueiredo (2013), Jotabê Medeiros (2017), Glenda Moura (2014), José Américo Saraiva (2007), Lenise dos Santos Santiago (2007 and 2011), among others. The path of analysis goes through Baroque Cabraline poetic signs, such as the blade, the knife, the retreatant, the regional and the global, the sing and the life, which are appropriate in the work of the Ceará and, as a theoretical contribution to understand the neo-baroque we work with authors such as: Severo Sarduy (1987), Francisco Ivan (2013), Francisco Israel de Carvalho (2012). The results of this analysis sought to perceive neo-baroque characteristics in Belchior's songs from the contact with modern Baroque in João Cabral, present in the poetic signs that make dialogue between Brazil and Hispanic culture.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilA Palo SecoBarrocoSignos poéticosBelchiorJoão Cabral de Melo NetoA Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Netoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPalosecoaproximacao_Alencar_2020.pdfapplication/pdf1108654https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29928/1/Palosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf57cfd56661b4c5739f9cf45adeebf371MD51TEXTPalosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.txtPalosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain325822https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29928/2/Palosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.txt4a9fbe118a480abcddea3b2188a116d3MD52THUMBNAILPalosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.jpgPalosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29928/3/Palosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.jpgd23aecd9f5035378f6ba0451de1d31e6MD53123456789/299282020-09-06 04:42:56.924oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29928Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-06T07:42:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto
title A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto
spellingShingle A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto
Alencar, Rafael Barros de
A Palo Seco
Barroco
Signos poéticos
Belchior
João Cabral de Melo Neto
title_short A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto
title_full A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto
title_fullStr A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto
title_full_unstemmed A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto
title_sort A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto
author Alencar, Rafael Barros de
author_facet Alencar, Rafael Barros de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Derivaldo dos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Morais Neto, João Batista de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Rafael Barros de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Samuel Anderson de Oliveira
contributor_str_mv Lima, Samuel Anderson de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv A Palo Seco
Barroco
Signos poéticos
Belchior
João Cabral de Melo Neto
topic A Palo Seco
Barroco
Signos poéticos
Belchior
João Cabral de Melo Neto
description “Eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês” (NETO, 2019, p. 74). Esta pesquisa é desenvolvida com o suporte da Literatura Comparada e tem como objetivo analisar características neobarrocas na obra de Belchior a partir do diálogo com signos poéticos presentes na obra de João Cabral de Melo Neto. O mote para esta pesquisa é “A Palo Seco”, um poema em João Cabral e uma canção em Belchior, do disco Mote e Glosa (1974). No poema cabralino, “A Palo Seco”, expressão espanhola que remete à matriz do flamenco, aparece associado à imagem da lâmina, ao “cante sem,/ a esse cante despido,/ é um cante desarmado:/ só a lâmina da voz/ sem a arma do braço” (SECCHIN, 1985, p. 146), signo poético utilizado nas canções de Belchior, não só em “A Palo Seco”, mas também em “Apenas um rapaz latinoamericano”, “Pequeno mapa do tempo”, entre outras. Na pesquisa, duas perspectivas artísticas (João Cabral e Belchior), duas formas poéticas (a literatura e a música), um diálogo (Barroco e neobarroco) e cenários de análises (sertão, global, retirante, cante a palo seco, a voz e a vida). O trabalho está organizado em quatro capítulos, passando pela questão da aproximação da literatura com a música e mais especificamente pelo imbricamento desses temas sob a perspectiva da Literatura Comparada, seguida de um capítulo que observa as pesquisas já realizadas que envolvem Belchior e João Cabral de Melo Neto e, por fim, o capítulo analítico, que desenvolve o tema do neobarroco na obra do cancioneiro. O levantamento sobre as pesquisas que envolvem Belchior e João Cabral passa pelos trabalhos de autores como Josely Carlos (2007), Eurídice Figueiredo (2013), Jotabê Medeiros (2017), Glenda Moura (2014), José Américo Saraiva (2007), Lenise dos Santos Santiago (2007 e 2011), entre outros. O caminho de análise passa por signos poéticos cabralinos barrocos, como a lâmina, a faca, o retirante, o regional e o global, o cante e a vida, que são apropriados na obra do cearense e, como aporte teórico para entender o neobarroco, trabalhamos com autores a exemplo de Severo Sarduy (1987), Francisco Ivan (2013), Francisco Israel de Carvalho (2012). Os resultados desta análise buscaram perceber características neobarrocas nas canções de Belchior a partir do contato com o Barroco moderno em João Cabral.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-04T00:09:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-04T00:09:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALENCAR, Rafael Barros de. A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29928
identifier_str_mv ALENCAR, Rafael Barros de. A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29928/1/Palosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29928/2/Palosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29928/3/Palosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 57cfd56661b4c5739f9cf45adeebf371
4a9fbe118a480abcddea3b2188a116d3
d23aecd9f5035378f6ba0451de1d31e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832769365180416