A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29928 |
Resumo: | “Eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês” (NETO, 2019, p. 74). Esta pesquisa é desenvolvida com o suporte da Literatura Comparada e tem como objetivo analisar características neobarrocas na obra de Belchior a partir do diálogo com signos poéticos presentes na obra de João Cabral de Melo Neto. O mote para esta pesquisa é “A Palo Seco”, um poema em João Cabral e uma canção em Belchior, do disco Mote e Glosa (1974). No poema cabralino, “A Palo Seco”, expressão espanhola que remete à matriz do flamenco, aparece associado à imagem da lâmina, ao “cante sem,/ a esse cante despido,/ é um cante desarmado:/ só a lâmina da voz/ sem a arma do braço” (SECCHIN, 1985, p. 146), signo poético utilizado nas canções de Belchior, não só em “A Palo Seco”, mas também em “Apenas um rapaz latinoamericano”, “Pequeno mapa do tempo”, entre outras. Na pesquisa, duas perspectivas artísticas (João Cabral e Belchior), duas formas poéticas (a literatura e a música), um diálogo (Barroco e neobarroco) e cenários de análises (sertão, global, retirante, cante a palo seco, a voz e a vida). O trabalho está organizado em quatro capítulos, passando pela questão da aproximação da literatura com a música e mais especificamente pelo imbricamento desses temas sob a perspectiva da Literatura Comparada, seguida de um capítulo que observa as pesquisas já realizadas que envolvem Belchior e João Cabral de Melo Neto e, por fim, o capítulo analítico, que desenvolve o tema do neobarroco na obra do cancioneiro. O levantamento sobre as pesquisas que envolvem Belchior e João Cabral passa pelos trabalhos de autores como Josely Carlos (2007), Eurídice Figueiredo (2013), Jotabê Medeiros (2017), Glenda Moura (2014), José Américo Saraiva (2007), Lenise dos Santos Santiago (2007 e 2011), entre outros. O caminho de análise passa por signos poéticos cabralinos barrocos, como a lâmina, a faca, o retirante, o regional e o global, o cante e a vida, que são apropriados na obra do cearense e, como aporte teórico para entender o neobarroco, trabalhamos com autores a exemplo de Severo Sarduy (1987), Francisco Ivan (2013), Francisco Israel de Carvalho (2012). Os resultados desta análise buscaram perceber características neobarrocas nas canções de Belchior a partir do contato com o Barroco moderno em João Cabral. |
id |
UFRN_8bb2aa8c222f75150ef2c77a924a346c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29928 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Alencar, Rafael Barros deSantos, Derivaldo dosMorais Neto, João Batista deLima, Samuel Anderson de Oliveira2020-09-04T00:09:41Z2020-09-04T00:09:41Z2020-06-25ALENCAR, Rafael Barros de. A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29928“Eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês” (NETO, 2019, p. 74). Esta pesquisa é desenvolvida com o suporte da Literatura Comparada e tem como objetivo analisar características neobarrocas na obra de Belchior a partir do diálogo com signos poéticos presentes na obra de João Cabral de Melo Neto. O mote para esta pesquisa é “A Palo Seco”, um poema em João Cabral e uma canção em Belchior, do disco Mote e Glosa (1974). No poema cabralino, “A Palo Seco”, expressão espanhola que remete à matriz do flamenco, aparece associado à imagem da lâmina, ao “cante sem,/ a esse cante despido,/ é um cante desarmado:/ só a lâmina da voz/ sem a arma do braço” (SECCHIN, 1985, p. 146), signo poético utilizado nas canções de Belchior, não só em “A Palo Seco”, mas também em “Apenas um rapaz latinoamericano”, “Pequeno mapa do tempo”, entre outras. Na pesquisa, duas perspectivas artísticas (João Cabral e Belchior), duas formas poéticas (a literatura e a música), um diálogo (Barroco e neobarroco) e cenários de análises (sertão, global, retirante, cante a palo seco, a voz e a vida). O trabalho está organizado em quatro capítulos, passando pela questão da aproximação da literatura com a música e mais especificamente pelo imbricamento desses temas sob a perspectiva da Literatura Comparada, seguida de um capítulo que observa as pesquisas já realizadas que envolvem Belchior e João Cabral de Melo Neto e, por fim, o capítulo analítico, que desenvolve o tema do neobarroco na obra do cancioneiro. O levantamento sobre as pesquisas que envolvem Belchior e João Cabral passa pelos trabalhos de autores como Josely Carlos (2007), Eurídice Figueiredo (2013), Jotabê Medeiros (2017), Glenda Moura (2014), José Américo Saraiva (2007), Lenise dos Santos Santiago (2007 e 2011), entre outros. O caminho de análise passa por signos poéticos cabralinos barrocos, como a lâmina, a faca, o retirante, o regional e o global, o cante e a vida, que são apropriados na obra do cearense e, como aporte teórico para entender o neobarroco, trabalhamos com autores a exemplo de Severo Sarduy (1987), Francisco Ivan (2013), Francisco Israel de Carvalho (2012). Os resultados desta análise buscaram perceber características neobarrocas nas canções de Belchior a partir do contato com o Barroco moderno em João Cabral.“Eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês” (NETO, 2019, p. 74). This research is developed with the support of Comparative Literature and aims to analyze neobaroque characteristics in Belchior's work from the dialogue with poetic signs present in the work of João Cabral de Melo Neto. The starting point for this research is “A Palo Seco”, a poem in João Cabral and a song in Belchior, from the album ‘Mote e Glosa’ (1974). In the poem, “A Palo Seco” which is a Spanish expression that refers to the flamenco matrix, appears associated with the image of the blade, to “cante sem,/ o cante despido,/ é cante desarmado:/ só a lâmina da voz/ sem a arma do braço” (SECCHIN, 1985, p. 146), poetic sign used in Belchior´s songs, not only in “A Palo Seco”, as well as in “Apenas um rapaz latino-americano”, “Pequeno mapa do tempo”, among others. In research, two artistic perspectives (João Cabral de Melo Neto e Belchior), two poetic forms (literature and music), a dialogue (Baroque and Neo-Baroque), and analysis scenarios (arid region, global, retreat, fear, a palo seco, the voice and the life. The work is organized in four chapters, going through the question of the approximation of literature with music and more specifically the intermingling of these themes in Comparative Literature, followed by a chapter that observes the research already carried out involving Belchior and João Cabral de Melo Neto and finally, the analytical chapter, which develops the neo-baroque theme in the work of the songwriter Belchior. The survey on research involving Belchior and João Cabral, goes through the works of authors as Josely Carlos (2007), Eurídice Figueiredo (2013), Jotabê Medeiros (2017), Glenda Moura (2014), José Américo Saraiva (2007), Lenise dos Santos Santiago (2007 and 2011), among others. The path of analysis goes through Baroque Cabraline poetic signs, such as the blade, the knife, the retreatant, the regional and the global, the sing and the life, which are appropriate in the work of the Ceará and, as a theoretical contribution to understand the neo-baroque we work with authors such as: Severo Sarduy (1987), Francisco Ivan (2013), Francisco Israel de Carvalho (2012). The results of this analysis sought to perceive neo-baroque characteristics in Belchior's songs from the contact with modern Baroque in João Cabral, present in the poetic signs that make dialogue between Brazil and Hispanic culture.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilA Palo SecoBarrocoSignos poéticosBelchiorJoão Cabral de Melo NetoA Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Netoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPalosecoaproximacao_Alencar_2020.pdfapplication/pdf1108654https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29928/1/Palosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf57cfd56661b4c5739f9cf45adeebf371MD51TEXTPalosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.txtPalosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain325822https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29928/2/Palosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.txt4a9fbe118a480abcddea3b2188a116d3MD52THUMBNAILPalosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.jpgPalosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29928/3/Palosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.jpgd23aecd9f5035378f6ba0451de1d31e6MD53123456789/299282020-09-06 04:42:56.924oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29928Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-06T07:42:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto |
title |
A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto |
spellingShingle |
A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto Alencar, Rafael Barros de A Palo Seco Barroco Signos poéticos Belchior João Cabral de Melo Neto |
title_short |
A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto |
title_full |
A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto |
title_fullStr |
A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto |
title_full_unstemmed |
A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto |
title_sort |
A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto |
author |
Alencar, Rafael Barros de |
author_facet |
Alencar, Rafael Barros de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Derivaldo dos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Morais Neto, João Batista de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Rafael Barros de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Samuel Anderson de Oliveira |
contributor_str_mv |
Lima, Samuel Anderson de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
A Palo Seco Barroco Signos poéticos Belchior João Cabral de Melo Neto |
topic |
A Palo Seco Barroco Signos poéticos Belchior João Cabral de Melo Neto |
description |
“Eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês” (NETO, 2019, p. 74). Esta pesquisa é desenvolvida com o suporte da Literatura Comparada e tem como objetivo analisar características neobarrocas na obra de Belchior a partir do diálogo com signos poéticos presentes na obra de João Cabral de Melo Neto. O mote para esta pesquisa é “A Palo Seco”, um poema em João Cabral e uma canção em Belchior, do disco Mote e Glosa (1974). No poema cabralino, “A Palo Seco”, expressão espanhola que remete à matriz do flamenco, aparece associado à imagem da lâmina, ao “cante sem,/ a esse cante despido,/ é um cante desarmado:/ só a lâmina da voz/ sem a arma do braço” (SECCHIN, 1985, p. 146), signo poético utilizado nas canções de Belchior, não só em “A Palo Seco”, mas também em “Apenas um rapaz latinoamericano”, “Pequeno mapa do tempo”, entre outras. Na pesquisa, duas perspectivas artísticas (João Cabral e Belchior), duas formas poéticas (a literatura e a música), um diálogo (Barroco e neobarroco) e cenários de análises (sertão, global, retirante, cante a palo seco, a voz e a vida). O trabalho está organizado em quatro capítulos, passando pela questão da aproximação da literatura com a música e mais especificamente pelo imbricamento desses temas sob a perspectiva da Literatura Comparada, seguida de um capítulo que observa as pesquisas já realizadas que envolvem Belchior e João Cabral de Melo Neto e, por fim, o capítulo analítico, que desenvolve o tema do neobarroco na obra do cancioneiro. O levantamento sobre as pesquisas que envolvem Belchior e João Cabral passa pelos trabalhos de autores como Josely Carlos (2007), Eurídice Figueiredo (2013), Jotabê Medeiros (2017), Glenda Moura (2014), José Américo Saraiva (2007), Lenise dos Santos Santiago (2007 e 2011), entre outros. O caminho de análise passa por signos poéticos cabralinos barrocos, como a lâmina, a faca, o retirante, o regional e o global, o cante e a vida, que são apropriados na obra do cearense e, como aporte teórico para entender o neobarroco, trabalhamos com autores a exemplo de Severo Sarduy (1987), Francisco Ivan (2013), Francisco Israel de Carvalho (2012). Os resultados desta análise buscaram perceber características neobarrocas nas canções de Belchior a partir do contato com o Barroco moderno em João Cabral. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-04T00:09:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-04T00:09:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-06-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALENCAR, Rafael Barros de. A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29928 |
identifier_str_mv |
ALENCAR, Rafael Barros de. A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29928/1/Palosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29928/2/Palosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29928/3/Palosecoaproximacao_Alencar_2020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
57cfd56661b4c5739f9cf45adeebf371 4a9fbe118a480abcddea3b2188a116d3 d23aecd9f5035378f6ba0451de1d31e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832769365180416 |