Otimização multiobjetivo de perfis aerodinâmicos utilizando algoritmo genético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Prince Azsembergh Nogueira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28512
Resumo: Na aviação, a busca por aeronaves mais eficientes tem crescido em face da preocupação dos governos e organizações com o meio ambiente, forçando os novos projetos de aeronaves a emitirem cada vez menos CO2 na atmosfera. Todos os projetos aerodinâmicos têm em comum uma parte vital, que é o perfil. No presente trabalho buscou-se encontrar um perfil ótimo, com abordagem multiobjetivo através de um algoritmo genético no Matlab®, que utiliza o XFOIL para obter características aerodinâmicas dos perfis. A fim de obter boa diversificação da população foram inseridos na população inicial, 300 perfis disponíveis no Airfoil Data Site. Para o XFOIL, foi adotado a Atmosfera Padrão Internacional, número de reynolds de 5,00e5, número de mach de 0,05, Ncrit de 9, número máximo de iterações de 100 e uma faixa de ângulo de ataque de 0º a 18º. Para o algoritmo genético, foi adotada uma probabilidade de cruzamento de 90%, 5% para mutação. Os perfis ótimos tiveram um desempenho superior em relação a outros trabalhos de otimização, onde estes tiveram melhoria da ordem de 32% de ௟ para asas voadoras, 67% de ௟ para empenagens e melhores eficiências em cerca de 70% para turbinas eólicas. O algoritmo obteve também, perfis com características de estol mais suave para asas e redução de ruído para turbinas eólicas. Para trabalhos futuros, sugere-se investigar uma maior faixa de número de Reynolds, e outros solvers aerodinâmicos, além de implementar a otimização pelo método inverso, visando obter uma distribuição de pressão ideal.
id UFRN_8bbce3df820835b82fa186222211cce6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28512
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Carvalho, Prince Azsembergh Nogueira deBessa, Wallace MoreiraSouza, Sandi Itamar Schafer deReis, Rômulo Pierre Batista dosFreire Júnior, Raimundo Carlos Silverio2020-03-12T00:23:17Z2020-03-12T00:23:17Z2019-12-13CARVALHO, Prince Azsembergh Nogueira de. Otimização multiobjetivo de perfis aerodinâmicos utilizando algoritmo genético. 2019. 79f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28512Na aviação, a busca por aeronaves mais eficientes tem crescido em face da preocupação dos governos e organizações com o meio ambiente, forçando os novos projetos de aeronaves a emitirem cada vez menos CO2 na atmosfera. Todos os projetos aerodinâmicos têm em comum uma parte vital, que é o perfil. No presente trabalho buscou-se encontrar um perfil ótimo, com abordagem multiobjetivo através de um algoritmo genético no Matlab®, que utiliza o XFOIL para obter características aerodinâmicas dos perfis. A fim de obter boa diversificação da população foram inseridos na população inicial, 300 perfis disponíveis no Airfoil Data Site. Para o XFOIL, foi adotado a Atmosfera Padrão Internacional, número de reynolds de 5,00e5, número de mach de 0,05, Ncrit de 9, número máximo de iterações de 100 e uma faixa de ângulo de ataque de 0º a 18º. Para o algoritmo genético, foi adotada uma probabilidade de cruzamento de 90%, 5% para mutação. Os perfis ótimos tiveram um desempenho superior em relação a outros trabalhos de otimização, onde estes tiveram melhoria da ordem de 32% de ௟ para asas voadoras, 67% de ௟ para empenagens e melhores eficiências em cerca de 70% para turbinas eólicas. O algoritmo obteve também, perfis com características de estol mais suave para asas e redução de ruído para turbinas eólicas. Para trabalhos futuros, sugere-se investigar uma maior faixa de número de Reynolds, e outros solvers aerodinâmicos, além de implementar a otimização pelo método inverso, visando obter uma distribuição de pressão ideal.In aviation, a search for more efficient aircraft has grown in the face of concerns from governments and the environment, forcing new aircraft designs to emit less and less CO2 into the atmosphere. All aerodynamic designs have a vital part in common, which is the airfoil. In this work, you can find an optimal airfoil, with a multi-objective approach through a genetic algorithm in Matlab®, which uses XFOIL to obtain aerodynamic characteristics of users. In order to obtain a good diversification of the population, 300 airfoils were made available on the aerofoil data site. For XFOIL, the International Standard Atmosphere was adopted, number of refined from 5.00 to 5, number of males from 0.05, Ncrit from 9, maximum number of iterations from 100 and an attack control range from 0º to 18º. For the genetic algorithm, a probability of crossing of 90%, 5% for mutation was adopted. The optimum airfoils performed better than other optimization jobs, where they had improvements in the order of 32% of ௟ for flying wings, 67% of ௟ for empennage and better efficiencies of around 70% for wind turbines. The algorithm also used, airfoils with softer stall characteristics for wings and noise reduction for wind turbines. For future work, it is suggested to research a larger number of Reynolds, and other aerodynamic solvers, in addition to implementing an optimization by the inverse method, using an ideal pressure distribution.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAOtimização multiobjetivoPerfis aerodinâmicosAlgoritmo genéticoOtimização multiobjetivo de perfis aerodinâmicos utilizando algoritmo genéticoMultiobjective optimization of aerodynamic profiles using genetic algorithminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALOtimizacaomultiobjetivoperfis_Carvalho_2019.pdfapplication/pdf2222275https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28512/1/Otimizacaomultiobjetivoperfis_Carvalho_2019.pdfb79da17d1b877fe61a8f066c7ceb7675MD51TEXTOtimizacaomultiobjetivoperfis_Carvalho_2019.pdf.txtOtimizacaomultiobjetivoperfis_Carvalho_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain106633https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28512/2/Otimizacaomultiobjetivoperfis_Carvalho_2019.pdf.txtf790f5eaa0fafb61a6784f457556d128MD52THUMBNAILOtimizacaomultiobjetivoperfis_Carvalho_2019.pdf.jpgOtimizacaomultiobjetivoperfis_Carvalho_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1308https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28512/3/Otimizacaomultiobjetivoperfis_Carvalho_2019.pdf.jpg63323317411aabee0a8a65de9dd8c6bfMD53123456789/285122020-03-15 04:35:27.089oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28512Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-15T07:35:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Otimização multiobjetivo de perfis aerodinâmicos utilizando algoritmo genético
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Multiobjective optimization of aerodynamic profiles using genetic algorithm
title Otimização multiobjetivo de perfis aerodinâmicos utilizando algoritmo genético
spellingShingle Otimização multiobjetivo de perfis aerodinâmicos utilizando algoritmo genético
Carvalho, Prince Azsembergh Nogueira de
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Otimização multiobjetivo
Perfis aerodinâmicos
Algoritmo genético
title_short Otimização multiobjetivo de perfis aerodinâmicos utilizando algoritmo genético
title_full Otimização multiobjetivo de perfis aerodinâmicos utilizando algoritmo genético
title_fullStr Otimização multiobjetivo de perfis aerodinâmicos utilizando algoritmo genético
title_full_unstemmed Otimização multiobjetivo de perfis aerodinâmicos utilizando algoritmo genético
title_sort Otimização multiobjetivo de perfis aerodinâmicos utilizando algoritmo genético
author Carvalho, Prince Azsembergh Nogueira de
author_facet Carvalho, Prince Azsembergh Nogueira de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bessa, Wallace Moreira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Souza, Sandi Itamar Schafer de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Reis, Rômulo Pierre Batista dos
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Prince Azsembergh Nogueira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freire Júnior, Raimundo Carlos Silverio
contributor_str_mv Freire Júnior, Raimundo Carlos Silverio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Otimização multiobjetivo
Perfis aerodinâmicos
Algoritmo genético
dc.subject.por.fl_str_mv Otimização multiobjetivo
Perfis aerodinâmicos
Algoritmo genético
description Na aviação, a busca por aeronaves mais eficientes tem crescido em face da preocupação dos governos e organizações com o meio ambiente, forçando os novos projetos de aeronaves a emitirem cada vez menos CO2 na atmosfera. Todos os projetos aerodinâmicos têm em comum uma parte vital, que é o perfil. No presente trabalho buscou-se encontrar um perfil ótimo, com abordagem multiobjetivo através de um algoritmo genético no Matlab®, que utiliza o XFOIL para obter características aerodinâmicas dos perfis. A fim de obter boa diversificação da população foram inseridos na população inicial, 300 perfis disponíveis no Airfoil Data Site. Para o XFOIL, foi adotado a Atmosfera Padrão Internacional, número de reynolds de 5,00e5, número de mach de 0,05, Ncrit de 9, número máximo de iterações de 100 e uma faixa de ângulo de ataque de 0º a 18º. Para o algoritmo genético, foi adotada uma probabilidade de cruzamento de 90%, 5% para mutação. Os perfis ótimos tiveram um desempenho superior em relação a outros trabalhos de otimização, onde estes tiveram melhoria da ordem de 32% de ௟ para asas voadoras, 67% de ௟ para empenagens e melhores eficiências em cerca de 70% para turbinas eólicas. O algoritmo obteve também, perfis com características de estol mais suave para asas e redução de ruído para turbinas eólicas. Para trabalhos futuros, sugere-se investigar uma maior faixa de número de Reynolds, e outros solvers aerodinâmicos, além de implementar a otimização pelo método inverso, visando obter uma distribuição de pressão ideal.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-12T00:23:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-12T00:23:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Prince Azsembergh Nogueira de. Otimização multiobjetivo de perfis aerodinâmicos utilizando algoritmo genético. 2019. 79f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28512
identifier_str_mv CARVALHO, Prince Azsembergh Nogueira de. Otimização multiobjetivo de perfis aerodinâmicos utilizando algoritmo genético. 2019. 79f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28512/1/Otimizacaomultiobjetivoperfis_Carvalho_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28512/2/Otimizacaomultiobjetivoperfis_Carvalho_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28512/3/Otimizacaomultiobjetivoperfis_Carvalho_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b79da17d1b877fe61a8f066c7ceb7675
f790f5eaa0fafb61a6784f457556d128
63323317411aabee0a8a65de9dd8c6bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117822151655424