A dança dos neurônios: ensaio para uma educação complexa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lídia Borba
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22588
Resumo: Por meio da via dialógica, este trabalho possibilita pensar uma articulação de áreas do conhecimento, em que neuroplasticidade e educação, em dança, se interconectam para uma compreensão ampliada de homem e das ações educativas. Reconheço na vasta obra de Edgar Morin e de seus interlocutores, significativas contribuições sobre a questão cerebral sob lentes polifônicas. Reflito para além das concepções que separam e fragmentam o corpo, o homem, o conhecimento e seus desdobramentos para a vida do indivíduo e para a educação. É no intuito de unir não só áreas, mas o próprio ser humano que trago a neuroplasticidade em três entradas: como conceito, como ato político e como metáfora. Considero que a dança pode propiciar a criação de novos circuitos neurais ao permitir a experimentação, o incerto e o novo e assim, propiciar também mudanças de atitudes, de pensamentos, valores e ações tanto nos educadores quanto nos educandos. Tomo como referência o método complexo que sugere princípios reorganizadores do pensamento. O texto se constitui numa narrativa ensaística, onde há continuidade da composição textual, evitando-se a organização em capítulos, embora haja uma sequência de ideias que se interligam numa tessitura com os autores, com as pesquisas do GRECOM, com as orientações e com minhas vivências de dança. Compreendo o inacabamento e a incompletude deste trabalho, mas sei que a plasticidade do mesmo ocorrerá como que numa espiral de ideias.
id UFRN_8c7123468300f6c4916bca97c29e2577
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22588
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pereira, Lídia Borbahttp://lattes.cnpq.br/0887469450183410http://lattes.cnpq.br/9961862139964562Carvalho, Edgard de Assishttp://lattes.cnpq.br/5615241034525485Oliveira, Josineide Silveira dehttp://lattes.cnpq.br/5439210347544379Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomeshttp://lattes.cnpq.br/0649912135067700Pereira, Wani Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7582203887381400Almeida, Maria da Conceição Xavier de2017-04-07T23:35:04Z2017-04-07T23:35:04Z2017-02-20PEREIRA, Lídia Borba. A dança dos neurônios: ensaio para uma educação complexa. 2017. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22588Por meio da via dialógica, este trabalho possibilita pensar uma articulação de áreas do conhecimento, em que neuroplasticidade e educação, em dança, se interconectam para uma compreensão ampliada de homem e das ações educativas. Reconheço na vasta obra de Edgar Morin e de seus interlocutores, significativas contribuições sobre a questão cerebral sob lentes polifônicas. Reflito para além das concepções que separam e fragmentam o corpo, o homem, o conhecimento e seus desdobramentos para a vida do indivíduo e para a educação. É no intuito de unir não só áreas, mas o próprio ser humano que trago a neuroplasticidade em três entradas: como conceito, como ato político e como metáfora. Considero que a dança pode propiciar a criação de novos circuitos neurais ao permitir a experimentação, o incerto e o novo e assim, propiciar também mudanças de atitudes, de pensamentos, valores e ações tanto nos educadores quanto nos educandos. Tomo como referência o método complexo que sugere princípios reorganizadores do pensamento. O texto se constitui numa narrativa ensaística, onde há continuidade da composição textual, evitando-se a organização em capítulos, embora haja uma sequência de ideias que se interligam numa tessitura com os autores, com as pesquisas do GRECOM, com as orientações e com minhas vivências de dança. Compreendo o inacabamento e a incompletude deste trabalho, mas sei que a plasticidade do mesmo ocorrerá como que numa espiral de ideias.Ce travail dialogique rend possible de penser une articulation entre les domaines de la neuroplasticité et de l'enseignement de la danse, qui s‟interconnectent pour arriver à une compréhension accrue de l'homme et des actions éducatives. Je reconnais dans la vaste oeuvre d‟Edgar Morin et de ses interlocuteurs, des contributions significatives sur la question cérébraliste des lentilles polyphoniques. Une réflexion au-delà des conceptions qui séparent et fragmentent le corps, l'homme, la connaissance et leurs conséquences pour la vie de l'individu et de l'enseignement. Dans le but de rapprocher ces deux domaines, ainsi que l‟être humain lui-même, j‟aborde la neuroplasticité comme concept, action politique et métaphore. A partir de la méthodologie de la complexité qui suggère des commencements réorganisés de la pensée, et considère que la danse peut promouvoir la création de nouveaux circuits neuronaux tout en permettant l'expérimentation, l'incertain et le nouveau, ainsi que les changements d'attitudes, de pensées, de valeurs et des actions chez les éducateurs et chez les apprenants. Le texte consiste en un essai narratif dont la continuité de la composition textuelle ne s'organise pas en chapitres, mais par ordre d„idées des auteurs, des recherches du GRECOM, des orientations et de mes propres expériences en matière de danse. Je comprends l‟aspect inachevé et incomplet de ce travail; mais j‟espère que la plasticité du texte même se dégagera comme dans une spirale d'idées.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino de dançaComplexidadeNeuroplasticidadeA dança dos neurônios: ensaio para uma educação complexainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLidiaBorbaPereira_DISSERT.pdfLidiaBorbaPereira_DISSERT.pdfapplication/pdf759417https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22588/1/LidiaBorbaPereira_DISSERT.pdfacc1cd3abddee9d5ba7982708bac1586MD51TEXTLidiaBorbaPereira_DISSERT.pdf.txtLidiaBorbaPereira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain167337https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22588/4/LidiaBorbaPereira_DISSERT.pdf.txtc6c04179aedef0c943f0d7ccce030842MD54THUMBNAILLidiaBorbaPereira_DISSERT.pdf.jpgLidiaBorbaPereira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1985https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22588/5/LidiaBorbaPereira_DISSERT.pdf.jpg3dead0a6fca1e1016a255488562e0da6MD55123456789/225882017-11-04 01:09:41.339oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22588Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T04:09:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dança dos neurônios: ensaio para uma educação complexa
title A dança dos neurônios: ensaio para uma educação complexa
spellingShingle A dança dos neurônios: ensaio para uma educação complexa
Pereira, Lídia Borba
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ensino de dança
Complexidade
Neuroplasticidade
title_short A dança dos neurônios: ensaio para uma educação complexa
title_full A dança dos neurônios: ensaio para uma educação complexa
title_fullStr A dança dos neurônios: ensaio para uma educação complexa
title_full_unstemmed A dança dos neurônios: ensaio para uma educação complexa
title_sort A dança dos neurônios: ensaio para uma educação complexa
author Pereira, Lídia Borba
author_facet Pereira, Lídia Borba
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0887469450183410
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9961862139964562
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Edgard de Assis
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5615241034525485
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Josineide Silveira de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5439210347544379
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0649912135067700
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Pereira, Wani Fernandes
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7582203887381400
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Lídia Borba
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Maria da Conceição Xavier de
contributor_str_mv Almeida, Maria da Conceição Xavier de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ensino de dança
Complexidade
Neuroplasticidade
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de dança
Complexidade
Neuroplasticidade
description Por meio da via dialógica, este trabalho possibilita pensar uma articulação de áreas do conhecimento, em que neuroplasticidade e educação, em dança, se interconectam para uma compreensão ampliada de homem e das ações educativas. Reconheço na vasta obra de Edgar Morin e de seus interlocutores, significativas contribuições sobre a questão cerebral sob lentes polifônicas. Reflito para além das concepções que separam e fragmentam o corpo, o homem, o conhecimento e seus desdobramentos para a vida do indivíduo e para a educação. É no intuito de unir não só áreas, mas o próprio ser humano que trago a neuroplasticidade em três entradas: como conceito, como ato político e como metáfora. Considero que a dança pode propiciar a criação de novos circuitos neurais ao permitir a experimentação, o incerto e o novo e assim, propiciar também mudanças de atitudes, de pensamentos, valores e ações tanto nos educadores quanto nos educandos. Tomo como referência o método complexo que sugere princípios reorganizadores do pensamento. O texto se constitui numa narrativa ensaística, onde há continuidade da composição textual, evitando-se a organização em capítulos, embora haja uma sequência de ideias que se interligam numa tessitura com os autores, com as pesquisas do GRECOM, com as orientações e com minhas vivências de dança. Compreendo o inacabamento e a incompletude deste trabalho, mas sei que a plasticidade do mesmo ocorrerá como que numa espiral de ideias.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-07T23:35:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-07T23:35:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Lídia Borba. A dança dos neurônios: ensaio para uma educação complexa. 2017. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22588
identifier_str_mv PEREIRA, Lídia Borba. A dança dos neurônios: ensaio para uma educação complexa. 2017. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22588/1/LidiaBorbaPereira_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22588/4/LidiaBorbaPereira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22588/5/LidiaBorbaPereira_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv acc1cd3abddee9d5ba7982708bac1586
c6c04179aedef0c943f0d7ccce030842
3dead0a6fca1e1016a255488562e0da6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117496413618176