Cultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Felipe de Menezes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56548
Resumo: A cultura orientada a dados aliada ao uso de inteligência de negócio ajuda às organizações a conquistarem vantagem competitiva, tornando-as mais ágeis e assertivas. Apesar do interesse na associação entre cultura orientada a dados e inteligência de negócio, poucos estudos consideraram a análise de maturidade. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de avaliação de maturidade da cultura orientada a dados da gestão das organizações. Após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foram efetuadas entrevistas semiestruturas com 14 gestores especialistas na área de ciência de dados de grandes empresas no Brasil escolhidos por conveniência, a fim de ter contato com os dados necessários a análise. Os dados qualitativos foram analisados a partir de hermenêutica. Do ponto de vista dos resultados, foi possível propor um roteiro para avaliação de maturidade organizacional, através dos principais processos internos e atividades-chave das empresas analisadas. O modelo compreende um conjunto de assertivas escritas no maior nível de maturidade nas quais o respondente relaciona seu nível de concordância para cada aspecto da cultura orientada a dados avaliados (artefatos, pressupostos implícitos e crenças e valores organizacionais). O estudo concluiu que a cultura orientada a dados pode ser nivelada em graus de maturidade a partir da análise de atividades-chave e dos principais processos de negócio. Por fim, como contribuições do estudo, o modelo desenvolvido serve como guia organizacional por integrar a cultura orientada a dados aliada e a inteligência de negócio, apontando caminhos para desenvolvimento da maturidade analítica.
id UFRN_8c91c2baf5ba1d49ee511e32b629f18d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56548
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pereira, Felipe de Menezeshttp://lattes.cnpq.br/2926171594596514https://orcid.org/0000-0003-2827-9886http://lattes.cnpq.br/8629663810773172Gonçalves, Anderson Tiago PeixotoAlchieri, João Carloshttps://orcid.org/0000-0002-4150-8519http://lattes.cnpq.br/1325459110950508Carvalho, Maria Luiza Azevedo deAraújo, Maria Valeria Pereira deBrito, Max Leandro de Araújo2023-12-20T20:40:11Z2023-12-20T20:40:11Z2023-08-07PEREIRA, Felipe de Menezes. Cultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacional. Orientador: Dr. Max Leandro de Araújo Brito. 2023. 202f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56548A cultura orientada a dados aliada ao uso de inteligência de negócio ajuda às organizações a conquistarem vantagem competitiva, tornando-as mais ágeis e assertivas. Apesar do interesse na associação entre cultura orientada a dados e inteligência de negócio, poucos estudos consideraram a análise de maturidade. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de avaliação de maturidade da cultura orientada a dados da gestão das organizações. Após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foram efetuadas entrevistas semiestruturas com 14 gestores especialistas na área de ciência de dados de grandes empresas no Brasil escolhidos por conveniência, a fim de ter contato com os dados necessários a análise. Os dados qualitativos foram analisados a partir de hermenêutica. Do ponto de vista dos resultados, foi possível propor um roteiro para avaliação de maturidade organizacional, através dos principais processos internos e atividades-chave das empresas analisadas. O modelo compreende um conjunto de assertivas escritas no maior nível de maturidade nas quais o respondente relaciona seu nível de concordância para cada aspecto da cultura orientada a dados avaliados (artefatos, pressupostos implícitos e crenças e valores organizacionais). O estudo concluiu que a cultura orientada a dados pode ser nivelada em graus de maturidade a partir da análise de atividades-chave e dos principais processos de negócio. Por fim, como contribuições do estudo, o modelo desenvolvido serve como guia organizacional por integrar a cultura orientada a dados aliada e a inteligência de negócio, apontando caminhos para desenvolvimento da maturidade analítica.The data-driven culture combined with the use of business intelligence helps organizations gain competitive advantage, making them more agile and assertive. Despite the interest in the association between data-driven culture and business intelligence, few studies have considered maturity analysis. In this context, the present study aims to understand the evaluation of data-driven culture at maturity levels in supporting decision-making processes in large organizations. Initially, the study was evaluated and approved by the Research Ethics Committee. After approval, the data were obtained through semi-structured interviews with 14 managers specialized in the area of data science of large companies in Brazil chosen for convenience. The analysis of qualitative data was performed by means of hermeneutics. As result, a data-driven culture evaluation model was constructed to identify organizational maturity through the main internal processes and key activities. The model is made of affirmative assertions written at the highest level of maturity in which the respondent relates their level of agreement to each aspect of the evaluated data-driven culture (artifacts, implicit assumptions, and organizational beliefs and values). The study concludes that data-driven culture can be leveled into degrees of maturity from the analysis of key activities and key business processes. Finally, as contributions of the study, the developed model serves as an organizational guide by integrating the allied data-oriented culture and business intelligence, pointing out ways for the development of analytical maturity.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCultura orientada a dadosTomada de decisãoInteligência de negócioModelo de maturidadeCultura organizacionalCultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCulturaorientadadados_Pereira_2023.pdfapplication/pdf4491243https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56548/1/Culturaorientadadados_Pereira_2023.pdfce11a19a06239a2a853d6f8dac989747MD51123456789/565482023-12-20 17:41:10.986oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56548Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-20T20:41:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacional
title Cultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacional
spellingShingle Cultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacional
Pereira, Felipe de Menezes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Cultura orientada a dados
Tomada de decisão
Inteligência de negócio
Modelo de maturidade
Cultura organizacional
title_short Cultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacional
title_full Cultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacional
title_fullStr Cultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacional
title_full_unstemmed Cultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacional
title_sort Cultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacional
author Pereira, Felipe de Menezes
author_facet Pereira, Felipe de Menezes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2926171594596514
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2827-9886
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8629663810773172
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alchieri, João Carlos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4150-8519
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1325459110950508
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Carvalho, Maria Luiza Azevedo de
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Araújo, Maria Valeria Pereira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Felipe de Menezes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
contributor_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Cultura orientada a dados
Tomada de decisão
Inteligência de negócio
Modelo de maturidade
Cultura organizacional
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura orientada a dados
Tomada de decisão
Inteligência de negócio
Modelo de maturidade
Cultura organizacional
description A cultura orientada a dados aliada ao uso de inteligência de negócio ajuda às organizações a conquistarem vantagem competitiva, tornando-as mais ágeis e assertivas. Apesar do interesse na associação entre cultura orientada a dados e inteligência de negócio, poucos estudos consideraram a análise de maturidade. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de avaliação de maturidade da cultura orientada a dados da gestão das organizações. Após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foram efetuadas entrevistas semiestruturas com 14 gestores especialistas na área de ciência de dados de grandes empresas no Brasil escolhidos por conveniência, a fim de ter contato com os dados necessários a análise. Os dados qualitativos foram analisados a partir de hermenêutica. Do ponto de vista dos resultados, foi possível propor um roteiro para avaliação de maturidade organizacional, através dos principais processos internos e atividades-chave das empresas analisadas. O modelo compreende um conjunto de assertivas escritas no maior nível de maturidade nas quais o respondente relaciona seu nível de concordância para cada aspecto da cultura orientada a dados avaliados (artefatos, pressupostos implícitos e crenças e valores organizacionais). O estudo concluiu que a cultura orientada a dados pode ser nivelada em graus de maturidade a partir da análise de atividades-chave e dos principais processos de negócio. Por fim, como contribuições do estudo, o modelo desenvolvido serve como guia organizacional por integrar a cultura orientada a dados aliada e a inteligência de negócio, apontando caminhos para desenvolvimento da maturidade analítica.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-20T20:40:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-20T20:40:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Felipe de Menezes. Cultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacional. Orientador: Dr. Max Leandro de Araújo Brito. 2023. 202f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56548
identifier_str_mv PEREIRA, Felipe de Menezes. Cultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacional. Orientador: Dr. Max Leandro de Araújo Brito. 2023. 202f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56548/1/Culturaorientadadados_Pereira_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ce11a19a06239a2a853d6f8dac989747
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832769314848768