Cultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacional
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56548 |
Resumo: | A cultura orientada a dados aliada ao uso de inteligência de negócio ajuda às organizações a conquistarem vantagem competitiva, tornando-as mais ágeis e assertivas. Apesar do interesse na associação entre cultura orientada a dados e inteligência de negócio, poucos estudos consideraram a análise de maturidade. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de avaliação de maturidade da cultura orientada a dados da gestão das organizações. Após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foram efetuadas entrevistas semiestruturas com 14 gestores especialistas na área de ciência de dados de grandes empresas no Brasil escolhidos por conveniência, a fim de ter contato com os dados necessários a análise. Os dados qualitativos foram analisados a partir de hermenêutica. Do ponto de vista dos resultados, foi possível propor um roteiro para avaliação de maturidade organizacional, através dos principais processos internos e atividades-chave das empresas analisadas. O modelo compreende um conjunto de assertivas escritas no maior nível de maturidade nas quais o respondente relaciona seu nível de concordância para cada aspecto da cultura orientada a dados avaliados (artefatos, pressupostos implícitos e crenças e valores organizacionais). O estudo concluiu que a cultura orientada a dados pode ser nivelada em graus de maturidade a partir da análise de atividades-chave e dos principais processos de negócio. Por fim, como contribuições do estudo, o modelo desenvolvido serve como guia organizacional por integrar a cultura orientada a dados aliada e a inteligência de negócio, apontando caminhos para desenvolvimento da maturidade analítica. |
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Apesar do interesse na associação entre cultura orientada a dados e inteligência de negócio, poucos estudos consideraram a análise de maturidade. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de avaliação de maturidade da cultura orientada a dados da gestão das organizações. Após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foram efetuadas entrevistas semiestruturas com 14 gestores especialistas na área de ciência de dados de grandes empresas no Brasil escolhidos por conveniência, a fim de ter contato com os dados necessários a análise. Os dados qualitativos foram analisados a partir de hermenêutica. Do ponto de vista dos resultados, foi possível propor um roteiro para avaliação de maturidade organizacional, através dos principais processos internos e atividades-chave das empresas analisadas. O modelo compreende um conjunto de assertivas escritas no maior nível de maturidade nas quais o respondente relaciona seu nível de concordância para cada aspecto da cultura orientada a dados avaliados (artefatos, pressupostos implícitos e crenças e valores organizacionais). O estudo concluiu que a cultura orientada a dados pode ser nivelada em graus de maturidade a partir da análise de atividades-chave e dos principais processos de negócio. Por fim, como contribuições do estudo, o modelo desenvolvido serve como guia organizacional por integrar a cultura orientada a dados aliada e a inteligência de negócio, apontando caminhos para desenvolvimento da maturidade analítica.The data-driven culture combined with the use of business intelligence helps organizations gain competitive advantage, making them more agile and assertive. Despite the interest in the association between data-driven culture and business intelligence, few studies have considered maturity analysis. In this context, the present study aims to understand the evaluation of data-driven culture at maturity levels in supporting decision-making processes in large organizations. Initially, the study was evaluated and approved by the Research Ethics Committee. After approval, the data were obtained through semi-structured interviews with 14 managers specialized in the area of data science of large companies in Brazil chosen for convenience. The analysis of qualitative data was performed by means of hermeneutics. As result, a data-driven culture evaluation model was constructed to identify organizational maturity through the main internal processes and key activities. The model is made of affirmative assertions written at the highest level of maturity in which the respondent relates their level of agreement to each aspect of the evaluated data-driven culture (artifacts, implicit assumptions, and organizational beliefs and values). The study concludes that data-driven culture can be leveled into degrees of maturity from the analysis of key activities and key business processes. Finally, as contributions of the study, the developed model serves as an organizational guide by integrating the allied data-oriented culture and business intelligence, pointing out ways for the development of analytical maturity.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCultura orientada a dadosTomada de decisãoInteligência de negócioModelo de maturidadeCultura organizacionalCultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCulturaorientadadados_Pereira_2023.pdfapplication/pdf4491243https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56548/1/Culturaorientadadados_Pereira_2023.pdfce11a19a06239a2a853d6f8dac989747MD51123456789/565482023-12-20 17:41:10.986oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56548Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-20T20:41:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A cultura orientada a dados aliada ao uso de inteligência de negócio ajuda às organizações a conquistarem vantagem competitiva, tornando-as mais ágeis e assertivas. Apesar do interesse na associação entre cultura orientada a dados e inteligência de negócio, poucos estudos consideraram a análise de maturidade. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de avaliação de maturidade da cultura orientada a dados da gestão das organizações. Após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foram efetuadas entrevistas semiestruturas com 14 gestores especialistas na área de ciência de dados de grandes empresas no Brasil escolhidos por conveniência, a fim de ter contato com os dados necessários a análise. Os dados qualitativos foram analisados a partir de hermenêutica. Do ponto de vista dos resultados, foi possível propor um roteiro para avaliação de maturidade organizacional, através dos principais processos internos e atividades-chave das empresas analisadas. O modelo compreende um conjunto de assertivas escritas no maior nível de maturidade nas quais o respondente relaciona seu nível de concordância para cada aspecto da cultura orientada a dados avaliados (artefatos, pressupostos implícitos e crenças e valores organizacionais). O estudo concluiu que a cultura orientada a dados pode ser nivelada em graus de maturidade a partir da análise de atividades-chave e dos principais processos de negócio. Por fim, como contribuições do estudo, o modelo desenvolvido serve como guia organizacional por integrar a cultura orientada a dados aliada e a inteligência de negócio, apontando caminhos para desenvolvimento da maturidade analítica. |
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