A presença de educadores do sexo masculino na educação infantil
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42029 |
Resumo: | O presente artigo tem por finalidade abordar a presença de educadores do sexo Masculino na Educação Infantil. Esse é um universo naturalizado como feminino onde raramente se ver homens lecionando. Assim, nos propomos a pesquisar e refletir sobre atuação de professores/homens na Educação Infantil na rede municipal de Luís Gomes, no estado do Rio Grande do Norte, visando abordar questões relacionadas às discussões de gênero. A pesquisa parte dos seguintes questionamentos: por que nesse espaço educacional há pouca representação masculina? E Porque a concepção de Educação Infantil está ligada as mulheres como profissionais dessa área? Sendo Assim, foi feita uma pesquisa bibliográfica para entender a história da Educação Infantil no Brasil visando compreender como se deu o processo de constituição dessa etapa da Educação como eminentemente feminino. Em seguida foi realizada uma pesquisa na secretaria de Educação do município de Luís Gomes/RN para saber se havia homens atuando na Educação Infantil, bem como uma pesquisa qualitativa e quantitativa de campo, visitando instituições de Educação Infantil e aplicando questionário para profissionais e pais de alunos com intuito de saber o que eles pensam sobre a presença/ausência desses profissionais no universo infantil. Para aprofundamento do tema adotamos como aporte teórico as autoras Seabra e Sousa (2010), Sayão (2005), Monteiro (2014), entre outros. Portanto, pretende-se mostrar que o universo infantil não é exclusivamente de um gênero, podendo assim atuar profissionais qualificados independente de ser homem ou mulher |
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