Diálogos entre a etnomatemática e a resolução de problemas na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Isabel da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24232
Resumo: O presente trabalho de pesquisa, realizada em uma das escolas do município da cidade do Natal/RN, teve como objetivo investigar conhecimentos matemáticos produzidos e/ou utilizados pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA em suas profissões. Para alcançar tal objetivo, apoiadas nas concepções d’ambrosianas de Etnomatemática e na Resolução de Problemas na concepção de Lourdes Onuchic (2015). Para tanto, fez-se necessário ao longo do corpo desta pesquisa, partir dos conhecimentos empíricos, bem como, conhecimentos adquiridos a partir do senso comum, por vezes baseados na experiência desses alunos, os quais devem permanecer em sintonia com os conhecimentos escolares. Quanto à abordagem metodológica, fez-se uso dos procedimentos da Etnografia, como o diário de campo, a entrevista semiestruturada, aplicação de questionários e a observação participante, os quais nos auxiliaram nas análises das concepções dos conhecimentos matemáticos utilizados e/ou produzidos pelos estudantes da EJA em suas profissões. A partir das análises dos dados coletados, produzimos um material didático, denominado de Produto Educacional, produção técnica indispensável para a conclusão do Mestrado Profissional em Ensino do PPGECNM – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN, devendo ser uma ferramenta de natureza educacional, que deverá ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores. Esse produto foi composto por situações-problema relacionados à vivência profissional de um dos discentes da escola com o qual se realizou a pesquisa, uma vez que nela foi possível perceber ideias matemáticas presentes, em diversos momentos na execução de sua atividade profissional.
id UFRN_8d2fb266880b11e02afc70343c24b197
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24232
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pereira, Maria Isabel da Costahttp://lattes.cnpq.br/7600840360005863Sousa, Giselle Costa dehttp://lattes.cnpq.br/1300121866958282Oliveira, Rosalba Lopes dehttp://lattes.cnpq.br/0644580391172404Bandeira, Francisco de Assis2017-11-08T23:50:58Z2017-11-08T23:50:58Z2017-07-26PEREIRA, Maria Isabel da Costa. Diálogos entre a etnomatemática e a resolução de problemas na EJA. 2017. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24232O presente trabalho de pesquisa, realizada em uma das escolas do município da cidade do Natal/RN, teve como objetivo investigar conhecimentos matemáticos produzidos e/ou utilizados pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA em suas profissões. Para alcançar tal objetivo, apoiadas nas concepções d’ambrosianas de Etnomatemática e na Resolução de Problemas na concepção de Lourdes Onuchic (2015). Para tanto, fez-se necessário ao longo do corpo desta pesquisa, partir dos conhecimentos empíricos, bem como, conhecimentos adquiridos a partir do senso comum, por vezes baseados na experiência desses alunos, os quais devem permanecer em sintonia com os conhecimentos escolares. Quanto à abordagem metodológica, fez-se uso dos procedimentos da Etnografia, como o diário de campo, a entrevista semiestruturada, aplicação de questionários e a observação participante, os quais nos auxiliaram nas análises das concepções dos conhecimentos matemáticos utilizados e/ou produzidos pelos estudantes da EJA em suas profissões. A partir das análises dos dados coletados, produzimos um material didático, denominado de Produto Educacional, produção técnica indispensável para a conclusão do Mestrado Profissional em Ensino do PPGECNM – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN, devendo ser uma ferramenta de natureza educacional, que deverá ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores. Esse produto foi composto por situações-problema relacionados à vivência profissional de um dos discentes da escola com o qual se realizou a pesquisa, uma vez que nela foi possível perceber ideias matemáticas presentes, em diversos momentos na execução de sua atividade profissional.Our research work, carried out in one of the schools of the city of Natal/RN, aimed to investigate mathematical knowledge produced and/or used by students of EJA in their professions. In order to achieve this goal, we support ourselves in the Ambrosian conceptions of Ethnomathematics and in Problem Solving in the conception of Lourdes Onuchic (2015). In order to do so, it was necessary throughout the body of this research, starting from the empirical knowledge, as well as knowledge acquired from common sense, sometimes based on the experience of these students, who must remain in tune with the school knowledge. As for the methodological approach, we used the Ethnography procedures, such as field diary, semistructured interview, questionnaire application and participant observation, which helped us to analyze the conceptions of mathematical knowledge used and / or produced by EJA students In their professions. Based on the analysis of the data collected, we produced a didactic material, called the Educational Product, an indispensable technical production for the conclusion of the Professional Master in Teaching of PPGECNM - Post-Graduation Program in Teaching of Natural Sciences and Mathematics of UFRN. An educational tool that should be disseminated, analyzed and used by other teachers. This product was composed of problem situations related to the professional experience of one of the students of the school to which we conducted the research, in which we could perceive present mathematical ideas, at various moments in the execution of their professional activity.porDiálogo da etnomatemática, resolução de problemas e a educação de jovens e adultosEtnomatemática e resolução de problemashttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52899CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAEtnomatemáticaResolução de problemasEJADiálogos entre a etnomatemática e a resolução de problemas na EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaIsabelDaCostaPereira_DISSERT.pdfMariaIsabelDaCostaPereira_DISSERT.pdfapplication/pdf4065329https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24232/1/MariaIsabelDaCostaPereira_DISSERT.pdf57adf1d3e72dfc0b60c94487a868f7dfMD51TEXTMariaIsabelDaCostaPereira_DISSERT.pdf.txtMariaIsabelDaCostaPereira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain159681https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24232/2/MariaIsabelDaCostaPereira_DISSERT.pdf.txt69d2740f8d3817b12003e4c27cc5e654MD52ProdutoEducacional_Pereira_2017.pdf.txtProdutoEducacional_Pereira_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain27897https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24232/5/ProdutoEducacional_Pereira_2017.pdf.txte428d1e182152eef4f4cc8cf589fcfe2MD55THUMBNAILMariaIsabelDaCostaPereira_DISSERT.pdf.jpgMariaIsabelDaCostaPereira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1992https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24232/3/MariaIsabelDaCostaPereira_DISSERT.pdf.jpgdd96910d58dff15ccae5b4ab3fbca219MD53123456789/242322023-06-26 18:36:45.648oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24232Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-26T21:36:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diálogos entre a etnomatemática e a resolução de problemas na EJA
title Diálogos entre a etnomatemática e a resolução de problemas na EJA
spellingShingle Diálogos entre a etnomatemática e a resolução de problemas na EJA
Pereira, Maria Isabel da Costa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Etnomatemática
Resolução de problemas
EJA
title_short Diálogos entre a etnomatemática e a resolução de problemas na EJA
title_full Diálogos entre a etnomatemática e a resolução de problemas na EJA
title_fullStr Diálogos entre a etnomatemática e a resolução de problemas na EJA
title_full_unstemmed Diálogos entre a etnomatemática e a resolução de problemas na EJA
title_sort Diálogos entre a etnomatemática e a resolução de problemas na EJA
author Pereira, Maria Isabel da Costa
author_facet Pereira, Maria Isabel da Costa
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7600840360005863
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Sousa, Giselle Costa de
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1300121866958282
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Rosalba Lopes de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0644580391172404
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Isabel da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bandeira, Francisco de Assis
contributor_str_mv Bandeira, Francisco de Assis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Etnomatemática
Resolução de problemas
EJA
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Resolução de problemas
EJA
description O presente trabalho de pesquisa, realizada em uma das escolas do município da cidade do Natal/RN, teve como objetivo investigar conhecimentos matemáticos produzidos e/ou utilizados pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA em suas profissões. Para alcançar tal objetivo, apoiadas nas concepções d’ambrosianas de Etnomatemática e na Resolução de Problemas na concepção de Lourdes Onuchic (2015). Para tanto, fez-se necessário ao longo do corpo desta pesquisa, partir dos conhecimentos empíricos, bem como, conhecimentos adquiridos a partir do senso comum, por vezes baseados na experiência desses alunos, os quais devem permanecer em sintonia com os conhecimentos escolares. Quanto à abordagem metodológica, fez-se uso dos procedimentos da Etnografia, como o diário de campo, a entrevista semiestruturada, aplicação de questionários e a observação participante, os quais nos auxiliaram nas análises das concepções dos conhecimentos matemáticos utilizados e/ou produzidos pelos estudantes da EJA em suas profissões. A partir das análises dos dados coletados, produzimos um material didático, denominado de Produto Educacional, produção técnica indispensável para a conclusão do Mestrado Profissional em Ensino do PPGECNM – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN, devendo ser uma ferramenta de natureza educacional, que deverá ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores. Esse produto foi composto por situações-problema relacionados à vivência profissional de um dos discentes da escola com o qual se realizou a pesquisa, uma vez que nela foi possível perceber ideias matemáticas presentes, em diversos momentos na execução de sua atividade profissional.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-08T23:50:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-08T23:50:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Maria Isabel da Costa. Diálogos entre a etnomatemática e a resolução de problemas na EJA. 2017. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24232
identifier_str_mv PEREIRA, Maria Isabel da Costa. Diálogos entre a etnomatemática e a resolução de problemas na EJA. 2017. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Diálogo da etnomatemática, resolução de problemas e a educação de jovens e adultos
dc.relation.pt-BR.fl_str_mv Etnomatemática e resolução de problemas
dc.relation.uri.pt-BR.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52899
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24232/1/MariaIsabelDaCostaPereira_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24232/2/MariaIsabelDaCostaPereira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24232/5/ProdutoEducacional_Pereira_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24232/3/MariaIsabelDaCostaPereira_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 57adf1d3e72dfc0b60c94487a868f7df
69d2740f8d3817b12003e4c27cc5e654
e428d1e182152eef4f4cc8cf589fcfe2
dd96910d58dff15ccae5b4ab3fbca219
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777317101043712