Despesas públicas de educação das capitais do Brasil e o IDH-M alcançado como instrumento de orientação e melhoria de gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Camilla Kely Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41312
Resumo: A presente pesquisa estuda a relação entre as despesas públicas municipais das capitais brasileiras na educação e o desempenho e desenvolvimento do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) dessas capitais. Os métodos aplicados foram as pesquisa descritiva, documental, bibliográfica, quantitativa e qualitativa. Os dados contábeis foram coletados através do sítio eletrônico da Secretaria do Tesouro Nacional – Finanças do Brasil (Finbra), referente ao período de 2010 a 2012 e os índices de IDH e IDH-M do Atlas de Desenvolvimento Humano de 2013, baseados no Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As capitais foram agrupadas por quantidade populacional para avaliações e associações em termos de proporcionalidade e classificadas quanto aos maiores valores das despesas em educação, enfatizando a proporção da variação entre os períodos das referidas despesas. Também foi verificada a relação entre o valor dessas despesas por habitante. Esses resultados associados aos índices de IDH-M de educação define se o valor das despesas em educação influencia ou não no resultado que o município atingiu no índice, demonstrando que aumentar as despesas com educação e seguir esse comportamento sucessivamente pode contribuir na melhoria e desenvolvimento da área. Conclui que O IDH-M auxilia na análise da gestão e orienta o gerenciamento das despesas para maximizar esse resultado.
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