Gestão de documentos em um hospital universitário: desenvolvimento de um ciclo de melhoria
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50002 |
Resumo: | Introdução: A gestão de documentos é um conjunto de ações que busca o controle de todas as etapas referentes ao seu ciclo de vida. Ressalta-se que estes devem estar disponíveis e organizados de maneira a suscitar a eficiência dos processos neles descritos, assim, torna-se coerente a implementação da gestão de documentos nas instituições de saúde, no intuito de auxiliar na padronização do cuidado e, por conseguinte, fortalecer a comunicação efetiva nas instituições de cuidado, de modo a promover um cuidado seguro e qualificado. Objetivo: Melhorar a gestão de documentos no Hospital Universitário Ana Bezerra Metodologia: Estudo de natureza quantitativa do tipo antes e depois a partir de um ciclo de melhoria, que envolveu a avaliação de documentos antes da implantação da Norma para elaboração de documentos, depois da implantação da referida norma e após a intervenção, a qual foi composta pelas seguintes ações: construção de fluxo para elaboração e tramitação de documentos no hospital; desenvolvimento de um software para tramitação dos documentos; capacitação dos envolvidos em cada etapa que envolve o fluxo, bem como na utilização do software. As atividades aconteceram no 1º trimestre de 2022 e envolveram a equipe multiprofissional da instituição em estudo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob número 4.816244. Para avaliar a qualidade, antes e depois da proposta de intervenção, foi realizado o cálculo da estimativa pontual e do intervalo de confiança (IC= 95%) do nível de cumprimento dos critérios de qualidade adotados. Foi estimada a melhoria absoluta e relativa de cada critério, no intuito de avaliar o efeito da intervenção. Para comprovar a significação estatística da melhoria detectada, foi realizado um teste de hipótese unilateral por meio do cálculo do valor de Z, considerando-se hipótese nula a ausência de melhoria, que se rejeitou quando o p-valor < 0,05. Ademais, foi elaborada uma representação gráfica dos principais problemas de qualidade identificados nas avaliações. Resultados: A melhoria pôde ser observada a partir da implantação da Norma Zero, a 2ª avaliação, que demonstrou avanços na maioria dos critérios, com exceção do critério 4. Porém, o grande salto qualitativo nos critérios foi estabelecido após as etapas de intervenção, evidenciando-se melhoria em todos os critérios, com alcance de 100% de conformidade nos Critérios 2 e 5, que versam sobre a padronização do corpo do texto. Com isso, o ciclo de melhoria mostrou-se eficiente para melhorar a gestão de documentos da instituição estuda. |
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Petrônio, Carlla Cilene Alves Dantashttp://lattes.cnpq.br/9573016937983860http://lattes.cnpq.br/5808110442588994Saraiva, Cecilia Olivia Paraguai de Oliveirahttps://orcid.org/0000-0003-4225-5194http://lattes.cnpq.br/1716286540870612Oliveira, Patrícia Peres deMartins, Quenia Camille SoaresSantos, Viviane Euzébia Pereira2022-12-06T23:24:14Z2022-12-06T23:24:14Z2022-08-29PETRÔNIO, Carlla Cilene Alves Dantas. Gestão de documentos em um hospital universitário: desenvolvimento de um ciclo de melhoria. Orientador: Viviane Euzébia Pereira Santos. 2022. 148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50002Introdução: A gestão de documentos é um conjunto de ações que busca o controle de todas as etapas referentes ao seu ciclo de vida. Ressalta-se que estes devem estar disponíveis e organizados de maneira a suscitar a eficiência dos processos neles descritos, assim, torna-se coerente a implementação da gestão de documentos nas instituições de saúde, no intuito de auxiliar na padronização do cuidado e, por conseguinte, fortalecer a comunicação efetiva nas instituições de cuidado, de modo a promover um cuidado seguro e qualificado. Objetivo: Melhorar a gestão de documentos no Hospital Universitário Ana Bezerra Metodologia: Estudo de natureza quantitativa do tipo antes e depois a partir de um ciclo de melhoria, que envolveu a avaliação de documentos antes da implantação da Norma para elaboração de documentos, depois da implantação da referida norma e após a intervenção, a qual foi composta pelas seguintes ações: construção de fluxo para elaboração e tramitação de documentos no hospital; desenvolvimento de um software para tramitação dos documentos; capacitação dos envolvidos em cada etapa que envolve o fluxo, bem como na utilização do software. As atividades aconteceram no 1º trimestre de 2022 e envolveram a equipe multiprofissional da instituição em estudo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob número 4.816244. Para avaliar a qualidade, antes e depois da proposta de intervenção, foi realizado o cálculo da estimativa pontual e do intervalo de confiança (IC= 95%) do nível de cumprimento dos critérios de qualidade adotados. Foi estimada a melhoria absoluta e relativa de cada critério, no intuito de avaliar o efeito da intervenção. Para comprovar a significação estatística da melhoria detectada, foi realizado um teste de hipótese unilateral por meio do cálculo do valor de Z, considerando-se hipótese nula a ausência de melhoria, que se rejeitou quando o p-valor < 0,05. Ademais, foi elaborada uma representação gráfica dos principais problemas de qualidade identificados nas avaliações. Resultados: A melhoria pôde ser observada a partir da implantação da Norma Zero, a 2ª avaliação, que demonstrou avanços na maioria dos critérios, com exceção do critério 4. Porém, o grande salto qualitativo nos critérios foi estabelecido após as etapas de intervenção, evidenciando-se melhoria em todos os critérios, com alcance de 100% de conformidade nos Critérios 2 e 5, que versam sobre a padronização do corpo do texto. Com isso, o ciclo de melhoria mostrou-se eficiente para melhorar a gestão de documentos da instituição estuda.Introducción: La gestión de documentos consiste en un conjunto de acciones que buscan controlar todas las etapas relacionadas con el ciclo de vida de estos. Hay que destacar que deben estar disponibles y organizados para favorecer la eficacia de los procesos descritos en estos. Por lo que se convierte se hace pertinente la implementación de la gestión documental en las instituciones de salud, con la finalidad de contribuir a la normatización de la atención y, en consecuencia, fortalecer la comunicación efectiva en las instituciones asistenciales, de manera que se promueva una atención segura y calificada. Objetivo: Mejora de la gestión documental en el Hospital Universitario Ana Bezerra. Metodología: estudio de carácter cuantitativo del tipo antes y después de un ciclo de mejora, que implicó la evaluación de los documentos antes de la implantación de la norma para la elaboración de documentos, después de la implantación de dicha norma y después de la intervención, que se constituyó en las siguientes acciones: construcción de un flujo para la elaboración y tramitación de documentos en el hospital; desarrollo de un software para el procesamiento de documentos; la formación de las personas que intervienen en cada etapa del flujo y en la utilización del software. Las actividades se desarrollaron en el primer trimestre de 2022 y contaron con la participación del equipo multiprofesional de la institución objeto de estúdio. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte con el número 4.816244. Para evaluar la calidad antes y después de la propuesta de intervención, se calculó la estimación puntual y el intervalo de confianza (IC= 95%) del nivel de cumplimiento de los criterios de calidad adoptados. Se estimó la mejora absoluta y relativa de cada criterio para evaluar el efecto de la intervención. Para comprobar la significación estadística de la mejora detectada, se realizó una prueba de hipótesis unilateral mediante el cálculo del valor Z, considerando la hipótesis nula la ausencia de mejora, que se rechazó cuando el valor p < 0,05. Además, se preparó una representación gráfica de los principales problemas de calidad identificados en las evaluaciones. Resultados: La mejora se puede observar a partir de la aplicación de la norma cero, la 2ª evaluación, demostró el progreso en la mayoría de los criterios, excepto en el criterio 4. Sin embargo, el gran salto cualitativo en los criterios se estableció después de las etapas de intervención, en las que se evidenció la mejora en todos los criterios, alcanzando el 100% de cumplimiento en los criterios 2 y 5, que tratan de la normalización del cuerpo del texto. De este modo, el ciclo de mejora demostró ser eficaz para mejorar la gestión documental de la institución estudiada.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEGestão da informação em saúdeMelhoria da qualidadeSegurança do pacienteComunicaçãoGestão de documentos em um hospital universitário: desenvolvimento de um ciclo de melhoriaGestión documental en un hospital universitario: desarrollo de un ciclo de mejorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGestaodocumentoshospital_Petronio_2022.pdfapplication/pdf5288444https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50002/1/Gestaodocumentoshospital_Petronio_2022.pdf3f495bb7463170059ea16a98b26916a2MD51123456789/500022022-12-06 20:24:53.698oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50002Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-06T23:24:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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