A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Gabriela Sousa de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42712
Resumo: O Estatuto da Criança e do Adolescente assumiu papel relevante na garantia dos direitos do público infantojuvenil. Reconhecendo as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, o referido Estatuto conferiu-lhes proteção especial, impondo especialmente à família, ao Estado e à sociedade o dever de abster-se de práticas nocivas ao desenvolvimento desses indivíduos. Dentre essas, encontra-se a publicidade infantojuvenil, sobretudo na internet, que utiliza técnicas apelativas que são, na maioria esmagadora das vezes, difíceis de identificar, no intuito de persuadir esse público vulnerável a consumir seus produtos, ameaçando seu bom desenvolvimento físico e psíquico. Mediante pesquisa exploratória, consultas doutrinárias e jurisprudenciais, este trabalho propôs uma breve análise da publicidade em seu contexto histórico até o atual, abordando ainda, a sua influência do ponto de vista psicológico e comportamental. Além disso, verificou algumas das estratégias de publicidade destinadas ao público infantojuvenil mais utilizadas pelas empresas e marcas no ambiente virtual, sendo considerada, nesse ínterim, a relação das crianças e dos adolescentes com a publicidade e seus efeitos, e a posição assumida pelo ordenamento jurídico brasileiro frente à publicidade infantojuvenil, em que são destacadas algumas possíveis soluções à controvérsia em questão. Ao final, concluiu-se pela inefetividade da legislação já existente sobre o tema, merecendo a implementação de uma única legislação que abarque e pacifique as disposições inerentes à matéria, não excluindo as medidas a serem tomadas para promover a eficácia das normas também no meio virtual.
id UFRN_8e1b8dcb07b6efcc9a41c820fc2ef31f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/42712
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Gabriela Sousa dePereira Júnior, Marcus ViníciusLima Júnior, Oswaldo Pereira deCatafesta, CláudiaPereira, André Melo Gomes2021-01-08T16:54:04Z2021-10-05T15:19:28Z2021-01-08T16:54:04Z2021-10-05T15:19:28Z2020-12-152016071080MEDEIROS, Gabriela Sousa de. A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes. Caicó, RN: 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42712O Estatuto da Criança e do Adolescente assumiu papel relevante na garantia dos direitos do público infantojuvenil. Reconhecendo as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, o referido Estatuto conferiu-lhes proteção especial, impondo especialmente à família, ao Estado e à sociedade o dever de abster-se de práticas nocivas ao desenvolvimento desses indivíduos. Dentre essas, encontra-se a publicidade infantojuvenil, sobretudo na internet, que utiliza técnicas apelativas que são, na maioria esmagadora das vezes, difíceis de identificar, no intuito de persuadir esse público vulnerável a consumir seus produtos, ameaçando seu bom desenvolvimento físico e psíquico. Mediante pesquisa exploratória, consultas doutrinárias e jurisprudenciais, este trabalho propôs uma breve análise da publicidade em seu contexto histórico até o atual, abordando ainda, a sua influência do ponto de vista psicológico e comportamental. Além disso, verificou algumas das estratégias de publicidade destinadas ao público infantojuvenil mais utilizadas pelas empresas e marcas no ambiente virtual, sendo considerada, nesse ínterim, a relação das crianças e dos adolescentes com a publicidade e seus efeitos, e a posição assumida pelo ordenamento jurídico brasileiro frente à publicidade infantojuvenil, em que são destacadas algumas possíveis soluções à controvérsia em questão. Ao final, concluiu-se pela inefetividade da legislação já existente sobre o tema, merecendo a implementação de uma única legislação que abarque e pacifique as disposições inerentes à matéria, não excluindo as medidas a serem tomadas para promover a eficácia das normas também no meio virtual.The Brazilian Child and Adolescent Statute took on a relevant role in guaranteeing the rights of both children and adolescents. Acknowledging them as subjects of rights, the Statute gave them special protection, imposing especially on the family, the State and society the duty to shield them from harmful practices for their development. Among these practices, we find advertising to children, especially on the internet, which uses appealing techniques that are, most of the times, difficult to be properly identified as persuasive for this vulnerable public to consume their products, threatening their physical and psychological well-being. Through exploratory research, doctrinal and case law consultations, this work proposed a brief analysis of advertising in its historical context to the present, also addressing its influence from a psychological and behavioral point of view. In addition, it verified some of the advertising strategies aimed at children and adolescents most used by companies and brands in the virtual environment, being considered, in the meantime, the relationship between children and adolescents with advertising, and its effects, and the position taken by the Brazilian legal system regarding advertising to children, highlighting some possible solutions to the controversy in question. In the end, it was concluded that the existing legislation on the topic was ineffective, deserving the implementation of a single legislation that encompasses and pacifies the provisions inherent to the matter, not excluding the measures to be taken to promote the effectiveness of the standards also in the virtual environment.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilDireitoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstatuto da Criança e do AdolescentePublicidade infantojuvenilPublicidade - Práticas nocivas.Internet (Redes de computação) - Legislação.Ordenamento jurídicoA publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentesAdvertising intended to children and youth public on the internet: considerations in the light of integral protection to children and adolescentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALPublicidadeDestinadaPúblico_Medeiros_2020.pdfapplication/pdf500274https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/3/PublicidadeDestinadaP%c3%bablico_Medeiros_2020.pdf9a3f7b6c3e6a2a21cff30ce8c4a5d71bMD53TEXTPublicidadeDestinadaPúblico_Medeiros_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain140730https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/4/PublicidadeDestinadaP%c3%bablico_Medeiros_2020.pdf.txt58695be37e34f16cacefe9eb82660d25MD54123456789/427122021-10-05 12:19:28.964oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-05T15:19:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Advertising intended to children and youth public on the internet: considerations in the light of integral protection to children and adolescents
title A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes
spellingShingle A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes
Medeiros, Gabriela Sousa de
Estatuto da Criança e do Adolescente
Publicidade infantojuvenil
Publicidade - Práticas nocivas.
Internet (Redes de computação) - Legislação.
Ordenamento jurídico
title_short A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes
title_full A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes
title_fullStr A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes
title_full_unstemmed A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes
title_sort A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes
author Medeiros, Gabriela Sousa de
author_facet Medeiros, Gabriela Sousa de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pereira Júnior, Marcus Vinícius
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lima Júnior, Oswaldo Pereira de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Catafesta, Cláudia
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Gabriela Sousa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, André Melo Gomes
contributor_str_mv Pereira, André Melo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Estatuto da Criança e do Adolescente
Publicidade infantojuvenil
Publicidade - Práticas nocivas.
Internet (Redes de computação) - Legislação.
Ordenamento jurídico
topic Estatuto da Criança e do Adolescente
Publicidade infantojuvenil
Publicidade - Práticas nocivas.
Internet (Redes de computação) - Legislação.
Ordenamento jurídico
description O Estatuto da Criança e do Adolescente assumiu papel relevante na garantia dos direitos do público infantojuvenil. Reconhecendo as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, o referido Estatuto conferiu-lhes proteção especial, impondo especialmente à família, ao Estado e à sociedade o dever de abster-se de práticas nocivas ao desenvolvimento desses indivíduos. Dentre essas, encontra-se a publicidade infantojuvenil, sobretudo na internet, que utiliza técnicas apelativas que são, na maioria esmagadora das vezes, difíceis de identificar, no intuito de persuadir esse público vulnerável a consumir seus produtos, ameaçando seu bom desenvolvimento físico e psíquico. Mediante pesquisa exploratória, consultas doutrinárias e jurisprudenciais, este trabalho propôs uma breve análise da publicidade em seu contexto histórico até o atual, abordando ainda, a sua influência do ponto de vista psicológico e comportamental. Além disso, verificou algumas das estratégias de publicidade destinadas ao público infantojuvenil mais utilizadas pelas empresas e marcas no ambiente virtual, sendo considerada, nesse ínterim, a relação das crianças e dos adolescentes com a publicidade e seus efeitos, e a posição assumida pelo ordenamento jurídico brasileiro frente à publicidade infantojuvenil, em que são destacadas algumas possíveis soluções à controvérsia em questão. Ao final, concluiu-se pela inefetividade da legislação já existente sobre o tema, merecendo a implementação de uma única legislação que abarque e pacifique as disposições inerentes à matéria, não excluindo as medidas a serem tomadas para promover a eficácia das normas também no meio virtual.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-08T16:54:04Z
2021-10-05T15:19:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-08T16:54:04Z
2021-10-05T15:19:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2016071080
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Gabriela Sousa de. A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes. Caicó, RN: 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42712
identifier_str_mv 2016071080
MEDEIROS, Gabriela Sousa de. A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes. Caicó, RN: 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/1/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/3/PublicidadeDestinadaP%c3%bablico_Medeiros_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/4/PublicidadeDestinadaP%c3%bablico_Medeiros_2020.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
9a3f7b6c3e6a2a21cff30ce8c4a5d71b
58695be37e34f16cacefe9eb82660d25
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833018320191488