A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42712 |
Resumo: | O Estatuto da Criança e do Adolescente assumiu papel relevante na garantia dos direitos do público infantojuvenil. Reconhecendo as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, o referido Estatuto conferiu-lhes proteção especial, impondo especialmente à família, ao Estado e à sociedade o dever de abster-se de práticas nocivas ao desenvolvimento desses indivíduos. Dentre essas, encontra-se a publicidade infantojuvenil, sobretudo na internet, que utiliza técnicas apelativas que são, na maioria esmagadora das vezes, difíceis de identificar, no intuito de persuadir esse público vulnerável a consumir seus produtos, ameaçando seu bom desenvolvimento físico e psíquico. Mediante pesquisa exploratória, consultas doutrinárias e jurisprudenciais, este trabalho propôs uma breve análise da publicidade em seu contexto histórico até o atual, abordando ainda, a sua influência do ponto de vista psicológico e comportamental. Além disso, verificou algumas das estratégias de publicidade destinadas ao público infantojuvenil mais utilizadas pelas empresas e marcas no ambiente virtual, sendo considerada, nesse ínterim, a relação das crianças e dos adolescentes com a publicidade e seus efeitos, e a posição assumida pelo ordenamento jurídico brasileiro frente à publicidade infantojuvenil, em que são destacadas algumas possíveis soluções à controvérsia em questão. Ao final, concluiu-se pela inefetividade da legislação já existente sobre o tema, merecendo a implementação de uma única legislação que abarque e pacifique as disposições inerentes à matéria, não excluindo as medidas a serem tomadas para promover a eficácia das normas também no meio virtual. |
id |
UFRN_8e1b8dcb07b6efcc9a41c820fc2ef31f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/42712 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Gabriela Sousa dePereira Júnior, Marcus ViníciusLima Júnior, Oswaldo Pereira deCatafesta, CláudiaPereira, André Melo Gomes2021-01-08T16:54:04Z2021-10-05T15:19:28Z2021-01-08T16:54:04Z2021-10-05T15:19:28Z2020-12-152016071080MEDEIROS, Gabriela Sousa de. A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes. Caicó, RN: 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42712O Estatuto da Criança e do Adolescente assumiu papel relevante na garantia dos direitos do público infantojuvenil. Reconhecendo as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, o referido Estatuto conferiu-lhes proteção especial, impondo especialmente à família, ao Estado e à sociedade o dever de abster-se de práticas nocivas ao desenvolvimento desses indivíduos. Dentre essas, encontra-se a publicidade infantojuvenil, sobretudo na internet, que utiliza técnicas apelativas que são, na maioria esmagadora das vezes, difíceis de identificar, no intuito de persuadir esse público vulnerável a consumir seus produtos, ameaçando seu bom desenvolvimento físico e psíquico. Mediante pesquisa exploratória, consultas doutrinárias e jurisprudenciais, este trabalho propôs uma breve análise da publicidade em seu contexto histórico até o atual, abordando ainda, a sua influência do ponto de vista psicológico e comportamental. Além disso, verificou algumas das estratégias de publicidade destinadas ao público infantojuvenil mais utilizadas pelas empresas e marcas no ambiente virtual, sendo considerada, nesse ínterim, a relação das crianças e dos adolescentes com a publicidade e seus efeitos, e a posição assumida pelo ordenamento jurídico brasileiro frente à publicidade infantojuvenil, em que são destacadas algumas possíveis soluções à controvérsia em questão. Ao final, concluiu-se pela inefetividade da legislação já existente sobre o tema, merecendo a implementação de uma única legislação que abarque e pacifique as disposições inerentes à matéria, não excluindo as medidas a serem tomadas para promover a eficácia das normas também no meio virtual.The Brazilian Child and Adolescent Statute took on a relevant role in guaranteeing the rights of both children and adolescents. Acknowledging them as subjects of rights, the Statute gave them special protection, imposing especially on the family, the State and society the duty to shield them from harmful practices for their development. Among these practices, we find advertising to children, especially on the internet, which uses appealing techniques that are, most of the times, difficult to be properly identified as persuasive for this vulnerable public to consume their products, threatening their physical and psychological well-being. Through exploratory research, doctrinal and case law consultations, this work proposed a brief analysis of advertising in its historical context to the present, also addressing its influence from a psychological and behavioral point of view. In addition, it verified some of the advertising strategies aimed at children and adolescents most used by companies and brands in the virtual environment, being considered, in the meantime, the relationship between children and adolescents with advertising, and its effects, and the position taken by the Brazilian legal system regarding advertising to children, highlighting some possible solutions to the controversy in question. In the end, it was concluded that the existing legislation on the topic was ineffective, deserving the implementation of a single legislation that encompasses and pacifies the provisions inherent to the matter, not excluding the measures to be taken to promote the effectiveness of the standards also in the virtual environment.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilDireitoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstatuto da Criança e do AdolescentePublicidade infantojuvenilPublicidade - Práticas nocivas.Internet (Redes de computação) - Legislação.Ordenamento jurídicoA publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentesAdvertising intended to children and youth public on the internet: considerations in the light of integral protection to children and adolescentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALPublicidadeDestinadaPúblico_Medeiros_2020.pdfapplication/pdf500274https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/3/PublicidadeDestinadaP%c3%bablico_Medeiros_2020.pdf9a3f7b6c3e6a2a21cff30ce8c4a5d71bMD53TEXTPublicidadeDestinadaPúblico_Medeiros_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain140730https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/4/PublicidadeDestinadaP%c3%bablico_Medeiros_2020.pdf.txt58695be37e34f16cacefe9eb82660d25MD54123456789/427122021-10-05 12:19:28.964oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/42712PGNlbnRlcj48c3Ryb25nPkZFREVSQUwgVU5JVkVSU0lUWSBPRiBSSU8gR1JBTkRFIERPIE5PUlRFPC9zdHJvbmc+PC9jZW50ZXI+CjxjZW50ZXI+PHN0cm9uZz5ESUdJVEFMIE1PTk9HUkFQSFMgTElCUkFSWTwvc3Ryb25nPjwvY2VudGVyPgoKPGNlbnRlcj5BdXRob3JpemF0aW9uIFRlcm0gZm9yIHRoZSBhdmFpbGFiaWxpdHkgb2YgTW9ub2dyYXBocyBmb3IgVW5kZXJncmFkdWF0ZSBhbmQgU3BlY2lhbGl6YXRpb24gaW4gdGhlIERpZ2l0YWwgTGlicmFyeSBvZiBNb25vZ3JhcGhzIChCRE0pPC9jZW50ZXI+CgpBcyB0aGUgY29weXJpZ2h0IG93bmVyIG9mIHRoZSBtb25vZ3JhcGgsIEkgYXV0aG9yaXplIHRoZSBGZWRlcmFsIFVuaXZlcnNpdHkgb2YgUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSAoVUZSTikgdG8gbWFrZSBhdmFpbGFibGUgdGhyb3VnaCB0aGUgRGlnaXRhbCBMaWJyYXJ5IG9mIE1vbm9ncmFwaHMgb2YgVUZSTiwgd2l0aG91dCByZWltYnVyc2VtZW50IG9mIGNvcHlyaWdodCwgYWNjb3JkaW5nIHRvIExhdyA5NjEwLzk4ICwgdGhlIGZ1bGwgdGV4dCBvZiB0aGUgd29yayBzdWJtaXR0ZWQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHJlYWRpbmcsIHByaW50aW5nIGFuZCAvIG9yIGRvd25sb2FkaW5nLCBhcyBhIG1lYW5zIG9mIGRpc3NlbWluYXRpbmcgQnJhemlsaWFuIHNjaWVudGlmaWMgcHJvZHVjdGlvbiwgYXMgb2YgdGhlIGRhdGUgb2Ygc3VibWlzc2lvbi4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-05T15:19:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Advertising intended to children and youth public on the internet: considerations in the light of integral protection to children and adolescents |
title |
A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes |
spellingShingle |
A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes Medeiros, Gabriela Sousa de Estatuto da Criança e do Adolescente Publicidade infantojuvenil Publicidade - Práticas nocivas. Internet (Redes de computação) - Legislação. Ordenamento jurídico |
title_short |
A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes |
title_full |
A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes |
title_fullStr |
A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes |
title_full_unstemmed |
A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes |
title_sort |
A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes |
author |
Medeiros, Gabriela Sousa de |
author_facet |
Medeiros, Gabriela Sousa de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Pereira Júnior, Marcus Vinícius |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Lima Júnior, Oswaldo Pereira de |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Catafesta, Cláudia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Gabriela Sousa de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, André Melo Gomes |
contributor_str_mv |
Pereira, André Melo Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatuto da Criança e do Adolescente Publicidade infantojuvenil Publicidade - Práticas nocivas. Internet (Redes de computação) - Legislação. Ordenamento jurídico |
topic |
Estatuto da Criança e do Adolescente Publicidade infantojuvenil Publicidade - Práticas nocivas. Internet (Redes de computação) - Legislação. Ordenamento jurídico |
description |
O Estatuto da Criança e do Adolescente assumiu papel relevante na garantia dos direitos do público infantojuvenil. Reconhecendo as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, o referido Estatuto conferiu-lhes proteção especial, impondo especialmente à família, ao Estado e à sociedade o dever de abster-se de práticas nocivas ao desenvolvimento desses indivíduos. Dentre essas, encontra-se a publicidade infantojuvenil, sobretudo na internet, que utiliza técnicas apelativas que são, na maioria esmagadora das vezes, difíceis de identificar, no intuito de persuadir esse público vulnerável a consumir seus produtos, ameaçando seu bom desenvolvimento físico e psíquico. Mediante pesquisa exploratória, consultas doutrinárias e jurisprudenciais, este trabalho propôs uma breve análise da publicidade em seu contexto histórico até o atual, abordando ainda, a sua influência do ponto de vista psicológico e comportamental. Além disso, verificou algumas das estratégias de publicidade destinadas ao público infantojuvenil mais utilizadas pelas empresas e marcas no ambiente virtual, sendo considerada, nesse ínterim, a relação das crianças e dos adolescentes com a publicidade e seus efeitos, e a posição assumida pelo ordenamento jurídico brasileiro frente à publicidade infantojuvenil, em que são destacadas algumas possíveis soluções à controvérsia em questão. Ao final, concluiu-se pela inefetividade da legislação já existente sobre o tema, merecendo a implementação de uma única legislação que abarque e pacifique as disposições inerentes à matéria, não excluindo as medidas a serem tomadas para promover a eficácia das normas também no meio virtual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-08T16:54:04Z 2021-10-05T15:19:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-08T16:54:04Z 2021-10-05T15:19:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2016071080 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MEDEIROS, Gabriela Sousa de. A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes. Caicó, RN: 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42712 |
identifier_str_mv |
2016071080 MEDEIROS, Gabriela Sousa de. A publicidade destinada ao público infantojuvenil na internet: considerações à luz da proteção integral às crianças e aos adolescentes. Caicó, RN: 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/1/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/3/PublicidadeDestinadaP%c3%bablico_Medeiros_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42712/4/PublicidadeDestinadaP%c3%bablico_Medeiros_2020.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 9a3f7b6c3e6a2a21cff30ce8c4a5d71b 58695be37e34f16cacefe9eb82660d25 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833018320191488 |