Serviço social e educação: uma análise sobre as atribuições do (a) assistente social no âmbito educacional
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36192 |
Resumo: | O estudo analisa as atribuições do (a) Assistente Social no âmbito educacional, considerando que a escola passa a ser invadida por questões que ultrapassam a competência da equipe pedagógica, muitas delas frutos de mudanças ocorridas no cenário político e econômico nacional e mundial. Levando em conta tais fatores, a escola necessita desenvolver estratégias de enfrentamento a essas demandas cada vez mais comum nesse espaço. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo compreender e analisar as atribuições do (a) Assistente Social no âmbito educacional, a partir da análise sobre a inserção desse profissional na política de Educação; da Identificação das demandas que surgem para o Serviço Social na educação diante das transformações societárias; além disso, especificar as competências e atribuições privativas do (a) Assistente Social nesse espaço sócio ocupacional de acordo com os parâmetros do Conselho Federal de Serviço Social - CFESS; e por fim, outro elemento que se revelou importante nesse estudo refere-se ao acompanhamento da luta do CFESS pela aprovação do Projeto de Lei Educação (PL 3688/2000). Portanto, a pesquisa realizada abordará a trajetória desse profissional na política educacional, suas competências e atribuições privativas, bem como os projetos de lei existentes que visam à introdução do assistente social no quadro de profissionais da educação. Optou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, com aporte teórico em autores que abordam o tema trabalhado ou relacionado a ele. A partir da análise realizada, pode-se mencionar que a presença do (a) Assistente Social na educação é urgente, e vem ganhando força, pois as expressões da questão social tornam-se cotidianas. Porém, há muitos desafios a serem superados, como o contexto político e econômico que restringe os gastos no âmbito social, ao mesmo tempo em que desafia o profissional a materializar seu Projeto Ético Político Profissional a partir de suas ações nesse contexto adverso; o pouco conhecimento sobre a profissão de serviço social, fazendo com que os Projetos de Lei estabeleçam aos assistentes sociais práticas profissionais conservadoras; além disso, o domínio por parte dos profissionais de suas competências e atribuições para estabelecer os limites de suas práticas profissionais. |
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36192Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilServiço SocialServiço SocialEducaçãoServiço Social EscolarCompetênciasAtribuiçõesServiço social e educação: uma análise sobre as atribuições do (a) assistente social no âmbito educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO estudo analisa as atribuições do (a) Assistente Social no âmbito educacional, considerando que a escola passa a ser invadida por questões que ultrapassam a competência da equipe pedagógica, muitas delas frutos de mudanças ocorridas no cenário político e econômico nacional e mundial. Levando em conta tais fatores, a escola necessita desenvolver estratégias de enfrentamento a essas demandas cada vez mais comum nesse espaço. 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